set 16, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Os top 10 do Leite de 2016 foram anunciados no Sindicato Rural de Campo Grande, nesta quinta-feira (15), trazendo motivação ao setor. Lideranças e representantes de instituições rurais fizeram a entrega dos prêmios no auditório que estava lotado, com a presença de mais de 120 pessoas.
Nivaldo Sezerino, produtor de leite há cinco anos, comemorou a terceira posição. “Eu sinto prazer na atividade e eu acredito que um dia ela ainda vai ser mais lucrativa”, afirmou o TOP 3 desta edição. Na segunda colocação ficou a Agropastoril Ferreira Igi. “Tem que ter muito amor à arte para produzir, e é o que nós temos”, disse Wilson Igi, diretor da instituição.
Quem ficou com o certificado de Top 1 deste ano foi o produtor, Nilson Insuela Pereira Júnior, com a maior produção em 2015. “Sem leite não há vida, é por isso que eu aposto na produção. A matéria-prima é mercado, é retorno financeiro, mas também é garantia de alimentação pra população”, completou. Juntos os 10 classificados produziram mais de 1 milhão e 700 mil litros de leite no ano passado.
Esta é a primeira edição do evento, organizada pelo Sindicato Rural de Campo Grande. O presidente, Ruy Fachini Filho, fez a abertura do evento: “O sindicato rural tem trabalhado incansavelmente para alavancar o setor. Nós já estivemos na décima produção do ranking e hoje ocupamos a décima quinta. Nós precisamos fomentar o setor e colocar o estado na posição que ele merece”, salientou.
O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, participou da premiação. “A atividade do leite é estratégica. Não só para o grande mas como para o pequeno produtor que consegue diversificar a renda. O produtor é um grande vencedor por buscar informação e ajudar a desenvolver o setor”.
O secretário adjunto da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves, elogiou a iniciativa. “Eventos como este estimulam o produtor que está vivendo, neste momento, condições favoráveis”, afirmou.
Nos últimos noventa dias o preço do litro do leite no estado alcançou valores históricos. Julho fechou com alta de quase 50% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Conseleite MS. Wilson Igi registrou o orgulho de poder participar da premiação. “Está é apenas a primeira edição. Daqui dez anos já teremos uma história de premiação para contar. É um passo importante para estimular e valorizar o nosso produtor de leite que tanto se empenha para buscar os melhores resultados”, afirmou.
“Nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”
A médica veterinária e doutora em nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Flávia Fontes, foi a palestrante da noite. Ela chamou atenção para a importância do leite na alimentação diária. Ela falou sobre os tabus criados em relação ao consumo dizendo que a “nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”, frase que costuma utilizar em suas palestras. A médica veterinária alerta que as pesquisas científicas trazem dados suficientes para mostrar a importância do leite no dia a dia da população. Segundo ela, “achismos não tem lugar neste tipo de discussão. Nós temos que mostrar com base em dados de pesquisas sérias todos os benefícios que o leite traz para a saúde humana.”
O Julgamento
O julgamento foi feito na segunda-feira (12) por uma equipe de técnicos de várias instituições, como a OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, Sistema Famasul e Sebrae. Foram utilizadas como critério de análise de produtividade as notas fiscais das inscrições estaduais de cada produtor.
A classificação do TOP 10 do Leite 2016
1- Milton Insuela Pereira Junior
2- Agropastoril Ferreira Igi
3- Nivaldo Sezerino
4- Ronan Salgueiro
5- Waldo Barbosa de Menezes
6- Aurora Trefzger Cinato Real
7- Jovani Batista da Silva
8- Renato Prado Medrado
9- Gentil Talgatti
10- Alberto Penze Campanha
Os TOP 10 receberam certificados, um livro sobre a produção leiteira, uma miniatura de animal Girolando além e brindes de parceiros. Participaram do evento: Rogério Beretta (Superintendente do Senar/MS), Rodney Guadagnin (superintendente do Funar e Câmara Setorial do Leite), João Vieira de Almeida Neto (presidente do CRMV-MS), Marco Farias (gerente regional do Sebrae/MS), Renato Junio de Sousa Marcelino (OCB/MS) e Milena Nantes (Silems).
Assessoria de Imprensa do SRCG
set 16, 2016 | Campo Grande

Deputado Zé Teixeira (DEM).
Campo Grande (MS) – As instituições que oferecem acolhimento provisório para crianças e adolescentes poderão ser incluídas como beneficiárias da Lei nº 1.810, que destina 1% da receita do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente nas operações internas ou de importação de bebidas alcoólicas, fumo e cigarros para investimentos na área social. É o que prevê Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (15/9), pelo 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Zé Teixeira (DEM).
