(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Bernal se irrita com vídeo que o desmente sobre promessa a professores

Bernal se irrita com vídeo que o desmente sobre promessa a professores

300x225-7881a19a22b2656536b75b0749bb0fa3Reclamando do vídeo de resposta da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) sobre o reajuste dos professores, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), ligou para o presidente da entidade, Roberto Botareli, nesta quarta-feira (9). Sem dar chance para resposta, desligou o telefone na cara do dirigente.

Veja Mais
Sem proposta de reajuste, Prefeitura fala em “boa vontade” com professores
Em anúncio na TV, prefeitura afirma que não dará reajuste a professores

O tom foi de reclamação e os motivos a nota e vídeo da Fetems desmentindo a divulgação da Prefeitura de Campo Grande, que diz que o piso salarial dos professores é o maior do País, afirma o presidente. Na gravação, também há trechos de discursos do prefeito sobre o cumprimento de promessas.

A federação desmente, inclusive, em vídeo de um minuto divulgado no site, bem como emissoras de televisão e rádio. “A Fetems e seus 73 sindicatos afiliados vêm a público desmentir o prefeito Alcides Bernal, que veiculou informação falsa dizendo que a Prefeitura de Campo Grande paga o piso de R$ 5.092,00”, diz.

De acordo com o dirigente da entidade, na verdade, o piso é de R$ 1.697,37 para 20 horas. “A decisão da direção foi esclarecer, não podemos deixar uma notícia que não é verdade”.

Por telefone, em poucos minutos, Bernal disse ter ficado desapontado com Botareli. “Não deixou eu falar, desligou na cara, não quis ouvir o outro lado, a nossa argumentação, mas não estou preocupado com isso, e, sim com a base”, complementa.

Segundo Botareli, a propaganda do Executivo Municipal “não condiz com a realidade”. Na peça, divulgada na semana passada, o salário médio dos professores da Capital é comparado ao pago em todo o Brasil e pela Rede Estadual. Em Campo Grande, a Prefeitura, em um trecho do informe, afirma pagar R$ 5 mil para 40 horas.

Na nota, a Fetems ainda exige o cumprimento da lei sobro piso salarial, bem como a reabertura das negociações com a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Básica), que já programou paralisação em 16 de março.

Reajuste – Os professores do município pedem o reajuste referente ao ano passado, quando o Executivo Municipal argumentou não ter condições financeiras de arcar, além do de 2016. Por sua vez, a Prefeitura condiciona o pagamento com as tratativas com o Ministério Público, sobre os convênios irregulares da Omep e Seleta.

Em outra ocasião, o prefeito disse que os contratos com as entidades somam valores altos na folha de pagamento, inviabilizando o aumento dos professores. Mesmo assim, Bernal diz não ter condições de romper os convênios de uma vez, propondo demissão de 200 pessoas.

Durante homenagens, mulheres destacam luta contra violência e espaço no mercado de trabalho

Durante homenagens, mulheres destacam luta contra violência e espaço no mercado de trabalho

IMG_4875

Durante homenagens, mulheres destacam luta contra violência e espaço no mercado de trabalho

A luta contra a violência e por mais espaço no mercado de trabalho foram a tônica da homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu nesta manhã (8), na Assembleia Legislativa.

Secretárias de Estado, representantes do governo, vereadoras e líderes de vários segmentos da sociedade com reconhecida contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul foram agraciadas com o troféu “Celina Jallad”, honraria instituída pela resolução 03/2011 e proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB).

Trata-se de uma homenagem à deputada Celina Jallad, que faleceu em 28 de fevereiro de 2011 e que se destacou no Legislativo estadual pela contundente atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

De acordo com Mara Caseiro, apesar dos esforços do governo para conter a violência, e dos resultados positivos, os números ainda assustam.

Mato Grosso do Sul é o 9º Estado da Federação em feminicídio. Em sete anos, o número de assassinatos de mulheres aumentou 36,4% no Estado.

“Estamos em 2016, em meio à era digital, e mesmo assim as mulheres ainda apanham dentro de seus lares, e essa agressividade se expressa das mais variadas maneiras, como decorrência de um espírito machista ainda não superado entre nós”, observou.

No mercado de trabalho, são as mulheres que têm os piores empregos, e são elas também as mais afetadas pelo desemprego ou pela dupla ou tripla jornadas de trabalho.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os homens que trabalhavam em 2014 ganhavam em média R$ 2.165, e as mulheres apenas R$ 1.434.

Em contrapartida, conforme destacou a parlamentar, nos últimos anos o movimento de mulheres aprofundou a interlocução com o Legislativo e com o Executivo, em busca de leis e políticas públicas que respaldem os direitos das mulheres.

