Engenheiro Cleiton é um dos candidatos novatos à Câmara (Foto: Divulgação )
Campo Grande (MS) – O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul registrou até agora 92 candidatos a prefeito e 2.554 a vereador nas eleições municipais deste ano em Mato Grosso do Sul.
Pelo menos até agora, o sistema “DivulgaCandContas” disponibilizou no portal do TRE-MS 91 candidaturas a vice-prefeito no Estado.
Em Campo Grande, disputam a prefeitura 15 candidatos, número considerado recorde considerando o interesse da classe política nos pleitos anteriores.
A campanha política começa oficialmente para valer nesta terça-feira (16) e terá a metade do tempo do que as anteriores, conforme estabelecido pelo calendário eleitoral que trouxe uma série de mudanças baseado na reforma eleitoral feita em 2015 (Lei nº 13.165/2015).
Uma das mudanças mais importantes é a diminuição da campanha pela metade do tempo, passando de 90 para 45 dias.
O início do pleito permite aos candidatos a realização de comícios, propaganda eleitoral na internet (sem conteúdo pago) e distribuição de material gráfico.
Entre os candidatos mais populares estão o prefeito Alcides Bernal (PP), a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), o deputado estadual Marquinhos Trad (PSD) e o vereador Alex do PT.
Em uma disputa considerada atípica e uma campanha “meteórica”, já que o tempo de duração encurtou de 90 para 45 dias com as mudanças das regras eleitorais, até políticos tradicionais e vistos como favoritos, desistiram diante do cenário desfavorável.
Sãos os casos de dois partidos gigantes da política sul-mato-grossense — PT e PMDB — que reinaram no governo do Estado durante 16 anos, antecedendo a atual administração de Reinaldo Azambuja (PSDB).
O ex-governador e hoje deputado federal Zeca do PT, por exemplo, planejava disputar as eleições de outubro, mas admitiu ter recuado após a prisão do então senador Delcídio do Amaral (ex-PT), cassado sob acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato, da Política Federal.
Depois de ensaiar candidatura, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) anunciou esta semana apoio ao irmão Marquinhos Trad. Há dias, ele teve seus bens penhorados pela Justiça, mas recorreu e garantiu o desbloqueio.
Embora não tenha sido denunciado, o ex-governador André Puccinelli (PMDB) desistiu de candidatar-se depois do envolvimento de ex-assessores e empresários em denuncias de desvio de dinheiro público como parte da Operação Lama Asfáltica, que levou a prisão o ex-deputado federal Edson Giroto (PR) e o empreiteiro João Amorim.
GASTOS
Os candidatos à sucessão municipal vão poder gastar até R$ 6.679.971,85 no primeiro turno das eleições municipais de outubro, segundo o limite de gastos definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A capital é a única cidade de Mato Grosso do Sul onde poderá ter segundo turno. As despesas deverão se limitar a R$ 2.003.991,56.
Além da capital sul-mato-grossense, apenas três municípios do estado poderão ter campanhas eleitorais milionárias: Costa Rica (R$ 1.047.509,97), Dourados (R$ 1.277.016,95) e Paranaíba (R$ 1.274.717,83).
No estado, 24 cidades terão campanha com valor mínimo de R$ 108.039,06, conforme definido pelo TSE: Angélica, Bodoquena; Caarapó, Corguinho, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Inocência, Jaraguari, Jateí, Juti, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
O limite de gasto dos cargos do Poder Legislativo é 10% do valor definido para Poder Executivo. Os candidatos a vereador de Campo Grande vão poder gastar até R$ 643.105,41. O menor valor é de R$ 10.803,90.
CÂMARAS
Com uma legislatura considerada turbulenta devido ao envolvimento de vereadores na Operação Coffee Break, que investiga a cassação de Bernal, a Câmara da Capital despertou o interesse de candidatos muitos novatos, ou seja, aqueles que disputam o cargo pela primeira vez, incluindo servidores públicos e profissionais liberais.
Entre vários casos, decidiu participar das eleições o engenheiro Cleiton Freitas Franco, que registrou candidatura pelo PMN na chapa encabeçada por Marquinhos Trad.
Ele é um dos 43 candidatos do PMN que lançou chapa pura à Câmara de Vereadores da Capital, embora na majoritária seu partido integre a coligação liderada pelo deputado estadual, que no total registrou 219 postulantes ao cargo.
Apesar da turbulência, dos 29 vereadores da atual legislatura de Campo Grande, 25 tentarão se reeleger este ano.
Campo Grande (MS) – O 35º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), que reúne representantes de 16 estados, acontece até amanhã, em Campo Grande. Na oportunidade, os representantes da assistência social discutem a política da área, além de trocarem experiências alcançadas em suas localidades.
Para o coordenador geral do Fonaceas e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso (Ceas/MT), Antônio Neto, Mato Grosso do Sul está na vanguarda da assistência social. “Não há como controlar sem entender o problema. Aqui, nós representantes da sociedade, podemos falar sobre, por exemplo, repasses e financiamentos, além de olharmos exemplos como o de Mato Grosso do Sul na condução da política”, disse.