Hoje, o percentual de 1% é repassado para organizações da sociedade civil que atuam no atendimento, prevenção e na recuperação de dependentes de álcool e de outras drogas, ou que atendam pessoas com deficiência ou idosos abrigados em longa permanência, sendo que desse total um terço é destinado à área de saúde e dois terços são para a assistência social.
“Sabemos que existem várias instituições de acolhimento em razão de medidas protetivas. São entidades que promovem o apoio psicológico, moradia, educação e saúde. É de conhecimento público que precisam de ajuda para a manutenção e prestação do atendimento, sendo que na maioria das vezes sobrevivem de doações. Sendo a situação financeira o maior problema destes abrigos, estamos propondo este projeto”, explica o 1º secretário.
Gustavo Nunes
set 15, 2016 | Campo Grande

Chadid entrega Títutlo de Cidadão Campo-Grandense ao engenheiro e empresário Romeu Moreira Brum
Campo Grande (MS) – O engenheiro civil e empresário Romeu Moreira Brum recebeu do vereador José Chadid (PSDB) o Título de Cidadão Campo-Grandense, durante solenidade realizada na noite desta terça-feira, 13 de setembro, na Câmara Municipal de Campo Grande. A outorga estava prevista para o dia 23 de agosto, no Cento de Convenções Rubens Gil de Camilo, mas o homenageado não pôde participar por motivos de força maior.
O homenageado é natural de Amambai e, juntamente com sua esposa Solange Valcanaia Brum, há 28 anos iniciou trabalho empresarial, contribuindo para o desenvolvimento econômico da Capital e do Estado e na geração de empregos diretos e indiretos. A entrega do Título de Cidadão fez parte das comemorações alusivas aos 117 anos de Campo Grande.
Quando da solenidade em agosto, o vereador José Chadid entregou, como proponente, Títulos de Cidadãos Campo-Grandenses à produtora rural Lacy Coelho Barbosa, nascida em Rio Brilhante, e com ampla ação de filantropia e ao Apóstolo Sílvio Paes Sandim, natural de Rochedo, pastor da Igreja Evangélica Ministério Efraim, no Bairro Manoel Taveira em Campo Grande.
Eli Morais de Brites – Assessoria de Imprensa do Vereador
set 15, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quinta-feira, 15, o Exame de Seleção 2017 para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.
São 1.600 vagas distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
As opções de cursos são para técnico em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.
Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2017, e possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Inscrições – Deverão ser realizadas exclusivamente pela internet entre os dias 3 de outubro e 7 de novembro. A inscrição será gratuita para estudantes que cursaram ou que estão matriculados no último ano do ensino fundamental em escolas públicas.
A isenção deverá ser solicitada até o dia 24 de outubro. O benefício só será concedido aos estudantes que anexarem uma declaração de matrícula emitida pela escola ou histórico escolar no ato de inscrição.
Para os demais candidatos, a taxa de R$ 20,00 deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil até o dia 8 de novembro.
Ação afirmativa – Metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
Este ano, o IFMS adotará a verificação da autodeclaração de negros e pardos. As características fenotípicas de cada candidato serão analisadas por uma comissão de verificação por meio de foto enviada na inscrição.
Seleção – A prova será realizada no dia 20 de novembro, nos dez municípios em que o IFMS possui campi.
Com duração de 4 horas, a prova será composta por 50 questões de português, matemática e conhecimentos gerais. O conteúdo programático está disponível no item 7 do edital.
A previsão é que o resultado final dos aprovados seja publicado no dia 9 de dezembro.
Curso integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma terá validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.
O curso possibilita ao aluno participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas de interesse do estudante, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.
Crescimento – Em funcionamento desde 2010, o IFMS é a única instituição pública federal a ofertar educação profissional e tecnológica no Estado. Atualmente, conta com mais de 8 mil estudantes matriculados em cursos de nível médio, superior e pós-graduação.
Neste ano, o número de vagas oferecidas é 50% maior do que o ofertado do ano passado. A novidade para 2017 é que o Campus Naviraí passa a oferecer o curso técnico integrado em Agricultura, abrindo um segundo eixo tecnológico de ensino, o de Recursos Naturais.
