fev 24, 2016 | Campo Grande

Idelmar, Adauto e Paulinho da Força
O parlamentar vai participar de reuniões com lideranças sindicais ligados à Força Sindical MS e com membros do Solidariedade
O deputado o Paulinho da Força, presidente nacional do partido Solidariedade e uma das lideranças de oposição ao Governo na Câmara Federal que está formando um Comitê Permanente de impeachement da presidenta Dilma Rousseff, chega amanhã a Campo Grande para um encontro com membros do partido e reunião com sindicalistas ligados à Força Sindical, central da qual ele é presidente nacional. À noite, ele se reúne com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
A informação é de Idelmar da Mota Lima, presidente regional do Solidariedade e presidente da Força Sindical Regional MS. O encontro com sindicalistas e membros do Solidariedade será às 16 horas no auditório do Hotel Vale Verde, nos altos da Avenida Afonso Pena. Entre os assuntos que serão tratados nesse encontro, será o fortalecimento do partido para as eleições municipais deste ano.
Adauto Cândido de Almeida, secretário geral da Força Sindical MS e membro do Solidariedade informou que dezenas de lideranças sindicais estão confirmadas para esse encontro amanhã à tarde com Paulinho da Força e no dia seguinte, na sexta-feira, com outras lideranças do partido, para tratar do mesmo assunto, ou seja, do fortalecimento da sigla para que tenha um bom desempenho das eleições deste ano.
IMPEACHEMENT – Paulinho da Força é um dos líderes de partidos de oposição na Câmara que estiveram reunidos, na terça-feira em Brasília para discutir estratégias de mobilização em favor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, e das ações que pedem a cassação da chapa da petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante o encontro, que contou com a presença de deputados do DEM, PPS, PSDB, Solidariedade, PMDB, PSB e representantes de várias entidades pró-impeachment, decidiu-se criar o Comitê Permanente de Impeachment. A estratégia é aumentar a pressão e intensificar a luta pelo afastamento da presidente.
Vale destacar que a reunião aconteceu no mesmo dia da prisão do marqueteiro das campanhas do PT, João Santana, no âmbito da 23ª etapa da ‘Operação Lava Jato’. Para os líderes de oposição, o fato reforça a ação que tramita no TSE. Eles consideram que há indícios suficientes para comprovar que ‘dinheiro sujo’ irrigou a campanha petista, e lembram que a prática de caixa 2 já foi denunciada em 2005, durante o escândalo do mensalão do PT. “Não podemos continuar com um governo que perdeu a credibilidade e a legitimidade”, alerta o presidente do Solidariedade, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.
fev 23, 2016 | Campo Grande
Você sabe como descartar corretamente pilhas e baterias de celulares que não servem mais? Um único material desse pode contaminar o solo por até 50 anos. Por isso, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza campanha de recolhimento de pilhas e baterias usadas.
Os devotos e a população em geral podem depositar o material nos recipientes disponibilizados no Santuário e no Centro de Apoio aos Devotos. O Santuário se responsabilizará por dar a destinação correta aos itens.
“Já realizamos campanha de recolhimento de óleo de cozinha e agora estamos fazendo essa campanha. Nosso objetivo é conscientizar a população para que não faça o descarte desses materiais no lixo doméstico”, ressalta Pe Dirson, reitor do Santuário.
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.
As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido que se acumula na natureza, representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.
fev 23, 2016 | Campo Grande

Marruás Pantaneiras ministram cursos de culinária com frutos do cerrado em aldeias indígenas
Campo Grande, 22 de fevereiro de 2016 – A Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal (AMINA), que oferece formação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, realizou em fevereiro mais um curso de culinária de doces caseiros. Nesta etapa 25 mulheres da Aldeia Argola no município de Miranda (MS) foram capacitadas. As alunas aprenderam a fazer cupcakes, biscoitos e bolos com frutos do cerrado disponíveis na aldeia tais como: bocaiúva, jatobá e cumbaru.
A iniciativa visa empoderar mulheres por meio da independência financeira além de promover palestras preventivas sobre o combate à violência doméstica. Com a formação realizada na Aldeia Argola, o projeto atinge a metade da meta prevista de cursos itinerantes voltados para a população indígena da região.
Além dos cursos nas aldeias, 24 artesãs do coletivo ministram cursos na sede da AMINA em Anastácio. A entidade também está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes nas áreas de Corte e Costura Industrial, Manicure, Pedicure e Crochê – que serão realizados de março a maio.
Os novos cursos complementam o Projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros”, apoiado pelo Oi Futuro, que prevê ações educativas de empoderamento feminino e a geração de renda por meio da fabricação doces caseiros e licores de frutas típicas do cerrado além de bolos e artesanatos.
Os produtos são comercializados na loja em Anastácio e pelo site marruaspantaneiras.org.br*. O projeto foi um dos 22 selecionados pelo Programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza a promoção da autonomia de pessoas e grupos comunitários através de ações de qualificação profissional, empreendedorismo, formação cidadã e participação coletiva.
*Site compatível com o navegador Internet Explorer. Endereço sem www.
Jéssika Machado – Comunicação Institucional
fev 22, 2016 | Campo Grande

