(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Construindo horta comunitária, universitários semeiam saúde no bairro Nova Lima

Construindo horta comunitária, universitários semeiam saúde no bairro Nova Lima

S2Publicom_strip_39463_0_full

A proposta é utilizar o espaço para atividades educativas sobre alimentação saudável com crianças e idosos

A proposta é utilizar o espaço para atividades educativas sobre alimentação saudável com crianças e idosos

Na próxima semana, a unidade básica de saúde da família (UBSF) Dr. Fernando de Arruda Torres – José Tavares, no bairro Nova Lima, disponibilizará uma horta comunitária para seus usuários. Intitulada Projeto Viva Horta, a novidade integra a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde e foi desenvolvida por alunos do sexto e décimo semestres do curso de Enfermagem, da Uniderp, em conjunto com a equipe da rede básica de saúde. 

Em uma área de 133 m², mais de dez acadêmicos construíram canteiros, montaram estruturas de pallets e prepararam o solo com adubo orgânico para o cultivo de frutas, verduras, ervas, legumes e até plantas medicinais. O plantio de alface, couve, repolho, cenoura, beterraba e outras mudas será realizado nesta sexta-feira, a partir das 14h, na Rua Zulmira Borba.

“Essa ação de extensão faz parte do compromisso da enfermagem com o desenvolvimento, promoção de saúde, prevenção de doença e integração da comunidade junto a sua unidade de saúde local”, explica a professora do curso de Enfermagem da Uniderp Ariane Calixto.

O objetivo, para 2016, é utilizar o espaço como laboratório para que crianças do CEINF (Centro de Educação Infantil), situado em frente à UBSF, aprendam sobre nutrição saudável.  “Os alunos coordenarão atividades práticas na horta, ensinando os pequenos sobre alimentação orgânica, seus nutrientes e benefícios para o organismo. Promovendo o contato com texturas, sabores e cheiros, o aprendizado fica mais fácil”, complementa a professora Ariane. A produção colhida também será inserida na merenda escolar.

A enfermeira da UBSF Dr. Fernando de Arruda Torres – José Tavares Kellen Christina Fonseca espera envolver a comunidade na manutenção da horta, entre eles os idosos, hipertensos diabéticos atendidos na unidade. “Eles terão a oportunidade de manipular a terra, de cuidar e de colher os alimentos, uma atividade que funciona como uma terapia, alivia o estresse e conscientiza sobre a importância de consumir alimentos sem aditivos químicos”, informa.

A inauguração da horta acontece no dia 24 de novembro, às 14h. A UBSF Dr. Fernando de Arruda Torres – José Tavares está localizada na Rua Zulmira Borba, s/nº – Nova Lima.

Dia da Consciência Negra é oportunidade para reflexão sobre racismo e igualdade racial

Dia da Consciência Negra é oportunidade para reflexão sobre racismo e igualdade racial

image001

Dia da Consciência Negra é oportunidade para reflexão sobre racismo e igualdade racial

Campo Grande (MS) – Criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia da Consciência Negra nos remonta a morte do líder Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1965, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão do racismo, suas consequências e a inserção dos negros na sociedade brasileira.

Em Mato Grosso do Sul, onde mais da metade da população é composta por negros e pardos, conforme dados oficiais do IBGE (2010), a situação de autodeclaração da população reflete a dos dados nacionais, que também apontam mais da metade da população como negra ou parda. Mesmo dentro de um cenário formado por uma população miscigenada os casos de racismo, injúria racial e discriminação em locais públicos, como universidades, comércio e até na internet são constantes. No estado são mais de 22 comunidades quilombolas reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, entidade que emite certificação oficial, e que abrigam mais 900 famílias. No ensino superior a Universidade Estadual de Mato Grosso Sul (UEMS) desde 2004 adota a política de ações afirmativas que destina 20% das vagas para candidatos afrodescendentes oriundos de escolas públicas.

