mar 23, 2016 | Campo Grande

Liz Matos realiza sua primeira reunião como presidente da executiva sul-mato-grossense
Liz Derzi Matos, recentemente empossado presidente da Executiva Municipal do PTB da cidade de Campo Grande, realizou nesta terça-feira (22) sua primeira reunião com a diretoria da legenda no Estado. Liz foi convidada a ingressar na legenda pelo ex-prefeito e presidente do PTB Estadual Nelson Trad Filho.
A partir desta primeira reunião, Liz pretende montar uma agenda de reuniões com os pré-candidatos a vereadores da Capital, para definir pontos estratégicos a serem adotados para as eleições municipais.
“Quero colaborar com o nosso líder, o ex-prefeito Nelsinho, em todos os sentidos possíveis, porque tenho absoluta certeza que o projeto de crescimento do partido é irreversível”, afirmou a presidente.
Durante o encontro ficou, ainda, determinado que o PTB, na Capital, vai realizar reuniões, eventos, atos de filiações, com convidados de vários setores da sociedade, no intuito de acrescentar conhecimento aos integrantes da legenda partidária.
A reunião também foi marcada por novas adesões abonadas pelo presidente, Nelson Trad Filho.
Assessoria de Comunicação/Denise Nantes
mar 22, 2016 | Campo Grande

2º Desafio Piraputanga de Mountain Bike reunirá atletas de vários estados brasileiros
Com cerca de 700 inscritos, o 2º Desafio Piraputanga de Mountain Bike que acontece no dia 24 de abril, reunirá atletas de vários Estados do Brasil, entre eles o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, além do país vizinho, Paraguai.
A prova desportiva de longa distância, com estilo off-road (estradas de chão e trilhas em matas), idealizada pelos esportistas do “Atitude Aventuras & Desafios” já faz parte do calendário da Federação MS de Ciclismo e renderá pontuação para o ranking estadual aos atletas federados.
“Esta edição do desafio nos surpreendeu pela quantidade de atletas inscritos, mas também porque terá a participação de vários estados brasileiros, além do Paraguai”, comentou Giordanni Carlin, um dos organizadores do evento.
A ideia do desafio, segundo Giordanni é promover a integração entre os adeptos e praticantes do mountain bike e de outras modalidades esportivas, visando mais qualidade de vida aos participantes. “O objetivo do desafio é a interação entre os esportistas, com o foco na boa qualidade de vida das pessoas, além de ser uma oportunidade de fomentar o turismo rural nos lugares por onde passamos e realizamos as provas”, falou.
A prova desportiva contará com percursos nas categorias PRÓ e SPORT, que serão percorridos pela estrada Parque de Piraputanga, Distrito de Aquidauana – MS.
Mais informações pelo site oficial http://www.atitudeaventuras.com.br/
Texto: Evllyn Rabelo
mar 22, 2016 | Campo Grande
Visando discutir o cenário político-brasileiro da atualidade, o curso de Direito da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande promove, hoje e amanhã (22 e 23/03), o “Direito em Debate – Aspectos Jurídicos do Momento Histórico Político no Brasil”.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Estácio, Gislaine Moreira, o objetivo é conhecer as implicações jurídicas dos acontecimentos políticos no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário. “É um momento importante para que a comunidade acadêmica possa compreender o funcionamento dos trâmites jurídicos e, assim, compreender a dinâmica da política neste contexto”.
O evento é gratuito e acontece no auditório da Estácio (Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377, Jardim TV Morena) nos seguintes horários: 22/03 (às 19h) e 23/03 (às 8h). Participam do debate os professores da área de Direito: Loester Ramires Borges, Luiz Carlos Saldanha Rodrigues Júnior, Jair Chita, Fernando Antonio Tavares de Barcellos Vieira e Moisés Salim Sayar.
Debatedores:
LOESTER RAMIRES BORGES: graduado como bacharel em Direito pela UNAES, pós-graduado em Direito e Processo Penal pela UCDB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Público pela rede de ensino LFG. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Estácio, Uniderp e Unaes. Assessor Jurídico do Exército Brasileiro e vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/MS.
LUIZ CARLOS SALDANHA RODRIGUES JÚNIOR: advogado criminalista com 24 anos de experiência prática na área. Pós-graduado em Direito Constitucional e Mestre em Desenvolvimento Local. Professor com efetiva docência em diversas disciplinas, dentre as quais se destacam: Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Internacional, Filosofia do Direito e Processo Penal. Atual Professor de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Internacional e Direito Processual Penal na Estácio de Sá. É pesquisador cadastrado no CNPQ nos diversos temas na área Constitucional.
