out 26, 2020 | Destaques
Giovanna Jara de Souza conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2020. A competição da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) foi realizada em Caieiras (SP), município localizado na Região Metropolitana de São Paulo (SP), de 23 a 25 de outubro. A sul-mato-grossense é contemplada pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A atleta de 17 anos, representando a Alliance Jiu-Jitsu Team, de Campo Grande (MS), faturou o ouro em duas categorias: super-pesado (acima de 73 quilos) e absoluto (sem limite de peso), pela classe etária juvenil, com a faixa-azul. Para atingir o lugar mais alto do pódio, ela teve de superar adversárias de São Paulo e Paraná.
Esse foi o primeiro campeonato de Giovanna Jara após a paralisação das atividades desportivas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Essas conquistas têm significado de trabalho concluído. Fiquei muito feliz por voltar aos tatames, estou treinando muito para me superar a cada dia e voltar já ganhando um campeonato muito importante é bastante satisfatório para mim”, destaca a atleta, natural de Costa Rica (MS).
Durante este período pandêmico, a sul-mato-grossense mantém rotina intensa de treinamentos, incluindo sessão de musculação, aulas de natação e crossfit, meditação e treinos específicos de fundamentos do jiu-jitsu competitivo. O foco agora é disputa do Campeonato Mundial da modalidade, o World Jiu-Jitsu IBJJF Championship, que acontecerá no ano que vem, em Long Beach, no Estado americano da Califórnia.
O currículo de Giovanna no jiu-jitsu é expressivo, com inúmeros títulos. A desportista é tetracampeã estadual, bicampeã brasileira pela CBJJ, tricampeã brasileira pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD), campeã sul-americana e mundial pela CBJJD. Pelo Sul-Brasileiro, em 2019, a costarriquense foi campeã na categoria absoluto e prata na superpesado. Em fevereiro deste ano, ela obteve o duplo ouro no Campeonato Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu, em São José (SC).
Lucas Castro, Fundesporte
Foto: Divulgação
out 23, 2020 | Destaques
O atleta de mma Gustavo Valdez da equipe RTT estará no tatame representando nossa cidade dia 31 de Outubro em Antônio João no CTF 2.
O MMA que é um misto de diversos estilos de luta, a cada dia ganha mais adeptos e praticantes.
Em Bela Vista treinam duas vezes na Casa do Atleta ao lado do Ginásio Tulio Loureiro
Ao total serão realizadas 8 lutas programadas entre atletas de outras equipes, e cidades do Mato Grosso do Sul, que estarão se encontrando na terra de heróis no final do mês de outubro.
Lutas:
– Davi Gonzáles(RTT) x Carlos Cadu(Geraldinho Htm)
– Nathan Matheus(Geraldinho Htm) x Mauricio Shaolin
– Gustavo Valdez(RTT) x Daniel Luna(Octogoon)
– Weslei Rodrigues(CT3WR) x Jorge de Oliveira(Predador Team)
– Kallen Faísca(AT) x Denis Lacerda(Shock Combat)
– Weslei Dorneles(Sparta) x João Gabriel(Geraldinho Gym)
– Hector Rodrigues(CT3WR) x Kennedi Pare(Predador Team
– Washington Rodrigues(CT3RW) x Lucas Souza(Predador Team)
As lutas serão realizadas no ginásio em ambiente sem público, obedecendo todas as normas sanitárias somente os árbitros, atletas e seus treinadores e imprensa.
A rádioweb Guavira através da rede social facebook por live estará mostrando as lutas ao belavistenses.
Gustavo Valdez(23) aluno do prof. Ideljofre Ferreira atleta da equipe Rocha Top Team, e pratica mma à 5 anos com bastante esforço e dedicação , morador da Vila Canaã, e vai pra sua segunda luta( já representou Bela Vista na cidade de Bonito.
O canal EsportTV canal de televisão por assinatura estará transmitindo as lutas.
Texto: Edson Lacorte
out 23, 2020 | Destaques

Neco Pagliosa lidera corrida eleitoral em Caracol com 71.05% das intenções de voto
Conforme pesquisa de opinião pública realizada em Caracol pela empresa London Pesquisas, registrada no TRE sob o número MS-04299/2020, Neco Pagliosa e Preguinho lideram a corrida eleitoral no município com 71,05% das intenções de voto. Suas adversárias, Valéria e Cristiane Godoy aparecem com 28,95%.
Quanto a rejeição, Neco aparece com apenas 4,98%, enquanto Valéria apresenta 17,91%. Sobre o voto definitivo, 59,95% dos entrevistados afirmaram que estão decididos.
Neco recebeu os números com muita alegria e até surpresa, agradecendo a todos os entrevistados, ao seu vice Preguinho, aos candidatos ao cargo de vereador, familiares e amigos. “Estamos no rumo certo, Caracol precisa continuar crescendo”, afirma o Candidato.
A Pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 de outubro, com 402 entrevistas. A margem de erro é de 4.68 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é 95%.