Secretária Elisa Cleia Nobre e o coordenador geral do Fonaceas, Antônio Neto
Com apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), na promoção do evento, a titular da pasta, Elisa Cleia Nobre, na abertura dos trabalhos na tarde de ontem (10), reforçou a parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/MS) na implantação e elaboração da política. “Esse é um espaço privilegiado para discussões e debates. Assim como acontece na Sedhast, estaremos sempre de portas abertas para avançarmos nas discussões relacionadas à área. Nossa equipe estará sempre disposta a trocar ideias, mantendo assim Mato Grosso do Sul como um dos estados referência na execução e condução da política da assistência social”, ressaltou a secretária, lembrando ainda a importância das atitudes práticas aliadas com o discurso, na execução dessa política.
A conselheira do Ceas/MS e coordenadora da Sedhast, Taciana Afonso Silvestrini, conduziu o painel sobre o papel dos conselhos estaduais na elaboração e execução do plano decenal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Também participaram da abertura do evento o presidente do Ceas/MS, Leonardo Bastos e o Superintendente da Política da Assistência Social da Sedhast, Sérgio Wanderly.
Fonaceas – O Fonaceas foi fundado em 2007 e é composto por todos os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social. Tem como atribuição mobilizar e articular os Conselhos Estaduais de Assistência Social em um processo coletivo de proposições junto ao Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, aos Fóruns Estaduais e Nacional, no exercício de participação das instâncias estaduais e do Distrito Federal – DF, na proteção, na defesa, na vigilância e no controle social da Política de Assistência Social do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O 35º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas) acontece no Hotel Jandaia, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1271, no centro de Campo Grande.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast – Fotos: Ana Paula Oliveira
Campo Grande (MS) – O Senai está com as matrículas abertas até o próximo dia 19 de setembro para preencher 850 vagas em sete cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância. Os cursos oferecidos são os de automação industrial, controle ambiental, edificações, eletroeletrônica, manutenção e suporte em informática, meio ambiente e segurança do trabalho e os interessados podem se matricular diretamente nas unidades operacionais de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Três Lagoas e Rio Verde.
Segundo a coordenadora do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) do Senai, Katiúscia Akemi Nasu Nogueira,, o curso é a distância, mas tem aulas presenciais. Para realizar o curso, o candidato deverá ter dedicação semanal de 20 horas, participar das aulas presenciais obrigatórias e precisa ter conhecimentos básicos de informática e acesso a um computador com internet para realização das atividades à distância. “Os nossos cursos a distância oferecem um ambiente colaborativo, que inclui questionamentos, pesquisas e trabalhos em grupo, discussões em chats, vídeos, materiais complementares. Isso faz com que os alunos se sintam dentro do ambiente de sala de aula e tenham interação”, comentou.
Para a matrícula será necessário apresentar uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), título de eleitor (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio ou documento que comprove estar cursando a etapa de ensino tida como requisito para ingresso, comprovante de residência atualizado e, caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos de idade, apresentar certificado de reservista ou certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (original e cópia).
Distribuição das vagas
As 850 vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Nova Andradina:
50 vagas para técnico em segurança no trabalho
Campo Grande
50 vagas para técnico em eletroeletrônica
50 vagas para manutenção e suporte em informática
Corumbá:
50 vagas para técnico em edificações
100 vagas para manutenção e suporte em informática
100 vagas para técnico em segurança no trabalho
Dourados:
50 vagas para técnico em meio ambiente
50 vagas para técnico em manutenção e suporte em informática
Rio Verde:
50 vagas para técnico em segurança no trabalho
50 vagas para manutenção e suporte em informática
Aparecida do Taboado
50 vagas para técnico em controle ambiental
Maracaju:
50 vagas para técnico em meio ambiente
50 vagas para técnico em manutenção e suporte em informática
Três Lagoas:
50 vagas para técnico em automação industrial
50 vagas para controle ambiental
Serviço:
Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Senai em Aparecida do Taboado (67) 3565-8700, das 13 horas às 21h30, em Campo Grande (67) 3312-9400/9462, das 7 às 21 horas, em Corumbá (67) 3234-2800, das 13 às 21 horas, em Dourados (67) 3411-2600, das 7 às 21 horas, em Maracaju (67) 3458-5400, das 13 horas às 21h30, em Nova Andradina (67) 3441-4912, das 13 horas às 21h30, em Rio Verde (67) 3292-1747, das 13 horas às 21h30, e em Três Lagoas (67) 3509-5200, das 9 às 21 horas.
Campo Grande (MS) – A equipe do Projeto ‘Direitos Humanos Vai à Escola’ retornou as atividades neste segundo semestre atendendo na segunda-feira (08) alunos do ensino fundamental e médio da Escola José Maria Hugo Rodrigues, no bairro Mata do Jacinto, na Capital. A expectativa é que, somadas todas as atividades envolvidas, mais de cinco mil alunos da rede estadual sejam atendidos até o final do ano.