 

Subsecretário Carlos Versoza e a coordenadora da pasta, Lecir Marques

Conforme o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania, Carlos Versoza, ainda falta na sociedade brasileira o reconhecimento para com o negro e sua importância no desenvolvimento do país. “Esses casos de discriminação ocorrem ainda porque a sociedade brasileira não reconheceu o papel importante que o negro tem no desenvolvimento do país. Temos que superar a ideia de que o negro não tem inteligência para ocupar cargos importantes e só serve para serviços braçais ou menos intelectuais. Só vamos conseguir isso por meio da educação de nossas crianças e sensibilização dos adultos”, disse.

image003

Vice governadora Rose Modesto

Ainda conforme o subsecretário da pasta que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o fortalecimento do movimento negro e a implantação de políticas públicas voltadas diretamente no combate às desigualdades irão ajudar a superar o atual cenário. Somente neste mês de novembro, mais de 600 alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino já assistiram a palestras sobre preconceito e discriminação racial proferida pela equipe da Subpirc, dentro da agenda do Mês da Consciência Negra.

ice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, durante apresentação cultural na comunidade Tia Eva

Para Davi Drumond, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), o racismo no país é latente e afeta diretamente a harmonia da sociedade. “Temos que ter o devido protagonismo do negro na sociedade, com um reconhecimento que ajude a superar a mácula do preconceito instituído”, ressalta.

Subsecretaria de Igualdade Racial

Criada em janeiro deste ano, a Subsecretaria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), reforça o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul no combate às desigualdades raciais, dando maior autonomia e poder de ação na execução dos trabalhos. Anteriormente em 1999, com a Coordenadoria de Combate ao Racismo e, em 2002, com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, as ações desenvolvidas eram ligadas exclusivamente à Governadoria.

Conforme a coordenadora da pasta, Lecir Marques, nesses 10 meses de implantação, a Subpirc já desenvolveu projetos em diversas cidades do estado e ainda firmou convênios com a Secretaria Nacional de Igualdade Racial. “Já conseguimos elaborar projetos em parceria com a Eletrobrás que possibilitou a geração de renda em comunidades quilombolas, como a de Furnas dos Baianos em Aquidauana, com a implantação da farinheira e do ateliê de costura e o convênio com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) que possibilitará a implantação de coordenadorias de igualdade racial em 11 municípios do estado”, explica.

SONY DSCEquipe da Subpirc elaborando os projetos e ações voltadas para as comunidades de MS

Outro ponto importante lembrado pela coordenadora é a criação do Grupo de Trabalho que definirá o Plano Estadual para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, ferramenta que possibilitará o norteamento das ações em âmbito estadual, garantindo uma continuidade nas ações governamentais. A composição do Grupo do Trabalho pode ser conferida clicando aqui ou na edição de hoje (20) do Diário Oficial do Estado.

A redução de desigualdades sociais e raciais nas comunidades quilombolas, ribeirinhas, ciganas, comunidades de religião de matriz africana e de terreiro, também é foco do debate no GT, que é vinculado à Sedhast.

www.noticias.ms.gov.br – Romilda Herebia

MPE pede afastamento de 8 vereadores, entre eles presidente da Câmara

MPE pede afastamento de 8 vereadores, entre eles presidente da Câmara

wm-640x480-e40cc7e3d9cbd4e461d890970c4bd9d8

MPE pede afastamento de 8 vereadores, entre eles presidente da Câmara. Foto. Campo Grande News

O MPE (Ministério Público Estadual) pediu afastamento temporário de 120 dias dos vereadores João Rocha (PSDB), Chiquinho Telles (PSD), Airton Saraiva (DEM), Carlos Borges (PSB), Vanderlei Cabeludo, Carla Sthepanini, Paulo Siuifi, todos do PMDB, além do presidente em exercício na Câmara Municipal, Flávio César (PTdoB) devido acontecimentos na Operação Coffee Break feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Entre outras coisas, o pedido tem como base o episódio envolvendo a vereadora Luíza Ribeiro (PPS) que esteve no Gaeco no início do mês para denunciar suposto esquema de pagamento de propina aos legisladores desde o mandato de André Puccinelli (PMDB) na Prefeitura de Campo Grande.

Nas argumentações “os vereadores ora requeridos figuram entre os investigados e os elementos da prova colhidos até o momento indicam que eles e outros de seus pares somente votaram pela cassação do mandato de Alcides Bernal em troca de vantagens, ou seja, que o ato fora inquinado de vício de vontade”.

As informações foram gravadas e acabaram caindo na internet, fato que tornou pública as denúncias e provocou ira dos vereadores. Carlão, então, protocolou representação contra a colega de parlamento alegando constrangimento. A Comissão de Ética da Casa de Leis vai analisar a questão o pode acarretar punição à Luíza.

