Campo Grande (MS) – Para discutir o novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei nº 13019/2014), que define normas para as transferências de recursos do poder público às organizações da sociedade civil, e para esclarecer os principais pontos da referida lei, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) por meio da Superintendência da Política de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (24), o “Dialoga SUAS – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, no Auditório da Escola do SUAS – Mariluce Bittar, com a participação de secretários municipais, gestores, trabalhadores, conselheiros e técnicos da política de Assistência Social.
Sérgio Wanderly, superintendente da Política de Assistência Social
O superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Wanderly, destacou a importância do evento, principalmente aos gestores municipais que terão que se adequar as novas mudanças e implantá-las no município ainda neste fim de governo. “Para os gestores municipais que estão findando o governo em 2016, a readequação ao novo marco será um desafio, porque terão que aplicar a nova lei, desenhar o decreto e fazer as parcerias com as entidades, tudo isso num curto espaço de tempo”, destacou Wanderly.
A principal mudança foi referente ao uso de convênios para formalizar parcerias entre as entidades privadas sem fins lucrativos e o poder público. Agora, esses instrumentos serão aplicáveis apenas em relações firmadas entre instituições públicas. O conveniamento entre o Estado e o Terceiro Setor será agora substituído por termos de colaboração e de fomento. O primeiro se aplica nos casos em que a própria administração pública define o objeto da parceria, enquanto o segundo vale para ações propostas pelas organizações da sociedade civil.
Mônica Moura Costa, gestora municipal de Coxim
A gestora municipal de Coxim, Mônica Moura Costa, disse que todas as dúvidas estão sendo esclarecidas nesse encontro. “Mesmo com a lei sendo de 2014, ainda temos muitas dúvidas, é de grande valia para o município de Coxim estar presente num evento como este, para darmos início ao processo de readequação. Precisamos estar organizados para dar andamento no próximo ano, por isso, trouxemos colaboradores que vão montar comissão e processos do chamamento público, até a regularização desta lei. Em nosso município temos um número considerável de entidades, e primamos para que o serviço seja prestado com qualidade beneficiando os usuários”, enfocou a gestora.
Solange Mori – Sedhast – Fotos: Ana Paula Oliveira
Reportagens vencedoras serão conhecidas no dia 6 outubro em cerimônia no Rio de Janeiro. Mato Grosso do Sul será representado pelo jornalista André Mazini.
Campo Grande (MS) – O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016 já tem seus finalistas. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 6 de outubro, durante cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro, num dos mais novos cartões-postais da cidade: o Museu do Amanhã.
Para o jornalista André Mazini, finalista de Mato Grosso do Sul na categoria Internet Regional, “Estar nesta final confirma algo que defendo há muito tempo: que é possível fazer jornalismo com profundidade mesmo não estando em uma mídia jornalística tradicional. Na produção jornalística da UEMS somos exigentes quanto à qualidade do conteúdo que produzimos, o que me deixa ainda mais honrado em estar entre os finalistas deste que é, certamente, um dos mais importantes prêmios jornalísticos voltados à educação no Brasil”.
Desde sua criação, o prêmio atingiu a marca de 1.425 reportagens participantes. Na edição deste ano, 331 reportagens participaram e 24 vão concorrer em nove categorias, com premiações variando entre R$ 10 mil (mídias regionais), R$ 15 mil (mídias nacionais) e R$ 25 mil (Grande Prêmio Estácio).
O retrato desta edição mostra que a premiação se consolidou de vez como um programa de alcance nacional, já que registrou a presença de participantes de 25 estados e do Distrito Federal. Destaque para os veículos regionais, que representaram 80% dos inscritos desta edição. Em 2016, 100% dos jornalistas inscreveram suas reportagens pela plataforma de inscrição online. Disponibilizada desde 2014, a plataforma online foi criada para facilitar a participação dos jornalistas. Nela, o candidato pôde fazer, além do cadastro, o envio remoto da reportagem.
