(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
“Caravana faz parte de projeto que está reestruturando a saúde do Estado”, afirma Reinaldo

“Caravana faz parte de projeto que está reestruturando a saúde do Estado”, afirma Reinaldo

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja reafirmou na manhã desta terça-feira (11), durante entrevista ao programa O Povo na TV, do SBT MS, que a Caravana da Saúde faz parte de um projeto maior que está reestruturando os atendimentos de saúde em Mato Grosso do Sul. Além de zerar as filas de atendimentos, a Caravana está equipando hospitais pelo interior para que essas filas não voltem a se formar.

De acordo com Reinaldo, o maior programa de saúde da história do Estado está inserido dentro de um planejamento que vai até 2018. Ele citou como exemplo o o Hospital de Coxim que está reestruturado após a passagem da Caravana, tendo sido inclusive inaugurada a hemodiálise.

Tatá (28)

“O Ministério da Saúde não preconiza atender com população menor que 150 mil habitantes, lá tem 100 mil, mas nós instalamos porque os pacientes andavam 550 km por dia, três vezes por semana para fazer o tratamento em Campo Grande. Isso é desumano. Na capital vamos terminar o Hospital do Câncer, o do Trauma, e dobrar o tamanho do Regional. Isso tudo até 2018. É um processo dentro de uma organização”, explicou.

Um ponto enfatizado durante a entrevista foram os números desatualizadas de pessoas cadastradas para atendimento na rede de saúde pública. Segundo o governador, quando o proejto iniciou em 2015, havia o registro de 17 mil pessoas em todo o estado aguardando por procedimentos.

“Nós não imaginávamos o quanto o Estado estava defasado com os números. Já realizamos 29 mil cirurgias até agora e para a etapa Campo Grande estão previstas mais de 17 mil cirurgias. Para se ter uma ideia, nos anos anteriores ao nosso mandato, o Estado realizava entre mil e 1,2 mil cirurgias por ano. Hoje nós temos 46 mil pessoas que vão passar pelo procedimento. Então, no ritmo anterior nós demoraríamos 48 anos para fazer tudo”, revelou.

Números atualizados

Reinaldo aproveitou para atualizar os números e informou mais de 1,6 mil atendimentos somente no primeiro dia de Caravana, com 700 pacientes cadastrados com dia marcado para realizar as cirurgias. O governador destacou que os moradores de Campo Grande e das 16 municípios do entorno não precisam ficar preocupados em não ser atendidos.

Tatá (38)

“Muita gente esteve no primeiro dia para as cirurgias oftalmológicas. Aviso que não precisa ir todo mundo de uma vez só. Os atendimentos no Albano Franco terminam dia 29, mas as cirurgias ficam marcadas até o mês de julho. Quanto as demais especilidades, os municípios é que estão direcionando as pessoas que já estão nas filas aguardando por atendimento. Serão 17 mil cirurgias, 12 mil exames especializados. Vamos zerar a fila de ressonância magnética. Serão disponibilizadas mil colonoscopias, mil endoscopias, entre outros”, disse.

Questionado sobre a quantidade de cirurgias, Reinaldo reforçou que as oftalmológicas terão a fila zerada. Já as demias, pelas quais os pacientes devem ser encaminhados pelos municípios, estão programadas cerca de quatro mil, entre vasculares, ginecológicas, ortopédicas e outras. “Nós contratamos uma equipe de médicos, hospitais e exames para atender a população que estava esquecida nessas filas. As cirurgias serão feitas no Hospital Regional, Santa Casa, São Julião, Hospital do Pênfigo e na Maternidade Cândido Mariano”, pontuou.

Outros temas

Durante a entrevista, o governador falou sobre a possibilidade da troca iminente do comando do Governo Federal. Para Reinaldo, a próxima gestão precisa cumprir suas obrigações, deixando de empurrar as responsabilidades para Estados e municípios e fazer com que o país volte a crescer.

Tatá (39)

“Parece que o Senado vai decidir pelo afastamento da presidente (Dilma Roussef). O que a gente espera é que o Governo Federal cumpra com as obrigações, repassando o que é de direito aos entes federados, ajude nas áreas de saúde, educação, segurança pública e enfrente o maior desafio que é fazer a credibilidade da economia nacional voltar a crescer, gerando emprego e oportunidade. A economia andando para frente diminui a recessão e melhora a vida das pessoas”, declarou.

Antes de encerrar, Reinaldo falou sobre a sucessão municipal em Campo Grande, para a qual a vice-governadora Rose Modesto foi escolhida como pré-candidata. “A Rose foi escolhida pelo partido do qual que faço parte (PSDB) e tem o apoio do Governo porque é competente, ficha limpa e conhece os problemas de Campo Grande. Vamos andar pelos bairros para conhecer as dificuldades e analisar as potencialidades. Não tenho dúvida que ela é um bom nome”, finalizou.