JAIR CHITA: graduado em Direito pela UCDB, pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET – PUC (São Paulo) e em Planejamento Estratégico pela ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Advogou por 17 anos nas áreas de direito tributário e previdenciário, nos contenciosos judicial e administrativo. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação da Estácio Campo Grande.
FERNANDO ANTONIO TAVARES DE BARCELLOS VIEIRA: graduado em Direito pela Uniderp e em Teologia pelo STBNB, Mestre em Educação com ênfase em políticas públicas pela UFMS. Atua há mais de 15 anos nas áreas de marketing, governança corporativa, projetos, capacitação profissional e jurídica, junto a organizações dos mais diversos setores e segmentos. Atua com consultoria, educação corporativa e coaching de negócios e como professor na Estácio.
MOISÉS SALIM SAYAR: graduado em Direito pela Unicastelo, pós-graduado em direito público e privado pela Faculdade Damásio de Jesus, pós-graduado pela EPD-Escola Paulista de Direito, mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB, Diretor Curso Jurídico e consultor do curso FMB – Unidade Campo Grande, coordenador do curso preparatório para exame de ordem, curso, professor de graduação e pós-graduação da Estácio.
mar 21, 2016 | Campo Grande
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) apresentou um superávit líquido no valor de R$ 21 milhões e encerrou o ano de 2015 com um patrimônio líquido de R$ 113 milhões, conforme dados divulgados hoje (21), no Diário Oficial do Estado e no Portal da Transparência da instituição. A cifra representa crescimento de aproximadamente 22% em relação ao ano anterior e um EBITDA de 6,49%, que representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros.
Ainda de acordo com o balanço, a Caixa dos Servidores apresentou um índice de liquidez corrente, mais conhecido como capital circulante líquido, de 1,3. Este resultado é considerado confortável para a entidade, uma vez que a cada um real de dívida a Cassems apresenta um real e trinta centavos para sanar suas dívidas a curto prazo. Em relação ao índice de solvência geral é de 1,7, ou seja, a entidade possui um real e setenta centavos para cada um real de dívidas com terceiros.
O levantamento, que traz uma grande retrospectiva do ano passado, com números que traduzem a importância da Caixa dos Servidores para o Estado, concluiu que a Cassems concluiu o ano de 2015 com cerca de aproximadamente 200 mil vidas e faturamento bruto de aproximadamente 390 milhões.
Segundo o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, esses resultados demonstram a saúde financeira da Cassems, que possui um modelo de autogestão, que é referência para o Brasil, e a coloca entre os principais planos de autogestão do país. “Mesmo diante do tenso cenário da saúde suplementar, conseguimos controlar o crescimento das despesas e alcançamos uma boa remuneração nas operações. Estamos trabalhando com indicadores bastante positivos”, destacou o presidente.
Ayache explica ainda que, ao levar em consideração o crescimento da receita e o equilíbrio dos custos assistenciais, a sinistralidade de 2015 aproximou-se a 83%. Em 2014, considerando a mesma análise, a sinistralidade era de 86%, ou seja, houve uma redução de 3%. Para ele, tal conquista permitiu que a Cassems cumprisse na íntegra todas as exigências quanto aos fundos garantidores da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), que passou de 18 para 32 milhões, mantendo assim total suficiência das exigências da agência reguladora.
Outro fator que merece destaque na opinião de Ayache são as despesas administrativas que em 2014 eram de 8,76% em relação a receita deste mesmo período, sendo que em 2015, foram reduzidas para 7,77%, em relação a receita deste período. “Em 2015, mantivemos o foco em medidas estratégicas para minimizar o crescimento das despesas assistenciais que, no ano anterior, estavam muito acima das projeções. Tais medidas exigiram maior capacidade de administração de nossos gestores. Como pode ser observado, mesmo com a alta dos custos assistenciais no mercado global, conseguimos equilibrar o crescimento dos nossos custos em 7,42%, enquanto que a inflação saúde registrada nesse mesmo período foi de 9,64% (INPC- Serviços de Saúde), ” explicou.
Fazer grandes investimentos e ainda reduzir custos são uma das principais características da Caixa dos Servidores. Dentre os principais investimentos feitos em 2015 então: a aquisição e modernização de novos equipamentos médico-hospitalares e mobiliários para as unidades hospitalares, ampliação do atendimento com a criação do ambulatório médico de neurologia e angiologia na unidade hospitalar de Três Lagoas, inauguração do CTI Adulto e neonatal em Três Lagoas, treinamentos dos colaboradores, reformas de Unidades e Regionais, inauguração de mais quatro novos Centros Odontológicos e investimentos em programas de prevenção como o “Eu me amo, eu me cuido” e o investimento, o Hospital Cassems de Campo Grande”.
