set 6, 2016 | Campo Grande
Pregão já está aberto via Internet e se encerra no final da tarde da próxima sexta-feira (09.09)
Campo Grande (MS) – Caminhonetes, ônibus, reboque, caminhão, moto e carros de passeio estão no leilão eletrônico de veículos apreendidos em operações contra o tráfico de drogas no Mato Grosso do Sul, já aberto para lances via Internet. A realização é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do MS (Sejusp-MS) e do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS), representados pela Comissão Especial de Licitação. O pregão, sob a condução do leiloeiro oficial Tarcílio Leite e apoio técnico da equipe da Casa de Leilões, tem encerramento previsto para as 17 horas (horário MS) do dia 09 de setembro (sexta-feira).
Ao todo, 24 lotes estão disponibilizados aos interessados. Dentre eles um caminhão Scania T113, ano 1997, diesel com lance inicial de R$ 15 mil; uma caminhonete Toyota Hilux 4CD ano 2001 a partir de R$ 3 mil; um ônibus Mercedes Bens ano 1990 com avaliação inicial de R$ 2,5 mil e um automóvel Toyota Corolla XE ano 2004 por R$ 4 mil.
Os interessados podem vistoriar os lotes a partir deste dia 06 de setembro (terça-feira) até o dia 08.09 (quinta-feira) no período das 8 às 11 horas e das 13h30min às 17 horas. No dia do leilão, a visitação não será permitida. Todos os veículos se encontram na cidade de Ponta Porã, MS, na Rua Iturama, 165, Bairro Vila Renô.
Podem participar do pregão eletrônico pessoas jurídicas e físicas maiores de idade, emancipadas ou seus procuradores, desde que munidos de instrumento público ou particular de mandato. No caso de lotes eventualmente identificados como sucata, somente pessoas jurídicas devidamente cadastradas no DETRAN poderão arrematar o bem.
Especificações técnicas, informações gerais e fotos de cada veículo podem ser conferidas via Internet pelo linkhttp://www.casadeleiloes.com.br/externo/lotes/354. Já o edital do leilão está à disposição no endereçohttp://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/0689853001471530174.pdf. Informações complementares devem ser solicitadas junto à equipe da Casa de Leilões pelos fones: 67- 3363-7000 e 67-3363-5399.

Ariosto Mesquita
set 6, 2016 | Campo Grande

As manifestações de apoio pela renovação na Câmara são cada vez mais crescentes
Campo Grande (MS) – Pedrinho Spina, mesmo não sendo uma pessoa com dinheiro suficiente para ajudar as famílias fragilidades, de baixa renda que estão passando por momentos difíceis, tem agradecido a Deus por ter saúde e disposição para trabalhar em benefício do próximo. “Tem pessoa que precisa tão somente de um minuto de nossa atenção”, diz emocionado o candidato a Vereador, ao sair de mais uma reunião política, assegurando que está pronto para o cargo.
Pedrinho está concorrendo pelo PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira. “Quero ser vereador para desenvolver ações que possam refletir positivamente na vida das pessoas que moram em favelas, em casas humildes”, salienta, realçando que o foco do seu trabalho no legislativo terá com prioridade “tudo que resultar na melhoria da qualidade de vida da nossa gente, do nosso cidadão, do trabalhador campo-grandense”.
Quem o conhece sabe perfeitamente bem que ele é um profissional que tem feito a diferença através do rádio, promovendo campanhas em benefício das pessoas que precisam de ajuda. “A FM Capital nos possibilita conclamar a população para ação caridosa”, argumenta.
Sabedor dos direitos e deveres do vereador, como por exemplo, fiscalizar as ações administrativas para impedir que o dinheiro do contribuinte seja desviado, e atentar para o estrito cumprimento da Lei Orgânica do Município, Pedrinho Spina está estudando com afinco o Regimento Interno da Câmara Municipal bem como a LOM. “Tenho um compromisso comigo mesmo: ser o mais atuante Vereador da Capital” enfatiza Spina.
