(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Justiça Federal de Mato Grosso do Sul  tem novo juiz diretor da Seção Judiciária

Justiça Federal de Mato Grosso do Sul tem novo juiz diretor da Seção Judiciária

IMG_1713O juiz federal Dr. Jean Marcos Ferreira é o novo diretor do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul (SJMS). O Ato Nº 26, de 23 de fevereiro de 2016, da Dra. Cecília Maria Piedra Marcondes, Desembargador federal presidente, nomeou o juiz federal Jean Marcos como novo diretor do SJMS.

Sua maior missão será proporcionar uma melhor atuação dos serviços judiciários no Estado.

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul – Sindjufe/MS divulgou uma nota parabenizando a nomeação do Dr. Jean Marcos, por entender que “se trata de um magistrado extremamente competente e humano, que tem se preocupado muito com  a situação profissional do servidor”.

O Sindjufe/MS não tem dúvida de que o novo diretor dará agora uma atenção muito maior às questões ligadas aos servidores e auxiliar inclusive num trabalho pelo fim do assédio moral, problema esse já registrado nesse meio profissional. “Esperamos também que ele possa ouvir o sindicato e, consequentemente, os anseios dos servidores que representamos”, ressalta a entidade sindical.

Reportagem – Wilson Aquino

José Chadid é o novo presidente da  Comissão de Assistência Social e do Idoso

José Chadid é o novo presidente da Comissão de Assistência Social e do Idoso

12787322_972891702789088_411651435_o (1)_edited

José Chadid é o novo presidente da Comissão de Assistência Social e do Idoso

O vereador José Chadid (sem partido) é o novo presidente da Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso da Câmara Municipal de Campo Grande, com aval dos demais integrantes. Na sessão desta terça-feira (1 de março), quando a Mesa Diretora foi comunicada oficialmente, os parlamentares destacaram a confiança em seu trabalho de comandar a comissão, uma das mais importantes da Casa que tem, entre seus objetivos, promover, acompanhar e desenvolver ações públicas que fortaleçam a cidadania.

Professor universitário de Direito e Psicologia, com pós-graduação em ambas as áreas, José Chadid disse que estar na presidência ou integrar uma comissão permanente é uma grande “oportunidade de debater, de maneira ampla, ações que venham ao encontro das necessidades da população, exercendo nosso papel de legislador juntamente com os demais colegas vereadores”.
Não se descuidar da assistência social, em sua forma mais ampla e atenta à dignidade da pessoa, é uma obrigação do homem público, conforme frisou José Chadid.
Segundo ele, a discussão de medidas com os mais diferentes segmentos da sociedade – como ocorre, por exemplo, na realização das audiências públicas e elaboração de leis – contribui, em muito, na busca de soluções que possam assegurar a melhor qualidade de vida. O vereador é também presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto e membro da Comissão de Saúde.
Experiência
José Chadid foi secretário de Bem-Estar Social na administração do então prefeito de Campo Grande Lúdio Martins Coelho que também foi senador da República. Foi também secretário municipal de Educação.
O vereador exerceu ainda funções de sub-chefe da Casa Civil do governo, assessor especial do Governo, coordenador do Pacto da Infância e da Juventude (Unicef).
Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do Vereador
Cassems 15 Anos: Investimento em medicina preventiva melhora a qualidade de vida dos servidores estaduais

Cassems 15 Anos: Investimento em medicina preventiva melhora a qualidade de vida dos servidores estaduais

pedro gomes 14022016 foto ernestofranco (13)

Cassems 15 Anos: Investimento em medicina preventiva melhora a qualidade de vida dos servidores estaduais

Em março de 2001, o quê viria a se tornar o motivo de grande orgulho dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul dava seus primeiros passos e, hoje, 15 anos mais tarde, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) é referência de autogestão na Saúde em todo o país. Passo a passo, tijolo por tijolo, a Caixa dos Servidores foi construída com o esforço e empenho dos servidores que encamparam esse desafio e, hoje, é o maior patrimônio do servidor público de Mato Grosso do Sul.

