set 14, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Depois da “lambança” do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira ao dizer de que o governo pretendia regulamentar a jornada de 12 horas por dia, e de ter sido repreendido pelo presidente Michel Temer, o movimento sindical brasileiro, encabeçado principalmente pelas centrais, se uniram ainda mais na defesa dos direitos dos trabalhadores, reacendendo a luta pela redução da jornada de 44 horas semanais para 36 horas, sem redução salarial.
“Nunca deixamos de empunhar essa bandeira da redução de jornada para 36 horas semanais, pois acreditamos, com base em estudos sérios, que a redução pode proporcionar a geração de mais emprego e melhora também o desempenho do profissional no mercado de trabalho”, afirma José Lucas da Silva, presidente da Central do Sindicatos Brasileiros – CSB em Mato Grosso do Sul e presidente da Feintramag MS/MT (Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de MS e MT).
“O ministro fez uma lambança! Não falou coisa com coisa e essa proposta que ele levantou já está prevista na Constituição. Portanto, o que ele fez, foi só tumultuar e acirrar os ânimos no setor que já estão à flor da pele diante das ameaças do Governo Temer aos direitos dos trabalhadores”, afirmou Lucas.
O sindicalista afirmou que o momento é de muita tensão e as centrais (maioria) estão empenhadas em defender com “unhas e dentes” os direitos conquistados dos trabalhadores.
A proposta de redução de jornada para 36 horas vem sendo defendida pela maioria do movimento sindical brasileiro há alguns anos. As centrais entendem que com a redução de jornada, o trabalhador terá mais tempo para se aperfeiçoar profissionalmente para, consequentemente aumentar e melhorar seus ganhos.
O representante da CSB em Mato Grosso do Sul disse ainda que com 36 horas semanais de trabalho, as pessoas terão mais tempo para o fortalecimento da família. “Fazendo isso , teremos uma sociedade melhor, com menos problemas de jovens nas drogas e na prostituição”, afirmou Lucas.
NOVOS RUMOS – A Diretoria Executiva Nacional da CSB se reuniu na última semana em Brasília para debater os rumos do País. Entre os dias 8 e 10 de setembro, a reunião da Executiva Nacional foi palco de importantes discussões com a presença de juristas e especialistas renomados, como o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o ministro do TST Maurício Godinho Delgado, o desembargador Mário Macedo Fernandes Caron e o procurador do Trabalho João Carlos Teixeira, entre outros.
Diante do cenário político e econômico do Brasil, em que forças retrógradas agem para pressionar o governo na defesa de uma pauta negativa para os trabalhadores, a Central dos Sindicatos Brasileiros aprovou, por meio da Executiva, aprovou uma resolução contra a retirada de direitos. Com a ação, a CSB conclama todos os sindicatos filiados e trabalhadores do País a empreenderem uma campanha contra a aprovação de medidas que possam restringir direitos trabalhistas e previdenciários.
“O corte de direitos não promove a geração de empregos. Ao contrário, ele causa dificuldades econômicas, queda de arrecadação do Estado, além da diminuição do mercado interno, da qualidade de vida dos trabalhadores e o aumento da miséria e da fome”, relata trecho do documento.
O texto também cita como exemplos de retrocessos o estabelecimento da idade mínima para a aposentadoria, a aprovação do acordado sobre o legislado e de quaisquer outras medidas que tenham o objetivo de prejudicar os trabalhadores.
set 14, 2016 | Campo Grande

Trabalhadores que faziam serviço de tapa-buraco param as atividades MA
Campo Grande (MS) – 30 funcionários que fazem o serviço de tapa-buraco em Campo Grande paralisaram as atividades hoje. Eles são contratados pela empresa Wala Engenharia e estão sem receber os salários de agosto, além da cesta básica. No final da manhã, eles fizeram um protesto na rua José Vieira no Bairro Tiradentes onde estavam tapando buracos.
“Os funcinários só voltarão às atividades quando a empresa regularizar a situação”, explicou Walter Vieira dos Santos, presidente do Sinticop (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de MS)
Na semana passada, 120 trabalhadores de outra empresa que faz o serviço de tapa-buraco também protestaram porque estavam sem receber os salários de julho e agosto. Na quinta-feira, 08/09, a Selco Engenharia pagou o salário de julho. Nesta semana, a empresa afirmou que vai pagar o salário de agosto.
