(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Mostra de Arte da Unigran Capital traz mais de 60 obras de artistas de MS

Mostra de Arte da Unigran Capital traz mais de 60 obras de artistas de MS

_MG_9745

Mostra de Arte da Unigran Capital traz mais de 60 obras de artistas de MS

Começa hoje a 3ª Mostra de Arte Unigran Capital (III UCA). A abertura do evento acontece às 18h30, na sede da instituição, na Rua Abrão Júlio Rahe, 325. A entrada é gratuita.

A Mostra traz mais de 60 telas de artistas de Mato Grosso do Sul, como Ana Carla Zahran, Andrea Luz, Anelise Godoy, Bárbara Filartiga, Clara Rahe, Cláudia Ollé, Douglas Raldi, Ilka Galvão, Jonir Figueiredo, Maíra Espíndola, Marlene Mourão, Marilena Grolli, Patrícia Helney e Telma Cordeiro.

A III UCA também conta com trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais da Unigran Dourados e dos três homenageados desta edição: Blanche Torres, Idara Duncan e Roberto Higa.

Conforme o diretor da Unigran Capital Djanires Neto, os três homenageados foram escolhidos por contribuir expressivamente para a Educação e Cultura no Mato Grosso do Sul. “Roberto Higa, Idara Duncan e Blanche Torres são personalidades que ajudaram a construir a história da arte em nosso Estado e dessa forma, colaboraram para a construção da nossa identidade”.

A curadoria da Mostra está sob os cuidados dos artistas e professores Claudia Ollé, Douglas Raldi Herrera e Rodrigo Bento, de Dourados, e de Jonir Figueiredo, de Campo Grande.

A Mostra de Artes contará com a presença do presidente de honra da Unigran Educacional, o prefeito de Dourados Murilo Zauith, da diretora Administrativa e de Planejamento da faculdade, Mariana Zauith, da presidente da Unigran Educacional Cecília Zauith, do diretor geral da Unigran Capital, Djanires Neto e da coordenadora do Instituto Superior de Educação da Unigran Capital, Terezinha Braz, dentre outras autoridades.

A exposição prossegue até 21 de novembro.

_MG_9758

Obra que estarão em exposição

Homenageados
Idara Duncan é natural do Rio de Janeiro, mas reside em Mato Grosso do Sul há mais de 50 anos. Formada em Letras, foi professora da Rede Estadual de Ensino por 30 anos e integrou o Conselho Estadual de Cultura por 16 anos. Foi presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul de 1985 a 1987 e Secretária de Estado de Cultura e Esportes em 1998.

Co-autora de três livros, Idara criou os festivais de música do Mercosul, os festivais de arte e cultura latino-americana em parceria com a UFMS em Corumbá, o MIS – Museu de Imagem e do Som e a Lei Estadual de Incentivos Fiscais à Cultura. Atualmente, ela integra o Instituto Histórico e Geográfico do Estado.

Outra homenageada é a jornalista, atriz, diretora teatral, coreógrafa e artista plástica Blanche Torres. Ela começou a carreira artística como bailarina. Aos 20 anos, começou a atuar no teatro, em São Paulo. Em 1993, iniciou sua carreira nas artes plásticas e como diretora de teatro.

Em 2004, Blanche Torres abriu seu estúdio e companhia de dança em Dourados. Foi premiada em 2013 com o Klaus Vianna de dança com o espetáculo “Dialeto Manoelês”. Tem quatro livros publicados.

O repórter fotográfico Roberto Higa, outro homenageado na Mostra de Artes da Unigran Capital, desde bem jovem registra cenas do cotidiano social, político e cultural desde o início da implantação do Estado de Mato Grosso do Sul até hoje.  Atuou no Correio Brasiliense, no jornal O Estado de São Paulo, na Editora Abril e no Correio do Estado, além de contribuir com diversas agências de publicidade.

Higa participou de inúmeras exposições fotográficas individuais e coletivas em todo o Brasil e em Mato Grosso do Sul, além de uma exposição individual em Lisboa, em 1999. Autor de imagens que ilustrou pelo menos cinco livros e poemas publicados no Estado.

Conselho de Farmácia incentiva o consultório farmacêutico no SUS‎

Conselho de Farmácia incentiva o consultório farmacêutico no SUS‎

CRF - LOGO JPEG (1)

Conselho de Farmácia incentiva o consultório farmacêutico no SUS‎

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) capacita nesta terça-feira 17 os farmacêuticos da rede pública da capital, com a palestra sobre “Consultório Farmacêutico”. A palestra será ministrada pela consultora do Conselho Federal de Farmácia, Thais Teles. O evento será na sede do CRF/MS, em Campo Grande.

Essa será a segunda vez que os profissionais passarão pela capacitação esse ano. Em setembro, profissionais da rede pública de saúde do município já participaram de uma atividade, que teve como objetivo de capacitar os servidores para essa nova frente de atuação.

A ideia é que a Prefeitura também possa promover a implantação da clínica farmacêutica no setor público, gerando melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do SUS.

