“Ver toda a modernidade e eficiência dos trabalhos prestados é uma sensação de muito orgulho”, afirmou o presidente
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou, nesta segunda-feira (6), do evento em celebração pelos 20 anos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan). Sob o comando de Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente, a agência terá, em breve, nova nomenclatura, e passará a ser chamar, AGEMS, após aprovação dos deputados estaduais.
Em seu discurso, Paulo Corrêa enfatizou a atuação autônoma, moderna e eficaz da agência e parabenizou a equipe pela dedicação em prol da melhor entrega ao cidadão sul-mato-grossense. “Eu sou engenheiro civil. Minha ligação com a Agepan, que passará a se chamar AGEMS, é muito antiga, desde sua criação, em 2001. E hoje ao ver toda a modernidade e eficiência dos trabalhos prestados é uma sensação de muito orgulho, pois sei da importância dos resultados alcançados em prol da população”, disse Paulo Corrêa.
Corrêa também elogiou o trabalho desenvolvido pelo diretor-presidente. “Carlos Alberto é proativo, é a cabeça pensante da AGEMS. Com todo seu quadro de profissionais de alta qualidade, estão colocando o nível de resultado muito além. Isso porque ele é dinâmico e tem liberdade para trabalhar. Parabéns a todos que integram esse time”, afirmou.
Assis ressaltou apoio recebido do Governo e da ALEMS
Assis falou sobre a autonomia dada pelo governador Reinaldo Azambuja e destacou o apoio de Paulo Corrêa e da Casa de Leis. “Eu cheguei na agência e me deparei com um corpo técnico de altíssima qualidade, então, só tenho a agradecer a parceria e trabalho executado. Tudo que fazemos é feito com muita tranquilidade, pois tenho autonomia e liberdade, e também o apoio da Assembleia Legislativa e do presidente Paulo Corrêa”, pontuou.
Reinaldo ressaltou a credibilidade da agência e lembrou do estudo que resultou na diminuição da tarifa de água, anunciada na semana passada. “Ao mesmo tempo, agradeço e contamos sempre com a parceria da Assembleia, que analisa e dá celeridade aos nossos projetos. Com relação à troca de nome, isso destaca nosso Estado, e é muito bem-vindo”, enfatizou.
Quem também agradeceu o trabalho e parceria da ALEMS foi o diretor de Transportes, Rodovias e Portos, Matias Gonsales Soares. “Queremos fazer da Agência de Regulação a melhor do Brasil, em celeridade e eficiência tecnológica, e isso com o apoio da ALEMS e todos os secretários”, finalizou.
Projetos estratégicos foram pauta de reunião nesta segunda-feira (6) entre o governador Reinaldo Azambuja, o secretário Eduardo Riedel e o secretário executivo do Minfra (Ministério da Infraestrutura), Marcelo Sampaio, na sede do Executivo estadual. O representante do Minfra está em Mato Grosso do Sul para participar das inaugurações hoje dos Aeroportos de Bonito e Coxim.
“Na conversa falamos sobre a importância do Aeroporto de Dourados, algumas questões de rodovias, a BR-419, a concessão também de trechos da BR-158 e da BR-436. Então, tem um esforço nosso de, em conjunto com o Estado de Mato Grosso do Sul, de prover a infraestrutura, tanto na parte de aviação, Coxim, Bonito e Dourados, e também balizamento de algumas pistas para que a gente possa ter voos noturnos. Em um esforço conjunto com a bancada de Mato Grosso do Sul, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, e o Estado, vamos conseguir fazer essas mudanças”, afirmou Sampaio.
As obras dos aeroportos de Coxim e Bonito foram concluídas em parceria com a União através do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), sendo investido em Bonito R$ 5,5 milhões. As obras mais recentes foram a reforma e ampliação da Seção Contraincêndio (SCI) e aquisição e implantação do PAPI, que é o conjunto de luzes que auxilia o piloto e baliza a pista permitindo as operações de pouso noturno. E em 2019 haviam sido entregues os serviços de recapeamento na pista de pouso e decolagem (PPD), pista de táxi e pátio de aeronaves. Já em Coxim, foram investidos R$ 4,1 milhões em parceria com a União para as obras de recapeamento na pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de aeronaves e implantação da Cerca Operacional.
Reinaldo Azambuja também conversou com Sampaio sobre as obras do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, de Dourados, que estão sendo feitas pelo Exército Brasileiro. “O Aeroporto de Dourados está fechando agora a pista. A gente está com um contrato lá. O Exército está nos ajudando na obra. O esforço nosso é fechar a pista durante o ano que vem para deixar o aeroporto operacional e fechar também o contrato do receptivo, o terminal de passageiro, de modo que junto com a bancada e com o governo do Estado fechar recurso na ordem de R$ 30 milhões para fechar e aí inicia essa obra do terminal também em 2022”, explicou Marcelo Sampaio.
