set 2, 2016 | Campo Grande

GAECO Mato Grosso do Sul e Paraná deflagram Operação Água Benta no Estado.
Campo Grande (MS) – O Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio do GAECO/MS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em parceria com o GAECO do Estado do Paraná deflagraram essa manhã a Operação Água benta.
MPMS cumpre sete mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 09 mandados de busca e apreensão nas seguintes cidades: Campo Grande, Dourados, Brasilândia, Três Lagoas, Cassilândia e Corumbá.
Entenda a organização
Trata-se de uma organização criminosa, encabeçada por integrantes que residem em Dourados, cujo foco criminoso era proceder ao desvio de cargas de diversas espécies e quantidades, em sua maioria alimentos, tendo como ponto de partida a contratação de motoristas, os quais eram aliciados para que se registrassem junto a empresas de fretes e transportadoras em geral. Para tanto, os caminhões da organização criminosa eram registrados em nome destes motoristas.
Uma vez estes habilitados perante as empresas de frete e transportes e de posse das cargas e do dinheiro que lhes era adiantado pelo transporte, repassam as informações ao comando da organização criminosa, que por sua vez determinava qual o destino do carregamento.
Apurou-se que, para cada tipo de mercadoria que era desviada, havia um receptador específico. A partir do desvio da carga, os motoristas eram orientados a registrar boletim de ocorrência falso, noticiando que haviam sido roubados. Alegavam falsamente no registro policial que eram obrigados a ingerir um líquido amargo e por essa razão dormiam por muito tempo e quando acordavam, estavam em local termo e atordoados, daí o motivo do nome da operação.
Os boletins falsos foram registrados em unidades policiais do Paraná e São Paulo e para tanto contavam com a participação de policiais civis daqueles Estados.
Em Dourados Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – teve a ajuda nos mandados de prisão do DOF – Departamento de Operações em Fronteira, nos outros municípios a Policia Militar esteve junto na Operação Água Benta.
set 2, 2016 | Campo Grande

Candidato cadeirante propõe “Lei da vergonha na cara” na Câmara de Campo Grande
Campo Grande (MS) – Uma alteração no regimento interno da Câmara que faça os 29 vereadores firmarem compromisso de pedir afastamento do cargo sem direito a salário e outros benefícios, caso sejam alvo de processo de corrupção durante o mandato.
Chamada “Lei da Vergonha na Cara”, a ideia é do cadeirante David Marques, de 36 anos, tetraplégico desde 1998 por acidente ao mergulhar no Rio Aquidauana, que virou candidato a uma cadeira de vereador da Capital pelo PMN.
Marques cita a situação da própria Câmara local para justificar sua proposta. “Vereadores denunciados pelo MP à Justiça por corrupção continuam nos cargos, discursando sobre moral e ética, porque a Constituição Federal preceitua que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgamento de sentença penal condenatória. Daí é preciso vergonha na cara”, defende Marques.
Marco Eusébio – Entrelinhas da Notícia
ago 30, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Dia 29 de agosto é comemorado mundialmente o Dia da Visibilidade Lésbica, desta forma, o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate a Homofobia (CentrHo), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em parceria com a Sub- Coordenadoria Municipal de Políticas Para população LGBT, desenvolveram na manhã de ontem (29), um espaço de diálogos e reflexões denominando-se “1º Encontro Fridas na luta: marcando o dia da Visibilidade Lésbica”, no Teatro de Bolso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS.
Com palestras, apresentações culturais e exposição de arte, o evento teve como objetivo principal discutir o respeito e a efetivação da garantia de direitos da mulher lésbica. “Estamos num momento que as mulheres lésbicas precisam se auto declarar para garantirmos juntas uma política pública de qualidade, a nossa maior dificuldade hoje é de concentrarmos essas mulheres em espaços como este”, disse Eloisa Bittencourt, psicóloga e coordenadora do CentrHo.
A artista plástica Ana Claudia Tissot disponibilizou algumas de suas gravuras de Fridas para uma exposição cultural. Participaram do evento autoridades, professores, alunos da universidade e convidados.