Saúde
Com base na primeira pesquisa realizada pelo Ibope para a TV Morena, eleito Vereador, Pedrinho, que reconhece que a situação da saúde não está recebendo a devida atenção que merece, vai trabalhar em parceria com a administração municipal para ajudar naquilo que for possível. “Eu acredito na Rose como gestora, portanto, ela é a pessoa certa que a cidade precisa para voltar a crescer, gerar emprego e renda, melhorar a saúde”, acentua.
set 6, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Termina no dia 30 de setembro o prazo para entrega da declaração do ITR – Imposto Territorial Rural, relativo ao ano de 2015. O alerta é do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS para que os produtores não deixem para fazer o cadastro das informações na última hora.
De acordo com o assessor jurídico do Sistema Famasul, Carlo Daniel Coldibelli, os produtores rurais precisam ficar atentos ao prazo e realizar a declaração com base em documentos que possam confirmar as informações prestadas. “Todo produtor rural ou possuidor de imóvel rural deve fazer a declaração do ITR. Informações incorretas ou incompletas podem gerar notificações e multas da Receita Federal”, alerta Coldibelli.
Para fazer a declaração o interessado deve acessar o site da receita federal e utilizar o Programa Gerador e logo em seguida, o Programa Receita Net, pelo link: http://www.receita.fazenda.gov.br. O pagamento do imposto pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que cada quota não seja inferior a R$ 50,00.
O ITR é anual e pago por todo contribuinte, pessoa física ou jurídica, que possui imóvel rural. De acordo com Receita Federal, a declaração é composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral (DIAC), onde os dados do imóvel e dos proprietários são atualizados junto à Receita e pelo Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT), relativo ao imóvel rural sujeito ao imposto.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
set 6, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Imóveis na região do Jardim Aeroporto (Residencial Búzios) serão vendidos em lote único. Lances já podem ser efetivados pela Internet. Pregão presencial será dia 14 de setembro.
Quem estuda fazer investimentos em imóveis em Campo Grande, deve ficar de olho nesta oportunidade. Já está aberto o leilão eletrônico de 19 lotes, totalizando uma área de 4.750 m2, que o SESI/MS (Serviço Social da Indústria) coloca à venda em Campo Grande. Os terrenos conjugados estão localizados nas ruas Wanderley Pavão e Ada Fraiha Novaes, junto ao Residencial Búzios, na região do Bairro jardim Aeroporto, zona oeste da cidade.
Todos os terrenos serão vendidos em lote único com lance inicial de R$1.288.000. Para os lances via Internet, os interessados deverão acessar o portal da Casa de Leilões diretamente pelo link http://www.casadeleiloes.com.br/externo/lote/detalhes/9561. A etapa presencial está prevista para o dia 14 de setembro (quarta-feira) com início às 9h30min na sede da Casa de Leilões (Rua Jaboatão, 271, Bairro Silvia Regina, distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande).
Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas. As primeiras devem apresentar como documentação a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de endereço. Já das empresas se exige o contrato social, o CNPJ, carteira de identidade e CPF do representante legal e, no caso de representação, um instrumento público de procuração com delegação de poderes para oferta de lances e demais decisões relativas ao processo completo do leilão.
Dentre aqueles que estão impedidos de participar do pregão estão os empregados ou dirigentes do SESI/MS, o avaliador externo contratado, consórcio de pessoas jurídicas e pessoas impedidas de contratar com o Sistema FIEMS (FIEMS, SESI, SENAI e IEL). O edital completo do leilão pode ser conferido via Internet pelo link http://www.casadeleiloes.com.br/arquivos/arquivos_leilao/1470921761.pdf.
O SESI/MS informa que esclarecimentos sobre a licitação devem ser solicitados por escrito e protocolizados na sede do Sistema FIEMS, localizada na Avenida Afonso Pena, número 1206, 2º andar. Bairro Amambai, em Campo Grande, no período das 8 às 17 horas (dias úteis). Informações técnicas sobre o pregão podem ser obtidas junto à Casa de Leilões pelos fones: 67-3363-7000 e 67-3363-5399.
Ariosto Mesquita
set 5, 2016 | Campo Grande

Conscientização e quebra de tabus sobre suicídio é proposta do Setembro Amarelo, diz vereador Chadid
Campo Grande (MS) – A instituição do Setembro Amarelo em Campo Grande, lei criada pelo vereador José Chadid (PSDB) e aprovada em 15 de dezembro de 2015, estabelece a realização de campanhas com a finalidade de prevenir suicídios em Campo Grande com o desenvolvimento de ações, dentre elas debates sobre o problema e suas possíveis causas. Em 2016, a Campanha Setembro Amarelo chega ao seu terceiro ano seguido no País. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha foi trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM), assim como suas regionais e federadas.
