(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Campanha do Agasalho: Mara Caseiro participa da entrega de cobertores a entidades

Campanha do Agasalho: Mara Caseiro participa da entrega de cobertores a entidades

DSC_0531

Mara Caseiro participa da entrega de cobertores a entidades

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) participou nesta manhã (14) da entrega de cobertores ao Centro de Recuperação Minha Esperança, que trabalha com dependentes químicos, e ao Hospital Nosso Lar, que abriga pacientes com transtornos mentais e pessoas em tratamento contra o uso de drogas.

A entrega ocorreu na sala da presidência da Assembleia Legislativa e integra a Campanha do Agasalho 2016. Ao todo, foram doadas 460 peças, arrecadadas com a participação de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo.

Para a deputada Mara Caseiro, terceira vice-presidente da Casa, esta é uma oportunidade de colaborar com essas instituições que tanto ajudam os mais necessitados em Mato Grosso do Sul.

“Queremos destacar o trabalho primordial desenvolvido por essas entidades, que dão suporte à nossa sociedade, que auxiliam os mais debilitados, os que têm fome e frio. E é nesse sentido que estamos colaborando, participando dessa campanha”, comentou Mara Caseiro.

A deputada inclusive destinou emenda parlamentar no valor de R$ 20 mil para o hospital Nosso Lar. O dinheiro será revertido para a compra de materiais diversos para consumo.

Também está prevista para o próximo mês a sanção pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) da proposta que destina 1% dos recursos do ICMS [Imposto sobre a circulação de Mercadorias e Serviços] do fumo e da bebida às entidades. O valor repassado mensalmente será de, aproximadamente, R$ 1 milhão, a ser distribuído de acordo com o número de atendimentos de cada instituição.

Fernanda França

Secretária da Sedhast empossa componentes de Núcleo de Educação Permanente do SUAS em MS

Secretária da Sedhast empossa componentes de Núcleo de Educação Permanente do SUAS em MS

Campo Grande (MS) – Elisa Cleia Nobre, titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, empossou na manhã desta terça-feira (14), no auditório da Sedhast, os componentes do Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (NEEP/SUAS-MS). “Precisamos cumprir nossas tarefas como profissionais que somos, e avançarmos frente ao cenário nacional para mantermos nosso Estado no patamar de referência na política do SUAS”, enfocou a secretária da Sedhast.

O núcleo formado por representantes da área da Assistência Social ficará responsável por deliberar e pactuar as demandas e competências das qualificações. É uma instância de consulta e assessoramento dos órgãos gestores do Sistema Único de Assistência Social e tem como objetivo contribuir para a valorização dos trabalhadores do SUAS, privilegiando a qualificação técnica de todos aqueles que atuam na área.

Mato Grosso do Sul pioneiro nos cursos de capacitações voltados aos trabalhadores da área, é o único do País a ter uma escola específica para esse fim. A Escola do SUAS – Mariluce Bittar, inaugurada em 2015, já vem desenvolvendo diversos cursos do CapacitaSuas.

Sérgio Vanderly
Superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Vanderly

Segundo o superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Vanderly, a composição desse núcleo é mais um avanço. “Passamos por várias fases durante a implantação do SUAS, e hoje contemplamos mais um motivo de celebração, que é a materialização desse Núcleo de Educação Permanente”, destacou o superintendente.

Núcleo – A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS estabelece que os núcleos de educação permanente devam ser instituídos nas três esferas de gestão: União, estados e municípios. Em Mato Grosso do Sul, o NEEP/SUAS-MS foi instituído em 2015 pelo decreto estadual 14.318.

posse 2
Membros do NEEP/SUAS-MS

Componentes – O Núcleo é composto por profissionais da Sedhast, pela Coordenadoria de Apoio à Gestão do Suas, pela Coordenadoria da Proteção Social Básica e Especial, pela Escola de Assistência Social de MS; por representantes do Conselho Estadual de Assistência Social, conselhos de classe e trabalhadores da área indicados pelo Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Mato Grosso do Sul; representantes de Instituições de Ensino Superior (IES); e representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de MS.

Solange Mori – Sedhast

Reinaldo lança nesta terça-feira programa de investimento na Segurança Pública

Reinaldo lança nesta terça-feira programa de investimento na Segurança Pública

image002

Reinaldo lança nesta terça-feira programa de investimento na Segurança Pública

Campo Grande (MS) – Cumprindo o compromisso de priorizar a segurança pública, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, lançam na terça-feira (14), às 7h45, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, o programa “MS Mais Seguro”, que garante milhões de investimentos na segurança pública do Estado.

Será um dos maiores programas de segurança pública já realizado em Mato Grosso do Sul, que irá priorizar todas as forças e instituições da segurança pública, com investimentos em viaturas, armas e equipamentos de salvamento e proteção.