Para os promotores Thalys Franklyn de Souza, Tiago Di Giulio Freire, ela está sendo coagida e, por isso, é necessário o afastamento possíveis coatores. Nos autos o MPE conta como chegou à provável compra de cassação de Bernal, por meio dos depoimentos e indícios colhidos na Operação Lama Asfáltica, feita para apurar desvio de verba através de contratos fraudados.

para obras em estradas do Estado. “A Lama Asfáltica evidenciou união de esforços entre empresários, agentes públicos e terceiros, com o intuito de cassar o mandato de Alcides Bernal”.

Ainda conforme o MPE, áudios captados de Marly Deborah, Anny Cristina da Silva e Jefferson Vitorino, demostram pagamento de R$ 20 milhões aos vereadores que votaram pela cassação, sendo R$ 1 milhão para cada. Outros depoimentos dão conta de que Gilmar Olarte (PP), à época vice-prefeito, mandou Fábio Portela como emissário para fazer as ofertas aos legisladores.

Ayrton Araújo (PT), em depoimento, confirmou que também foi abordado. Bernal, por sua vez, informou aos promotores que Chocolate (PP) lhe contou ter recebido R$ 100 mil do presidente afastado da Câmara Municipal, Mario Cesar (PMDB), também para a saída do radialista do comando da cidade.

Vários depoentes, entre eles Araújo, Juliana Zorzo e o próprio ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), confirmaram reuniões desde agosto de 2013 até março de 2014 entre Olarte e os 23 vereadores que votaram para cassar Bernal. A última, um dia antes do julgamento, no dia 12 de março, foi feita na casa de Carla Sthepanini com a presença de Puccinelli.

Estavam presentes também Alceu Bueno (sem partido), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão, Mario Cesar, Airton Saraiva (PMDB), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal Salem (PR), Coringa (PSD), Elizeu Dionízio (PSDB), Juliana Zorzo, Rose Modesto (PSDB), Grazielle Machado (PR), Chocolate e Paulo Siufi (PMDB). Conforme os autos, o empresário, João Amorim, proprietário da Proteco, cedeu sua casa para as reuniões.

Nos áudios ficou evidente a oferta do comando da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) à bancada do PTdoB, na ocasião composta por Otávio Trad, Eduardo Romero e Flávio César. Para sustentar o pedido, o MPE alega que nas 24 horas seguintes da posse de Olarte várias secretarias foram ocupadas, muitas com nomes indicados pelos denunciados. Para se ter ideia, Jamal se tornou secretário de Saúde e Edil ficou com a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio).

Jéssica Benitez –  Midia Max 

Sinpol-MS apresenta a Adepol-MS proposta para mudança no atendimento da Polícia Civil.

Sinpol-MS apresenta a Adepol-MS proposta para mudança no atendimento da Polícia Civil.

????????????????????????????????????

Sinpol-MS apresenta a Adepol-MS proposta para mudança no atendimento da Polícia Civil.

Aproveitando o encontro realizado nesta terça-feira (17), o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda, pediu o apoio da Adepol-MS nas reivindicações do sindicato, pois considera que para se ter uma Polícia Civil eficiente e que preste o serviço com a qualidade que a sociedade sul-mato-grossense anseia, é necessário que todos os policiais civis, independentemente do cargo que ocupem, sejam valorizados.

O presidente da Adepol-MS, Marcelo Vargas, afirmou não se opor as demandas do sindicato e se propõe a ser parceiro, no que lhe couber. Vargas lembrou que há itens na carta-compromisso assinada pelo governador Reinaldo Azambuja que contempla todas as categorias da Polícia Civil.

Sobre a participação das entidades no Seminário Ciclo Completo realizado no início de novembro, onde representantes de outras forças policiais criticaram a demora no atendimento da Polícia Civil e sua resolubilidade de crimes, Giancarlo pediu o apoio da Associação, pois é chegada a hora de um basta ao registro de ocorrências atípicas nas delegacias. “É inconcebível que grande parte das ocorrências registradas nas delegacias seja de extravios de documentos, preservação de direitos, dentre outros. A polícia judiciária/investigativa deve dedicar-se a fatos tipificados no código penal, sobretudo pela precariedade das unidades e carência de servidores”, explicou Giancarlo. Ainda de acordo com o sindicato, essa prática engessa o combate ao crime e compromete a eficiência do serviço público ofertado pela instituição.