Os finalistas da Edição 2016 são:
Impresso Nacional:
Autor(es): Isabela Moreira
Reportagem: ROMPENDO O SILÊNCIO Veículo: REVISTA GALILEU
Autor(es): Marina Kuzuyabu
Reportagem: O QUE ELES ESPERAM DO ENSINO SUPERIOR Veículo: ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Flavia Yuri Oshima
Reportagem: COMO O BRASIL DESPERDIÇA SEUS TALENTOS Veículo: ÉPOCA
Impresso Regional:
Autor(es): Pedro Moraes
Reportagem: A UERJ PEDE SOCORRO Veículo: VEJA RIO
Autor(es): Raquelle Wacemberg e Paulo Trigueiro
Reportagem: FACULDADES: FRAUDES CONTINUAM Veículo: FOLHA DE PERNAMBUCO
Autor(es): Veronica Almeida e Guga Matos
Reportagem: 100 ANOS DE MEDICINA Veículo: JORNAL DO COMMERCIO (Recife)
TV Nacional:
Autor(es): Bianca Vasconcellos, Luana Ibelli, Aline Beckstein, Thaís Rosa, Allan Correia, Monique Amorim, João Marcos Barboza, Jéssica Saccól e Rodger Kenzo
Reportagem: RACISMO NA ESCOLA Veículo: TV BRASIL
Autor(es): Phelipe Siani, Cíntia Borsato, David Faria, Rodrigo di Biase, Fábio Turci, Sheila Natal, Carlos Augusto Nunes, Fernanda Saviolo, Lúcio Rodrigues, Nayla Duarte, José Alan e Fernando Guilherme
Reportagem: O QUE ACONTECEU COM O FIES? Veículo: TV GLOBO
Autor(es): Lana Canepa e equipe
Reportagem: EDUCAÇÃO IDOSOS Veículo: TV JUSTIÇA
TV Regional:
Autor(es): Talita de Paula Amaral, Alex Magosso e William Souza
Reportagem: FLECHAS DO SABER: ENSINO SUPERIOR TRANSFORMA INDÍGENAS E SUAS ALDEIAS Veículo: REDE MASSA (Maringá – PR)
Autor(es): Lyana Ribeiro, Elba Aquino, Luis Carlos de Lima, Laerto Xenofonte e Aline Menezes
Reportagem: CARIRI: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Veículo: TV DIÁRIO (Fortaleza)
Autor(es): Rayssa Alves e equipe
Reportagem: JOVEM CIENTISTA
Veículo: TV GUARÁ RECORD NEWS (São Luís)
Rádio Nacional:
Autor(es): Jéssica Gonçalves
Reportagem: ENTRE OS MUROS DA UNIVERSIDADE Veículo: RÁDIO NACIONAL – EBC
Autor(es): Tâmara Freire
Reportagem: LEI DE COTAS COMPLETA TRÊS ANOS E ESTUDANTES MOSTRAM BOM DESEMPENHO Veículo: RÁDIO NACIONAL – EBC
Autor(es): Larissa Mantovan e Janaína Oliveira
Reportagem: PROGRAMAS TRANSFORMAM VIDAS POR MEIO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR Veículo: AGÊNCIA RÁDIOWEB
Rádio Regional:
Autor(es): Anderson Souza e Débora Pereira
Reportagem: O MERCADO DAS FACULDADES PIRATAS Veículo: CBN (Recife)
Autor(es): Luciano Augusto, Cleide Selma e Rafael Lopes
Reportagem: AGRESSORES EM TERAPIA Veículo: LIBERDADE FM (Aracaju)
Autor(es): Jack de Carvalho, Letícia Lima, Elon Nepomuceno, Dina Sampaio, Ariane Cajazeiras e Jackson de Moura
Reportagem: ACESSIBILIDADE: O ENSINO SEM BARREIRAS NAS UNIVERSIDADES Veículo: BAND NEWS FM (Fortaleza)
Internet Nacional:
Autor(es): Marcelle Souza
Reportagem: O SONHO DO DIPLOMA Veículo: UOL
Autor(es): Luiza Tenente
Reportagem: MÃES QUEREM DIREITO DE LEVAR OS FILHOS PARA SALAS DE AULA EM UNIVERSIDADES Veículo: G1
Autor(es): Marina Lopes e Vinícius de Oliveira
Reportagem: SÉRIE DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL Veículo: PORVIR
Internet Regional:
Autor(es): Marília Banholzer
Reportagem: DIPLOMA PARA QUÊ? ESCOLHA SEU CAMINHO Veículo: PORTAL NE 10 (Recife)
Autor(es): Felipe Lima
Reportagem: SERTÃO DE OPORTUNIDADES Veículo: TRIBUNA DO CEARÁ
Autor(es): André Mazini
Reportagem: TRANSTORNOS MENTAIS AFETAM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM MS Veículo: PORTAL DE NOTÍCIAS UEMS (Dourados – MS)
Os finalistas foram definidos por uma comissão composta por professores de jornalismo da Estácio de todas as regiões geográficas do país. Os jurados que irão escolher os nove vencedores da edição 2016 são:
– Augusto Nunes – Colunista da revista Veja on line, mediador do programa Roda Viva, da TV Cultura, e vencedor de quatro prêmios Esso;
– Cristiane Correa – Ex-editora-executiva da Revista Exame, escritora e palestrante, especializada nas áreas de Negócios e Gestão;
– Ilona Becskeházy – Atua como consultora e é colunista da Revista Gestão Educacional e do boletim Missão Aluno, veiculado pela Rádio CBN em rede nacional;
– Renata Cafardo – Jornalista com passagem pelo Estadão e TV Globo cobrindo educação. Vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado e do Troféu Mulher Imprensa, também é escritora e diretora da Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA);
– Vera Íris Paternostro – Gerente de desenvolvimento de jornalismo da TV Globo e autora de livros.
