jun 21, 2016 | Campo Grande
Dia de Cooperar será em 2 de julho no Centro Olímpico Vila Nasser
As cooperativas do Mato Grosso do Sul estão mais uma vez mobilizadas na maior rede cooperativista de voluntariado do país: o Dia de Cooperar – também chamado Dia C. No primeiro sábado de julho (2/7), os cooperativistas se reúnem no Centro Olímpico Vila Nasser, em Campo Grande, para oferecer orientações em saúde e atividades educativas para a comunidade.
Este ano, 28 cooperativas participam do Dia C, desenvolvendo projetos de responsabilidade social, por meio de mais de 1800 voluntários. As ações chegam a 11 municípios do estado e a expectativa é beneficiar mais de 30 mil pessoas. As cooperativas realizam arrecadação de donativos, campanhas educativas e ações em benefício de instituições filantrópicas.
Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, o papel das cooperativas mostra-se fundamental na redução da desigualdade porque oferece às pessoas uma forma digna e sustentável de ganhar a vida e promover a paz. “Partindo da premissa que o Dia C visa transformar a realidade das comunidades, os cooperados estão cada vez mais engajados com boas práticas de sustentabilidade, respeito às pessoas e engajamento no voluntariado”, afirma.
*Sistema OCB/MS: Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul.
TODO DIA É DIA DE COOPERAR
O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). Em todo o país, são mais de 1200 cooperativas mobilizadas nesta grande corrente do bem. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.
Serviço: Dia C em Campo Grande
Local: Centro Olímpico Vila Nasser, Rua São Manoel, 100. Campo Grande/MS
Data: 2 de julho
Horário: 13h às 17h
jun 17, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Estadual Sub 17 de futebol começa a tomar forma com confirmação de várias equipes. São Jose (Ladário), Coxim Atlético Clube, Maracajú AC, Pontaporanense, Aguia Negra (Rio Brilhante), Rio Verde EC, Rio Pardo EC, Seduc (Anastácio), Bonitto AC, Itaporã FC, 7 de Setembro (Dourados), Ubiratan (Dourados), Operário AC (Dourados), Cena (Nova Andradina), 21 de Abril (Fátima do Sul), Camapuã FC, Escolinha Franco Rezende (Maracajú), Santo Andre (Três Lagoas) além dos municípios de Bataguassu, Dois Irmão do Buriti, Nioaque, São Gabriel do Oeste, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Batayporã, Iguatemi, Jardim, Caarapó, Deodápolis e Novo Horizonte do Sul.
“Acredito em uma grande competição, onde descobriremos bons talentos e daremos nossa contribuição social a esses garotos que sonham em jogar futebol em um clube profissional. Alguns municípios estão alegando dificuldades por que passam as prefeituras, mas investir na juventude, na ocupação de seu tempo livre não é gasto, é investimento” disse Marco tavares, Vice-Presidente da FFMS e coordenador do Campeonato.
Obs: Foto da Matéria em anexo.
jun 16, 2016 | Campo Grande

Atletas sul-mato-grossenses disputarão torneio de CrossFit em Goiânia
Quinze atletas irão representar Mato Grosso do Sul na etapa Centro-Oeste do Monstar Games 2016, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho, no Ginásio Goiânia Arena, na cidade de Goiânia (GO).
Durante os três dias de competição, os cerca de 700 inscritos no maior evento fitness da América Latina apresentarão a modalidade esportiva CrossFit, um programa de treinamento que melhora a resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Os atletas sul-mato-grossenses serão divididos em seis times (três femininos e três masculinos) que disputarão o torneio em duas categorias: Amador Times e Scale Times, com o apoio do Box CrossFit Pantaneiros, de Campo Grande (MS). “Para nós é muito gratificante participar de um torneio como esse, porque podemos mostrar a evolução dos nossos alunos e isso estimula o crescimento deles dentro da modalidade. Além disso, é uma oportunidade de levar o nome do nosso box para o evento”, falou Ricardo Trauer, Coach e um dos proprietários do CrossFit Pantaneiros.
Para Paloma Pinheiro Bueno, 33 anos, 2º lugar na categoria amador feminino do ano passado, o momento é de expectativa. “A expectativa é grande porque é uma experiência nova participar do maior evento fitness da América Latina em grupo, diferente das outras vezes que competi em categorias individuais. Desta vez, vou dividir a responsabilidade das provas com as outras integrantes do time e tentar uma boa classificação no torneio”, disse.
CrossFit – Um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral, baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio.
O CrossFit é o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo.
Fotos: CrossFit Pantaneiros – Evllyn Rabelo
jun 16, 2016 | Campo Grande

