(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Calcário Bela Vista vence Oro Ytê e conquista Copa Comércio 2021

Calcário Bela Vista vence Oro Ytê e conquista Copa Comércio 2021

Calcário Bela Vista vence Oro Ytê e conquista Copa Comércio 2021

Em partida disputadíssima, com bom nível técnico e com o ginásio ‘Túlio Loureiro’ quase todo lotado e pulsando entusiasmado, o Calcário Bela Vista derrotou o Oro Ytê por 5 a 4, na noite desta sexta-feira (5/11) e conquistou o título da 11ª Copa Comércio de Futsal

O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes. E o primeiro jogo da noite foi a disputa pelo terceiro lugar, que ficou com a equipe do 10º RC Mec, que venceu o time Lojas pelo placar de 6 a 3.

Além do título da Copa Comércio, o Calcário Bela Vista também teve o artilheiro da competição: Rodrigo Franco, com 12 gols. Enquanto que a equipe do Calcário Oro ytê, teve o goleiro menos vazado: Jonathan Ruiz, que levou apenas 11 gols em todo campeonato.

Além do prefeito Reinaldo Piti, o vice-prefeito Daniel Palomares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Johnys Basso, vereador Oraldino Centurião e os secretários municipais: Adrielly dos Santos (Assistência Social), Celestino Jara (Esportes), Francisco Gutierres (Obras), Ico Battilani (Administração), prestigiaram o evento e participaram da entrega das premiações.

Josyel Carvalho – Fotos: Edinho Corrêa

 

Reinaldo e Eduardo Riedel entregam unidades habitacionais em Chapadão do Sul

Reinaldo e Eduardo Riedel entregam unidades habitacionais em Chapadão do Sul

‘Governar é isso, atender as necessidades’, disse o governador

A parceria entre os três entes governamentais: Município, Estado e União, foi fundamental para que 96 famílias realizassem o sonho da casa própria em Chapadão do Sul, conforme destacou o governador Reinaldo Azambuja durante a entrega de unidades habitacionais do Residencial Planalto I, na manhã do último dia 4, no município que fica a 333 quilômetros de Campo Grande.

A construção das unidades teve investimento de R$ 8,281 milhões, sendo R$ 1,584 milhão do Governo do Estado. “O mais importante é o momento em que a gente pode entregar as chaves da casa própria. Conversei com algumas pessoas que há anos esperavam por esse momento de sair do aluguel. Os investimentos em habitação são muito importantes, já entregamos mais de 25 mil habitações em Mato Grosso do Sul e muitas em construção em outros municípios. Governar é isso, atender as necessidades”, destacou o governador.

O investimento vai tirar muitas famílias do aluguel, como é o caso da dona de casa Selma Rodrigues de Souza, 47 anos. “Mudei para Chapadão do Sul há dez anos e, desde então, aguardo realizar o sonho de ter a casa própria. Moro de aluguel e agora tudo vai mudar, com a certeza de ter minha casa, que é um sonho. Graças a Deus, estou muito feliz”, disse.

O cadeirante Paulo Henrique Ferreira Dias da Silva, 37 anos, também vai deixar o aluguel após ganhar uma unidade adaptada para morar com a esposa e o filho de 4 anos. “Sem explicação, é uma benção. Há muito tempo sonhava em ter minha casa, já tentei outras vezes e não consegui e agora tive essa benção”, comemorou. Maria Betânia da Silva, 42 anos, estava na fila aguardando ser beneficiada há três anos e agora terá um lar para ela e seus 6 filhos, com idade entre 5 a 16 anos: “É um sonho ganhar uma casa porque o aluguel é muito caro. Eu esperava há muito tempo para ter a minha casinha, graças a Deus consegui”.

As unidades habitacionais estão distribuídas em quatro blocos, cada um com dois pisos, no residencial com estilo de condomínio fechado. Cada apartamento tem 47,98 m², com sala, cozinha, área de serviço, 02 quartos e banheiro. Os moradores ainda poderão desfrutar de área para lazer, guarita para segurança e estacionamento.

A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, destacou que o valor a ser pago pelos beneficiários será muito menor do que o aluguel. As prestações variam de R$ 80 a R$ 282, conforme a renda familiar. “Hoje é um dia especial, nós entregarmos 96 unidades habitacionais, com toda a infraestrutura, com a qualidade que esse empreendimento foi feito. Estamos cumprindo o objetivo do Governo do Estado de fazer moradias, de atender as famílias e, em especial aqui em Chapadão, eu me lembro desde a época em que começamos a discutir o projeto”, disse.