Hoje presidente da Cassems, quando era diretor de Assistência à Saúde, Ricardo Ayache foi responsável pela implantação de todo o modelo assistencial do plano, como a reestruturação da Rede Credenciada, a construção da Rede Própria e a mudança da linha curativa para a linha preventiva. Muitas doenças da atualidade estão associadas ao sedentarismo, alimentação inadequada, fatores genéticos, entre outros. A demora pela busca de tratamento influi em consequências drásticas e em algumas vezes irreversíveis, por isso, apostando numa gestão moderna, a Cassems investiu pesado na prevenção. Além de ampliar e fortalecer os programas de prevenção já existentes, foram criados três Centros de Prevenção que inspiram o hábito de cuidar da saúde por meio de atividades físicas. O primeiro foi em Campo Grande e, depois, por meio de parcerias com os Simteds (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), Aquidauana e de Nova Andradina.

O Centro de Prevenção de Campo Grande foi inaugurado em 2012 e serviu de referência para os outros construídos no interior. O Centro foi cuidadosamente projetado para proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor que estimule o hábito de cuidar da saúde como um todo. O local conta com salas de fisioterapia, piscina climatizada para a prática de hidroginástica, academia de musculação, estúdio de pilates e uma cozinha experimental que oferece cursos com receitas saudáveis, tudo para estimular aos beneficiários Cassems na prática esportiva e, consequentemente, na melhora da qualidade de vida.

Programas de Prevenção

O “Ônibus da Saúde” é um programa de prevenção ao câncer lançado em outubro de 2011 com objetivo de percorrer todo o Estado de Mato Grosso do Sul levando atendimento oncológico digno e eficaz para as comunidades que não têm estrutura adequada para esse tipo de tratamento. O “Ônibus da Saúde” é equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos. Em quatro anos de funcionamento, o programa de prevenção ao câncer já passou por 72 dos 79 municípios do Estado e contabiliza quase 25 mil atendimentos.

O presidente da Cassems explica que o grande objetivo da Caixa dos Servidores é proporcionar a qualidade de vida aos seus beneficiários, e é impossível fazer isso sem pensar no interior. “Hoje temos mais de 50% dos beneficiários da Cassems fora de Campo Grande, e a interiorização do atendimento em saúde é um avanço para todo o Estado de Mato Grosso do Sul”, explica.

A professora aposentada, Luzia Teodoro de Souza e Silva, que não realizava seus exames preventivos há dois anos, se surpreendeu com a atenção da equipe da Cassems. “Para nós é um beneficio muito grande receber esse programa na nossa cidade. Faz dois anos que não faço meus exames preventivos e fiquei muito surpresa quando o pessoal da Cassems me ligou me convidando para fazer os exames. Nossa, fiquei muito feliz, porque, assim, não preciso ir até Campo Grande”, conta a professora.

Outro programa que leva atendimento até a porta do beneficiário do interior, o “Cassems Itinerante” é um programa de assistência à Saúde que leva profissionais de especialidades as quais os municípios de interior não tem acesso. O programa nasceu devido às necessidades e dificuldades da população do interior do Estado em ter acesso à medicina especializada e, desde a sua criação, em 2014, já realizou mais de 10 mil atendimentos. O presidente da Cassems lembra que a falta ou a má distribuição de médicos tem sido tema de debates nacionais.

“Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. E com o ‘Cassems Itinerante’, criamos um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, conta.

Marlene Borges recebeu atendimento do “Cassems Itinerante” em Corumbá e, para ela, a acolhida do plano de saúde faz toda a diferença. “A Cassems é muito boa para os seus beneficiários porque desde que nós chegamos na porta somos bem atendidos pelas atendentes, pelos médicos especialistas que vêm nos atender e todos eles nos acolhem com amor, com carinho. Muitas vezes nós chegamos aqui com problemas, com crises e eles sempre dão uma palavra amiga e nos dão apoio. A Cassems é nota 10”, agradece Marlene.

O programa de prevenção “Cozinha Experimental” foi desenvolvido pela Caixa dos Servidores com o propósito de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida entre os seus beneficiários. Lançado em 2012, a cada curso, que acontece duas vezes por mês no Centro de Prevenção em Campo Grande, são ensinadas receitas nutritivas sem perder o sabor. Além de receitas, as nutricionistas responsáveis pelo curso também dão dicas de substituição de alimentos, deixando as alimentações mais saudáveis sem afetar o paladar.