“A palestra será oferecida aos profissionais da rede pública, pois estão em processo de implantação da farmácia clínicas. O CRF/MS tem trabalhado para cada vez melhorar o serviço público. Nossa vontade é acabar com as janelinhas dos postos de saúde e a frieza no atendimento para que o farmacêutico tenha um local adequado para atender ao cidadão pelo bem da saúde pública. Mas aos poucos estamos conseguindo avançar, para oferecer um serviço de mais qualidade”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

“Estamos em processo de implantação da farmácia clínica na rede de saúde pública de Campo Grande e os profissionais precisam se qualificar para poder aproveitar essa nova forma de atuação. Nossa ideia foi trazer essa palestra, para que os farmacêuticos se sintam preparados e se empenhem para efetivar esse atendimento”, explica o presidente da Comissão de Saúde Pública do CRF/MS, Wilson Hiroshi.

O curso oferecido pelo CRF/MS faz parte de uma série de ações desde o acordo firmado em junho com a Prefeitura de Campo Grande, que teve como objetivo regularizar as farmácias públicas do município.

Serviço:

Palestra: Consultório Farmacêutico

Horário: 7h30 às 11h / 13h30 às 17h

Local: auditório do CRF/MS

Av. Rodolfo José Pinho, 66

 

Nota de esclarecimento sobre o Aquário

Nota de esclarecimento sobre o Aquário

aquario

Aquário do Pantanal

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) vem através desta nota, ratificar a paralisação das obras do Aquário do Pantanal e esclarecer os motivos de tal decisão.

A paralisação da obra foi necessária, pois a continuidade de algumas ações depende da conclusão de serviços da parte civil.

Com relação ao contrato com a Empresa Clima Teck Climatização Ltda. que prevê a execução do sistema de ar condicionado, ventilação e exaustão mecânica do Aquário faz-se necessária a conclusão dos seguintes serviços:

·         Conclusão do forro de gesso para arremate dos dutos e instalações de grelhas e facoletes tipo cassetes;

·         Instalação da bancada multimídia e conclusão do revestimento de ACM do tanque 20, no Auditório, para arremate dos dutos e instalações de grelhas e

·         Disponibilização da energia definitiva da obra para limpeza das tubulações e teste da Central de Água Gelada devido à potência dos equipamentos.

O contrato com a Fluidra Brasil Indústria e Comércio Ltda. que tem como objeto a execução dos serviços técnicos especializados para fins de consecução do sistema de suporte à vida (filtragem, automação e iluminação) e construção cenográfica, teve que ser paralisado devido a não disponibilização dos itens:

·         Conclusão da cobertura do tanque 15 – Aquasfera – para conclusão das instalações do sistema de filtragem, cenografia e iluminação cênica;

·         Tratamento do fundo e paredes de concreto do tanque 2, 12 e 14 para execução da impermeabilização e cenografia;

·         Energização de todos os quadros de energia que atende o sistema de filtragem e

·         Execução do forro dos tanques internos nº 03 e 06 para conclusão da cenografia e ajuda da iluminação.

Os dois contratos acima listados serão paralisados pelo prazo de 120 dias.

O contrato com Ruy Othake Arquitetura e Urbanismo Ltda. que prevê a execução do serviço de assistência técnico-científica à construção do Aquário do Pantanal, terá continuidade até o final de dezembro de 2015, para apresentação dos seguintes produtos:

·         Apresentação do Projeto Executivo de Arquitetura em sua versão final, editado e em meio digital, em idioma português do Brasil;

·         Relatório da situação atual da edificação com relação à arquitetura e

·         Relatório de recomendações de atividades de conservação no período de paralisação.

Faz-se importante frisar que a Seinfra através da Agesul se responsabiliza pela conservação da obra durante todo o período de paralisação. Também é importante ressaltar que o Governo do Estado não medirá esforços para que a obra seja retomada, pois acredita que obra parada é prejuízo aos cofres públicos, e para tal entrará com agravo contra a liminar da empresa que se recusou a retomar as obras do Aquário, até o próximo dia 24 de novembro.

www.noticias.ms.gov.br

Terminam amanhã inscrições para Prêmio de Jornalismo do TRT/MS

Terminam amanhã inscrições para Prêmio de Jornalismo do TRT/MS

jornalismo1Sexta-feira (13) é o último dia de inscrições para o I Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul. As reportagens também devem ser publicadas até amanhã para concorrer ao prêmio. O prazo não será prorrogado. A divulgação dos vencedores e entrega da premiação serão realizadas no dia 4 de dezembro, em um evento em Campo Grande.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do TRT/MS e entregar junto com a documentação prevista em edital na sede do Tribunal, que fica na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, no Parque dos Poderes. Também é possível enviar o envelope com as inscrições pelos Correios, desde que o material seja postado até amanhã.

Cada candidato poderá inscrever até três trabalhos, sendo que cada um deles deverá estar em um envelope diferente. Além da ficha de inscrição e dos documentos dos candidatos, também é preciso enviar o material em um CD, DVD ou pendrive.