Esporte

Ainda em Chapadão do Sul, o governador Reinaldo Azambuja assinou o convênio com a Prefeitura para a construção de uma pista de atletismo de padrão olímpico no valor de R$ 2,87 milhões, recursos do Fundo de Investimento Esportivo (FIE/MS). A pista será instalada em frente ao Ginásio Municipal de Chapadão do Sul e contará com pista de caminhada e corrida, estação de ginastica ao ar livre, quiosques, arquibancadas, banheiros e concha acústica para ações culturais.

O município também será contemplado com uma Arena Esportiva, dentro do programa “MS Bom de Bola”, com a construção de uma quadra de futebol na região conhecida como Esplanada V. A quadra terá grama sintética nos padrões de grandes estádios como Allianz Parque, em São Paulo, e terá investimento de R$ 404,8 mil.

Citando importantes conquistas do Estado nas Paraolimpíadas de Tóquio, no Japão, como o caso dos atletas Yeltsin Jacques, Fernando Rufino e Silvânia Costa, o governador falou sobre a importância de investir no esporte. “O esporte tira a criança da rua, tira o jovem e o adolescente das drogas, e essa pista de atletismo vem no momento em que nós tivemos grandes destaques em Tóquio. A pista de Chapadão do Sul será uma das melhores do Brasil, e poderão ser trazidos atletas de alto rendimento. A gente fica muito feliz em trazer esse benefício para o esporte”, disse.

“Essas entregas fazem parte de um projeto de melhoria do esporte no Mato Grosso do Sul. Nas Paraolimpíadas o Brasil teve 22 medalhas e quatro vieram para o MS, isso é fruto de muito investimento no Esporte e a gente tem que saudar os nossos atletas”, emendou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

A parceria do Governo do Estado com os municípios foi o ponto destacado pelo prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, para que os investimentos chegassem ao município. “O Governo do Reinaldo Azambuja se mostrou um governo bastante participativo, com todos os municípios, e com Chapadão do Sul não é diferente. Aqui tivemos uma participação bastante positiva do Governo do Estado. A gente espera que isso se mantenha porque é importante unir forças. Com isso a gente acaba atendendo a população, é muito importante essa integração: Governo do Estado com governos municipais”, disse o prefeito.

Mais Social

Na oportunidade, o governador Reinaldo Azambuja anunciou que, no dia 10 de novembro, uma equipe da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) estará no município para entregar os cartões do Programa Mais Social. Criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional, o programa vai pagar R$ 200 para quem tem renda mensal inferior a meio salário mínimo e atende aos critérios do programa. Ao todo, 100 mil famílias serão beneficiadas no Estado, sendo 1.296 em Chapadão do Sul.

Estiveram na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa, a líder do governo na Assembleia, deputada estadual Mara Caseiro, os prefeitos Cleverson Alves dos Santos (Costa Rica) e Anízio Andrade (Paraíso das Águas) e a representante do Ministério de Desenvolvimento Regional, Teresa Balbino, além de vereadores e outras autoridades.

Reportagem feita com base em informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado

Fundersul garante mais de R$ 517 milhões em obras e serviços à população em sete meses

Fundersul garante mais de R$ 517 milhões em obras e serviços à população em sete meses

No acumulado deste ano, de janeiro a setembro, o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) viabilizou a execução de R$ 517,7 milhões em obras e ações em benefício da população. Além disso, R$ 219 milhões foram repassados aos municípios, totalizando R$ 737,3 milhões.

Do total de recursos aplicados, a maior parte (73%) foi destinada às rodovias, em serviços de projetos, implantação, pavimentação, restauração, conservação e manutenção, além da construção, reforma e manutenção de pontes. O percentual destinado à pavimentação, restauração e drenagem em obras urbanas e rodovias vicinais foi de 27%.

O balanço foi apresentado para membros e representantes do Conselho de Administração do Fundersul, conduzido pelo secretário-adjunto da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Pedro Caravina.

Em reunião trimestral, Seinfra apresentou os dados dos recursos aplicados com o Fundersul

“Na reunião com membros do conselho, representei o secretário Eduardo Riedel, onde apresentamos o detalhamento da receita e destinação dos recursos do Fundo. É importante destacar que o direcionamento em obras de infraestrutura se convertem em desenvolvimento e, consequentemente, em resultados efetivos para a população”, ressaltou Caravina. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira, e o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, participaram da reunião.

Sobre o Fundersul

Criado pela Lei 1.963, de 11 de junho de 1999, o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) tem como objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária do Estado e municípios.

Conforme os dados, o Governo do Estado tem priorizado os investimentos na manutenção da infraestrutura rodoviária, garantindo trafegabilidade em qualquer época do ano e, principalmente, o escoamento da produção de matéria prima e industrializados – de acordo com o principal objetivo do Fundo.