Projeto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizado por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), a iniciativa foi implantada ano passado e terá atividades em quatro escolas até o mês de novembro: Amélio de Carvalho Baís, Arthur de Vasconcelos, Dolor Ferreira de Andrade e José Maria Hugo Rodrigues.
Desenvolvidas em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Sed), através do Programa Cultura Arte Paz (CAP) as ações se encaixam em três eixos: valores, protagonismo juvenil e empreendedorismo.
São ações de sensibilização e informação, por meio de oficinas pedagógicas em alusão as temáticas de Direitos Humanos, com o objetivo de repassar valores sociais e capacitar os alunos para que levem da escola para casa, lições essas que poderão ser repassadas por esses estudantes, fazendo com que se tornem agentes multiplicadores.
Na mesma escola, no sábado (06), os técnicos da Sedhast, Edmar Antônio e Sabrina Frazeto participaram do ‘Dia da Família’ com a palestra ‘A crise da adolescência e maturidade emocional’. O evento também contou com a participação do músico Marcelo Loureiro.
O projeto
A missão dos “Direitos Humanos Vai à Escola” é de desenvolver em crianças, adolescentes e jovens, a consciência da realidade e de suas potencialidades através do aprimoramento ético e de cidadania e, criar oportunidades de atuação positiva na sociedade, priorizando a educação em direitos humanos, garantindo aos estudantes o acesso a informações e orientações, independentemente de gênero, idade, condição social, credo, raça ou religião.
Centro Cultural oferece curso gratuito de fotografia para câmera amadora e semiprofissional
Campo Grande (MS) – O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza gratuitamente nos dias 16, 17 e 19 de agosto, das 18h30 às 21h30, o curso “Fotografia para Câmera Amadora e Semiprofissional”. Direcionadas para pessoas a partir de 12 anos, as aulas serão ministradas pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe. As vagas são limitadas.
O curso tem por objetivo introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras e linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. Apresenta as configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia e ainda as convenções de enquadramento e composição essenciais, tendo como conteúdo: balanço de branco, ISO, fotometria e composição, enquadramento e regra dos terços, valor de exposição, medição de foco e medição de luz.
Neste segundo semestre o curso está dividido em três blocos compostos por duas partes: Bloco 1 – Fotografia com Câmera de Celular (julho) e Câmera Amadora e Semiprofissional (agosto); Bloco 2 – Câmera Semiprofissional e Reflex (setembro) e Linguagem e Iluminação (outubro); Bloco 3 – Edição I – Tratamento Básico (novembro) e Edição II – Montagem Fotográfica e Álbum (dezembro).
As aulas foram desenvolvidas a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008. São 60 horas de atividades ao longo de seis meses. A meta é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia e as etapas são desenvolvidas de maneira independente: o participante pode optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.
Professor – Alexandre Sogabe é Gestor de Artes da Fundação de Cultura. Possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).
Serviço: As inscrições podem ser feitas pelo site www.centrocultural.ms.gov.br na quarta-feira (10 de agosto), a partir das 16h30. O curso terá certificado. Os inscritos deverão trazer câmeras amadoras compactas ou semiprofissionais.
O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.
Contato para a Imprensa – Alexandre Sogabe: 3317-1795
Governador concede entrevista para documentário da BBC de Londres sobre o Tatu-Canastra
Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja concedeu entrevista para a BBC de Londres, nesta sexta-feira (5), para falar sobre o Projeto Tatu-Canastra, realizado pelo pesquisador e biólogo Arnaud Desbiez em Aquidauana – na região do Pantanal da Nhecolândia. A emissora de TV inglesa é reconhecida mundialmente pelos documentários que faz sobre a natureza.
Na conversa com Desbiez e com o diretor do documentário, Justin Purefoy, Reinaldo falou sobre a fauna e flora sul-mato-grossenses e ações de parceria entre o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e o Projeto Tatu-Canastra. A gravação foi feita na companhia da coordenadora do Cras, Nara Pontes, e da fiscal ambiental do Imasul, Ana Paula Felício.
Pesquisador
Arnaud Desbiez é biólogo conservacionista e desde 2002 conduz pesquisas no Pantanal Brasileiro, atuando em diversas áreas desde o uso sustentável de recursos, pesquisa de ecologia de espécies até desenvolvimento de programas para comunidades. Ele coordena o Projeto Tatu-Canastra, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e da Royal Zoological Society of Scotland.
Em 2015, o projeto realizado no Pantanal recebeu o prêmio Whitley Award. Conhecido como “Oscar Verde”, a premiação é uma das prestigiadas do mundo na área da conservação ambiental. Desbiez foi reconhecido pelo trabalho de proteção ao tatu-canastra. Além do troféu e da homenagem, ele recebeu recursos para financiar a continuidade dos trabalhos de conservação: 35 mil libras esterlinas (cerca de R$ 160 mil), recursos usados para financiar a expansão da pesquisa com o tatu-canastra do Pantanal para o Cerrado.