O Sinpol-MS apresentará seu posicionamento sobre este tema a Delegacia-Geral e a Sejusp objetivando que os policiais civis atuem na sua área fim e, assim, a sociedade sinta-se verdadeiramente mais protegida.

Reportagem – Tamiris Barcellos

Leilão de automóveis do Tribunal de  Justiça do MS será nesta sexta-feira

Leilão de automóveis do Tribunal de Justiça do MS será nesta sexta-feira

DSC05320

O micro-ônibus Volvo e o caminhão Ford Cargo: dois lotes que prometem ser bastante disputados no leilão desta sexta-feira, aberto para pessoas físicas e jurídicas. Foto.

– Preço inicial acessivo e bom estado de conservação dos veículos chamam a atenção –

Um total de 11 automóveis Fiat Doblô ELX 1.8, ano e modelo 2008, flex, com ar condicionado, cada um por apenas R$ 9.800 e um caminhão Ford Cargo 815, a diesel, ano e modelo 2004 por módicos R$ 18.900. Estas são algumas das barbadas (em lances iniciais) do leilão de automóveis do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ/MS), que acontece na próxima sexta-feira (20.11), a partir das 9 horas da manhã, no pátio da Casa de Leilões, em Campo Grande, MS.

Serão leiloados 34 veículos, cada um compondo um lote individual. O pregão , apenas presencial, será conduzido pela leiloeira oficial Regina Aude. Os interessados podem inspecionar os automóveis a partir desta terça-feira (17.11) até quinta-feira (19.11), nos horários das 8 as 11 horas e das 13h30min as 17 horas, no pátio da Casa de Leilões,  localizado na Rua Jaboatão, 271, Bairro Jardim das Reginas, distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Além dos lotes citados, outros chamam a atenção, tanto pelo preço inicial quanto pelo excelente estado de conservação. Um deles é o lote 2: um micro-ônibus Marcopolo Volare W9 Executivo, a diesel, ano e modelo 2008 com lance inicial de R$ 42.000.

Para participar do leilão a pessoa física deve se apresentar munida da cédula de identidade e do CPF. No caso de pessoa jurídica, é solicitada a apresentação do contrato social ou registro comercial de empresário individual, da cédula de identidade ou instrumento de mandato público ou particular (se procurador) e do CNPJ.

De acordo com o TJ/MS, os veículos serão vendidos isentos de IPVA, multas e quaisquer outros ônus até a data do leilão. Os documentos dos automóveis serão liberados no prazo máximo de 10 dias úteis após a quitação do pagamento total do arremate e depois da comprovação da retirada de adesivos ou pinturas que os identifiquem como pertencentes ao Poder Judiciário.

O edital completo do leilão pode ser conferido na Internet pelo link http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0376335001447244552.pdf. Mais detalhes e imagens (fotos) de cada um dos lotes estão também na Internet e podem ser visualizados pelo link http://www.casadeleiloes.com.br/externo/lotes/230.

Informações adicionais podem ser obtidas diretamente com a Casa de Leilões através dos endereços de e-mail reginaaude@casadeleiloes.com.br e casadeleiloes@yahoo.com.br e pelos fones: (67) 3363-7000 e (67) 3363-5399.

 

 

 

Sistema prisional de MS será tema de audiência pública

Sistema prisional de MS será tema de audiência pública

ARTE AUDIENCIA SITE 3

Sistema prisional de MS será tema de audiência pública

O Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS (SINSAP-MS) realizará, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a audiência sobre “O Trabalho dos Operadores Penitenciários e o Sistema Prisional em Mato Grosso do Sul”.  O evento acontecerá no próximo dia 27 de novembro, às 8h, na ALMS.

A audiência pública debaterá a precarização do trabalho do Agente penitenciário e o cumprimento da legislação e o tratamento penal do indivíduo em privação de liberdade.

“O agente penitenciário é a chave para a melhoria do sistema penitenciário. Hoje temos muitas dificuldades, seja com a falta de efetivo para lidar com a superlotação, a falta de equipamentos de segurança ou a situação precária dos presídios. Apesar de todas essas condições, temos a certeza de que os agentes se empenham e fazem um grande trabalho”, ressalta o presidente do Sinsap-ms, André Santiago.