Dentre as diversas obras que estão iniciando com recursos do Fundersul, destacam-se a implantação e pavimentação da pavimentação da rodovia MS-165, no trecho das cidades de Coronel Sapucaia a Paranhos, que se trata de uma extensão de 55 km; da MS-166, em Ponta Porã/MS e da MS-386, em Iguatemi/MS; além da Estrada do Turismo, na BR 419 (quilômetro 21), em Bonito, com aproximadamente 100 quilômetros de extensão.

Ana Brito, Seinfra 

Foto do destaque: Chico Ribeiro 

Prefeitura de Caracol pagou metade do Décimo Terceiro salário dos servidores do Hospital Municipal

Prefeitura de Caracol pagou metade do Décimo Terceiro salário dos servidores do Hospital Municipal

A Prefeitura de Caracol, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Finanças, realizou neste mês de novembro, o pagamento da metade do Décimo Terceiro salário dos servidores do Hospital Beneficente Rita Antônia Maciel Godoi.

Segundo a secretária de Saúde, Rosineia Assis, o prefeito de Caracol Neco Pagliosa não mede esforços para atender as demandas da pasta no município e sabia que essa parte do décimo terceiro salário ajudaria os funcionários neste momento.

“Pagamos a metade junto ao salário referente ao mês de outubro e no início de dezembro pagaremos a outra metade, tudo em dia, valorizando nossos profissionais que trabalham diariamente pela população”, afirmou.

Esse adiantamento é resultado do trabalho de uma gestão que prioriza e reconhece o papel do servidor, graças ao controle das contas públicas, em especial as despesas com pessoal, o que permite um bom planejamento e controle de gastos, o que é essencial para a saúde fiscal do município.

 

Governo investe mais de R$ 39 milhões na construção e reforma de áreas esportivas em 17 cidades

Governo investe mais de R$ 39 milhões na construção e reforma de áreas esportivas em 17 cidades

Para oferecer melhor qualidade de vida à população e fortalecer o esporte e o lazer, o Governo do Estado investe R$ 39,5 milhões na construção e reforma de áreas esportivas em 17 cidades. As obras são em diferentes locais como ginásios, praças, estádios, parques e pistas de atletismo.

Serão contemplados os municípios de Bonito, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Itaquiraí, Jaraguari, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Negro, Rio Verde e Sete Quedas.

Estes investimentos fazem parte do programa “MS+Esporte”, que prevê o apoio financeiro em diferentes modalidades, da base aos atletas de elite, além de melhorar os espaços de esporte para população em geral. Ao todo a injeção será R$ 120 milhões para contribuir com este setor que foi prejudicado durante a pandemia.

Entre as principais obras está a finalização do Complexo Esportivo de Maracaju, a construção da piscina olímpica pública no Parque Ayrton Senna em Campo Grande, assim como a  reforma do estádio municipal de Costa Rica e as duas pistas oficiais de atletismo em Ponta Porã (R$ 3,1 milhões) e Chapadão do Sul (R$ 2,8 milhões).

Estádio e complexo esportivo

Obra de complexo em Maracaju (Foto: Prefeitura de Maracaju)

Em Maracaju já segue em andamento a obra do Ginásio Poliesportivo, que tem a parceria da prefeitura e Governo do Estado. O complexo contará com 2 mil expectadores e poderá ser usada até para eventos festivos e culturais, assim como shows.

“Esse investimento grandioso é a retribuição do Governo do Estado para Maracaju, esporte é saúde e devemos incentivar a prática cada vez mais constante, certamente um novo local, amplo e tecnicamente melhor para a prática das diferentes modalidades esportivas”, ressaltou o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, destaca que o local será um centro de excelência. “Além do ginásio vai contar com sala de musculação, fisioterapia, alojamento e outros atributos que tornam o local um verdadeiro complexo. A obra está em andamento e deve ser inaugurada daqui seis meses”.

Para Costa Rica haverá ajuda para reformar o estádio municipal da cidade, conhecido como “Laertão”. O investimento será de R$ 6 milhões.

“A reforma e ampliação do estádio é de suma importância, considerando que o time do Costa Rica é o atual campeão estadual e vai disputar quatro competições no ano que vem, entre ela a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileiro”, disse o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Cleverson agradece o apoio e os investimentos do Estado. “Ficamos muito felizes com este investimento e aporte financeiro do governo para incentivar o esporte em Costa Rica. A reforma no estádio vai atender as exigências da CBF para receber estas competições nacionais e tornar o local mais adequado”.

