nov 9, 2021 | Destaques

O novo prefeito de Bella Vista Norte Paraguai, Luís Fernando Brítez Villalba “Luichi Brítez” (ANR),
O novo prefeito de Bella Vista Norte Paraguai, Luís Fernando Brítez Villalba “Luichi Brítez” (ANR), tomou posse nesta terça-feira (09). Além dele, 12 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.
Participaram da solenidade de posse autoridades do Paraguai e do Brasil; Prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, Presidente da câmara Municipal de Vereadores, Johnys Basso, Marquinhos Lino, Fleitas, Hemerson Buiu, Oraldino Centurião, Geferson Vieira e imprensa do Paraguai.

Prefeito e vereadores de Bela Vista participaram da posse
O prefeito eleito Luichi Britez afirmou que austeridade e planejamento devem nortear o seu governo, já que as dificuldades são muitas e o município precisa buscar investimentos para se desenvolver e gerar qualidade de vida para a comunidade. Agradeceu aos vereadores que foram eleitos, eles tem a responsabilidade de trabalhar pela nossa comunidade, e com a graças de Deus, iremos trabalhar.
Vamos fazer de Bella vista Norte uma cidade mais bonita, um município melhor e mais justo, com serviços públicos de qualidade. Compromisso com o Futuro é implantar ações que vão gerar progresso para nosso povo, disse.
“Sempre disse que precisava de quatro anos para mostrar a nossa comunidade que e possível mudar a historia de Bella Vista Norte, disse Luichi.
Confira os Concejales de Bella Vista Norte Paraguai que comporão a Câmara Municipal de 2022/2025;
1.Nelson Ramirez Mora- ANR
- Francisco Javier Mendoza Benitez- PLRA
3.Gustavo Adolfo González Mendoza- ANR
4.Fabio Luís Riquelme González- ANR
- Vicente Ramón López Arévalos- PLRA
6.Carmelo Aguilera- ANR
7.Lucio Garcia Rivarola- ANR
8.Maura Antônia Alfonso de Campuzano- PLRA
9.Leovigildo Vicente Royg Antunez- ANR
- Rossi Auxiliadora Medina Huerta- PLRA
11.Dominga Del Socorro Dominguez- ANR
12.Leandro Recalde Riveros- ANR


Ademir Mendonça – Fronteira News
nov 9, 2021 | Destaques
O protagonismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é ressaltado mais uma vez em reunião nesta manhã (9). O deputado e presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), participou do encontro na Governadoria, em que foram anunciadas pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) algumas medidas para a continuação de retomada da economia sul-mato-grossense: a redução do Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores, o reajuste geral de servidores, e o 13ª do programa Mais Social, já vigente, entre outras. Também participaram da reunião secretários do Executivo Estadual.
O presidente da Assembleia destacou o papel da Assembleia Legislativa na interlocução com o Executivo. “Com certeza, são conquistas estas propostas. É isso que a Assembleia faz, ela ouve a população, traz os pleitos para o governador, que tem uma equipe que estuda cada caso e atende dentro das possibilidades está sendo atendido. Muito bom diminuir as alíquotas do IPVA, e isentar em 5 anos a cobrança. De suma importância também é o pleito atendido pelo Executivo de zerar o IPVA do transporte escolar, um dos setores mais atingidos com a pandemia”, afirmou.
“Pauta muito importante na próxima segunda-feira (16), já que com o equilíbrio fiscal sendo feito haverá condições de fazer o reajuste necessário e possível para todas as categorias do Estado, e também destravar as promoções. Para a tramitação destas matérias teremos o acordo de lideranças, para que seja feita o mais rápido possível, dentro do prazo para que a lei possa ser aplicada já que estamos analisando a Lei Orçamentária Anual [LOA] e o Plano Plurianual [PPA]. A Assembleia Legislativa jamais falta ao Governo do Estado num momento que ele concede praticamente R$ 200 milhões de incentivo, saindo da pandemia e ajudando o povo de Mato Grosso do Sul a galgar outros patamares”, ressaltou.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, falou sobre as mudanças significativas do IPVA. “A alíquota de todos os veículos será reduzida em 0.5%, também será envaido projeto de lei para que a cobrança do IPVA que hoje é até 20 anos do carro, seja até 15. Só nisso, são 204.283 veículos que ficarão isentos do imposto. Com todas as isenções concedidas, já do retomada a bares e restaurantes somadas a do transporte escolar, pleito antigo que deixará 873 veículos isentos do IPVA”, explicou.
“A celeridade da Casa de Leis na aprovação de matérias de urgência para a população eu já conheço, o que for decreto é demanda nossa. Atendemos também o pedido dos parlamentares sobre o pagamento do 13ºàs famílias que recebem o Mais Social. Dois temas extremamente relevantes para nós, a revisão geral e os projetos de lei sobre o funcionalismo público, segunda de manhã estes encaminhamentos, com a revisão geral que abrange as categorias, readequação de carreira e debate sobre o abono salarial serão levados a ALEMS. Foram seis anos para sair do limite prudencial, esse projeto destrava toda as promoções e ascensões, é algo extremamente importante, compromisso nosso com todas as categorias de servidores e isso será detalhado na segunda-feira”, concluiu Reinaldo Azambuja.
nov 9, 2021 | Destaques
Policiais Militares Ambientais de Bela Vista, que trabalham na operação piracema, realizam fiscalização ambiental terrestre e fluvial de prevenção à pesca predatória e outros crimes e infrações ambientais, desde a madrugada de ontem e até o final da manhã de hoje (8) e abordaram várias pessoas e veículos e apreenderam petrechos ilegais de pesca.
A fiscalização fluvial está sendo executada no rio Apa, por uma equipe no município de Bela Vista e municípios vizinhos cortados pelo referido rio, do qual foram retirados e apreendidos petrechos proibidos, sendo 22 anzóis de galho (petrechos proibidos) e duas cordas de espinheis com 10 anzóis cada uma. Os proprietários dos materiais ilegais não foram encontrados.
Outra equipe realiza o patrulhamento terrestre e 23 veículos foram abordados nas rodovias próximas ao rio, porém, nada de irregular foi encontrado. O rio Apa, por fazer fronteira com o Paraguai é um dos rios em que a PMA dedica fiscalização mais intensiva de monitoramento dos cardumes, bem como a retirada de petrechos ilegais que são armados por brasileiros e paraguaios, devido a facilidade de fuga no pelo território do país vizinho, no qual a PMA não pode adentrar.