Governador Reinaldo Azambuja e secretário Eduardo Riedel discutiram projetos de infraestrutura (Foto: Chico Ribeiro)
Rota Bioceânica
Ainda durante a reunião no gabinete do governador Reinaldo Azambuja, o secretário executivo do Minfra (Ministério da Infraestrutura) falou de outra obra emblemática: a ponte entre Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, com o cancelamento da reunião do Prosul (Foro para o Progresso da América do Sul), na Colômbia, a previsão de lançamento da pedra fundamental da Ponte Bioceânica volta a ser o dia 13 de dezembro, contando com a presença dos dois presidentes: Mario Abdo Benítez, do Paraguai, e Jair Bolsonaro, do Brasil.
“A boa notícia que conversamos aqui é, já na semana que vem, a assinatura para a obra da ponte Porto Murtinho, a Rota Bioceânica virando realidade por meio dessa ponte. É uma obra que está sendo feita em conjunto com a Itaipu”, declarou Sampaio.
A ponte é considerada a principal obra da Rota Bioceânica, levando desenvolvimento para os quatro países do trajeto (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), promovendo maior integração em diversas áreas e reduzindo as distâncias e o valor do frete das importações e exportações de produtos para o mercado asiático. Além disso, a Rota Bioceânica vai transformar Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.
Eduardo Rocha, deputado licenciado, assina a posse como secretário de Governo em solenidade nesta quinta-feira
A ida do deputado estadual licenciado Eduardo Rocha (MDB) para o Governo aproxima ainda mais os poderes Legislativo e Executivo. A avaliação é do deputado Paulo Corrêa (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que participou da solenidade de posse de Eduardo Rocha na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. A cerimônia foi realizada na Governadoria no fim da manhã desta sexta-feira (3). Na ocasião, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também deu posse a Marco Aurélio Santullo como Secretário Especial do Escritório de Assuntos Estratégicos com os Municípios da Casa Civil.
“O Eduardo Rocha, que é meu vice-presidente na Assembleia Legislativa, conta com a simpatia de todos os deputados. Efetivamente, ele estando na Secretaria de Governo, isso auxilia na interlocução respeitosa entre os dois poderes. Com certeza, com um membro do Legislativo no Governo, essa aproximação será ainda maior”, comentou Paulo Corrêa.
Diversas autoridades participaram da cerimônia de posse dos secretários
A importância da presença de Eduardo Rocha no governo para a articulação dos poderes também foi destacada pelo governador Reinaldo Azambuja. O chefe do Executivo falou, ainda, da contribuição a ser dada pelo deputado licenciado na efetivação de políticas públicas. “O Eduardo vem para dentro do governo para articular com os poderes, para discutir com os organismos organizados as políticas públicas, delineadas em nosso planejamento. Ele vem para servir, para contribuir e fazer política em favor da população sul-mato-grossense”, acrescentou.
O governador também destacou o papel de Eduardo Rocha como parlamentar na aprovação de ações que beneficiam a população do Estado. “O Eduardo construiu uma experiência no Legislativo muito importante. Ele foi partícipe das transformações que nós fizemos, votando leis e aprovando reformas”, afirmou o chefe do Executivo.
A solenidade de posse dos secretários contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais estavam a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e a senadora Simone Tebet (MDB).
Organização na Casa de Leis
A vaga deixada por Eduardo Rocha foi ocupada por Paulo Duarte (MDB), que retornou à ALEMS pela terceira vez (confira aqui a matéria sobre a posse de Paulo Duarte). Duarte ocupará os cargos de Rocha em todas as comissões que ele participa, conforme informou o presidente Paulo Corrêa.
Já a função de primeiro vice-presidente será assumida por 90 dias pelo deputado Neno Razuk (PTB), que é o segundo vice-presidente. Depois desse período, segundo disse Paulo Corrêa, haverá eleição para o cargo de primeiro vice-presidente.
Acompanhe abaixo matéria da TV ALEMS sobre a solenidade de posse dos secretários:
Nova Caravana da Saúde tem R$ 120 milhões para exames e cirurgias; “se precisar, colocaremos mais recursos”, diz governador
Entre cirurgias e exames, 70 mil procedimentos médicos de média e alta complexidades serão realizados em Mato Grosso do Sul nos próximos 11 meses com a realização da nova etapa da Caravana da Saúde. O mutirão foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, nesta quinta-feira (2) e deve durar até outubro do ano que vem.