(foto: Ilustração)
Ramão Barbosa dos Santos, de 47 anos, foi preso em flagrante na noite deste sábado (20), acusado de estuprar a enteada, uma criança de 8 anos. O crime teria ocorrido na casa onde Ramão morava com a mãe da vitima no distrito de Prudencio Thomaz, em Rio Brilhante.
De acordo com a polícia, durante a noite a mulher teria percebido que o marido se levantou e foi até a cama da menina. Desconfiada do comportamento do companheiro, a mulher teria ido atrás e flagrado Ramão tocando as partes íntimas da criança. Ramão teria ameaçado a mulher e saiu de casa. Ela procurou a polícia militar no distrito, que conseguiu localizar o suspeito e prendê-lo.
A criança teria explicado, na delegacia, que o abuso só teria ocorrido uma vez. O homem nega o crime e disse que apenas foi até a cama da menina para colocar uma coberta sobre a criança. Ele foi atuado por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça. A vítima deve ser submetida a exames no IML (Instituto Médico Legal).
Mais um caso
Outro caso de estupro denunciado na delegacia de polícia civil de Rio Brilhante, ocorreu na ultima sexta-feira (19) depois que conselheiras tutelares foram acionadas por funcionários do hospital local, onde uma criança de 5 anos deu entrada com suspeita de ter sido estuprada.
Segundo as informações, o medico que fez o atendimento suspeitou do abuso sexual depois de examinar a menina. O conselho tutelar foi acionado e em conversa com a mãe da criança, esta relatou que sua filha teve uma infecção intestinal e que ela desconhece qualquer tipo de abuso sexual.
O médico, no entanto, declarou às conselheiras que os indícios não são de infecção e sim de abusos. O caso foi registrado como estupro de vulnerável e será apurado. Não foi informado se a criança recebeu alta ou continua internada.
Top Midia news
fev 17, 2016 | Campo Grande
Decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Terceira Região, em São Paulo, revogou o bloqueio de bens do vereador José Chadid (sem partido) em ação sob suposta improbidade administrativa referente a compra de produtos para merenda escolar na época em que o parlamentar exerceu o cargo de secretário municipal de Educação. A publicação foi feita nesta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União.
Na sentença, consta que existiu efetivamente uma situação emergencial não criada pela administração municipal, que autorizava a contratação direta até a conclusão do certame. Além disso, ficou comprovado que os preços contratados eram de mercado ou abaixo dele.
Conforme a decisão, não se verificou conduta dolosa e, nessas situações, a improbidade administrativa ‘‘só restaria configurada se presente o binômio ilegalidade e lesividade e, no caso concreto, não houve prejuízo aos cofres públicos”.
José Chadid, na qualidade de secretário municipal de Educação, não participou diretamente dos processos de aquisição dos produtos e não tinha qualquer servidor do setor licitatório sob sua subordinação. Quando havia necessidade de compra de alimentos, sua pasta recebia o processo já encerrado pela Central de Compras somente para a assinatura.
Eli Morais – Assessora de Imprensa do Vereador
fev 16, 2016 | Campo Grande

Deputada repudia CPMF e convoca Congresso e população a reagir ao golpe
A deputada estadual Mara Caseiro (PMB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (16) para repudiar a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e convocar o Congresso Nacional e a população a reagir contra mais esse golpe do governo Federal.
O projeto inicial da presidente Dilma Rousseff (PT), em tramitação no Congresso, prevê alíquota de 0,20%, mas isso pode ser elevado para 0,38% para que a diferença de 0,18 ponto percentual seja dividida com estados e municípios.
Mara Caseiro lembrou que prefeitos e governadores estão sofrendo na pele as consequências da crise, uma vez que precisam tomar medidas consideradas antipáticas para driblar a falta de recursos nos cofres públicos.
“E mais uma vez é o povo que sofre com os desmandos deste governo. Não dá para tapar os olhos para todo esse caos. Não há mais a mínima condição de manter esta presidente, ela já perdeu o prumo, o comando de tudo”, disparou.
A ideia de dividir o tributo com estados e municípios é mais uma manobra da presidente para conseguir o apoio de prefeitos e governadores para a aprovação da CPMF, justamente em ano eleitoral. O Congresso Nacional também reluta em aprovar a recriação do chamado imposto do cheque, pelo mesmo motivo.
Em seu discurso nesta manhã, Mara Caseiro também criticou a presidente devido ao inchaço da máquina pública e dos supersalários, cuja extinção renderia valores semelhantes à CPMF ao governo.
“Prometeram extinguir mais de 3 mil cargos, mas isso ficou no discurso de campanha, é mais um golpe deste governo. Mais de 1 bilhão de reais por ano poderiam ser economizados com algumas demissões e redução de supersalários, que ficam acima do teto constitucional. Chega de desmando. Não queremos CPMF, não queremos essa presidente, e não queremos o PT. Chega!”, bradou a parlamentar.
Para deixar a situação ainda mais preocupante, o FMI (Fundo Monetário Internacional) piorou a perspectiva de queda da economia brasileira em 2016 e não vê mais retomada do crescimento em 2017, como estava previsto.
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve sofrer queda de 3,5% este ano – em outubro, a projeção era de contração de 1%. Isso depois de ter encolhido 3,8% em 2015.
“O Brasil da mentira está sem comando. Não tem como a gente não contestar um governo desses, não tem como a gente não dizer que esse país está em mãos erradas, no caminho errado. Espero que o Congresso tenha responsabilidade e não aprove mais este tributo”, finalizou.
Foto: Victor Chileno – Fernanda França