Em 2016, os desafios continuam e a administração da Caixa dos Servidores seguirá sempre pautada pela austeridade, transparência de informações e ousadia para construir o futuro. “Estamos trabalhando incansavelmente para inauguração do Hospital de Campo Grande, previsto para o próximo mês e continuaremos levando nosso atendimento a todo Estado, Iniciaremos a construção do Hospital Cassems na cidade de Corumbá, com isso, estamos interiorizando ainda mais os atendimentos aos usuários”, pontuou o presidente.
Para obter maior controles sobre as operações, visando a redução dos custos, o investimento em tecnologia também é prioridade. Em outubro de 2016, será concluído a implantação do sistema assistencial e a implantação do faturamento eletrônico. “Manteremos o foco no trabalho de redução de nossa sinistralidade total, nossa meta para 2016 é reduzir para 75%”, finalizou.
Ariane Martins – Ascom Cassems
mar 21, 2016 | Campo Grande

Sede do PCdoB sofre atentado em Campo Grande
QUEM QUER A GUERRA?
Enquanto ocorria o ato público contra o golpe e desestabilização política que setores da direita tentam instalar no país, a sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi atacada, na noite de ontem, 18 de março, sexta-feira, em Campo Grande-MS. Hoje, 19, pela manhã, os militantes encontraram a casa onde funciona o Comitê Estadual do partido com fachada e placas incendiadas.
A direção do PCdoB-MS já solicitou lavratura de boletim de ocorrência à polícia e vem a público denunciar o covarde atentado cometido contra as instalações de sua sede. Segundo nota divulgada pela organização, “isso é parte da onda de ódio e intolerância que mobiliza setores da sociedade brasileira, fomentada pela mídia (principalmente a Globo), grande parte do Judiciário, do MP e da PF, bem como pela oposição partidária conservadora.”
Segue abaixo a íntegra da nota:
Na última noite, a sede do PCdoB de Mato Grosso do Sul foi atacada. Tentaram incendiar a placa que fica na frente, com o foco de fogo muito próximo do madeiramento do beiral, causando sério risco de incêndio. Isso é parte da onda de ódio e intolerância que mobiliza setores da sociedade brasileira, fomentada pela mídia (principalmente a Globo), grande parte do Judiciário, do MP e da PF, bem como pela oposição partidária conservadora.
Não responderemos com ódio, não deixaremos de defender soluções pacíficas e democráticas para os conflitos existentes na sociedade. Mas não nos intimidaremos. Somos o Partido da Coragem, aquele que lutou no Araguaia e que jamais abrirá mão de defender a democracia, a soberania nacional, os direitos dos trabalhadores e o socialismo.
Tomaremos todas as medidas possíveis para que, dentro da lei, os autores sejam identificados e punidos. Não nos abateremos com provocações e atentados fascistas. Isso só nos dá mais combustível para seguir na luta contra o golpe, pela democracia. Viva o Partido Comunista do Brasil! Viva a luta do povo! Não Vai Ter Golpe! Democracia Sempre!
Direção Estadual PCdoB-MS
mar 19, 2016 | Campo Grande

engenheiro Agrônomo Afonso Simões Correa
Faleceu em Campo Grande aos 94 anos, o engenheiro agrônomo Afonso Nogueira Simões Correa. Técnico de reconhecida capacidade e enormes serviços prestados ao Estado, Simões Correa exerceu atividades públicas e privadas e foi um dos membros da comissão especial organizada para dividir o estado de Mato Grosso e organização e instalação do novo estado de Mato Grosso do Sul. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Harry Amorim Costa.
Seu corpo está sendo velado na Capela Parque das Primaveras e será sepultado às 9 horas. Afonso ia completar 70 anos de casamento: deixa sete filhos, 14 netos e 12 bisnetos.
Afonso Nogueira Simões Correa nasceu em Maracaju, diplomou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa em 1945 e pós graduou-se em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Foi funcionário concurso do Ministério da Agricultura onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão, entre eles, vice-diretor do Instituto de Zootecnia, diretor geral do departamento de promoção agropecuária, Codiretor Brasileiro do Escritório Técnico de Agricultura (ETA) da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional, foi também Ministro Interino de Agricultura.
Foi também professor das Universidades Federais de Viçosa e Rural do Rio de Janeiro. Em uma das últimas homenagens que recebeu do CREA-MS, disse que “Eu não tenho grandes méritos, os únicos méritos que eu tive na vida foi de cumprir o meu dever com muita seriedade. Eu realmente trabalhei além do normal no serviço público. Não acho que eu não tenha feito nada além do normal, apenas cumpri o meu dever”.