Para se ter um ideia, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) possui indicadores de que 17% das pessoas no país já pensaram, em algum momento, tirar a própria vida. Por isso, a entidade e parceiras, elaboraram uma cartilha para dar orientações aos profissionais da área de saúde em casos de tentativas ou para identificação de possíveis casos em seus pacientes.
O vereador Chadid, que é psicólogo, tem reiterado a importância do Setembro Amarelo reafirmando que muitos casos são oriundos da depressão, que se não diagnosticada e tratada, leva as pessoas a tomarem decisões extremas. Daí a necessidade de conscientizar à sociedade em geral a respeito de um assunto que ainda é tratado como tabu. Nesta mesma linha, a Associação Brasileira de Psiquiatria, juntamente com o CBF, a Federação Nacional dos Médicos e suas regionais enfatizam o combate ao estigma que paira sobre o tema, informando a população e falando sobre o assunto.
Números
Em Campo Grande, números fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, durante audiências públicas no ano que passou, mostraram que de janeiro a outubro haviam sido registradas 598 tentativas de suicídio na Capital, enquanto que em 2014 ocorreram 53 óbitos. Na época, outro fator alarmante foram dados, também daquela secretaria, de que o suicídio tinha respondido pela terceira causa de mortes em 2014 dentre as causas externas, enquanto que a tentativa foi a terceira violência mais registrada. A faixa etária de quem pratica o suicídio é de 15 a 34 anos.
Diante desse quadro, o vereador José Chadid apresentou o projeto de lei levando em conta que a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio havia criado a campanha do Setembro Amarelo e estabelecendo o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
O parlamentar, além do projeto de lei criando o Setembro Amarelo, encaminhou à Prefeitura Municipal uma solicitação para que fosse feita avaliação sobre possível alteração da estrutura arquitetônica do viaduto da Avenida Afonso Pena, sobre a Rua Ceará, de modo a impedir que continuassem a ocorrer registros de tentativas de suicídio no local. Somente no segundo semestre de 2015, quatro casos dessa natureza tinham ocorrido. O parlamentar à época explicou que essa análise forneceria subsídios para que arquitetos e engenheiros idealizassem projeto que serviria ao propósito de coibir ações semelhantes e que as mudanças arquitetônicas transformariam o viaduto em um cartão postal da cidade.
Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do Vereador
set 2, 2016 | Campo Grande

Mara Caseiro comemora avanços na vacina contra dengue
Campo Grande (MS) – A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, participou nesta manhã (1º) da fase final de testes da vacina contra a dengue.
O ato, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Coophavila II, em Campo Grande, contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário de Saúde de São Paulo, Davi Uip, e do diretor do Instituto Butantan, Jorge Calil.
A produção da vacina contra a dengue poderá começar em 2017 e a expectativa é que sejam fabricadas 30 milhões de doses por ano.
Na manhã desta quinta-feira, duas das 1,2 mil pessoas que passarão por testes em Campo Grande receberam doses da vacina. Elas serão monitoradas por uma equipe coordenada pelo professor Erivaldo Elias Junior, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
A intenção é que o maior número de voluntários possível esteja vacinado antes do verão, quando há maior risco de ocorrência de casos de dengue.
As pessoas serão monitoradas durante cinco anos, por telefone ou visitas nas casas.
Para Mara Caseiro, a vacina representa um grande avanço, algo a se comemorar. No entanto, alertou que a comunidade precisa continuar alerta, sempre lutando contra os focos do mosquito Aedes Aegypt.
“Precisamos continuar tomando todos os cuidados. Mas a vacina representa um avanço muito importante, algo que nos deixa muito otimistas”, comentou.
No ano passado, a deputada comandou audiência pública na Assembleia Legislativa com o tema “Estudos e avanços no controle da epidemia de Dengue em Mato Grosso do Sul”, quando o assunto foi amplamente debatido.
Fernanda França