ago 5, 2016 | Campo Grande

Solidariedade lança 17 candidatos a vereador em Campo Grande e Rose destaca a nova política
Campo Grande (MS) – Com a Câmara Municipal lotada, o partido Solidariedade da Capital realizou sua convenção na noite desta quarta-feira (03/08). Além de confirmar o apoio à coligação que tem como candidata ao cargo executivo, a atual vice-governadora, Rose Modesto (PSDB) e Cláudio George Mendonça (PR) como vice-prefeito, o partido indicou 17 nomes para a vereança, dos 33 que se dispunham como pré-candidatos.
Após dois mandatos, o presidente municipal Herculano Borges destacou que não irá concorrer e que tem plena confiança nas lideranças indicadas. “Em nome de uma Campo Grande melhor e pela competência dos nomes aqui ora indicados, tenho plena convicção que a nossa querida Capital será recuperada”, afirmou.
Saudando as lideranças partidárias e filiados presentes, o presidente estadual, Idelmar da Mota enfatizou que o momento eleitoral corresponde a uma oportunidade de fortalecer o partido nos municípios. “O nosso partido é um partido pequeno, mas tem princípios. Temos o compromisso de transformar a política no nosso país, recuperando as cidades ouvindo a voz da nossa comunidade”, declarou. Ele elogiou a atuação de Rose como vice-governadora e secretária de Governo, salientando que o grupo tem projetos sólidos e coerentes para transformar Campo Grande na melhor Capital do Brasil.
Muito aplaudida pelos presentes e membros de partidos aliados, a vice-governadora Rose Modesto destacou a participação do Solidariedade na nova política implementada por Reinaldo e que propõe um novo modelo de gestão e com transparência. “Vamos juntos com nossos aliados e a população num modelo participativo discutir projetos e políticas públicas com transparência, que transformarão Campo Grande, como o Reinaldo tem transformado para melhor o Mato Grosso do Sul”, disse. “Vamos trabalhar incansavelmente nas ruas desta cidade, com convicção de estarmos acompanhados de gente de fé e que também sonha o que estamos sonhando. Esse projeto não é só meu, do Solidariedade, do PSDB ou dos outros partidos aliados, ele representa o sonho dos que amam e querem bem essa cidade”, declarou.
O partido vem mobilizando seus militantes desde o começo do ano, realizando diversas atividades no período de pré-campanha, principalmente, no que tange o fortalecimento da participação feminina na política.
O Solidariedade está entre os três partidos que irão compor na eleição proporcional para vereador a coligação “Juntos Por Campo Grande III”, que conforme aprovação dos Convencionais irão concorrer ao cargo legislativo os seguintes candidatos: Ada Sabrina Pedroso Martins, Eder Nantes de Sousa, Epaminondas Vicente Silva Neto, Fábio da Rocha e Silva Ferreira, Idalina Aparecida Batista Santos, Jackson Emanuel Oliveira da Silva, João Eudes Meireles da Silva, José Carlos Trevisan, José Eduardo Cury, José Gondim dos Santos, Júlio César Souza da Silva, Luiz Carlos Correia de Lima, Luiz Crecencio Coronel, Marcos Antônio Silva de Souza, Marta Pinho Ramos, Nieli Barbieri de Oliveira e Tatianny Benites Menezes.
Também esteve presente no evento Wilton Melo Acosta, presidente Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), partido que irá compor com o Solidariedade (SD), na eleição proporcional para vereador, juntamente com o Partido Social Liberal (PSL).
ago 3, 2016 | Campo Grande

Audiência debate Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Vereador Dr. Lívio propôs discussão relacionada às atribuições do poder público e das entidades
Campo Grande (MS) – Milhares de pessoas são atendidas diariamente por entidades beneficentes que atuam em Campo Grande, nas mais diversas áreas. São instituições que contam com o auxílio de voluntários e doações, além de recursos da Prefeitura, em determinados casos, e que precisam de apoio para manter os serviços oferecidos gratuitamente a quem mais precisa. Para fortalecer essa ação conjunta tão necessária, o vereador Dr. Lívio (PSDB) propôs a audiência pública Um Marco de Parceria – As atribuições do poder público e das entidades beneficentes nas ações pelo bem comum, que será realizada sexta-feira (5/8), às 8h, na Câmara Municipal.