Campo Grande (MS) – Em entrevista nesta terça-feira ao Programa Tribuna Livre, da FM Capital, o pré-candidato do PSD à Prefeitura de Campo Grande, Marquinhos Trad, disse ter três metas para resolver os problemas da saúde na Capital. É prioridade acabar com a superlotação nos hospitais e dar atendimento digno, além de valorizar, de verdade, os profissionais da saúde, com o Plano de Cargos e Carreiras.
“Chegou o momento que não dá mais para empurrar isso daí. Ou se institui verdadeiramente, e não fica só nas promessas, a meritocracia dentro da saúde pública, ou funcionários vão continuar desmotivados, sem perspectiva e expectativa de crescimento”, avaliou.
Também é meta a promoção da saúde, focando na prevenção para evitar a doença no máximo possível, por meio da criação da Clínica da Família. “Temos que priorizar o que a gente chama de atenção básica. Nós vamos criar, dentro dos postinhos, a Clínica da Família, para que a gente tenha condição de dar um primeiro atendimento de excelência para desafogar os hospitais e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, comentou.
A reorganização do atendimento também é meta de Marquinhos, que pretende zerar as filas e proporcionar um atendimento rápido e de qualidade nas urgências e no tratamento de doenças que chamam de especialidades. “Quem tem dor, não pode esperar. Saúde tem que ser todos os dias e não apenas alguns dias durante os quatro anos”, defendeu.
O candidato a prefeito também falou dos projetos de sua gestão para a Educação. Ele vai priorizar o término dos oito Ceinfs (Centros de Educação Infantis) que estão semi-prontos há vários anos, mas também quer dar infraestrutura e reformar os que já existem. Além disso, quer priorizar o cumprimento do piso salarial e da carga horária dos professores.
“Também vamos implantar eleições diretas a diretores e diretoras adjuntos das escolas e Ceinfs. Diretor e diretor adjunto não pode ser mais indicação de cupinchas políticos. Isso já virou cabide de emprego para os prefeitos. Creio que a partir do momento que nós colocarmos, principalmente gestores técnicos dentro da Secretaria de Educação, Campo grande vai deixar de fazer política na Educação e vai fazer política de educação”, completou.
Marquinhos ressaltou que se preparou 21 anos para colocar o nome para apreciação popular, acumulando experiência como vereador, deputado estadual e Secretário de Assuntos Fundiários, quando liderou o processo de “desfavelização” de Campo Grande.
“Nós temos que oferecer uma possibilidade de mudar o que está ai e fazer a nossa cidade crescer novamente. Chegou a nossa vez. Tenho dito que as manifestações de junho de 2013 revelaram um novo modelo na política. Ou se respeita, ou quebra. O respeito se faz com a resolução dos problemas. A quebra, com o chamado enrola-enrola, jogar as coisas para debaixo do tapete. Minha meta é otimizar os indicadores sociais e econômicos para Campo Grande, afirmando e devolvendo a ela uma das melhores cidades para se viver neste país. É preciso falar menos e agir mais”, declarou.
Marquinhos também apresentou prioridades para a segurança, citando como principal ponto a valorização do Guarda Civil Municipal, investindo no plano de cargos e carreiras. Além disso, propõe a ampliação do sistema de videomonitoramento e a criação da corregedoria e da ouvidoria.
