jul 28, 2016 | Campo Grande

Governo divulga a lista dos pré-selecionados do Vale Universidade edição de inverno
Campo Grande (MS) – Acadêmicos inscritos no processo seletivo de inverno do Programa Vale Universidade, podem conferir a lista com os nomes dos pré-selecionados. O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (27) a relação dos acadêmicos habilitados para entrevistas e apresentação de documentos. Os estudantes contemplados já vão receber o benefício a partir deste mês de agosto.
Os candidatos poderão conferir o resultado no site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) www.sedhast.ms.gov.br e nas instituições de ensino que participam do programa e nos veículos de comunicação.
Os estudantes deverão comparecer ao local designado para entrevistas e entrega de documentação. A Sedhast, por meio da Superintendência de Projetos Especiais (Suproes), reforça que a perda do prazo implicará, automaticamente, na desclassificação do candidato.
O programa atende estudantes de universidade públicas e privadas. No caso das privadas, o programa custeia 90% dos custos da mensalidade, sendo 70% por conta do Governo do Estado; 20% de responsabilidade da instituição de ensino e 10% de contrapartida para os alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.
Estágio
Os estudantes classificados começam estágio com carga horária de até 20 horas semanais, compatíveis com o horário escolar, em instituições da administração estadual ou parceiras.
Atualmente, o programa conta com centenas de parceiros que dão oportunidade de estágio para os acadêmicos participantes. São órgãos e instituições federais, estaduais, municipais, filantrópicos, organizações não governamentais (ONG’s) e instituições de ensino superior. Essas parcerias são imprescindíveis para o sucesso do programa.
Confira a lista CLIQUE AQUI
Solange Mori – Sedhast
arte- Adriano Dantas
jul 28, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta terça-feira, 26, o prazo de inscrições para ingresso em 68 vagas de graduação. O edital com as regras do processo seletivo está disponível na Central de Seleção (
www.ifms.edu.br/centraldeselecao).
As vagas são para os cursos superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agronegócio oferecidos, respectivamente, pelos campi Aquidauana, Nova Andradina e Ponta Porã.
Os interessados devem se inscrever pela internet até sexta-feira, 29. É obrigatório o uso de CPF próprio.
Neste edital, o IFMS oferta vagas residuais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disponibilizadas após as chamadas regulares e o encerramento da lista de espera das seleções anteriores.
Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Dessas vagas, 50% são destinadas a quem comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Há cotas ainda aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.
Bônus local – Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local.
Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.
Seleção – Será feita com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. O candidato deve ter obtido acima de zero nas provas, inclusive na redação.
O resultado preliminar da seleção deverá ser divulgado no dia 2 de gosto.
Vagas
|
Campus
|
Curso
|
Vagas
|
|
Aquidauana
|
Sistemas para Internet
|
12
|
|
Nova Andradina
|
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
|
24
|
|
Ponta Porã
|
Agronegócio
|
32
|
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
jul 27, 2016 | Campo Grande

Paulinho da Força discursando na assembleia das centrais
Campo Grande (MS) – Numa demonstração de unidade na defesa do emprego e pela garantia dos direitos dos trabalhadores, as seis centrais sindicais, Força Sindical, CSB, CTB, CUT, NCST e UGT estão reunidas nesta terça-feira em São Paulo na Assembleia Nacional dos Trabalhadores pelo Emprego e Garantia dos Direitos. Membros da Força Sindical de Mato Grosso do Sul também participam desse momento histórico e de tensão diante de questões ameaçadoras como de forças conservadoras do país que defendem, por exemplo, jornada de 80 horas semanais.
“Nós que defendemos a redução de 44 para 40 horas semanais como forma de valorizar o trabalhador brasileiro e o fortalecimento dele junto à sua família, nos deparamos com absurdos dessa natureza. Uma afronta ao povo brasileiro”, afirmou Idelmar da Mota Lima, que juntamente com Adauto Cândido de Almeida e Pedro Lima, presidente da Fetracom/MS e membros da Força em MS, estão participando da assembleia no Espaço Hakka, em São Paulo, juntamente com centenas de sindicalistas de todo Brasil.
Pedro Lima, que preside a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul (Fetracom), filiada à Força MS, disse que a jornada de 80 horas semanais nada mais é que um retorno à escravidão no Brasil. “Isso é um absurdo. Precisamos diminuir e não aumentar o tempo de trabalho de nossos profissionais, para que tenham mais tempo com a família e com sua formação e aperfeiçoamento profissional”, argumentou.