Jornalistas, publicitários e fotógrafos podem participar do concurso que oferece R$ 45 mil para reportagens que promovam a conscientização sobre medidas que busquem contribuir para a redução de acidentes de trabalho e a valorização da saúde e da vida dos trabalhadores. Serão premiados os primeiro e segundo colocados de cinco categorias: televisão (R$ 10 mil e R$ 5 mil), impresso (R$ 5,5 mil e R$ 3 mil), on-line (R$ 5,5 mil e R$ 3 mil), fotografia (R$ 5,5 mil e R$ 3 mil) e acadêmico (R$ 3 mil e R$ 1,5 mil).

Clique aqui para consultar o edital e a ficha de inscrição.

Clique aqui para emitir a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

 

Projeto institui Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher

Projeto institui Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher

12239200_917498728335515_1960332338895814963_o

Projeto institui Dia de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher

O deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo, apresentou durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (10/11), projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A proposta fixa a data de 25 de novembro como o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher. Na data deverão ser realizadas ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando o enfrentamento à violência contra a mulher, estendendo-se atividades até o dia 10 de dezembro, instituindo no calendário oficial do Estado a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

Professor Rinaldo justifica o projeto de Lei pela necessidade de uma data regional que marque o calendário no combate à violência contra a mulher, pois conforme dados apresentados pelo Mapa da Violência, divulgados nesta segunda-feira (09/11), Mato Grosso do Sul é o nono estado com mais homicídios de mulheres, com 5,9 mortes a cada 100 mil habitantes. “A data reafirma nosso compromisso de garantir e respeitar os direitos humanos das mulheres a uma vida sem violência e ao exercício da cidadania”, completa.

 

Encontro da Anhanguera traz palestras e oficinas sobre marketing, comunicação digital e publicidade

Encontro da Anhanguera traz palestras e oficinas sobre marketing, comunicação digital e publicidade

AUDIOVISUAL_700x700

Encontro da Anhanguera traz palestras e oficinas sobre marketing, comunicação digital e publicidade

Inscrições pelo site  http://eppacg.com.br/

Estão abertas as inscrições para o 8° Encontro de Publicidade e Propaganda da Anhanguera (EPPA) que acontecerá de 17 a 20 novembro, no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade I. 

Com a temática “Marketing de conteúdo: o novo asterisco da comunicação”, o evento oferece palestras e oficinas para atualização profissional, com o objetivo de desenvolver a criatividade de alunos e profissionais da comunicação digital, publicidade e marketing. As inscrições podem ser feitas no site http://eppacg.com.br/. O investimento é a partir de R$ 20,00.

“O evento também terá papel social, pois associamos à taxa de inscrição a doação de alimento não perecível, que será destinado para a Afrangel – Lar das Crianças com HIV/AIDS” complementa o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Anhanguera, Célio Rosa.

Programação

No primeiro dia do evento (17), às 19h, acontecem quatro oficinas, simultaneamente. São elas:

  • A criatividade na produção de conteúdo publicitário, com Antonio Neto, da agência Agilità
  • Direção de Arte, Conteúdo e Convergências, com André Santana, da agência Unideias.
  • Fotografia Publicitária e a relação com o mercado, com o fotógrafo Alexis Prappas.
  • Nem só de likes vivem os negócios – como os dados podem tornar suas ações mais eficientes, com Alvaro Vasques, da agência Opt3.

No dia 18, a partir das 19h, serão realizadas as palestras O Marketing de Conteúdo para Influenciar o Processo de Compra, com o fundador do Grupo WTW, Kenneth Corrêa, e Narrativa de marca nas redes sociais: o triunfo da multidisciplinaridade, com o diretor de estratégia digital da FSB Comunicação e coordenador dos cursos de pós-graduação em Comunicação Multimídia e Jornalismo Esportivo da FAAP-SP, Alec Duarte.

No dia 19, o encontro traz a palestra Na carreira do marketing: decolagens e derrapagens com o gestor de marketing da Rede Mato-grossense de Televisão, Antônio Alves. Em seguida, o publicitário de planejamento digital na Agência Riot (SP), Márcio Marinho, apresenta os Desafios, riscos e oportunidades para marcas e empresas na era digital. A programação do dia encerra-se com a mesa redonda composta pelo experiente publicitário e jornalista, Henrique Medeiros, a idealizadora do blog Papo de Job, Larissa Lopes, o especialista em Gestão e Marketing Digital, Alvaro Vasques, e o publicitário Márcio Marinho.

No dia 20, o EPPA termina com a mostra de trabalhos acadêmicos.

SERVIÇO
Encontro de Publicidade e Propaganda da Anhanguera
Data: 17 a 20 novembro.
Horário: das 19h às 22h30.
Local: Teatro do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unidade I.
Rua Fernando Corrêa da Costa, 1.800 – Campo Grande.
Investimento: a partir de R$ 20, além de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).
Inscrições: http://eppacg.com.br/.