Renato Câmara pede ação do Governo Federal nos conflitos indígenas
Durante sessão na Casa de Leis na manhã desta quarta-feira, o deputado estadual Renato Câmara, usou a tribuna para lamentar o confronto entre indígenas e policiais militares ocorrido no município de Caarapó, nesta terça –feira.
Ao usar a palavra, Câmara falou sobre o conflito existente há décadas no estado de Mato Grosso do Sul e que na manhã de ontem matou uma pessoa e deixou oito feridas.
Durante sua fala, o parlamentar criticou ex-presidente Dilma Rousseff que, pouco antes de ser afastada, assinou uma Portaria ampliando a demarcação de terras, causando ainda mais problemas, entre produtores e indígenas.
“Mato Grosso do Sul amanheceu em luto diante da tragédia que ocorreu em Caarapó. Índios e proprietários rurais são inocentes neste conflito cujo único responsável é o Governo Federal. A presidente Dilma Rousseff, antes de ser afastada, assinou uma Portaria ampliando a demarcação de terras, causando ainda mais problemas do que soluções”, avaliou Câmara.
O deputado relembrou que por inúmeras vezes, os parlamentares discutiram sobre o assunto, onde expuseram a necessidade de agilidade de ações mais enérgicas que pudessem pôr um fim a esse conflito.
O parlamentar comentou que, os senadores Simone Tebet (PMDB), Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSDB), estiveram reunidos ministro da justiça Alexandre de Moraes, na tarde de ontem, para discutirem sobre os conflitos indígenas que ocorrem em Mato Grosso do Sul. Câmara relatou ainda que o senador Moka terá uma agenda com o presidente, Michel Temer, também para tratar sobre os conflitos.
Requerimento – Durante a sessão, o deputado Renato Câmara, fez um requerimento ao Presidente da República, Michel Temer e ao Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para que o governo federal adote medida emergencial para conter o conflito agrário em todo estado.
“Mato Grosso do Sul precisa que a União adote medidas concretas e urgentes que previnam e não apenas combatam esses conflitos entre produtores rurais e indígenas, e que haja, urgente, uma solução quanto à disputa pelas demarcações de terras em todo o Estado”, comenta Renato Câmara.
jun 16, 2016 | Campo Grande

CPI da Vacina confronta dados e investiga denúncias de funcionários da Sesau
Relator ouvirá coordenadora do Programa Nacional de Imunizações
Os vereadores membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o desaparecimento de doses de vacina contra a gripe H1N1 da rede pública de saúde de Campo Grande, a chamada CPI da Vacina, se reuniram nesta quarta-feira (15), na Câmara Municipal, para definir os próximos passos das investigações. Segundo o relator do grupo de trabalho, Dr. Lívio (PSDB), estão sendo analisados dados referentes ao quantitativo de doses das vacinas recebidas, relatórios das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que detalham onde e quando as vacinas foram aplicadas, além de denúncias de funcionários da secretaria.
“Temos recebido denúncias sérias de que houve vacinação em desacordo com o que determina o Ministério da Saúde, inclusive com relação ao público que foi vacinado”, explicou Dr. Lívio. Ele informou que acompanhará a sindicância instaurada pela Sesau. A imunização deveria priorizar os chamados grupos de risco – crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. “Temos que saber as circunstâncias e quais pessoas foram vacinadas, e porque os funcionários foram orientados a vacinar esse ou aquele”, ponderou.
O relator informou ainda que ouvirá a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, possivelmente já na próxima semana. A oitiva deverá ser realizada por teleconferência. “Pretendemos fazer assim devido à dificuldade de agenda, porque a coordenadora tem compromissos, e também é uma forma de otimizarmos os recursos públicos, evitando deslocamentos”, explicou Dr. Lívio. O Ministério Público Estadual (MPE) também instaurou inquérito para investigar o sumiço das vacinas, após denúncias de que não havia doses nas unidades de saúde da cidade.
As reuniões de trabalho da CPI da Vacina estão sendo realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 15h, no Plenário Edroim Reverdito, na sede da Casa de Leis. Denúncias podem ser encaminhadas via e-mail: denuncia@camara.ms.gov.br.
Foto: Izaías Medeiros – Gilmara Leite – Assessoria de Imprensa
jun 16, 2016 | Campo Grande

Presidente da Comissão de Saúde comemora retomada da obra do Hospital do Trauma
A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputada Mara Caseiro (PSDB), festejou hoje (16) a retomada das obras do Hospital do Trauma de Campo Grande. Ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ela participou da solenidade da assinatura da Ordem de Serviço que dará continuidade ao projeto.
A previsão é de que a obra, paralisada desde 2012, seja entregue no prazo de 12 meses.
“Trata-se de um esforço concentrado para dar prosseguimento a uma obra que, sem dúvidas, vai fazer a diferença no dia a dia da população. Tratar as ocorrências de ortopedia e as emergências de politraumatismo em um local apropriado, sem dúvidas vai desafogar a Santa Casa e beneficiar os usuários”, comentou a deputada.
No projeto arquitetônico do prédio, que irá abrigar o setor de ortopedia e politraumatismo, estão previstos 130 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI’s (Unidades de Tratamento Intensivo), dois leitos de isolamento, 18 leitos de observação, cinco salas cirúrgicas, salas para Raio X, tomografia, ultrassonografia, além de outros aparelhos de diagnósticos de imagem.
São 6.300 metros quadrados de área construída que receberão a partir de agora mais de R$ 8 milhões de investimento, sendo quase R$ 2 milhões de contrapartida do Governo do Estado, quase R$ 5 milhões oriundos do Ministério da Saúde e o restante vindo da prefeitura da Capital.
Para maquinários e equipamentos está previsto recurso no valor de R$ 12 milhões também do Governo Federal.
O Hospital do Trauma irá atender a demanda de urgência e emergência de politraumatizados e pacientes com necessidade de atendimento ortopédico da Capital e também do interior.
A previsão é que a nova unidade tenha capacidade para realizar anualmente 10 mil internações, nove mil cirurgias, 500 internações, 10 mil consultas, além de ampliar os serviços de diagnósticos clínicos e de imagens.
OBRA PARADA
O prédio, que começou a ser construído na década de 1990, inicialmente faria o atendimento ginecológico e de obstetrícia, mas logo o projeto foi modificado, já que era intenso o número de pacientes politraumatizados que chegavam à Santa Casa. A obra chegou a ser interrompida mais de uma vez, ficando parada definitivamente desde 2012.
Em janeiro deste ano, o então ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve em Campo Grande onde oficializou o processo de licitação para a conclusão da obra.
Com informações da Secom/Governo do Estado – Foto: Victor Chileno – Fernanda França