“Hoje vivemos uma situação de calamidade, com doze milhões de desempregados. Não bastasse esta grave situação, existe uma forte tentativa de desmonte das políticas de inclusão social que estão na Constituição de 1988, e de outras conquistadas anteriormente, com muita luta, pelos trabalhadores, como a aposentadoria por tempo de contribuição”, declara Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical. “Os trabalhadores só vencerão esta luta unidos, e esta assembleia que estamos realizando hoje é apenas o primeiro passo”, completa Paulinho.
“Vamos lutar para que sejam criadas no País condições para a volta do crescimento econômico. Só com uma economia saudável será possível entrarmos num círculo virtuoso de conquista de salários dignos, aumento do consumo e, consequentemente, da produção e das vendas, além da criação de mais empregos de qualidade”, declara João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força.
“Queremos alertar, ainda, as forças retrógradas deste País que a queda da participação dos salários na renda nacional, e o aumento de horas trabalhadas, defendido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pode parecer um ganho para as empresas. No entanto, este período de escuridão deve ficar no passado. Hoje, no mundo moderno, graças às novas tecnologias, sairão ganhando os países que proporcionarem melhor qualidade de vida à população, na qual se incluem salários dignos e políticas sociais”, observa Juruna.
Propostas das Centrais
* Redução da taxa de juros que viabilize a retomada do
crescimento industrial;
* Redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução de salários;
* Retomada do investimento público e privado em infraestrutura produtiva, social e urbana, ampliando os instrumentos para financiá-la;
* Retomada e ampliação dos investimentos no setor de energia (petróleo, gás e fontes alternativas renováveis, em especial a Petrobrás);
* Destravamento do setor de construção, para garantir a manutenção das atividades produtivas e dos empregos nas empresas do setor;
* Criação de condições para o aumento e a manutenção da produção e das exportações da indústria de transformação;
* Adoção e aprofundamento de políticas que deem sustentação ao setor produtivo, com contrapartidas sociais e ambientais;
* Incentivos às políticas de fortalecimento do mercado interno para incrementar os níveis de produção, consumo, emprego, renda e inclusão social.
Texto: Wilson Aquino
jul 22, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Com intuito de atender famílias com renda familiar de até 5 salários mínimos e diminuir o déficit habitacional de Mato Grosso do Sul o governador Reinaldo Azambuja publicou na última quinta-feira (21) no Diário Oficial a Lei nº 4.888, de 20 de julho de 2016, que institui os Projetos Lote Urbanizado, Aquisição, Autoconstrução, Reforma e Ampliação de Unidade Habitacional para População de Baixa Renda de Mato Grosso do Sul.
Os projetos irão atender, em alguns casos, famílias que se encontram em situações de vulnerabilidade desde que estejam cadastrados no sistema de inscrição da AGEHAB. Todos os programas poderão ser implantados por meio de parcerias com os municípios, as instituições, as entidades públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos ou cidadãos, desde que cumpram as condições estabelecidas pela Lei.
Para o projeto Lote Urbanizado a AGEHAB subsidiará a construção da fundação, do contrapiso, da 1ª fiada e da fossa e sumidouro. Sendo necessário que o pretendente tenha capacidade e responsabilidade para conclusão da obra.
Já o projeto de Aquisição da Casa Própria a AGEHAB poderá financiar o valor necessário para o pretendente contratar o financiamento do seu imóvel.
Em relação ao projetos de Autoconstrução, Reforma e Ampliação a AGEHAB irá subsidiar ou financiar dos materiais de construção para a conclusão da moradia.
Para participar dos projetos aprovados o pretendente deve ser cadastrado no sistema de inscrição da AGEHAB e não ter sido beneficiado com nenhuma moradia popular dos governos Federal, Estadual e Municipal.
Os critérios de pré-seleção e de priorização dos projetos serão estabelecidos pela AGEHAB em conformidade com as diretrizes aprovadas pelo Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul.
jul 22, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Servidores do judiciário federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul estão comemorando a grande vitória dos 41,47% de recomposição salarial, sancionados ontem pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, e publicados hoje no Diário Oficial da União.
“Foi sim uma grande vitória porque estamos há 10 anos sem reposição salarial e numa luta constante desde 2009, travada em todo o País junto com nossos representantes políticos, para reverter esse quadro que foi-se agravando com o passar dos anos. Felizmente agora conseguimos”, afirmou José Aílton Pinto de Mesquita, coordenador jurídico do Sindjufe/MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul).