Romilda Herebia – Subsecretaria de Comunicação

Aberto credenciamento da imprensa para assinatura das emendas parlamentares

Aberto credenciamento da imprensa para assinatura das emendas parlamentares

image001 (1)

Aberto credenciamento da imprensa para assinatura das emendas parlamentares

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul abriu credenciamento à imprensa para cobertura da solenidade de assinatura das emendas parlamentares.

Os veículos de comunicação devem enviar o nome completo dos profissionais escalados (repórter, repórter cinematográfico, repórter fotográfico, radialista, técnicos, auxiliares, entre outros) para o e-mailrherebia@secom.ms.gov.br IMPRETERIVELMENTE até terça-feira (14), às 17 horas.

Por conta da capacidade do local do evento (auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo), as credenciais estão limitadas a três por TV (cinegrafista, repórter e auxiliar), duas por jornal impresso, site ou revista (repórter e fotógrafo) e uma por rádio ou assessoria de imprensa. As assessorias de comunicação do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa irão fornecer as fotos para todos os veículos e assessores de imprensa que precisarem.

As credenciais poderão ser retiradas na quarta-feira (15), a partir das 14h, na Subsecretaria de Comunicação, no prédio da governadoria. A solenidade será realizada na quinta-feira (16), às 14h30, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Foto: Chico Ribeiro – www.noticias.ms.gov.br – Romilda Herebia

‘Ostentação’ denunciou traficantes que usavam loja de carros para lavar dinheiro

‘Ostentação’ denunciou traficantes que usavam loja de carros para lavar dinheiro

i90.jpeg

‘Ostentação’ denunciou traficantes que usavam loja de carros para lavar dinheiro

Membros de organização criminosa presos pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (9), durante a Operação Nevada, ostentavam carros e casas de luxo, o que chamou atenção dos investigadores, que deram início à operação há 23 meses. O grupo traficava grandes quantidades de cocaína que era comprada na Bolívia e chegava ao Brasil em aeronaves.

Os delegados Cleo Mazzotti, chefe de combate ao crime organizado e Fabrício Marques Rocha, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, apresentaram os resultados da operação nesta quinta-feira. Segundo as autoridades, as investigações tiveram início há aproximadamente dois anos, a partir da movimentação suspeita que ocorria em uma casa em Campo Grande, localizada na Rua Serra Nevada, na Chácara Cachoeira.

Na residência, havia muita movimentação de carros de luxo, além de constantes festas e, a partir das investigações aos proprietários da residência, foi constatado que os bens não eram compatíveis com a renda anual declarada pelos moradores. A investigações detectaram a organização criminosa que atuava com tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Os ‘cabeças’ da organização foram presos. Três irmãos de Campo Grande estariam entre os mandantes, dois foram presos na Capital e um em São Paulo, onde foi preso também o principal comprador do entorpecente. Também foi preso em Campo Grande o ‘testa de ferro’ e braço financeiro do grupo, proprietário da revendedora de veículos Inove, localizada na Avenida Rodolfo José Pinho.
Movimentação financeira

Segundo os delegados, os criminosos atuavam apenas com dinheiro em espécie. Durante a operação foram apreendidos mais de U$ 2 milhões, além de 778 quilos de cocaína e armas de fogo de uso restrito e também de uso permitido, ao menos 1 pistola calibre 9mm, 2 revólveres calibre 38, munições calibre 38, 9mm e de fuzil calibre 5,56 mm.

O ‘testa de ferro’ da quadrilha fazia a lavagem do dinheiro por meio da concessionária de automóveis e chegou a ser ouvido duas vezes pela Polícia Federal, quando declarou renda mensal de R$ 6,5 mil. No entanto, a polícia chegou a constatar a compra de carros avaliados em R$ 600 mil e uma propriedade, avaliada em R$ 4 milhões. A estimativa é de que, entre 2010 e 2014 ele movimentou R$ 14 milhões. A quadrilha atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

Outros envolvidos no esquema de tráfico também declaravam aproximadamente renda anual de R$ 60 mil, mas, segundo os delegados, em uma das casas os policiais encontraram um objeto decorativo avaliado em mais de R$ 60 mil logo na entrada.

Tráfico internacional
Os carregamentos de cocaína eram comprados pelo grupo diretamente na Bolívia e arremessados por meio de pequenos aviões em Porto Murtinho. No município, a droga era levada para fazendas em Bodoquena e Bonito, onde ficavam armazenadas para depois serem levadas para São Paulo em caminhões e outros veículos.

Foram apreendidos com o grupo mais de 30 veículos, entre carros de luxo e caminhões. As investigações seguem por conta dos foragidos e do uso das fazendas em MS, mas os principais membros da quadrilha estão presos. Entre os mandados, apenas três não foram cumpridos. A Polícia Federal atuou nesta quinta-feira em Campo Grande, Bodoquena, Bonito, Rondonópolis (MT), São Paulo (SP), Guarujá (SP), Suzano (SP) e São Bernardo do Campo (SP).