Texto: Diana Gaúna. – Fotos: Chico Ribeiro.

CPI do Cimi aprova relatório final e encaminha denúncias até ao Vaticano

CPI do Cimi aprova relatório final e encaminha denúncias até ao Vaticano

WSG_2389

CPI do Cimi aprova relatório final e encaminha denúncias até ao Vaticano

Foi aprovado nesta tarde (10) o relatório final da CPI do Cimi, que aponta culpa do Conselho Indigenista Missionário em incitar e financiar as invasões de propriedades particulares em Mato Grosso do Sul. O resultado das investigações será encaminhado a vários órgãos, incluindo a presidência da República e o Vaticano.

O documento também será entregue ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao Ministério Público Federal e Estadual, CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Conselho Nacional do Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério da Defesa, Senado, CPI da Funai e do Incra no Congresso Nacional, representação da Santa Sé no Distrito Federal e ao CAFOD (Agência Católica para o Desenvolvimento Exterior).

A presidente da CPI, deputada Mara Caseiro (PSDB), espera que providências cíveis e criminais sejam tomadas contra o que ela chama de “organização criminosa”.

“Estamos encaminhando aos órgãos competentes e vamos cobrar providências. Desenvolvemos uma apuração séria, embasada, e temos provas tanto documentais quanto testemunhais suficientes para provar que o Cimi atua de maneira ardilosa, insuflando os povos indígenas, criando um clima de terror no campo e de instabilidade jurídica no Estado”, afirmou.

Tanto os relatos quanto os documentos colhidos pelo colegiado desde o dia 30 de setembro, quando os trabalhos foram iniciados, demonstram o “modus operandi” do Cimi. Isso inclui organização primorosa, táticas de guerrilha, apoio para armamento indígena e agressividade.

O documento aponta ainda investimento internacional para as chamadas “retomadas”, palavra utilizada por membros da organização e por ativistas da causa indígena para classificar as invasões de propriedades particulares.

Entre os anos de 2013 e 2014, entidades estrangeiras repassaram mais de R$ 7 milhões ao Cimi. Entretanto, nenhuma comunidade indígena foi beneficiada por projetos custeados por esse recurso.

Diversos indígenas ouvidos pela CPI comprovaram a culpa do Cimi na incitação à invasão. Dois delegados de Polícia Federal também relataram à CPI detalhes sobre a atuação da organização na invasão da fazenda Buriti, quando membro do Cimi foi flagrado de posse de um manual anarquista. Entre outras coisas, ele ensina como fraudar cartões de crédito, fabricar bombas caseiras e silenciadores para armas de fogo.

Por outro lado, os poucos membros do Cimi que conseguiram ser localizados para prestar depoimento, se esquivaram da maioria das respostas e proferiram declarações evasivas.

Para Mara Caseiro, o relatório deixa clara a atuação do Cimi para desestabilizar o agronegócio, as instituições oficiais e os poderes constituídos.

BALANÇO

O relatório final possui 222 páginas, divididas nas seguintes seções: provas orais, documentais, atuação específica dos membros do Cimi, as práticas da organização e os encaminhamentos a serem tomados após o fim dos trabalhos.

A CPI do Cimi realizou 26 sessões, totalizando 37 depoimentos. Foram ouvidos os jornalistas Lorenzo Carrasco e Nelson Barretto, estudiosos da área, os produtores rurais Vanth Vanni Filho, Mônica Alves Corrêa, José Raul das Neves, Roseli Maria Ruiz da Silva, Jucimara e Ricardo Bacha, os indígenas Dionedson Cândido, Inocêncio Pereira, Cacilda Pereira, Abélcio Fernandes, professor Alberto França Dias, Ramiro Luiz Mendes, Enedino da Silva, Mauro Paes, Rubson Ferreira de Oliveira, Edson Candelário, Cledinaldo Cotócio, Percedino Rodrigues, cacique Fábio Lemes, Wanderley Dias Cardoso, cacique Enir Bezerra, o ex-coordenador da Sesai, Hilário da Silva, o atual coordenador, Lindomar Ferreira, o ex-coordenador da Funai, Jorge Antônio das Neves, o presidente nacional do Cimi, Dom Roque Paloschi, o ex-assessor jurídico da instituição, Maucir Pauletti, o advogado do Cimi, Luiz Henrique Eloy Amado, o secretário-executivo da organização, Cleber Buzatto, os delegados Alcídio de Souza Araújo, André Matsushita e Marcelo Alexandrino, o procurador da República, Emerson Kalif Siqueira, o desembargador Alcir Gursen de Miranda, e o administrador rural Ramão Aparecido Evangelista dos Santos.