“Fomos procurados pelas entidades para que buscássemos o entendimento com a Prefeitura com relação à liberação de recursos de convênios e fomos construindo esse diálogo, que se concluirá durante a audiência”, explicou o vereador. “Nossa expectativa é a melhor possível, de que possamos tirar as dúvidas existentes com relação à nova legislação [Marco Regulatório] e que cada representante, do poder público e das entidades, possa sair da audiência consciente do seu papel para que as parcerias aconteçam de fato e beneficiem a população”, complementou Dr. Lívio.
O novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc) começou a vigorar este ano (Lei 13.019/2014) e estabelece regras para parcerias que envolvam, ou não, transferência de recursos financeiros. A lei vale para parcerias celebradas entre a União e as Organizações da Sociedade Civil (OScs) e Estado e OSCs. Em relação às parcerias entre municípios e organizações, a lei entra em vigor somente em 1º janeiro de 2017.
Entre as inovações na legislação, está a criação de instrumentos jurídicos específicos para as parcerias, a exigência de qualificação das entidades, a desburocratização dos orçamentos e mais segurança jurídica na prestação de contas. A nova norma tem abrangência nacional ao estabelecer as mesmas regras para a União, o Distrito Federal, estados e municípios firmarem parcerias com as organizações.
Foram convidados a participar do encontro membros do Fórum das Entidades Sociais de Campo Grande, Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle (Sepanflic), entre outros. A audiência também é aberta a estudantes, educadores e a todos que queiram participar dos debates.
Como era e como fica
As partir das alterações na legislação, entidades e poder público poderão celebrar termo de colaboração, termo de fomento ou acordo de cooperação, e não somente convênio. Para remunerar equipes de trabalho ou arcar com custos indiretos, as entidades poderão utilizar recursos da parceria – atualmente, alguns estados não permitiam. Deverão ser criadas comissões de monitoramento e avaliação, procedimento que não havia ou não era exigido até então. Outra mudança é que a seleção da organização da sociedade civil será por chamamento público. Hoje, fica a critério do gestor público.
A prestação de contas poderá ser simplificada. Anteriormente, as regras eram únicas, independentemente dos valores e dos objetos das parcerias. O poder público deverá oferecer capacitação a gestores, conselheiros e equipes das organizações, o que não era previsto até então. Passa também a ser obrigatória a divulgação das parcerias celebradas (comunicação e transparência).
ago 2, 2016 | Campo Grande

‘Agosto Lilás’ envolverá sociedade na informação e combate da violência contra a mulher
Campo Grande (MS) – Visando o combate da violência contra a mulher e a sensibilização de toda a sociedade, o Governo do Estado lançou na manhã desta segunda-feira (1º), na Capital, o ‘Agosto Lilás’. A campanha, que é coordenada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pasta vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), fará uso de palestras em escolas, distribuição de material impresso e mídia nas redes sociais para levar as informações necessárias sobre a Lei Maria da Penha e as formas de combate à violência contra a mulher.
Ao lado do governador do Estado, Reinaldo Azambuja e da primeira-dama, Fátima Azambuja, a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, acompanhou o lançamento da ação que considera uma ferramenta importante contra a desinformação. “Precisamos cada vez mais informar, desde cedo, como ressaltou a primeira-dama, a toda a sociedade sobre a violência contra a mulher. Com certeza essas informações irão sensibilizar e cada vez mais orientar a todos sobre o papel da mulher e seus direitos, dando a ela mais condições de denunciar e se proteger”, ressaltou a secretária.
Segundo a titular da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, a Campanha irá durar o mês inteiro e serão realizadas principalmente ações preventivas em escolas, feiras e até no trânsito, onde acontecerão blitz educativas. “Nas escolas teremos o Programa ‘Maria vai à escola’ e já temos fechadas 30 turmas, 20 escolas e pretendemos atingir mil alunos. Também graças a parceria com a SED [Secretaria de Estado de Educação] teremos o dvd´s e cd’s com material informativo para mulheres cegas, surdas e as cartilhas informativas nas línguas guarani e terena. Teremos muitas ações e queremos repetir a estatística do mês de março, o mês da Mulher, onde não tivemos nenhum feminicídio”, disse.