nov 8, 2021 | Destaques
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, concedeu promoções funcionais por merecimento e antiguidade a 1.245 servidores públicos da Secretaria de Saúde (SES) e da Secretaria de Fazenda (Sefaz). As publicações dos decretos estão na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (08).
Os decretos, assinados pelo governador Reinaldo Azambuja, promovem 514 servidores ocupantes dos cargos do grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Sefaz, por antiguidade, e 731 servidores da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), por merecimento, concedidas mediante avaliação de desempenho do Programa de Gestão por Competência, através do Plano de Gestão e Desempenho Individual (PGDI).
Segundo a titular da secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), Ana Nardes, as promoções por merecimento são resultantes do empenho dos servidores que estão buscando qualificação técnica e produtiva. “A política de gestão de pessoas do Governo do Estado tem como uma das principais diretrizes a valorização do servidor, promovendo ações direcionadas à formação e ao desenvolvimento das habilidades funcionais, instrumentos importantes para o melhor desempenho da função pública, que garantem a qualidade e a eficiência das entregas dos serviços à sociedade”, destacou.
Somente as promoções por merecimento, concedidas aos servidores da Funsau, vão gerar um impacto financeiro anual de aproximadamente R$ 1.605.000,00 na folha de pagamento e são referentes aos interstícios computados até o dia 01 julho de 2020.
Clique aqui e confira os decretos de promoção funcional no Diário Oficial n.10.673, disponíveis nas páginas 109 a 135.
PGDI- A Gestão por Competências é uma metodologia aplicada para melhorar a gestão de pessoas, busca alinhar os objetivos das instituições às necessidades de desempenho das equipes, fornecendo indicadores para o desenvolvimento dos servidores, melhor lotação e promoção.
Raquel dos Passos, SAD
Foto destaque: Chico Ribeiro
nov 8, 2021 | Destaques
Wanderson Luan Fernandes Ferreira, 28 anos, foi assassinado na madrugada deste sábado (6), dentro de uma conveniência na Rua Marcia Valeria Freiras, na Vila Angélica Dois, no município de Jardim. De acordo com ao Polícia Civil, câmeras de segurança registraram o momento do crime.
Nas imagens, João Carlos Scardin Alves, 33 anos, aparece desferindo um golpe entre o pescoço e a clavícula da vítima.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou a vítima para o hospital. Ele não resistiu e morreu.
O suspeito foi reconhecido pela mãe e ex-esposa. A Polícia realiza rondas no município para prender o acusado.
nov 6, 2021 | Destaques

Calcário Bela Vista vence Oro Ytê e conquista Copa Comércio 2021
Em partida disputadíssima, com bom nível técnico e com o ginásio ‘Túlio Loureiro’ quase todo lotado e pulsando entusiasmado, o Calcário Bela Vista derrotou o Oro Ytê por 5 a 4, na noite desta sexta-feira (5/11) e conquistou o título da 11ª Copa Comércio de Futsal
O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes. E o primeiro jogo da noite foi a disputa pelo terceiro lugar, que ficou com a equipe do 10º RC Mec, que venceu o time Lojas pelo placar de 6 a 3.
Além do título da Copa Comércio, o Calcário Bela Vista também teve o artilheiro da competição: Rodrigo Franco, com 12 gols. Enquanto que a equipe do Calcário Oro ytê, teve o goleiro menos vazado: Jonathan Ruiz, que levou apenas 11 gols em todo campeonato.
Além do prefeito Reinaldo Piti, o vice-prefeito Daniel Palomares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso, vereador Oraldino Centurião e os secretários municipais: Adrielly dos Santos (Assistência Social), Celestino Jara (Esportes), Francisco Gutierres (Obras), Ico Battilani (Administração), prestigiaram o evento e participaram da entrega das premiações.





Josyel Carvalho – Fotos: Edinho Corrêa