O relatório ficou sob responsabilidade do deputado Paulo Corrêa (PR). Também integram a comissão Marquinhos Trad (PSD), Pedro Kemp (PT) e Onevan de Matos (PSDB).

Assessoria de Imprensa – deputada estadual Mara Caseiro

“Câmara foi invadida e tomaremos as medidas cabíveis”, diz presidente

“Câmara foi invadida e tomaremos as medidas cabíveis”, diz presidente

300x225-fa64061af7645db1ddba47c25697ae0b

João Rocha (PSDB), disse que usará imagens do sistema de segurança para identificar servidores. (Foto: Fernando Antunes)

“Vamos tomar todas as medidas cabíveis contra os servidores que invadiram a Câmara Municipal esta manhã”, apontou o presidente da casa, vereador João Rocha (PSDB), em coletiva à imprensa realizada após o tumulto que o levou a encerrar a sessão desta quinta-feira (5). Para tanto, conforme ele, todas as imagens de segurança da casa de leis serão avaliadas para levantar os envolvidos no que chamou de “agressão absurda”.

Veja Mais
Vídeo mostra momento de confusão durante sessão na Câmara Municipal
Confusão na Câmara Municipal tem bate boca, murro e uma pessoa ferida

“São servidores comissionados que abandonaram os seus postos de trabalho para vir aqui provocar tumulto, numa ação planejada”, disse Rocha, reclamando que não foi procurado pelos manifestantes. A confusão e gritaria envolveu, na maioria, funcionárias que protestavam contra o vereador Roberto Durães (PSC) que afirmou, em tribuna, “conhecer a mãe do prefeito embaixo dos edredons”, referindo-se a uma senhora de 87 anos que sequer conhece o parlamentar.

Enfurecidas e alegando desrespeito às mulheres, várias diretoras, professoras e outras servidoras empunhavam cartazes de repúdio e recolhiam assinaturas pedindo a cassação de Durães por quebra de decoro parlamentar. A atitude foi reprovada pelos vereadores. “Das vezes que (Alcides) Bernal veio à Câmara, sempre foi tratado com respeito, mas quando um prefeito perde a postura, seus servidores sentem-se no mesmo direito”, disse.

Ao lado de João Rocha, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB) destacou que um jornalista foi agredido por uma das manifestantes enquanto fazia uma transmissão de rádio, ao vivo, pelo celular. “A imprensa é livre e tivemos um repórter agredido. Isso é uma afronta aos vereadores”, avaliou. Também participaram da coletiva os vereadores Edil Albuquerque (PTB), Chiquinho Telles (PSD) e Otávio Trad (PTB).

Segurança falha – Questionados sobre o número insuficiente de guardas-municipais, que no momento da confusão eram apenas quatro, o presidente da casa, João Rocha, admitiu a necessidade de mais guardas e disse que pedirá novamente à Prefeitura o reforço na segurança, para evitar novos episódios violentos dentro de um prédio público.

Campo Grande news

Menino de apenas 10 anos é autor de livro de poesia

Menino de apenas 10 anos é autor de livro de poesia

Foto Silvio Enzo_crédito Raquel de Souza (1)

Foto Silvio Enzo_crédito Raquel de Souza (1)

“Poemas de Silvio Enzo” reúne textos que o autor mirim escreve desde os oito anos de idade

Dentre os gostos de Silvio Enzo, de apenas 10 anos, alguns são comuns para crianças dessa idade, como o skate, o karatê e os jogos de computador. Outros, como a poesia, nem tanto. É justamente esse o gênero literário preferido do garoto, que com sua pouca idade já escreveu tantos poemas que eles foram reunidos no livro “Poemas de Silvio Enzo”, que será lançado no próximo sábado (07), às 16 horas, no Fran’s Café. “Todas as escolas que eu estudei desde pequeno incentivavam a leitura, então sempre gostei de ler, ao invés de preferir ir em lojas de brinquedo eu preferia ir em livrarias”, confessa o autor mirim.

A mãe de Silvio Enzo, Megh Firmino, conta que com apenas quatro anos ele teve contato com os poemas do autor Manoel de Barros, que até hoje é uma de suas maiores inspirações. “Ele sempre gostou de ouvir histórias. Em 2014 viajamos para o Nordeste e lá o Silvio Enzo comprou vários cordéis, e eu vi que ele se identificou muito. Logo que voltamos ele escreveu um poema e me mostrou, de início nem acreditei que ele havia escrito sozinho, porque tinha palavras muito maduras”, conta a mãe. Para provar que era mesmo o autor do poema, Silvio Enzo pegou um caderno e em pouco tempo havia escrito mais seis textos.