O Agosto Lilás tem diversos parceiros e o apoio do Estado e da iniciativa privada, como: Tribunal de Justiça; Ministério Público; Defensoria Pública; OAB/MS; Secretaria de Estado de Educação (SED); Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através da Polícia Civil; Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), Policia Militar; Rádio Capital; Fertel; UEMS; Coletivo de Mulheres Negras; Associação de Mulheres com Deficiência (AMDEF); Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALMS); Cassems; Sebrae; Energisa; Sanesul; AABB e Banco do Brasil.
Confira a programação da primeira semana do ‘Agosto Lilás – 10 Anos da Lei Maria da Penha’ clicando na tabela Programação Agosto Lilás.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast) – Com informações de Raquel Pereira da Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
ago 1, 2016 | Campo Grande
|
Evento aproxima empresas de recrutamento e candidatos
|
|
Nesta terça-feira, a Anhanguera de Campo Grande realiza a Feira da Empregabilidade, das 9h às 13h30. Gratuito e aberto ao público, o evento tem como objetivo aproximar quem procura trabalho das vagas disponíveis no mercado e auxilia a comunidade na ascensão ou recolocação profissional. Serão disponibilizadas 150 vagas de emprego e estágio. “Os participantes poderão se candidatar para oportunidades disponíveis e também participarão de consultoria individual, com dicas importantes para a entrevista de emprego”, explica a diretora da instituição, Marlucy Xavier.
Para participar, basta comparecer na instituição, munido de currículo e documentos pessoais. O evento conta com a participação da Associação Brasileira de Emprego e Estágio (Abre), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro Integração Empresa Escola (CIEE), DSRH, JC Soluções, Vitória Humana, Impacto, Coppini, Cia de Ideias e Skill Consultoria.
SERVIÇO
Anhanguera | Feira da Empregabilidade
Dia: 2 de agosto
Horário: das 9h às 13h30
Local: Anhanguera
Av. Gury Marques (BR 163), 3.203
Informações: (67) 3345-6120
|
ago 1, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Campo Grande recebeu nos dias 28 e 29 de julho, o Seminário “Corredor Bioceânico Rodoviário – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile – rota Porto Murtinho e Portos do Norte do Chile”. O evento aconteceu, no Hotel Deville Prime, e reuniu representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para discutir soluções que visam a concretização do corredor rodoviário.
A proposta da Rota Bioceânica é a criação de uma ligação rodoviária entre Mato Grosso do Sul e o Oceano Pacífico, a fim de reduzir o tempo, custo e a armazenagem do serviço de transporte. Além de incentivar parcerias para o desenvolvimento de futuros projetos entre os países participantes. Durante os dois dias de evento foram abordados temas como as perspectivas de cada país, possíveis oportunidades comerciais e investimentos.
O presidente da Fiems, Sergio Longen, apoia a integração comercial e política que a via Bioceânica pode proporcionar aos países. “Estamos unidos em uma única proposta integrar o corredor em uma conexão que é importante para o estado e também para a sociedade como um todo na integração dos povos” pontua.
Longen também ressalta que o corredor é uma excelente oportunidade para fortalecer e aumentar a competitividade da indústria, além da possibilidade de melhorar os preços de produção do setor. “Entendemos que a ligação é muito importante para Mato Grosso do Sul e as oportunidades surgirão com o corredor funcionando. Esta é uma discussão que temos feito na Fiems há mais de dez anos e entendemos que está se realizando” afirma.
A expectativa é que em breve o setor produtivo do estado possa exportar pelo Porto de Concepción, no Paraguai. “Temos algo a comemorar neste encontro, o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, deixou claro que o acordo entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai é possível, um acordo bilateral, que permitirá a oportunidade de escoar a nossa produção ainda este ano” conta, Sergio Longen.
Para o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, a integração entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai pode gerar grandes parcerias de negócios. “Nós temos tudo para ganhar juntos, a ideia foi sempre essa. O nosso presidente, Horácio Cartes, sempre fala que nós precisamos enxergar o futuro com mais agressividade e pensar com mais competitividade” disse.