“A pandemia paralisou as cirurgias eletivas e os exames em todo o Estado. Em 2020 e 2021, os hospitais tiveram que parar esses serviços para se dedicarem ao atendimento à covid-19. Nisso, criou-se um passivo enorme de pessoas aguardando na fila. Pelo menos 70 mil. Então, hoje retomamos a Caravana, contratamos hospitais públicos e abrimos o credenciamento para hospitais privados. Serão feitos 70 mil procedimentos, podendo chegar a 100 mil. Isso tudo bancado com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul. São R$ 120 milhões disponíveis e se precisar de mais, colocaremos mais”, destacou o governador Reinaldo Azambuja.
Desta vez, a Caravana será realizada em duas modalidades: “Opera MS” e “Examina MS”, com atendimentos exclusivos em unidades hospitalares e clínicas médicas credenciadas pelo Governo do Estado. Até o momento, 39 estabelecimentos de saúde de 34 municípios aderiram à Caravana. Mas esse número pode crescer.
Os pacientes serão atendidos conforme a fila de regulação, explicou o secretário Geraldo Resende. “Várias cidades estão fazendo consultas e exames. E já temos cirurgias agendadas para serem realizadas. O quantitativo de recursos que temos (R$ 120 milhões) é suficiente para realizar mais de 100 mil procedimentos em todo o Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
Nova Caravana da Saúde será realizada até outubro de 2022
A cerimônia de lançamento da nova etapa da Caravana da Saúde foi realizada na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, e contou com a participação de secretários estaduais e municipais; de deputados estaduais e federais; e de prefeitos e diretores de hospitais de todo o Estado.
Presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto Junior falou do papel dos municípios na realização da nova Caravana da Saúde. “Vamos trabalhar em conjunto, os 79 prefeitos, disponibilizando a logística para os exames e cirurgias acontecerem de forma rápida, atendendo todos os pacientes, do pequeno ao grande município”, detalhou.
Atendimento já está sendo feito, destacou Geraldo Resende
Procedimentos
Pelas duas modalidades da Caravana da Saúde, “Opera MS” e “Examina MS”, serão ofertados procedimentos cirúrgicos eletivos e ambulatoriais (exames) de média e alta complexidades. Entre as cirurgias feitas estão as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. No rol de exames aparecem ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, de cintilografia, endoscopia e colonoscopia.
“Ação inteligente”, diz presidente da ALEMS sobre a retomada da Caravana da Saúde
Com demanda represada pela pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas e os exames serão retomadas em grande escala em Mato Grosso do Sul. Serão realizados, aproximadamente, 129 mil procedimentos por meio dos programas “Opera MS” e “Examina MS”, lançados na tarde desta quinta-feira (2) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB) e outros parlamentares. As ações, que fazem parte da Caravana da Saúde, somam investimentos de R$ 120 milhões.
Paulo Corrêa: “Isso aqui tem a força de Mato Grosso do Sul”
“É muito mais inteligente, é muito melhor, é muito mais confortável para a população, que está esperando para ser atendida”, considerou o deputado Paulo Corrêa em referência aos programas “Opera MS” e “Examina MS”. As ações contam com parcerias de hospitais e clínicas públicas e privados, que farão atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No momento, são 39 estabelecimentos credenciados, mas esse número deve aumentar. As cirurgias e exames começaram a ser realizados nesta quinta-feira em hospitais e clínicas de 34 microrregiões e cidades, contemplando a população dos 79 municípios do Estado.
“Isso aqui tem a força de Mato Grosso do Sul”, discursou Paulo Corrêa, acrescendo que hoje é um dia para se comemorar. “Agora sim nós podemos falar uma coisa que estava engasgada”, disse o parlamentar em menção à realização, em larga escala, de exames e cirurgias, ação atravancada pelo foco necessário no atendimento de pacientes com Covid-19. “A fila só existe por causa da pandemia. Agora, estamos indo pra cima de um modo inteligente, de um modo diferenciado. Hoje é dia de festa, é dia de mostrar a força do Estado de Mato Grosso do Sul”, comemorou.
Mais de cem mil procedimentos
O governador Reinaldo Azambuja também frisou o travamento de exames e cirurgias eletivas em decorrência da pandemia. “Desde o ano passado, paralisamos muito as cirurgias eletivas e os exames, porque precisamos transferir esses serviços. Todos os hospitais atenderam muito os pacientes de Covid. Isso criou um passivo, um número enorme de pessoas aguardando e cirurgias”, disse.