“Vemos que o nosso governo está preocupado com a questão, e que hoje as mulheres em situação de violência são cada vez melhor acolhidas e amparadas pela estrutura pública. O nosso poder de interlocução foi ampliado, as políticas públicas avançam, mas o 8 de março é sempre um dia de reflexão, de pensar sobre o preconceito e a discriminação de gênero”, ponderou.

Mara Caseiro concluiu seu discurso fazendo um apelo em nome das mães, avós e trabalhadoras que são afetadas todos os anos pelo câncer, ao defender a liberação da Fosfoetanolamina Sintética.

“Se há uma nova esperança, temos de ter o direito de tentar. Temos que ter o direito de escolha”, afirmou, referindo-se à substância foi desenvolvida em 1990 por Gilberto Orivaldo Chierice, professor de Química da USP – São Carlos. Trata-se de uma promessa para a cura do câncer.

A vice-governadora Rose Modesto, uma das homenageadas, defendeu a educação como uma das maiores armas contra o machismo e a violência.

“É um paradoxo, pois os homens violentos são criados por mulheres. É necessário um trabalho preventivo pra combater esse mal que acontece dentro de casa, e isso se dá por meio da educação”, afirmou.

Luciana Azambuja Roca, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, disse que o projeto Maria da Penha vai à escola, que conscientiza os alunos da importância da luta contra a violência, pode servir como exemplo nesse sentido.

A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, defendeu a união dos poderes e de todos os segmentos da sociedade para reverter os números negativos relativos à violência contra a mulher no

HOMENAGEM

Por indicação de Mara Caseiro, recebeu a honraria Fabiana Martins Jallad, filha da deputada Celina, que dá nome ao troféu. Ela lembrou que sua mãe era uma mulher de fibra, que lutava pelos anseios da sociedade.

“Ela lutava pela justiça, contra a pobreza, e pela dignidade humana. Certamente se estivesse entre nós, estaria levantando sua voz contra o caos que está instalado em nosso País”, discursou.

Ao todo, foram mais de 20 homenageadas, incluindo a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, a vice-governadora Rose Modesto, as vereadoras Carla Stephanini e Magali Picarelli, a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, e a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca.

Também receberam o troféu a promotora de Justiça Marjorie de Oliveira Zanchetta, a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani, a cirurgiã-dentista Maísa Okama, a advogada Sheila Sampaio, a economista Jordana Duenha, a diretora técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França, as administradoras Eliane Toniasso e Renata Rezende, a ex-deputada estadual Dione Hashioka, a secretária executiva do sistema Famasul, Rosângela Andrade Rique, além de Alessandra Almeida Silva e Iolanda Assunção Barboza.

Foto: Patrícia Mendes – Fernanda França

 

Presa quadrilha que aplicava golpes  usando site de classificados

Presa quadrilha que aplicava golpes usando site de classificados

chefe-quadrilhaTrês pessoas foram presas e outras duas estão sendo procuradas pela polícia sob a suspeita de fazerem parte de quadrilha que praticava golpes usando o site de classificados OLX. Eles moram em Campo Grande e foram descobertos na segunda-feira (7).

A Polícia Civil do Paraná entrou em contato com os investigadores da Capital informando sobre uma venda realizada por meio do site em que o comprador fez o depósito de R$ 800 na conta bancária de uma moradora de Campo Grande, mas não recebeu o produto, um iphone.

Policiais do Setor de Investigações Gerais (Sig) do 5º DP descobriram o endereço da titular da conta, identificada como Elizabeth Souza Nunes, de 39 anos, e a levaram para a delegacia. Aos investigadores, ela apontou o filho, Danilo Gonçalves, 20, como responsável pelos golpes, revelando ainda que o jovem estava cumprindo pena no regime semiaberto pelo crime de roubo.

O rapaz também foi levado para a delegacia, onde confessou o crime. Mas diferente da versão da mulher, Gonçalves afirmou que agia em parceria com a mãe dele.

Depois de investigações, os policiais conseguiram identificar o chefe da quadrilha como Júlio Antônio Sacco Martini de 39 anos. Ele tem passagens por estelionato e falsificação de documento público, mas ainda não foi encontrado.

A mulher dele, identificada apenas como Kelly e um mototaxista também são investigados. Segundo a polícia, parte do dinheiro dos golpes era retirada da conta de Elizabeth e levada pelo mototaxista até Kelly que depositava na própria conta.