O objetivo da audiência é pactuar novas medidas positivas para o sistema prisional de Mato Grosso do Sul. A ideia é que a partir do evento sejam elaboradas pautas e medidas concretas, que possam ser adotadas em relação a melhorias na condição de trabalho, na carreira dos agentes penitenciários e, sobretudo, no tratamento penal em cumprimento à Lei de Execução Penal.

Durante a audiência serão realizadas palestras sobre o tema: Operadores, Tratamento Penal e a Gestão do Sistema Penitenciário, ministradas pelos pesquisadores, Luiz Cláudio Lourenço (Doutor em Ciência Política e Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS’ – UFBA), Mara Fregapani Barreto (Coordenadora-geral de Reintegração Social e Ensino da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional – CGRSE/DEPEN/MJ) e, também pelo juiz de direito, João Marcos Buch (Escritor e Juiz da Vara de Execuções Penais – VEP de Joinville/SC).

Ainda, haverá a conferência: Desafios para a carreira de Agente Penitenciário, frente à complexidade do Sistema Prisional com o Dr. Luiz Antônio Bogo Chies (Doutor em Sociologia e em Ciências Jurídicas e Sociais. Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários).

As inscrições já podem ser efetuadas de forma gratuita pelo site: https://sistemaprisionalms.wordpress.com . Aos participantes será emitido certificado digital.

Dados

Atualmente, existe uma grande falta de efetivo nos presídios de MS. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda um agente penitenciário para cada cinco detentos.  Mas no estado o índice é alarmante: 50 presos por agente. Em média, 280 agentes por plantão para custodiar diariamente de 14.634 mil internos em MS.

Um estudo elaborado pelo Sindicato apontou um déficit diário de pele menos 2.464 agentes penitenciários e um déficit total de 9.858 servidores, já que  a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN/MS) conta com apenas 1.388 funcionários, dos 11.238 servidos penitenciários necessários.

Programação:

8h – Credenciamento para participação

8h15 min às 8h35min – Abertura

8h35min às 9h00 min – Exposição de motivos com André Santiago – Presidente do SINSAP/MS

9h – Dr. Silvio Cesar Maluf –  Secretário de Justiça e Segurança Pública de MS

9h 20min às 11h30: Palestras

Tema: Operadores, Tratamento Penal e a Gestão do Sistema Penitenciário

9h20 – Dr. Luiz Cláudio Lourenço: Doutor em Ciência Política e Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS’ (UFBA)

9h 50min – Dra. Mara Fregapani Barreto: Coordenadora-geral de Reintegração Social e Ensino da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional – CGRSE/DEPEN/MJ

10h 20min – Dr. João Marcos Buch: Juiz da Vara de Execuções Penais – VEP de Joinville/SC

10h 50min – Inscritos para manifestação oral

11h 50min às 13h 40 – Almoço

13h 50 – Abertura, composição da mesa e apresentação cultural

14h 15 – – Exposição de motivos com a Deputada Antonieta Amorim

Conferência

Desafios para a Carreira de Agente Penitenciário, frente à complexidade do sistema  prisional

14h15 min – Dr. Luiz Antônio Bogo Chies: Doutor em Sociologia e em Ciências Jurídicas e Sociais. Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários – (GITEP).

Exposições sobre o caso  Mato Grosso do Sul

15h00 min André Santiago: A precariedade do trabalho e o Sistema Penitenciário em MS

15h 40min – Dr. João Marcos Buch: Juiz da Vara de Execuções Penais – VEP de Joinville/SC

Tema: Agentes Penitenciários e governo do Estado de MS: O diálogo em andamento

15h 55min – André Santiago: Os avanços desejáveis na carreira Segurança Penitenciária e o cumprimento da Lei de Execução Penal – Presidente do SINSAP

16h 25 min – Dr. Carlos Alberto de Assis: Secretário de estado de Administração (SAD)

16h 50 min – Inscritos para questões e/ou manifestações orais

 17h 40min – André Santiago: Registro de propostas, ocorrências e pactos firmados durante a Audiência Pública

18h00min – Encerramento

Serviço:

Data: 27 de novembro de 2015

Hora: 8h00min às 18h00

Local: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Endereço: Rua Desembargador José Nunes da Cunha, nº SN, Campo Grande/MS.

Informações: 3326-4168 ou 3325-2401

Inscrições: https://sistemaprisionalms.wordpress.com