Pistas de atletismo e piscina olímpica

Governador em Chapadão (Foto: Chico Ribeiro/Arquivo)

O Governo do Estado vai contribuir para a implantação de duas pistas oficiais de atletismo nas cidades de Ponta Porã e Chapadão do Sul. A expectativa é que as duas cidades entrem no circuito estadual e estejam aptas para receber competições regionais e nacionais.

Com o custo de R$ 2,8 milhões a pista de Chapadão será construída com aporte de recursos do Fundo de Investimento Esportivo (FIE/MS). Ela será instalada no Ginásio Municipal da cidade, para atender os atletas e competições de alto rendimento. “Com o esporte formamos verdadeiros cidadãos. Tanto o município quanto o Governo do Estado apoiam integralmente o esporte como ferramenta de desenvolvimento da nossa população”, descreveu o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug.

Ele ressaltou que o projeto está em andamento. “Já fizemos a terraplanagem. Será numa área central da cidade. É muito importante, pois vem ao encontro de um trabalho que estamos fazendo, de valorização dos esportes com investimentos em várias áreas, inclusive atletismo”.

A obra na pista de Ponta Porã também segue em andamento. Ela será feita em uma área de 6.953,25m². “Começamos este projeto ambicioso e entendemos que como era uma grande obra, o governo poderia nos ajudar e se juntar a nós, tendo assim uma pista oficial, com vestiário e tudo que tem direito”, destacou o prefeito Hélio Peluffo.

Obra da pista em Ponta Porã (Foto: Prefeitura de Ponta Porã)

Peluffo destacou que além das disputas estaduais, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vão fazer as devidas vistorias para dar a certificação para pista. Ela terá 400 metros, oito raias, com piso emborrachado importado em rolos e iluminação específica. Ainda contará com setores para saltos, arremessos e lançamentos.

Já em Campo Grande o governo faz parceria com a prefeitura para obra de R$ 10,5 milhões, para contar com uma piscina olímpica de padrão internacional no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho. O local terá cobertura, arquibancada para mais de mil pessoas, dispondo de banheiros, vestiários e todos os padrões de acessibilidade. São R$ 6,5 milhões da União e R$ 4,5 milhões dos cofres estaduais. A obra está em fase de pré-licitação e será conduzida pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Divulgação/Prefeitura de Maracaju

Sicredi Centro-Sul MS reinaugura agência Nova Alvorada do Sul em novo endereço

Sicredi Centro-Sul MS reinaugura agência Nova Alvorada do Sul em novo endereço

Novas instalações, amplas e moderna, foram reinauguradas na sexta-feira, dia 29, e estão localizadas na av. Irineu de Souza Araújo esquina com rua Joaquim V. Resende.

A Sicredi Centro-Sul MS – instituição financeira cooperativa – reinaugurou na última sexta-feira, dia 29, a agência Nova Alvorada do Sul, em novo endereço, localizado na av. av. Irineu de Souza Araújo, 1343, esquina com rua Joaquim V. Resende. As novas instalações da agência proporcionam mais conforto e comodidade aos associados e colaboradores que contam com 515,48m² de estrutura totalmente adaptadas ao novo padrão da marca Sicredi.

Estrutura

Os associados da agência passam a contar com uma estrutura diferenciada, com dois pisos. Ao todo, são sete mesas de atendimento para maior relacionamento com os associados, quatro caixas eletrônicos atendendo melhor o fluxo da comunidade e amplo estacionamento. Além disso, a agência conta também com um diferencial que é o espaço “coopworking”, em que pode ser utilizado pelos associados das agências para realização de trabalhos e reuniões.

A agência do Sicredi em Nova Alvorada do Sul iniciou suas atividades em outubro de 2007. “Estamos sempre buscando atender melhor o nosso associado. Para nós, é um orgulho imenso a Cooperativa ter contribuído todos esses anos com o desenvolvimento do município e agora podermos reinaugurar uma estrutura desse porte”, ressalta o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero.

Relacionamento

Com a mudança de prédio a Cooperativa busca estar ainda mais próxima dos associados e da comunidade, disponibilizando estruturas adequadas e que prezam pelo bem-estar de todos. “O relacionamento é um dos nossos diferenciais e com as nossas novas estruturas poderemos oferecer mais conforto e comodidade para os nossos associados e colaboradores”, conclui o gerente da agência, Gelson dos Santos Rego.

Desde o dia 1 de novembro, segunda-feira, a agência Nova Alvorada do
Sulestá atendendo em novo endereço, av. av. Irineu de Souza Araújo, 1343, esquina com rua Joaquim V. Resende.

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 33 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (6), Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. Atualmente, são mais de 102 mil associados atendidos pela Cooperativa.