Frida Kahlo – o nome do encontro foi inspirado pela artista plástica que foi uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX, que a despeito de ter tido uma vida muito conturbada, desde saúde e relacionamentos, destacou-se por ser uma artista singular, dona de um espírito revolucionário, visto que militou no partido comunista mexicano e, ademais, lutou pelos direitos das mulheres, tornando-se um símbolo do feminismo.
Solange Mori – Sedhast – Foto: divulgação
ago 30, 2016 | Campo Grande

Pedrinho Spina e Rose Modesto: dois nomes compromissados com a retomada do desenvolvimento campo-grandense
Campo Grande (MS) – Natural de Nova Andradina (MS), Pedrinho Spina adotou Campo Grande e foi acolhido com muito afeto e carinho. Ele sempre soube que aqui poderia construir um futuro promissor através dos meios de comunicação. E não estava errado. Pedrinho é líder absoluto do programa que comanda com proficiência, profissionalismo, agrada, cativa pessoas de todas as idades. É sucesso de audiência!
Por conta da forma descontraída, educada, gentil como trata as pessoas, não demorou muito para despertar o interesse de partidos políticos para tê-lo como filiado. Filou-se inicialmente ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) surpreendendo a todos por figurar como primeiro suplente de vereador nas eleições de 2012. “Foi uma emocionante experiência”, comenta, sem deixar de agradecer o apoio que recebeu nas urnas.
Agora em nova sigla política, o PSDB do governador Reinaldo Azambuja, da vice-governadora e candidata a prefeita Rose Modesto, do presidente Márcio Monteiro, do secretário Sérgio de Paula, além de outras expressivas lideranças, Pedrinho aceitou o convite tucano para disputar através do voto uma das 29 vagas na Câmara Municipal. “O campo-grandense não está satisfeito e vai renovar o Legislativo”, prevê o candidato.
Licenciado da FM Capital, Pedrinho Spina (45095) é um nome que tem se destacado pela sinceridade, amizade e lealdade. Diuturnamente tem participado de reuniões em que apresenta os principais tópicos das ações que irá empreender em defesa de todos os segmentos da sociedade.
“Trabalhar em benefício do povo significa fiscalizar os atos da administração municipal, não deixar que o dinheiro público seja desviado, apresentar projetos de lei que possam refletir na vida da comunidade, ser o elo da população que reivindica, cobra execução de obras e serviços, encaminhar requerimentos aos setores da municipalidade em atenção aos moradores, enfim, ser um vereador plenamente ativo”, explica o candidato Pedrinho Spina, para quem “Campo Grande é prioridade absoluta”.
ago 30, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O projeto “Procon na Rua” está com escritório móvel no município de Nova Alvorada do Sul, nos dias 29 a 31 de agosto, com atendimentos das 8h às 17h30, no Parque Nelson Tereré, em frente à Prefeitura Municipal. A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), criou o projeto para atender municípios do estado que não possuem estrutura própria de atendimento ao consumidor.
São vários serviços ofertados, atendimento e orientação aos consumidores em situação de conflito, por meio de Carta de Informações Preliminares (CIP) e pela plataforma www.consumidor.gov.br. Os comerciantes locais receberão suporte quanto à legislação sobre placas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor para ficar disponível em seu comércio.
A Energisa participa do projeto com a Tenda Energisa, onde serão oferecidos diversos serviços como: negociação de débitos, cadastro da fatura por e-mail, ou débito automático, e alteração do vencimento da fatura (Data Certa). Além disso, os clientes com baixa renda poderão realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Com a Tarifa Social de Energia Elétrica, o valor da fatura sofre alteração conforme o patamar de consumo do cliente. Considerando um cliente residencial com consumo médio de 220 kWh, maior base de clientes da Energisa, o desconto pode chegar a 40% no valor da fatura. Hoje, em Mato Grosso do Sul, mais de 220 mil unidades consumidoras enquadram-se nos requisitos para cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, no entanto, ainda não possuem o benefício que contribui para a melhor gestão do orçamento familiar.
Outra parceria é com a Sanesul, que estará disponível para parcelamento e negociação de débitos, alteração da data de vencimento da fatura, orientação acerca de inclusão na tarifa social e orientações em geral.
Solange Mori – Sedhast – Fotos: Leandro Barreto
ago 29, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Vivenciamos um dos momentos mais importantes da história do nosso país, a partir da anuência de instrumentos legais para a efetiva transparência e impedimento de abusos dos atos políticos. No entanto, impasses antigos, como a questão fundiária, aguardam a devida atenção e respeito.
Nesse fim de semana, a Fazenda Cristal, no município de Dourados, sofre nova invasão em menos de 50 dias, mesmo após a determinação judicial de reintegração de posse, totalizando 122 áreas privadas invadidas em Mato Grosso do Sul.
Invasão é ilegal e resulta, constantemente, em violência e depredação do patrimônio privado.
Defendemos a obediência à lei sem exceção e, por isso, refletimos na ausência de medidas equivalentes para os dois lados, uma vez que todos os conflitos fundiários registrados em Mato Grosso do Sul são consequência de invasões de propriedades privadas.
Essas situações evidenciam a insegurança jurídica instalada há décadas em nosso estado, resultante do impasse da questão fundiária e da necessidade de uma solução efetiva por parte do Governo Federal.
Além de comprometer a preservação do Estado de Direito, a repetição das invasões em Mato Grosso do Sul potencializa a tensão social e a descrença dos Poderes Constituídos.