“Estamos acompanhando todas estas situações, inclusive já comunicamos o Ministério Público do Trabalho sobre os frequentes atrasos no pagamento dos salários”, disse o presidente do Sinticop. As empresas alegam que a prefeitura não tem feito o repasse dos valores. Já a prefeitura afirma que os pagamentos às empresas estão em dia.
Marcos Anelo – assessor de comunicação do Sinticop
set 14, 2016 | Campo Grande

“Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira” denomina Medalha Legislativa por proposta do vereador José Chadid
Campo Grande (MS) – Projeto do vereador José Chadid (PSDB) denominou Medalha Legislativa destinada a homenagear profissionais da Psicologia como “Psicóloga Mestre Maria Solange Felix Pereira”. A proposta é uma mostra de admiração e respeito à professora pioneira na construção da Psicologia em Mato Grosso do Sul e na criação de novos modelos de educação para o trânsito. Nascida no interior de São Paulo, passou 56 anos lutando pela introdução da Psicologia em diversas áreas do conhecimento.
Ela, falecida em dezembro de 2009, também foi membro do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-14) e integrante da Comissão de Políticas e Ações de Psicologia no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia.
Maria Solange Felix atuou, ainda, na Universidade Católica Dom Bosco como coordenadora do curso de Psicologia por 29 anos, formando profissionais comprometidos com a transformação social, e trabalhou como psicóloga do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, locais onde exerceu grande parte da sua carreira.
Ações
A psicóloga Maria Solange Felix Pereira deixou grande contribuição para a Psicologia como mestre, autora e coautora de inúmeras publicações. Atuou principalmente nas áreas de segurança/acidentes, cidadania, política e qualidade de vida. Em 1977, formou-se em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, momento no qual iniciou sua história de militância em prol da Psicologia. Em 1996, concluiu mestrado em Psicologia social, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Maria Solange lutava contra os obstáculos que restringiam a atuação da Psicologia, tendo participado da produção de manifesto, na década de 80, para a inserção da prática da Psicologia na rede pública de ensino, na saúde e no trânsito. Destacou-se na área da Psicologia do trânsito e integrou a Comissão para a elaboração do Código Brasileiro de Trânsito nas comissões de educação, de cidadania e dos veículos não motorizados.
A professora foi pioneira na construção da Psicologia em Mato Grosso do Sul e na criação de novos modelos de educação para o trânsito. Como parceira do Sistema Conselhos, ela representou o CFP por mais de oito anos na Câmara Temática Saúde e Meio Ambiente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades. E foi uma das fundadoras do Movimento Nacional de Democratização do Trânsito (MNDT).
Lembrada pelas lutas políticas, pela dedicação e humildade, Solange Felix era contra a segmentação da Psicologia a um determinado grupo social e acreditava que a Psicologia deveria posicionar-se a favor da cidadania e dos direitos sociais.
Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do Vereador
set 13, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Desde segunda-feira (12), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) estava com os serviços prejudicados devido a um problema de comunicação com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A falta de comunicação do órgão com o Banco de Dados Nacional foi solucionada às 9h desta terça-feira (13) e neste momento todos os serviços do Detran-MS estão normalizados.
O Detran-MS pede desculpas pelo transtorno e orienta que em caso de dúvidas a população entre em contato pelos telefones 154, na capital e (67) 3368-0500, no interior do estado.
Comunicação Detran-MS
set 13, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Foi prorrogado para 19 de setembro o prazo de submissão de projetos de pesquisa para as feiras de ciência e tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que serão realizadas nos dez campi da instituição durante a Semana de Ciência e Tecnologia, em outubro.
As feiras serão promovidas em Aquidauana (Feciaq), Campo Grande (Fecintec), Corumbá (Fecipan), Coxim (Fecitecx), Dourados (Fecigran), Jardim (Fecioeste), Naviraí (Fecinavi), Nova Andradina (Fecinova), Ponta Porã (Fecifron) e Três Lagoas (Fecitel).