Ebenezer Ximenes de Melo, que participou do curso sobre carnes, conta que sempre faz em casa as receitas que aprende na “Cozinha Experimental”. “Participar de uma oficina como essa foi muito gratificante, eu gosto muito de fazer carnes e aprendi vários pratos hoje. Em casa, de vez em quando, pratico os pratos que aprendo aqui e ajudo minha esposa. Gostei muito do bife à parmegiana assado, que ficou super saudável”, conta.

A participante Glória Faker conta que achou o curso de sopas e caldos excelente. “Acho que vamos usar muito as receitas de caldos para receber amigos, para a família, reunindo aqueles que nós gostamos com um prato saboroso, acompanhamentos e uma boa conversa. As receitas são muito fáceis e o curso é muito didático, tudo é passado com muita facilidade para a gente e isso faz tudo ser muito melhor. É uma ótima iniciativa da Cassems”, ressalta.

O “Casal Grávido” é um programa de prevenção idealizado e realizado pela Cassems que tem o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas, envolvendo todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O programa foi criado em 2011 e proporciona atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno. O diferencial do programa é a participação efetiva do pai que, além de receber as orientações, carrega, durante todo o curso, uma barriga postiça que pesando cinco quilos, simulando uma gravidez.

O casal Jéssica e Daniel Siqueira participou da primeira edição do curso de 2016 e, para os dois, que são pais de primeira viagem, os ensinamentos trouxeram acima de tudo, calma para o grande momento. Jéssica está gravida de 17 semanas e se sentiu segura ao entender como funciona anestesia. “Eu aprendi muita coisa, pois não tinha noção nenhuma, nunca tive criança por perto para ajudar a cuidar, então, mais da metade das minhas duvidas foram sanadas, principalmente, sobre a anestesia. Para mim foi muito importante participar do curso porque me trouxe mais tranquilidade para o parto. A Cassems está de parabéns pela iniciativa”, conta Jéssica.

Já Daniel gostou muito de sentir, mesmo que por algumas horas, o quê a esposa sente durante os nove meses de gestação. “Esta barriga que a gente usa não é tão pesada como a dela, mas deu pra ter ideia do quê ela passa, principalmente, a dificuldade para ir ao banheiro. Foi muito legal a experiência para saber o que ela passa e entender o quê acontece com o corpo dela, como a questão hormonal, ou até sobre os médicos que irão acompanhar o parto e os tipos de procedimento. Eu sempre estive ao dela, mas com o curso eu me aproximei ainda mais”, afirma Daniel.

Outros programas de prevenção realizados pela Caixa dos Servidores, que são direcionados a uma faixa etária específica, mostram que a Cassems se preocupa em melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários de todas as idades. O “Odontologia Para Bebês” leva conhecimento sobre a saúde bucal dos pequenos aos pais, colaborando assim para a prevenção e manutenção dos dentes e gengivas das crianças de zero a cinco anos. O programa foi criado em 2006 e consiste no acompanhamento clínico e preventivo das crianças por meio de visitas trimestrais e a inclusão da criança só acontece após a participação dos pais, pai, mãe ou responsável legal, em uma palestra educativa.  A idade limite para ingresso é de dois anos, com exceção aos pacientes com necessidades especiais que podem ser incluídos no programa e nele permanecerem sem limite de idade.

Evelyn Reis, que trouxe a filha para participar do programa, destacou a importância de aprender como cuidar da saúde bucal da criança. “Eu acho importante cuidar da dentição, do crescimento saudável da criança desde quando ela é pequena. Foi ótimo o esclarecimento sobre o aleitamento materno, sobre os açucares e acho muito importante essas palestras antes do tratamento em si”, conta Evelyn.

O programa “Eu me Amo Eu me Cuido” foi lançado em 2015 e é direcionado aos idosos, entre 65 e 75 anos, que estão fora do sistema de saúde, ou seja, não estão recebendo ou procurando acompanhamento médico pela Cassems, e tem como objetivo evitar que o beneficiário idoso procure atendimento apenas quando já está doente. Com o acompanhamento médico, a Cassems monitora os idosos, evitando assim, possíveis internações e sofrimento para o beneficiário e seus familiares.