“Vamos implantar tecnologia para mapeamento e controle da violência. Nós vamos criar a ronda nas escolas municipais e o Fundo Municipal de Segurança. Tudo isso é importante, mas temos que trabalhar com a prevenção. A iluminação pública, por exemplo: temos que dar para Campo Grande uma iluminação igual dos grandes centros, com a chamada lâmpada de LED. Talvez isso não resolva, mas vai inibir a ação dos meliantes. As praças não existem mais. Estes locais, infelizmente, viraram um ponto de encontro para coisas ilícitas”, lamentou.
Marquinhos ainda falou sobre a valorização do funcionário público e garantiu mudanças em sua gestão. “Devolver a ele a respeitabilidade e não o obrigando a fazer campanha para o candidato do governo ou do Município. O funcionário público só é lembrando nesta época de eleição e depois fica a Deus dará. Funcionário público é justamente aquele que faz crescer a nossa cidade. Vamos devolver a valorização do funcionário público dando condições de trabalho, respeitando. Funcionário público em nossa gestão será parceiro e irá nos ajudar a reconstruir e reorganizar Campo Grande”, garantiu.
Por último, Marquinhos pontuou a necessidade de uma gestão eficiente, com monitoramentos constantes das ações coordenadas e cobrança rigorosa de resultados. “O bom gestor é o que compõe a tarefa de escolher os melhores e mais competentes quadros técnicos, sempre vigilante na execução do seu plano de governo. Assim, vamos construir a cidade que queremos, sem donos e sem grupos políticos que brigam pelo poder”, concluiu.
Coordenação garante ter reunido 5 mil pessoas (Foto: Divulgação )
Em seu primeiro comício de campanha, a candidata Rose Modesto, da coligação Juntos por Campo Grande (PSDB-PR-PDT-PSB-PRB-PSL-SD), assumiu o compromisso de fazer uma gestão eficiente em Campo Grande, valorizando cada centavo do dinheiro dos impostos.
Ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Rose falou para mais de 5 mil pessoas, na noite de ontem (22), no bairro Aero Rancho,segundo a coordenação de campanha. “Não vamos ficar vendendo sonhos, mas um plano que vai ser cumprido”, disse a candidata.
Rose afirmou que, se for eleita, irá levar para a Prefeitura a experiência de vice-governadora e de ex-secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, combatendo o desperdício de dinheiro público e atendendo mais e melhor as pessoas.
Na Secretaria, ela otimizou os recursos e, com a economia feita, aumentou o número de pessoas atendidas pelo programa Vale Universidade, de 1.500 para 2.000, dando mais oportunidade de acesso ao Ensino Superior.
Também na época em que foi secretária, a vice-governadora inaugurou a primeira unidade do Rede Solidária, em 2015, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no bairro Dom Antonio Barbosa. O programa oferece 28 cursos em sete modalidades, garantindo qualificação profissional para as pessoas da região, uma das mais carentes de Campo Grande.
O governador Reinaldo Azambuja destacou as qualidades da candidata e afirmou que é preciso haver diálogo e parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. Para ele, Rose é a candidata mais adequada para unir forças e fazer a cidade voltar a funcionar. Reinaldo afirmou que a cidade não pode continuar abandonada.
“Tem coisas simples na cidade, como tapar buracos, ter remédios no posto e limpar as ruas que Campo Grande não tem. É preciso deixar a casa em ordem. Depois, precisamos de proposições sérias para cada área, para que Campo Grande volte a crescer”.
Inscrições abertas para caravana de Mato Grosso do Sul à feira internacional de beleza
Beauty Fair começa no dia 10 de setembro em São Paulo e recebe anualmente mais de 140 mil visitantes
Campo Grande (MS) – O Sebrae disponibiliza 34 vagas para a caravana que visitará a Beauty Fair, Feira Internacional de Beleza Profissional, que acontece dos dias 10 a 13 de setembro no Expo Center Norte de São Paulo.
A Beauty Fair foi criada em 2005 e já está em sua 12ª edição. É um evento de negócios restrito a profissionais, comerciantes e distribuidores do segmento da beleza, que reúne anualmente cerca de 148 mil visitantes e 500 expositores. Além disso, a feira oferece congressos, workshops e um programa educacional com mais de 100 eventos durante os quatro dias de funcionamento.
Considerada o mais influente congresso das Américas no setor, a Beauty Fair tem como objetivo desenvolver o ramo da beleza por meio de exposições, demonstrações técnicas e realização de negócios entre as empresas participantes, abrangendo toda a classe profissional.