Os trabalhos devem ser desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), ensino médio ou técnico de nível médio, além de egressos da modalidade integrada do IFMS que tenham concluído os cursos a partir de novembro de 2015.
Projetos de estudantes de escolas públicas e privadas podem ser submetidos, desde que sejam respeitadas as áreas de abrangência dos campi.
Todas as regras de participação nas feiras estão disponíveis no edital nº 008/2016, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço
www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas pelo orientador do projeto, que precisa ter vínculo empregatício com a instituição de ensino ou ser servidor público. O trabalho deve ser inscrito no Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos, disponível no endereço
www.ifms.edu.br/semanact.
Para fazer a inscrição, é necessário cadastrar informações sobre o projeto de pesquisa, o orientador, os autores e submeter um resumo, de acordo com os modelos disponibilizados na Central de Seleção.
Cada trabalho deve ter, no mínimo, um estudante e um orientador. É permitida a participação de até três estudantes nas propostas do ensino médio e até cinco nas do ensino fundamental. O projeto pode ter ainda um coorientador.
Os projetos devem estar inseridos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciência Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias ou multidisciplinar (áreas entrelaçadas).
As normas para elaboração do resumo e do trabalho estão disponíveis no edital de abertura.
A seleção dos projetos será feita pelos comitês de pré-avaliação e seleção, formados por professores dos campi onde vão ocorrer as feiras.
Serão avaliados critérios como criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias, além do respeito à norma culta de linguagem.
Pelo novo cronograma, a lista dos trabalhos selecionados deverá ser divulgada até o dia 3 de outubro.
Feiras – Serão realizadas entre os dias 17 e 22 de outubro, de acordo com a programação de cada campus na Semana de Ciência e Tecnologia.
Professores e pesquisadores do IFMS e de outras instituições de ensino farão a avaliação dos trabalhos. Os participantes receberão certificados, e os melhores trabalhos em cada categoria serão premiados.
Os dois melhores projetos dos níveis fundamental e médio de cada feira serão credenciados a participar da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), que ocorrerá em novembro, na Capital.
Mais informações sobre os eventos estão disponíveis o site da Semana de Ciência e Tecnologia, no endereço
www.ifms.edu.br/semanact.
—
Assessoria de Comunicação Social do IFMS
set 9, 2016 | Campo Grande

Pedrinho Spina tem sido a mão amiga das pessoas que precisam de ajuda
Campo Grande (MS) – – Através da FM Capital, o radialista e candidato a vereador pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Pedrinho Spina (45095), sempre soube que a prioridade da população sempre foi a saúde. “Não existe doença com hora marcada, por isso reprecisamos melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde sob a responsabilidade do município”, destacou o candidato, assegurando que irá trabalhar em parceira com futura prefeita.
“Nas conversas que tive com a professora Rose Modesta pude perceber que ela e a pessoa certa para retomar o desenvolvimento de Campo Grande, fazer a saúde funcionar com médicos, exames de alta complexidade, ofertar mais leito hospitalar e medicamentos”, declarou Pedrinho Spina.
No comando do programa mais popular do rádio campo-grandense, das 8h às 12h (Capital FM), o radialista encampou inúmeras campanhas de solidariedade ao constatar a situação de vulnerabilidade, de pobreza extrema de dezenas, centenas de famílias que bateram à porta da emissora.
As ações realizadas pelo radialista resultaram em doações de cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, andadores, colchões d’água, medicamentos, realização de exames, além de alimentos (cestas básicas). “A ação social que realizo terá sequência quando estiver na Câmara”, assegurou Pedrinho Spina, visivelmente emocionado.
Em campanha política nos bairros, vilas, conjuntos habitacionais e nas casas mais humildes (favelas), as pessoas, na sua maioria, confirmam que apoiam a maneira como Pedrinho Spina irá atuar na futura da Câmara Municipal de Campo Grande.
“O eleitor e a eleitora podem acreditar no compromisso que estou assumindo de trabalhar em prol de uma cidade melhor para todos”, reforçou o candidato a Vereador, que seu gabinete estará permanentemente à disposição dos campo-grandenses ansiosos por um amanhã melhor.