O presidente da Cassems explica que a Caixa dos Servidores desenvolve vários programas de prevenção com objetivo de melhorar a saúde dos seus beneficiários e o “Eu me Amo, eu me Cuido” segue essa linha mestra da medicina preventiva focada em levar uma melhor qualidade de vida à população.

“A expectativa de vida dos brasileiros é cada vez maior. Em 1980, a expectativa era de 62,50 anos, hoje, estamos vivendo, em média, até os 74,9. É muito bom que estejamos vivendo mais, porém, é preciso viver esses anos ganhos com qualidade de vida. Por isso, a Cassems desenvolveu esse programa de prevenção, para cuidar melhor da saúde dessa população”, pontua o presidente.

Valter Vargas Figueiredo, de 78 anos, veio acompanhado da esposa e estava muito animado com o programa. “A equipe da Cassems ligou para nós e não pensamos duas vezes em vir. Nós gostamos muito, aprendemos bastante e vamos tentar colocar tudo em prática. A Cassems é muito importante para a gente, mas, depende da gente procurar atendimento, fazer o que tem de ser feito para viver bem. E toda vez que tiver eventos como esse, pode me chamar que eu venho correndo e sorrindo”, agradece Valter.

Crédito da foto: Ernesto Franco – Assessoria de Comunicação Cassems

“Escolas estão preparadas”, diz governador sobre início das aulas com kits, uniformes e merenda

“Escolas estão preparadas”, diz governador sobre início das aulas com kits, uniformes e merenda

Campo Grande (MS) – O ano letivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul começou nesta segunda-feira (29) com o governador Reinaldo Azambuja recepcionando alunos na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, em Campo Grande. No início das aulas, às 7h, Reinaldo recebia pais, alunos e professores destacando que essa é a primeira vez que o Governo do Estado inicia o ano letivo com merenda na cantina e uniformes e kits escolares entregues. “As escolas estão preparadas para o bom aprendizado dos alunos”, afirmou.

Pais e alunos comemoraram o primeiro dia de aula com os direitos básicos da Educação garantidos, uniformes, kits escolares e merenda. “É bom até para incentivar no estudo”, disse Ediane da Silva Ivanez, 28 anos, mãe do Luiz Felipe, de 6, que está matriculado no 1º ano do Ensino Fundamental. “É o primeiro sonho de quem começa a estudar”, afirmou Ivone Fagundes, 62, que foi à escola levar a neta Flávia Alessandra, 5, também matriculada no 1º ano.

Escola (15)

Conforme o governador, a entrega dos materiais no primeiro dia de aula só foi possível graças a organização e o planejamento do governo e da Secretaria de Estado de Educação (SED). O processo de licitação das compras foi iniciado em outubro do ano passado e, no início de dezembro, a distribuição começou.

“Precisamos desse conjunto de ações para que a gente possa proporcionar um bom aprendizado as nossas crianças”, disse Reinaldo, falando ainda sobre a intenção de que Mato Grosso do Sul tenha a melhor educação pública do Brasil.

Escola (140)

Diretora de escola, a professora Evelise Ribeiro Valadares da Silveira ressaltou a importância dos materiais entregues. “O uniforme ajuda no desenvolvimento psicossocial, despertando sentimento de pertencimento ao grupo, e o kit escolar auxilia no desenvolvimento do trabalho pedagógico dos professores, além de ser um apoio social e alívio no orçamento doméstico da família”, explicou.

Além da garantia dos materiais básicos para a formação dos alunos, a secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amendola da Motta ressaltou a capacitação dos profissionais do sistema educacional feita em janeiro. “Focando a aprendizagem do estudante, nos organizamos para a capacitação dos diretores, coordenadores e professores”, revelou.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Fotos: Chico Ribeiro.

Solidariedade quer eleger 40 vereadores  2 prefeitos e 3 vices em MS este ano   

Solidariedade quer eleger 40 vereadores 2 prefeitos e 3 vices em MS este ano  

????????????????????????????????????

Solidariedade quer eleger 40 vereadores 2 prefeitos e 3 vices em MS este ano  

O Partido Solidariedade (SDD) em Mato Grosso do Sul pretende eleger pelo menos 40 vereadores, dois prefeitos e três vices-prefeitos nas eleições deste ano. A meta foi estabelecida durante encontro regional em Campo Grande onde dezenas de lideranças políticas da Capital e interior do Estado estiveram presentes para filiação ao partido e receber orientações sobre a plataforma do partido e das regras eleitorais que estão em vigor este ano.