Oportunidade para a indústria, agropecuária, comércio e serviços.
As federações de Mato Grosso do Sul (Fiems, Famasul, Fercomercio e Faems) foram representadas, no seminário, pelo diretor de gestão estratégicas da Fiems, Rodrigo Benavides. “O objetivo é mostrar a potencialidade de produção de todos os setores e elencar as oportunidades. A princípio queremos o redirecionamento da exportação de produtos industriais de maior valor agregado para a Ásia, e ao mercado sub-regional” relata.
O diretor ainda citou como oportunidade, o estimulo da indústria e comércio, o fortalecimento de elos de produção, o desenvolvimento de polos e a produtividade das cadeias regionais e globais de valor. Além do posicionamento do turismo como uma atividade estratégica e alavancadora de empregos e renda catalisadora da cultura. Além disso, identificar e incentivar as micro e pequenas empresas com capacidade de exportação.
A ideia também é favorecer o enriquecimento e a difusão das expressões culturais, exportivas e artísticas. Não deixando de lado a integração pela pesquisa pura e aplicada, inovação, educação e empreendedorismo. Buscando a geração e difusão do conhecimento.
Outra perspectiva é o retorno de carga com a importação de derivados de cobre, adubos fertilizantes, produtos industrializados de Ásia-Pacífico, trigos, farinhas, lácteos e químicos.
“O foco agora é o desenvolvimento sub-regional e a viabilização de parcerias estratégicas. Vamos procurar oportunidades a partir da convergência dos parques industriais que existem, ou dos pontos de entroncamento que possam agregar alguma vantagem em termo de custos, logicamente, elevando a competitividade e chegando a outros mercados” concluiu.
jul 30, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Competitividade. Este é, na avaliação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o maior benefício para o setor produtivo com o corredor bioceânico rodoviário, que consiste em uma via de acesso terrestre aos portos chilenos, passando pelo Paraguai e pela Argentina.
A afirmação de Saito foi feita durante a abertura do Seminário Corredor Bioceânico ‘Brasil, Paraguai, Argentina e Chile’, realizada nesta sexta-feira (29), no Hotel Deville, em Campo Grande. O Governo Federal investirá R$ 60 milhões na construção de uma ponte que ligará Porto Murtinho a 431 quilômetros de Campo Grande ao Paraguai, sendo a estrutura o ponto de partida da Rota Bioceânica.
Para o presidente do Sistema Famasul, o corredor representa um sonho para o setor produtivo que vê sua rentabilidade comprometida com a atual situação logística do País. “Mato Grosso do Sul tem a vocação agropecuária muito intensa, sendo assim, este projeto é esperado com bastante ansiedade. Essa união da vontade política com o setor produtivo pode fazer que esse sonho seja realizado e assim termos um ambiente competitivo necessário da porteira para a fora”, acrescentou.
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, salientou em seu discurso a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico do Estado. “Há mais de 30 anos esses países discutem a rota bioceânica e vemos agora isso aprofundar. Existe um avanço e um amadurecimento importante do planejamento disso que é um sonho próximo a ser realizado”.
Já o secretário de Política Nacional de Transporte, Hebert Drummond, do Ministério dos Transportes, demonstrou otimismo com a iniciativa. “A ponte de Porto Murtinho é o primeiro passo. A participação de representantes da indústria, da associação empresarial, da agropecuária, do comércio, do turismo e do transporte mostram uma inequívoca demonstração de apoio e crença no projeto do corredor bioceânico”.
Além das lideranças citadas, também participaram do evento o subsecretário de Planejamento Territorial e do Investimento Público da Argentina, Fernando Alvarez de Celis; o ministro de Obras Públicas do Chile, Alberto Undurraga; o ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite; o vice-ministro de Relações Exteriores do Chile, Edgardo Riveros, entre outros representantes internacionais.
Participaram também o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes e o diretor executivo da instituição, Lucas Galvan; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Junior Mocchi, entre outras autoridades.

Campo Grande sedia Seminário ‘Corredor Bioceânico Rodoviário’
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ana Brito