out 22, 2020 | Destaques

Presidente: “A grande ferramenta de transformação é o ensino. Vocês, formandos, são uma benção para o Mato Grosso do Sul”
Numa adaptação ao “novo normal” e respeitando protocolos de segurança em Saúde, a cerimônia de formatura da primeira turma de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) aconteceu em sistema drive thru, no estacionamento do campus da Capital da instituição, na noite da última quarta-feira (21).
Em discurso aos 47 formandos, oriundos de 15 Estados brasileiros, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), destacou o orgulho de todo Estado na concretização de um sonho de toda sociedade.
“A grande ferramenta de transformação é o ensino. Vocês, formandos, são uma benção para o Mato Grosso do Sul. A UEMS é um orgulho para o nosso Estado!”, disse Paulo Corrêa, que destacou a atuação do ex-reitor da Universidade, Fábio Edir dos Santos, na concretização do sonho de expansão da instituição, o que incluiu a introdução do curso de Medicina.
O atual reitor da UEMS, Láercio Alves de Carvalho, chamou a atenção para o fato de que os acadêmicos desde o início do curso já atuam no Estado, oferecendo atendimento à população. “Temos muitos relatos disso, de casos como de vários secretários de saúde, dos prefeitos, dos pacientes, por onde os acadêmicos passaram pelo interior do estado, no nosso internato regional. O maior legado desse curso de Medicina da UEMS, salvar a vida das pessoas do primeiro ao sexto ano”, frisou.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de governo do Estado, Eduardo Riedel, chamou a atenção para a formatura e introdução dos novos profissionais no mercado de trabalho acontecer em um ano atípico, de inúmeros desafios impostos pela pandemia. “Vocês tiveram a oportunidade em um convênio entre UEMS e o Governo do Estado com 25 municípios de poderem participar do ‘front’, no dia a dia, nas dificuldades desses municípios durante o internato regional. Pela dedicação e comprometimento os Municípios agradecem”, destacou Riedel.
De acordo com a UEMS, o curso de Medicina, criado no primeiro ano da gestão de Reinaldo Azambuja, teve o total de R$ 1, 5 milhão de investimento feito pelo Governo Estadual nos últimos anos, desde infraestrutura à contratação de docentes, passando pela aquisição dos materiais didáticos, e formou médicos oriundos de 14 Estados do país, sendo a maioria, 16 formandos e formandas, de Mato Grosso do Sul.
O presidente da ALEMS ainda destacou a presença na cerimônia do presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, sul-mato-grossense, e que aproveitou a oportunidade para passar uma mensagem de ânimo aos novos profissionais que atuarão nesse período de pandemia.
“Nós já perdemos no Brasil 363 médicos, dezenas de milhares foram infectados com o vírus, mas nós estamos lá a frente, com as equipes multiprofissionais e isso enaltece muito a medicina brasileira. O SUS [Sistema Único de Saúde] se provou neste momento, como um sistema robusto, como um sistema de maior capilaridade do mundo. Nosso país tem 215 milhões de habitantes, 156 mil pessoas morreram até agora, imagine se nós não tivéssemos o SUS! Então todas as vezes que criticarem o SUS nós – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais da área de saúde – temos a obrigação de defender o SUS!”, finalizou Ribeiro.
O governo estadual assinou, em fevereiro deste ano, um convênio com 25 municípios de MS para o internato regional dos acadêmicos de Medicina da UEMS. Durante o ano de 2020, os alunos do último ano de Medicina foram enviados para os municípios do interior do Estado, e ficaram no regime de internato por sete semanas, onde tiveram a experiência médica na prática.
out 22, 2020 | Destaques
Polícia Militar Ambiental de Jardim fiscaliza o rio da Prata e Formoso onde a pesca é proibida e apreende petrechos ilegais
Jardim (MS) – A Polícia Militar Ambiental de Jardim recebeu denúncias de possível atividade de pesca nos rios da Prata e Formoso (rios com pesca proibida) e realizou fiscalização desde à tarde de ontem até o final da manhã hoje (21) nos dois rios e também no rio Miranda, no sentido de prevenir e reprimir a pesca predatória.
Durante os trabalhos foram apreendidos 47 anzóis de galho e dois espinheis com 15 anzóis cada um (petrechos proibidos). 19 anzóis de galho e um dos espinheis estavam nos rios da Prata e Formoso, demonstrando que os pescadores não se arriscam a se manter em atividade de pesca nesses rios onde a atividade é proibida, porém, armam os petrechos ilegais devido ao pouco tempo de exposição para armá-los e normalmente fazem isso à noite, o que dificulta a prisão. Os proprietários dos petrechos ilegais não foram identificados.
Mesmo que não sejam presos esses infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização para a retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes. Uma das maiores preocupações da PMA é relativa à retirada dos rios desses petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca que têm alto poder de captura e depredação de cardumes. Existe muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição nos rios na atividade ilegal.
out 21, 2020 | Destaques
Nesta quarta-feira (21) os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram dois projetos de lei em segunda discussão e um em discussão única. A sessão foi realizada remotamente e transmitida ao vivo pelos canais de comunicação oficiais da Casa.
Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 38 de 2020, de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), que acrescenta o art. 1°-A à Lei n° 3.472, de 19 de dezembro de 2007 – que trata da notificação eletrônica sobre vencimento de carteira de habilitação. A proposta obteve pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.
Ainda de autoria de Marçal e em segunda discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei nº de 266 de 2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os condomínios residenciais, localizados em Mato Grosso do Sul, comunicarem aos órgãos de Segurança Pública a ocorrência ou indícios de ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos.
A proposta conta com pareceres favoráveis da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar e da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.
Em discussão única, os deputados aprovaram o Projeto de Lei nº 173 de 2020, do deputado Cabo Almi (PT), o qual declara de utilidade pública o Instituto Novo Olhar. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) emitiu parecer favorável por unanimidade à tramitação do projeto.
As sessões remotas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS ou aplicativo Assembleia MS (Android/iOS) e são realizadas às terças, quartas e quintas, com início a partir das 9h.