Os policiais não souberam estimar o prejuízo que os estelionatários causaram, mas em depoimento os suspeitos informaram que conseguiam garantir entre dois e três depósitos por semana. Eles disseram ainda que se conhecem desde 2013.

correio do estado

Mulheres foram homenageadas em solenidade na Assembleia Legislativa

Mulheres foram homenageadas em solenidade na Assembleia Legislativa

mara caseiro 22

Mulheres serão homenageadas em solenidade na Assembleia Legislativa

Mulheres com atuação decisiva na garantia de direitos e na promoção social em Mato Grosso do Sul foram homenageadas na manhã desta terça-feira, 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A solenidade acontece a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa.

As homenageadas receberão o Troféu Celina Jallad, honraria instituída pela Resolução 03/2011, de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).

De acordo com a parlamentar, trata-se de uma homenagem à deputada Celina Jallad, que faleceu em 28 de fevereiro de 2011, e que se destacou no Legislativo estadual pela contundente atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses.

“Vamos entregar esse troféu àquelas que transformam nossa sociedade, que nas mais diversas áreas atuam de maneira decisiva para que nosso Estado seja cada vez mais justo e mais humano”, detalhou a deputada.

Ao todo, serão mais de 20 homenageadas, incluindo a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, a vice-governadora Rose Modesto, as vereadoras Carla Stephanini, Magali Picarelli e Luiza Ribeiro, a conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Motta, e a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca.

Também receberão o troféu a administradora de empresas Cristiane Gomes Mochi, a promotora de Justiça Marjorie de Oliveira Zanchetta, a secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani, a cirurgiã-dentista Maísa Okama, a administradora Gracita Hortência dos Santos, a advogada Sheila Sampaio, a economista Jordana Duenha, a diretora técnica do Sebrae, Maristela de Oliveira França, a representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Campo Grande, Alaíde Maria dos Santos, as administradoras Eliane Toniasso e Renata Rezende, a ex-deputada estadual Dione Hashioka, além de Alessandra Almeida Silva.

A homenagem especial da deputada Mara Caseiro vai este ano para Fabiana Martins Jallad Bumlai, filha da ex-deputada Celina Jallad.

O evento é uma parceria das deputadas Mara Caseiro, Grazielle Machado e Antonieta Amorim.

Reportagem – Fernanda França

Inflação de Campo Grande recua em fevereiro e fica em 0,87%

Habitação e Alimentação são os grupos que mais influenciaram no índice, segundo o Núcleo de Pesquisas Econômicas da Uniderp

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande (IPC/CG) fechou o segundo mês do ano em 0,87%, segundo o Núcleo de Pesquisas Econômicas (NEPES) da Uniderp. O indicador é menor que o registrado em janeiro (1,47%) e em fevereiro de 2015, quando atingiu 1,38%. 

O coordenador do NEPES da Uniderp, Celso Correia de Souza, explica que o comportamento de queda “sinaliza que a inflação do ano de 2016 pode ser bem menor do que a inflação acumulada em 2015, quando chegou a 11,41%”. 

O índice de fevereiro foi influenciado, principalmente, pelos grupos Habitação, que registrou inflação de 1,16%, e Alimentação, com índice de 1,06%. Celso esclarece que “o grupo Habitação foi impactado pelo aumento do IPTU, que afetou o consumidor também em janeiro. Já o grupo Alimentação, que influencia a inflação quase todos os meses, começou a ceder, com índice bem abaixo do ocorrido em janeiro deste ano, quando fechou em 1,34%. Com a melhoria do clima a partir de abril, quando deve cessar a influência do El Niño, os produtos desse grupo tendem a ter preços estabilizados”.

Os grupos com maiores percentuais de contribuição para a inflação na capital foram: Habitação (0,37%), Alimentação(0,22%), Saúde (0,14%) e Despesas Pessoais, (0,11%)

Inflação acumulada

A inflação acumulada nos últimos doze meses em Campo Grande, recuou para 10,51%, mas ainda está acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 6,5% e do centro da meta, de 4,5%. Neste período, as maiores inflações acumuladas na capital ocorrem com os grupos Alimentação, com 15,78%; Habitação, com 12,82%; e Educação, com 12,53%.

“O retorno da inflação ao teto da meta só deverá ocorrer em 2016 se as medidas tomadas pelo governo forem bem-sucedidas e o clima realmente melhorar. Atingir o centro da meta, só em 2017”, acredita o pesquisador.

Nos dois primeiros meses do ano, a inflação acumulada foi de 2,35%. Os maiores índices, por grupo, foram: Educação, com 10,01%; Saúde, com 2,86%; Habitação, com 2,46%; e Alimentação, com 2,41%.