O grupo responderá por tráfico internacional de drogas, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Renata Portela e Arlindo Florentino – Midiamax.com

“Violência contra o idoso é cruel e deve ser repudiada por toda sociedade”  Vereador José Chadid presidiu audiência que debateu o tema

“Violência contra o idoso é cruel e deve ser repudiada por toda sociedade” Vereador José Chadid presidiu audiência que debateu o tema

IMG-20160608-WA0052

“Violência contra o idoso é cruel e deve ser repudiada por toda sociedade” Vereador José Chadid presidiu audiência que debateu o tema

A Violência contra o idoso, em todas suas formas, foi o tema da Audiência Pública, realizada nesta quarta-feira, 08 de junho, pela Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, presidida pelo vereador José Chadid (PSDB).

“A violência contra a pessoa idosa é indigna, cruel e deve ser repudiada por toda sociedade”, disse o parlamentar na abertura do evento que contou com a presença da promotora de Justiça dos Direitos da Pessoa Idosa Cristiane Nogueira Rescala, do delegado da Polícia Civil, Wellington de Oliveira, da médica geriatra Marta Driemeir, da professora Leiner Maura Alves de Melo, coordenadora da Universidade da Melhor Idade – UMI/UCDB, dos vereadores Engenheiro Edson Shimabukuro (PTB) e Betinho (PRB), do deputado estadual João Grandão (PT) e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Neide Araújo entre outros participantes.

O deputado estadual João Grandão (PT), representante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, afirmou que a violência contra o idoso tem muitas expressões. “A violência perpassa a agressão física e tem maior incidência no seio familiar. Falta de carinho, de amor e paciência são nuances da violência”, disse. “Precisamos levar esse debate a todos setores da sociedade, independente de ideologia partidária”, afirmou o parlamentar.

De acordo com a promotora Cristiane Nogueira Rescala, diante da transformação social que o Brasil vivencia, a politica do idoso não está definida em todas esferas. “O idoso não tem valor para sociedade. O envelhecimento não pode ser observado como tabu”, disse. Acrescentou ainda de é necessário inciar um processo de valorização a partir da educação.

Para o delegado Wellington de Oliveira, a violência tem início na falta de politicas públicas. “A gente vive em sociedade e sabe que vai envelhecer. É preciso verificar as causas do problema e criar mecanismos de proteção ao idoso e adotar medidas de prevenção a crimes cujo vítima é o idoso”, afirmou o delegado que relatou vários exemplos de ações criminais envolvendo idosos que são enganados devido à carência afetiva que vivem. “Hoje o idoso sofre bullying, omissão, abandono, carência e a pena para quem viola seus direitos é ínfima. É necessário criar uma rede de suporte para o idoso”, disse.

Outra questão abordada durante a audiência foi a saúde do idoso. “O sonho de toda sociedade é envelhecer com saúde e qualidade, mas para isso é necessário investir na prevenção, na redução de riscos e na reabilitação”, afirmou a médica geriatra Marta Driemeir. Para ela esse é um trabalho para vida toda, desde a infância.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Neide Araújo, explicou que os idosos tornam-se vulneráveis quando apresentam alguma dependência. “A família precisa se preparar para envelhecer”, disse , lembrando que caso contrário vai fazer com que o familiar da terceira idade acabe se tornando ”invisível”, o que vai ocasionar no abandono de suas necessidades, sejam físicas ou emocionais, mesmo que involuntariamente.

Evitar que um idoso se torne ‘invisível’ é possível inserindo-o em atividades acadêmicas e culturais. A professora Leiner Maura Alves de Melo, coordenadora da Universidade da Melhor Idade – UMI/UCDB apontou caminhos que possibilitam atingir essa realidade. Essa orientação está numa publicação da instituição, e que foi distribuída na audiência, onde em um dos trechos diz que “Nas oficinas realizadas pela UMI, os alunos aprendem noções sobre envelhecimento humano e seus direitos e deveres para atuarem na comunidade em que vivem como verdadeiros cidadãos idosos em combate a violência ao idoso”.

Como educador, psicólogo, presidente das Comissões de Educação e Desporto, e a de Assistência Social e do Idoso, o vereador José Chadid destacou a importância do debate, afirmando que a questão do atendimento aos idosos não pode ser tratada com leis que venham significar “letras mortas”. Segundo ele leis foram feitas para serem cumpridas e, quando não o são, mais do que nunca é essencial a união dos representantes dos órgãos públicos e de setores da iniciativa privada para uma grande frente a fim de exigir seu cumprimento com vistas a assegurar qualidade de vida digna e saudável para melhor idade.

Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do vereador