Azambuja informou, ainda, que, hoje, foram reiniciadas as atividades da Caravana da Saúde, com previsão de realização de 129 mil procedimentos, sendo 70 mil cirurgias e 59.373 exames. A ordem de atendimento será conforme a fila de regulação. “Contratamos hospitais públicos e abrimos credenciamento para os hospitais privados, que atendem pelo sistema de regulação do SUS. Também será aberto o credecimento para outros hospitais e clínicas privados e, assim, teremos um grande volume de estabelecimentos realizando exames e cirurgias. Isso tudo bancado com recursos do governo de Mato Grosso do Sul. São 120 milhões de reais em investimentos”, afirmou o governador.
As ações da nova Caranava da Saúde serão em formato diferente, sem necessidade de deslocamento de estrutura para o atendimento dos pacientes. “É uma modalidade diferente. Os atendimentos serão realizados nos hospitais e clínicas, ou seja, não vamos precisar levar tendas, deslocar uma estrutura. Em cada cidade (hoje são 39 hospitais que nós assinamos), há hospitais e clínicas atendendo [pela Caranava da Saúde]. Por obrigação legal, credenciamos, primeiramente, os hospitais e clínicas públicos e privados que têm serviços prestados pelo SUS. Na sequência, abriremos credenciamento para clínicas e hospitais particulares”, informou o governador.
Com as ações, as filas de exames e de cirurgias eletivas devem ser reduzidas, acentuadamente, até outubro do ano que vem, segundo estima o secretário de Saúde, Geraldo Resende, que também participou do evento. “Até outubro de 2022, nós realizaremos o quantitativo que for necessário com o recurso que for preciso. Temos o suficiente para realizarmos mais de cem mil procedimentos”, afirmou o secretário.
Serão ofertadas cirurgias eletivas e exames de média e alta complexidades. Entre as cirurgias, estão as ortopédicas, vasculares, oftalmológicas, de otorrinolaringologia e urológicas. Na relação dos exames, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, cardiovasculares, intilografia, endoscopia e colonoscopia.
MS apresenta terceira menor taxa de desemprego do Brasil no 3° trimestre de 2021
Com investimentos e incentivos do Governo do Estado para retomada da economia, Mato Grosso do Sul apresentou a terceira menor taxa de desemprego do Brasil, em relação ao 3° trimestre de 2021. Os dados fazem parte da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada no último dia 30, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O levantamento mostra que MS tem uma taxa de desemprego de 7,6%, que é maior apenas que Mato Grosso (6,6%) e Santa Catarina. Os estados com maiores taxas de desemprego são Pernambuco (19,3%), Bahia (18,7%), Amapá (17,5%), Alagoas (17,1%) e Sergipe (17,0%).
Mato Grosso do Sul reduziu o percentual (taxa de desemprego) em relação ao segundo trimestre (abril, maio e junho), quando tinha registrado 9,8%. No primeiro trimestre do ano (janeiro, fevereiro e março) a taxa estava em 10,6%.
Em nível nacional houve uma queda da taxa de desemprego para 12,6% neste terceiro trimestre, que significa uma redução de 1,6 ponto percentual em relação ao segundo semestre do ano. Neste contexto, 13,5 milhões de pessoas estão em busca de emprego no Brasil.
“Muitas das reformas que o Brasil discute hoje já foram efetuados pelo Mato Grosso do Sul, e a consequência é uma transformação nas mais diversas áreas, como a saúde, a infraestrutura, a transparência, a responsabilidade fiscal, a educação, o saneamento básico, a habitação, a segurança pública, o meio ambiente e, como consequência de tudo isso, a geração de empregos e de investimento privado. Desenvolvimento gera emprego e renda, esta tem sido nossa estratégia”, afirmou o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel.
O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) , secretário Jaime Verruck, avaliou que o resultado da PNAD é uma excelente notícia ao Estado. “Houve uma redução da taxa de desemprego. O Estado apresenta vagas de empregos em todos os setores. Existe uma política de retomada da economia aos pequenos negócios, com apoio direto às pessoas que mais precisam, que gera consumo e mais empregos. Assim como investimentos do setor público e privado no Estado. Isto mostra que nossa economia está crescendo”.
O governador Reinaldo Azambuja defende a política de estímulo da retomada da economia, com pacote de investimentos em diferentes setores, assim como a “troca de incentivos por empregos”, que permite a vinda de grandes empresas e industrias para Mato Grosso do Sul, para ampliar a geração de empregos.
A PNAD Contínua é um levantamento nacional feito para monitorar a força de trabalho no País. Segundo o IBGE, a amostra da pesquisa feita por trimestre tem 211 mil domicílios avaliados. Para realizar o levantamento são utilizados dois mil entrevistadores nos 26 estados e Distrito Federal. Em função da pandemia a coleta de informações é feita por telefone.