Maiores e menores contribuições em fevereiro 

Os dez “vilões” da inflação em fevereiro foram:

  • Aluguel de casa (IPTU), com aumento de 4,29% e contribuição de 0,18%;
  • Aluguel de apartamento (IPTU), com elevação de 3,72% e colaboração de 0,17%;
  • Plano de assistência médica, com reajuste de 4,08% e contribuição de 0,12%;
  • Mão de obra, com alta de 6,81% e participação de 0,08%;
  • Mensalidade de clube, com aumento de 5,89% e contribuição de 0,07%;
  • Entrada de cinema, com elevação de 9,22% e colaboração de 0,05%;
  • Açúcar, com reajuste de 8,79% e participação de 0,04%;
  • Feijão, com alta de 7,38% e contribuição de 0,03%;
  • Alcatra, com aumento de 2,23% e participação de 0,03%;
  • Contrafilé, com reajuste de 3,67% e contribuição de 0,02%.

Já os dez itens que ajudaram a reter a inflação no período, com contribuições negativas, foram:

  • Acém, com -3,85% e contribuição de -0,03%;
  • Gasolina, com -0,82% e colaboração de -0,03%;
  • Frango congelado, com -2,70% e contribuição de -0,02%;
  • Calça comprida masculina, com -1,55% e participação de -0,02%;
  • Tomate, com -8,04% e colaboração de -0,02%;
  • Arroz, com -1,21% e contribuição de -0,01%;
  • Batata, com -3,05% e participação de -0,01%;
  • Paleta, com -2,90% e colaboração de -0,01%;
  • Bermudamasculina, com -1,30% e participação de -0,01%.
  • Sabonete, com -1,30% e participação de -0,01%.

Segmentos

Em fevereiro, o grupo Habitação apresentou alta de 1,16% em relação ao mês anterior, motivada principalmente pela elevação da taxa de IPTU, de 9,57%, que aparece afetando as taxas de aluguéis. Desse modo, os produtos/serviços deste grupo que sofreram majorações de preços foram: aluguel de casa (IPTU) 4,29%, aluguel de apartamento (IPTU) 3,72%, limpa vidros 3,58%, entre outros com menores aumentos. Quedas de preços neste grupo ocorreram com: sabão em barra (-0,70%) e esponja de aço (-0,51%).

O índice de preços do grupo Alimentação registou elevação de 1,06%. Os maiores aumentos de preços foram constatados com: cenoura (17,54%), manga (15,97%), farinha láctea (14,90%), berinjela (14,86%), beterraba (14,39%), entre outros. As principais reduções ocorreram com: limão (-20,01%), tomate (-8,04%), costeleta suína (-7,62%), cebola (-5,42%), entre outros.

O coordenador do NEPES da Uniderp explica que esse grupo sofre influência de fatores climáticos e da sazonalidade de alimentos como verduras, frutas e legumes. “Alguns desses produtos aumentam de preços ao término das safras, outros diminuem de preços quando entram nas safras. Quando o clima é desfavorável há aumentos de preços, e quando é favorável ocorre o feito inverso”, diz Celso Correia de Souza.

Dos quinze cortes de carnes bovina pesquisados pelo NEPES da Uniderp, dez deles sofreram aumentos de preços. Foram eles: contrafilé (3,67%), costela (2,72%), patinho (2,38%), alcatra (2,23%), coxão mole (1,33%), cupim (1,25%), picanha (1,01%), músculo (0,59%), filé mignon (0,10%) e vísceras de boi (0,01%). As quedas de preços ocorreram com: lagarto (-4,15%), acém (-3,85%), ponta de peito (-2,98%), paleta (-2,90%) e fígado (-0,83%).

Segundo o pesquisador, alguns fatores que justificam os altos preços da carne bovina no varejo de Campo Grande são:demanda moderada do produto, a baixa oferta de boi gordo para o abate e, também, a desvalorização do real frente ao dólar, que tem favorecido a exportação do produto, diminuindo a oferta de carne bovina no mercado interno. “Os altos preços tem feito o consumidor diminuir seu consumo ou migrar para outros tipos de carnes mais baratas. Felizmente, os aumentos estão com taxas menores do que aquelas encontradas em pesquisas anteriores”, explica Celso Correia.

Com relação aos miúdos de frango houve aumento de 0,79%, enquanto o frango congelado teve queda de -2,70%. Em relação à carne suína, a bisteca subiu 1,46%, a costeleta diminuiu -7,62% e o pernil registrou queda de -1,53%.

Fevereiro também registrou aumento do grupo Transportes, com índice final de 0,44%. Os produtos/serviços desse grupo que mais aumentaram foram: mão de obra de oficina (6,81%), etanol (0,60%) e pneu novo (0,25%). As maiores quedas de preços ocorreram com gasolina (-0,82%), automóvel novo (-0,10%) e diesel (-0,08%).