Vagas
|
Campus
|
Curso
|
Turno
|
Vagas
|
|
Aquidauana
|
Edificações
|
Vespertino
|
40
|
|
Informática
|
Matutino
|
40
|
|
Vespertino
|
40
|
|
Campo Grande
|
Eletrotécnica
|
Matutino
|
40
|
|
Vespertino
|
40
|
|
Informática
|
Vespertino
|
80
|
|
Mecânica
|
Matutino
|
80
|
|
Vespertino
|
80
|
|
Corumbá
|
Informática
|
Matutino
|
40
|
|
Metalurgia
|
Vespertino
|
40
|
|
Coxim
|
Alimentos
|
Matutino
|
80
|
|
Informática
|
Matutino
|
80
|
|
Dourados
|
Informática para Internet
|
Matutino¹
|
80
|
|
Vespertino²
|
80
|
|
Jardim
|
Edificações
|
Matutino e Vespertino¹
|
60
|
|
Informática
|
Matutino e Vespertino¹
|
60
|
|
Naviraí
|
Informática para Internet
|
Matutino¹
|
40
|
|
Vespertino²
|
40
|
|
Agricultura
|
Matutino¹
|
40
|
|
Vespertino²
|
40
|
|
Nova Andradina
|
Agropecuária
|
Integral
|
80
|
|
Informática
|
Vespertino
|
80
|
|
Ponta Porã
|
Agricultura
|
Matutino
|
40
|
|
Vespertino
|
40
|
|
Informática
|
Matutino
|
40
|
|
Vespertino
|
40
|
|
Três Lagoas
|
Informática
|
Vespertino
|
80
|
|
Eletrotécnica
|
Matutino
|
80
|
set 15, 2016 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS recebeu, nesta quarta-feira (14), representantes do Governo Federal para uma reunião sobre os conflitos fundiários em Mato Grosso do Sul.
O encontro aconteceu na sede da entidade, onde o assessor especial da Casa Civil, Renato Vieira, a assessora especial da Secretaria de Governo da Presidência da República, Suzana Oliveira, e o assessor especial do Ministério da Justiça, Agostinho do Nascimento Netto, foram recepcionados pelo presidente da Famasul, Mauricio Saito.
Na reunião, os representantes do Governo Federal apresentaram uma proposta que poderá viabilizar a definição de procedimentos na resolução dos casos relacionados aos conflitos fundiários do estado.
Atualmente, há 122 propriedades rurais invadidas no estado, além de outras sete áreas urbanas em Dourados, conforme levantamento da Famasul. A situação evidencia a insegurança jurídica instalada há décadas em Mato Grosso do Sul, resultante do impasse da questão fundiária e da necessidade de uma solução efetiva.
Para o presidente da Famasul, a visita é de extrema relevância e aconteceu em um momento oportuno para o setor produtivo. “A rápida resposta às demandas da Federação, com tão pouco tempo de governo, demonstra seriedade e disposição na condução da resolução desse antigo problema que enfrentamos”, afirmou.
O encontro teve a participação do presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Antônio Maran, e de pequenos produtores do município, que estão com suas propriedades rurais invadidas. Participaram, ainda, a procuradora federal Adriana de Oliveira Rocha, e os representantes do INCRA/MS, Humberto Cesar Maciel, Augusto Zottos e Cláudio Roberto.


Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
set 14, 2016 | Campo Grande

Secretário nega agressão contra jornalista e diz que foi ameaçado
Campo Grande (MS) – O Secretário Geral de Administração e Finanças da Câmara Municipal de Campo Grande, Luiz Sérgio Vieira Dias, negou que tenha agredido o jornalista Antônio Fabiano Portilho, proprietário do Portal I9. O caso teria ocorrido na manhã desta quarta-feira (14) na recepção da presidência da Câmara Municipal.
Conforme o Secretário, tudo começou com um mal entendido por causa de lixos que haviam sido deixados no local. “Estão trocando toda a fiação de telefone e internet do prédio da Câmara. Quando saí da presidência disse que o lixo que estava no local, que foi deixado pelos servidores que estavam fazendo o trabalho, deveria ser removido. Nesse momento, o jornalista rebateu dizendo que eu e outros vereadores éramos lixos e deveríamos sair de lá”, explicou.
Ainda segundo o Secretário, ele rebateu a ofensa perguntando a quem Antônio estava se dirigindo, momento em que a confusão teve início. “Em momento algum teve agressão e eu não dei nenhum soco no jornalista. Houve um empurra empurra, mas ele não foi agredido por ninguém. Eu, sim, fui agredido verbalmente dentro do meu local de trabalho”, ressaltou Luiz Sérgio.
O Secretário afirmou ao TopMídiaNews que não conhecia Antônio Fabiano e que só ficou sabendo da existência do jornalista após uma matéria ser veiculada no Portal I9.
“Não conhecia esse cidadão até ele escrever uma matéria mentirosa, sem pé nem cabeça, afirmando que eu sou o braço direito do ex-presidente Mário César e insinuando o motivo pelo qual fui mantido na administração da Casa de Leis. Ele também disse que estou sendo investigado na Operação Lama Asfáltica. Se realmente estou sendo, ainda não sei”, afirmou. “Ele (Portilho) ainda chegou a afirmar que estava lá a mando do Sérgio de Paula (Secretário de Estado da Casa Civil”, completou.
Novamente negando as agressões, Luiz Sérgio também afirmou que foi ameaçado pelo jornalista durante a confusão. “Ele disse que ia me pegar lá fora”, finalizou.
O TopMídiaNews entrou em contato com o advogado do jornalista, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.