Desde então o menino não parou mais de escrever. Dentre suas inspirações para os poemas que compõe seu primeiro livro estão sua família e amigos, as atividades do cotidiano, os lugares que conheceu em suas viagens e a natureza em geral. Talentoso, ele também desenha, e algumas de suas ilustrações estampam a obra. Para o futuro, o autor sonha em publicar outros livros, pois já tem novas poesias escritas. “Eu sempre quis escrever um livro para quando chegar numa livraria, ou na biblioteca da minha escola, olhar os livros e poder ver que tem um meu lá”, confessa Silvio Enzo.

Serviço:O lançamento do livro “Poemas de Silvio Enzo”, do autor mirim Silvio Enzo Moraes, publicado pela Life Editora, será realizado no próximo sábado, dia 07 de maio, às 16 horas no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. O livro será vendido na ocasião por R$30.

 

Frente Parlamentar reforça defesa da vida em Campo Grande

Frente Parlamentar reforça defesa da vida em Campo Grande

Divulgação

Frente Parlamentar reforça defesa da vida em Campo Grande

As ações em defesa da vida ganharam um importante reforço nesta terça-feira (3/5). Foi aprovado, durante a sessão plenária, o Projeto de Resolução 293/16, de autoria do vereador Dr. Lívio (PSDB), que institui a Frente Parlamentar de Defesa da Vida contra o Aborto no município de Campo Grande (MS). “Nossa preocupação é com relação à defesa da vida e os cuidados com as mães, por isso a Frente terá um importante papel de orientação e mobilização”, explicou Dr. Lívio.

Também compete à Frente Parlamentar fiscalizar e denunciar atitudes que incentivem o aborto, apresentar proposições legislativas municipais de interesse para a defesa da vida, participar e promover discussões relacionadas ao assunto. Outra atribuição é acompanhar a execução de políticas públicas em defesa da vida, desenvolvidas pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

O projeto de resolução estabelece que a Frente será formada, sempre que possível, por um vereador de cada partido com representação na Câmara Municipal. Cada parlamentar terá prazo de 30 dias para solicitar a adesão, contados a partir da promulgação da Resolução. Representantes de entidades e cidadãos em geral poderão participar e contribuir para a defesa da vida. “Será mais um instrumento de orientação e mobilização”, afirmou o coordenador do Comitê pela Cidadania em Defesa da Vida – MS sem Aborto, Valmir João da Cruz Filho.

Segundo ele, a Frente Parlamentar tem a prerrogativa de acompanhar as tramitações de projetos em defesa da vida. “E especialmente é possível estar atento a tudo o que também faz mal à saúde da mulher”, enfatizou. Ele informou ainda que a 3ª Marcha pela Vida de MS será realizada dia 21 de maio, às 8h30, com concentração na Praça do Rádio Clube Campo.

Ações

As reuniões da Frente Parlamentar terão caráter público e serão divulgadas no site institucional da Câmara Municipal de Campo Grande. Se necessário, a Frente Parlamentar poderá realizar diligências em unidades públicas ou privadas de atendimento a pacientes e apuração de denúncias. Os trabalhos deverão ser regidos por um estatuto a ser elaborado e aprovado pelos membros da Frente Parlamentar.

A defesa da vida é uma das causas prioritárias do Projeto Coletivo – Mandato do vereador Dr. Lívio. No último dia 23 de fevereiro, foi realizada na Câmara Municipal, por iniciativa do Mandato, a palestra Aborto/Microcefalia/Zika Vírus – Uma visão científica, proferida pelo doutor em Medicina, Décio Iandoli Júnior.

PTB municipal promove Coaching Político hoje na Câmara Municipal

A presidente do PTB municipal, Liz Derzi Matos junto com a Comissão Executiva promove hoje (03/05) ás 19h00, na Câmara Municipal um curso de “Coaching Político” para os pré-candidatos a vereadores do partido. O curso será ministrado pela palestrante e consultora Giedre Paula.

O coaching político é uma abordagem específica para políticos, candidatos e equipes, cujo objetivo é criar uma carreira política e não apenas desenvolver uma estratégia pontual para um momento de campanha. Apoia o candidato também em sua campanha, mas busca principalmente um alinhamento entre valores, missão e estratégias do candidato com os ideais de uma sociedade que precisa de políticos consistentes e coerentes com o bem estar da população.

“O curso propõe um planejamento estratégico da carreira e da vida política. Quais as mudanças comportamentais devem ser feitas tendo em vista os resultados desejados, como organizar a agenda, o tempo, as estratégias, enfim, será uma somatória de fatores que fará a diferença no período eleitoral, espero que os participantes aproveitem a oportunidade”, finaliza Liz.

Assessoria de Comunicação/Denise Nantes