O Sindjufe/MS faz questão de observar que esses 41,47% não são “aumento” salarial, mas “recomposição” das perdas para a inflação ao longo dos últimos 10 anos. “Se formos por na ponta do lápis, o acumulado da inflação nesse período, desde 2006, quando nossos salários pararam de ser corrigidos, veremos que as perdas são muito maiores e que o percentual aprovado cobre apenas parte dessas perdas, sem aumento real”, explica José Aílton.
SEM VETOS – A Casa Civil informou que os textos foram assinados sem vetos publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21). Segundo o Supremo, o aumento do Judiciário será feito de forma escalonada em oito parcelas, até julho de 2019. Conforme a lei, cargos em comissão receberão reajuste de até 25% e técnicos judiciários com nível superior receberão adicional de qualificação.
O Sindjufe/MS faz questão de esclarecer também que os 41,47% são para servidores do judiciário federal e MPU e não para a magistratura, que já teve seu reajuste salarial.
Os coordenadores do Sindjufe/MS, José Ailton, Maria Terezinha Trindóplis, Gabriel Angeramis Vargas Goulart, Klinger Fahed Silva Nepocumeno, Eliezer Inácio de Oliveira e Antônio César Amaral Medina, lembram que foram anos de luta para conseguir essa vitória. Foram necessárias muitas idas e vindas a Brasília principalmente para fazer lobby junto a deputados e senadores da bancada de Mato Grosso do Sul e dos demais estados da federação e até greve geral da categoria em vários estados, inclusive MS, para conseguir alcançar essa conquista dos 41,47%. “Essa vitória é de todo servidor público do judiciário federal e MPU que não mediram esforços para mostrar ao governo e ao país, que era preciso promover essa justiça salarial”, afirmou José Ailton.
Texto: Wilson Aquino
jul 15, 2016 | Campo Grande

Fenasul começa hoje no Círculo Militar
A feira vai funcionar de a segunda a sexta-feira, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 12h às 23h
Campo Grande (MS) – A maior feira de produtos típicos do sul do País, Fenasul, começa hoje (15), a partir das 16h, no ginásio do Círculo Militar em Campo Grande, com uma edição especial que vai comemorar a diversidade de vinhos, sucos e produtos derivados de uva em exposição. A abertura do evento contará com a apresentação do grupo de danças folclóricas italianas Nostra Itália, que mostrará a famosa pisa das uvas, processo mais antigo usado para se elaborar vinhos até o advento das primeiras esmagadoras.
Esta é a segunda vez que a feira vem a Capital neste ano, graças ao sucesso e a aceitação da população. Além das variedades de vinhos, espumantes e sucos, cerca de 70 expositores estarão reunidos entre representantes de malharias, moda couro, móveis e artigos de decoração, utensílios domésticos, gastronomia e entretenimento, como o grupo porto-alegrense de Tradições Gaúchas TchêSul, que se apresentará todos os dias, e a Escola de Chimarrão.
A feira vai funcionar de a segunda a sexta-feira, das 16h às 23h e aos sábados e domingos, das 12h às 23h. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria da feira e vão custar R$ 6,00. Menores de 10 anos e maiores de 60 terão entrada gratuita.
Nostra Itália – O grupo de danças folclóricas italianas foi fundado em 1998 e tem como objetivo manter as tradições dos antepassados italianos, por meio da dança e do estudo dos hábitos e costumes, a fim de realizar um trabalho de resgate e homenagem à cultura que representa.
Composto por jovens descendentes de italianos, o Grupo é uma atividade sem fins lucrativos, que apresenta danças tradicionais folclóricas italianas de vários ritmos como polkas, tarantellas, pizzicas, minuetos, saltarellas e valsas com o intuito de abranger a cultura italiana presente de norte a sul da península.
Em suas apresentações o grupo caracteriza-se com 5 tipos de trajes diferentes, adornando-se com diversos acessórios que caracterizam o povo italiano em diversas fases de sua história e costume. Os trajes tradicionais, o “vermelho” e o “verde” são confeccionados com as cores da bandeira italiana, o traje rústico caracteriza os imigrantes italianos que aqui aportaram entre os séculos XIX e XX, o traje azul representando com influência do Norte da Itália, além de representar também a cor do Mar mediterrâneo e também uma das cores da Casa Monarca (Savoia) que reinou na Itália até meados do século XX.
Serviço: Fenasul – Edição Especial
Local: Ginásio do Círculo Militar – Av. Afonso Pena, 107 – Bairro Amambai, Campo Grande
Hora: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h / sábados e domingos, das 12h às 23h
Informações: www.fenasul.com.br
Cleidi Hennes