O grupo Educação apresentou pequena inflação de 0,09%, devido aumentos em produtos de papelaria.

O grupo Despesas Pessoaisapresentou uma forte alta em seu índice, da ordem de 1,19%. Alguns produtos/serviços deste grupo que tiveram aumentos de preços foram: ingresso de cinema (9,22%), mensalidade de clube (5,89%), hidratante(2,24%), entre outros. Reduções de preço ocorreram com absorvente higiênico (-2,09%), xampu (-1,85%), papel higiênico (-1,44%), entre outros.

Outra elevação foi constatada com o grupo Saúde, que fechou fevereiro com índice de 1,88%. Os produtos/serviços desse grupo com maiores aumentos foram: plano de assistência médica (4,08%), exame de laboratório (1,94%), antiinfeccioso e antibiótico (1,25%), entre outros com menores aumentos. Quedas e preços ocorreram com antimicótico e parasiticida (-0,77%) e psicotrópico e anorexígeno (-0,02%).

“Apesar de altos índices, os grupos Saúde e Despesas Pessoais, tiveram menores influências sobre a inflação, pois suas ponderações são bem menores”, justifica o professor Celso Correia de Souza.

O grupo Vestuário foi o único que registrou deflação de -0,47%. A calça comprida feminina foi o único item com aumento de preço (0,05%) neste grupo. Quedas foram constatadas  com: calça comprida masculina (-1,55%), short e bermuda masculina (-1,30%), lingerie (-1,13%), entre outros.

IPC/CG

O Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande (IPC / CG) é um indicador da evolução do custo de vida das famílias dentro do padrão de vida e do comportamento racional de consumo. O Índice busca medir o nível de variação dos preços mensais do consumo de bens e serviços, a partir da comparação da situação de consumo do mês atual em relação ao mês anterior, de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A Uniderp divulga mensalmente o Índice de Preços ao Consumidor de Campo Grande.

 

Ricardo Ayache é reconduzido presidente da Cassems para o triênio 2016-2019

Ricardo Ayache é reconduzido presidente da Cassems para o triênio 2016-2019

????????????????????????????????????

Resultado oficial será divulgado nesta segunda-feira pela comissão organizadora.

Resultado oficial será divulgado nesta segunda-feira pela comissão organizadora.

Beneficiários de todo o Estado votaram durante o dia de hoje na Eleição Cassems para eleger a nova diretoria para o triênio 2016-2019 e Ricardo Ayache foi reconduzido ao cargo de presidente da Caixa dos Servidores. A eleição aconteceu das 8h às 18h, nas 76 Unidades da Cassems no Estado e o resultado oficial será divulgado na próxima segunda-feira (07).

O presidente reeleito salientou o compromisso de sua diretoria com a saúde das quase 200 mil vidas atendidas pela Cassems para os próximos três anos e destacou a importância dos votos dos beneficiários.

“Hoje, nós estamos renovando as nossas esperanças e os nossos compromissos. Acima de tudo, esse processo eleitoral tem uma grande importância porque renova o nosso entusiasmo com o destino da nossa Cassems. Cada eleitor que passou aqui hoje veio para dizer que acreditam em nós, que precisam de nós e que esperam que a gente continue a fazer o melhor que podemos para a Caixa dos Servidores, para dar o melhor atendimento para todos os servidores e suas famílias. Esse é o nosso compromisso para os próximos três anos, desafios não nos faltarão, temos muito trabalho pela frente, mas também muita vontade dessa diretoria de continuar trabalhando pela Cassems, porque, para nós, o futuro é agora”, finaliza Ayache.

Benilda Rodrigues Gomes veio votar e elogiou a organização da eleição. “A votação foi bem rápida, eu cheguei e encontrei tudo organizado e não demorei nem um minuto para votar. Mesmo sendo chapa única fiz questão de vir votar porque essa diretoria está fazendo um trabalho muito bom”, conta Benilda.

Para o beneficiário Joaquim Soares de Oliveira, o grande número de pessoas que vieram votar demonstra o bom trabalho que a atual gestão tem desenvolvido à frente da Cassems. “A votação está bem organizada, sem fila e isso é o reflexo de todo o trabalho bem feito que a Cassems tem feito nesses anos. Então, as pessoas estão vindo votar porque acreditam no trabalho da Cassems. É importante que o beneficiário venha votar até para que o ele veja de perto o que o plano de saúde tem feito”, explica Oliveira.

Crédito das fotos: Ernesto Franco – Assessoria de Comunicação Cassems