A solenidade de filiação contou com a presença do presidente nacional do partido, o deputado federal Paulino da Força (sindical). O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a vice-governadora, Rose Modesto e os deputados federais Carlos Marun (PMDB) e Geraldo Resende (PMDB), deputado estadual, Ângelo Guerreiro (PSDB) também prestigiaram o evento.

“O Solidariedade vai se fortalecer muito nas eleições deste ano. Teremos condições sim de elegermos pelo menos 40 vereadores em todo Estado e dois ou mais prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou Idelmar da Mota Lima, presidente regional do Solidariedade.

O vereador Herculano Borges, presidente do diretório municipal do partido em Campo Grande também não tem dúvida do grande salto que o partido dará a partir das eleições deste ano, elegendo parlamentares na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul.

IMPEACHEMENT – Paulinho da Força pediu a união de todos para trabalhar em benefício do país. Ele voltou a tecer duras críticas ao governo do PT, que teria roubado em praticamente todos os órgãos públicos. Ele é um dos parlamentares que empunha a bandeira do impeachement da presidenta Dilma Rousseff. “Ela não tem condições morais e nem competência para governar este país. Só com a saída dela o país vai começar a andar e sair logo dessa crise”, afirmou.

Carlos Marun também criticou a presidenta Dilma Rosseff e voltou a reafirmar que ela mentiu para o povo brasileiro para se reeleger e que por esse motivo não merece o respeito das pessoas. Ele também defendeu a saída dela do poder.

SOLIDARIEDADE – O governador Reinado Azambuja elogiou o fortalecimento do partido Solidariedade em Mato Grosso do Sul e no Brasil. A vice-governadora Rose Modesto disse que o PSDB e o Solidariedade se confundem no Estado devido à afinidade dos dois partidos. “Somos muito grados por essa parceria com o Solidariedade em Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Reinaldo Azambuja disse que a falta de interesse das pessoas com a política é reflexo da má gestão da atual administração do Governo Federal. “Se nós não gostarmos de política, outros gostarão e entrarão por interesse próprio. Por isso, a responsabilidade do SDD é grande, em ter de apresentar bons nomes para a legenda”, afirmou. O governador elogiou o fortalecimento do partido que recebeu a adesão de novas lideranças políticas de todo o Estado.

HOJE TEM MAIS – O SDD volta a se reunir nesta sexta-feira em Campo Grande para tratar de outros assuntos relativos às eleições deste ano. O encontro será no auditório do Hotel Vale Verde, a partir das 9 da manhã.

Em MS profissionais de marketing digital destacam o agronegócio como nicho

Em MS profissionais de marketing digital destacam o agronegócio como nicho

Além de segurar os empregos da porteira para dentro e equilibrar a balança comercial brasileira, o agronegócio é um nicho do marketing digital que necessita cada vez mais de ferramentas estratégicas que deem evidências à produçao. A afirmação é do vice presidente financeiro da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi), Paulo Henrique Ferreira, durante a abertura do Digitalks, evento oferecido pelo Twitter, Fecomercio SP, IBM e PWC, que reuniu 60 profissionais do webmarketing, nesta quarta-feira (24), em Campo Grande, no Twist.

Pela quarta vez em Campo Grande (MS) o Digitalks viaja pelo Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do marketing digital. “Pelo quarto ano na capital morena, verifico o avanço tanto das empresas quanto dos profissionais, que estão mais preparados em todos os sentidos”, destaca o organizador do evento, Flávio Horta. Ele defende que o agronegócio é um campo maduro com alto potencial no meio online. “Todo mercado de nicho, o marketing digital consegue atender, não é diferente com a pecuária e agricultura”, pontua.

De acordo com o vice presidente financeiro da Abradi, o meio digital é o presente, e o quem não se adaptar, já pode se considerar desatualizado. “O marketing digital nada mais é que foco e disciplina. Com essas duas características um empreendedor online consegue se organizar e saber como e onde quer chegar”, finaliza Ferreira, que também dirige a Rica Comunicação, na capital de Mato Grosso do Sul e Clickweb, no Paraná.