Serviço
O voo para os empresários de Mato Grosso do Sul que resolverem participar da caravana sairá do Aeroporto Internacional de Campo Grande no dia 11 de setembro, às 5h40. O retorno está agendado para o dia 14, às 16h15.
O investimento é de R$ 1.150 e inclui transporte aéreo e três diárias no hotelBoulevard Inn, na capital paulista, além de translado do hotel até a feira. O valor pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito.
A programação e outras informações sobre o evento estão disponíveis no sitewww.beautyfair.com.br. Inscrições e outras informações em relação à caravana: 0800 570 0800.
Campo Grande (MS) – O deputado federal Elizeu Dionízio (PSDB-MS), representante da bancada de MS na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, recebeu das mãos do secretário chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, e do diretor-presidente da Rádio e TV Educativa, jornalista Bosco Martins, o projeto “Estado Digital Inteligente”, que sistematiza todas as etapas de conversão dos sinais analógicos das emissoras do governo para o sistema digital.
O projeto de modernização e expansão da TV Educativa e Rádio Educativa 104 FM deve ser executado e concluído até 2018, conforme o Decreto 5.820/2006, que trata do apagão da TV analógica. Elaborado pela direção e equipes técnicas da RTVE, o projeto foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do Estado e deve ser executado com recursos alocados por meio de emendas parlamentares individuais e de bancada, além de operações de crédito com contrapartida do Estado.
Na primeira etapa serão necessários cerca de R$ 5 milhões na compra e instalação de transmissores e reativação dos canais em 23 municípios. De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, o cumprimento do marco regulatório começa a deslanchar em razão da “vontade política” do governo e da bem sucedida articulação com as bancadas estadual e federal. “O governador estabeleceu uma parceira muito produtiva com os deputados estaduais e federais e os senadores. O fato do deputado Elizeu Dionizio fazer parte da Comissão que trata da Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática cria condições favoráveis à captação desses recursos”, destacou Sérgio de Paula.
Segundo o diretor-presidente das emissoras do Estado, Bosco Martins, o empenho de todas as partes envolvidas garantiu a entrega já do projeto ao Executivo. O prazo, segundo o Plano de Gestão compromissado pela equipe do governador Reinaldo Azambuja, seria dezembro. Como o projeto envolve a alocação de recursos por meio de emendas parlamentares e operações de crédito, a antecipação favorece a tramitação e prazos.
O planejamento e encaminhamento foram trabalhados pelo secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, e o secretário de Administração, Carlos Assis, que compõem o Conselho de Gestão.
“São Sete etapas. Já estamos restabelecendo o sinal analógico em 25 cidades. Na segunda etapas serão construídos os abrigos dos transmissores digitais. No processo de modernização as emissoras serão equipadas. A reorganização estrutural prevê o aparelhamento do Centro de Operações Jornalísticas e a Central Técnica de Rádio Digital. Superada essa fase, vamos atingir 54 municípios, disse Bosco Martins.
Segundo o diretor-presidente da RTVE, o que facilita é o fato do Estado já possuir a outorga da concessão de canais no interior, que serão reativados ainda no sistema analógico para então se proceder à conversão. Bosco acredita que “o empenho do governo e a eficiência das equipes vão assegurar condições para as emissoras do Estado atenderem ao marco regulatório até o prazo do “switch off” do sinal analógico em 2018”.
O processo de modernização da RTVE inclui também melhoria do conteúdo, “até porque a migração para o Alto Padrão Brasileiro de TV Digital compreende recepção e transmissão fixa, móvel de portátil com acesso à interatividade”.
Segundo o deputado Elizeu Dionizio, na era digital é fundamental “alinhar o conteúdo dentro das exigências e da mudança de comportamento, diante de um processo irreversível no uso diverso dos receptores de TV e os dispositivos móveis, cada vez mais voltados para as necessidades e demandas do público, formado pelo telespectador e internauta”.
“Nosso desafio se resume em buscar a melhor e mais eficaz forma de transmitir conteúdos. A digitalização garante transmissão de qualidade em qualquer cidade e a orientação do governador Reinaldo Azambuja é que todo o Estado seja coberto pelos sinais das emissoras do governo, com a missão de levar a toda população de Mato Grosso do Sul as informações sobre as ações do governo e notíci9as de interesse e de utilidade pública, além da difusão da cultura e do conhecimento, contribuindo assim na formação crítica do cidadão”, finaliza Bosco Martins.