(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Portal Correio do Estado e Maracaju Hoje são os grandes vencedores do Prêmio MS Industrial de Jornalismo

Portal Correio do Estado e Maracaju Hoje são os grandes vencedores do Prêmio MS Industrial de Jornalismo

????????????????????????????????????

Jota Menon ao recebe o prêmio

Campo Grande (MS) – As reportagens “Inovação Industrial: Empresas de MS aliam crescimento com criatividade”, da jornalista Aliny Mary Dias, do Portal Correio do Estado, e “Independência de municípios do interior do MS veio com a Industrialização”, do jornalista Valdovir Menon, o Jota Menon, do Maracaju Hoje, são as grandes vencedoras do Prêmio MS Industrial de Jornalismo 2016 nas modalidades Capital e Interior, respectivamente. A entrega da premiação foi na noite desta sexta-feira (18/11), em uma grande festa no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS),

 Os campeões receberam a premiação das mãos do presidente da Fiems, Sérgio Longen, sendo que Aliny ganhou uma viagem para Las Vegas, com direito a um acompanhante e tudo pago, além de R$ 9 mil em dinheiro pelo primeiro lugar na categoria Internet, enquanto Jota Menon também ganhou uma viagem para Las Vegas, com direito a um acompanhante e tudo, além de R$ 6 mil em dinheiro pelo primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso.

Concorrendo na categoria Internet, a jornalista criou um hotsite, cujo link foi publicado no Portal Correio do Estado e retratou cases de sucesso de indústrias do Estado que inovaram para crescer. “Estou chocada! Esse trabalho foi muito bacana, foram três meses de apuração e produção desse material, que tratou de inovação na indústria. Eu quis trazer um jeito novo de contar pela internet a história de quatro empresas do Estado que investem na inovação para conseguir o crescimento. Estou muito feliz e agradeço a iniciativa da Fiems, isso tem que continuar”, comemorou ao ser anunciada como vencedora.

 “Eu defino o prêmio da Fiems como uma ação que muito mais do que promover a competição entre nós profissionais, promove a nossa vontade de produzir cada vez melhor o jornalismo”, disse Jota Menon ao receber o prêmio. O presidente da Fiems, em nome da diretoria, agradeceu aos jornalistas por abordarem o setor industrial em um ano difícil para o setor. “É uma satisfação cada vez maior receber os profissionais da comunicação do Estado de Mato Grosso do Sul. A indústria tem sido uma mola propulsora do desenvolvimento do Estado e o prêmio, de certa forma, mostra um pouco da pujança do nosso negócio, do dia-a-dia de todos nós, empresários. Em meu nome e em nome de toda a nossa diretoria, muito obrigado a vocês todos por esse ano difícil”, declarou.

O diretor de comunicação da CNI (Confederação Nacional das Indústria), Carlos Barreiros, elogiou o conteúdo dos trabalhos finalistas. “Sem sombra de dúvidas existe uma relevância muito importante de tudo que a gente viu. Hoje, a gente viu matérias muito boas que realmente tem os temas da inovação e que fazem nosso dia a dia mais importante. Prêmios de jornalismo, em especial o 6º prêmio de MS Industrial, são importantíssimos porque fazem com que as coisas da indústria que estejam cada vez mais posicionadas”, afirmou.

A jornalista Fernanda Gentil, apresentadora desta edição, disse que o prêmio serve para incentivar os profissionais da comunicação. “Um prêmio como esse, sem dúvida nenhuma é um grande incentivo, um empurrão que a gente dá na profissão como um todo, isso impulsiona os profissionais a aprimorarem as técnicas, o jeito de contar histórias, o jeito de dar notícias e de melhorar cada um individualmente e consequentemente com um todo da nossa profissão que não é fácil, que está em constante mudança. A comunicação muda muito rápido, não só o meio de comunicar, mas também a maneira de comunicar e temos que literalmente dançar conforme a música. Premiações como essa, sem dúvida nenhuma, são fundamentais para que a gente esteja sempre no trilho correto da profissão”, considerou.

Outros vencedores

 Ainda na modalidade Capital, o trabalho vencedor da categoria Telejornalismo foi “Indústria Sul-Mato-grossense: desafio e novas oportunidades”, de Rodrigo Grando, da TV Morena. “É o fim do trabalho de uma equipe toda, foram doze ou treze pessoas que trabalharam para fazer esta reportagem e eu acabei representando esses colegas. Sempre tem uma expectativa muito grande encima do prêmio e graças a Deus deu tudo certo”, disse.

O vencedor da categoria Jornalismo Impresso foi Oswaldo Júnior, do Jornal Correio do Estado, com a matéria “Em MS, um trabalhador sofre acidente a cada 15 minutos”. O repórter revelou que, entre uma pauta diária e outra, dedicou mais de um mês à elaboração do material. “É possível, no jornalismo diário, se dedicar à produção de materiais especiais, mais densos. É ilusão achar que se faz isso em quatro ou cinco horas. Mas, dedicando um pouco de atenção e tempo por dia, é perfeitamente realizável”, afirmou.

Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Cleber Gellio, que teve a fotografia publicada na matéria “No calor da crise, fábricas locais de sorvete põem a mão na massa e driblam dificuldades”, no site Midiamax. “É a quarta vez que sou premiado, para mim é uma honra sempre, eu venho sempre buscando retratar elementos, pessoas que estão sempre ligadas a mim mesmo, então eu fiz uma matéria ano passado sobre os sapateiros. Tenho uma relação muito forte e esse ano foi uma matéria de sorvetes e eu tenho uma história muito grande desde a minha infância essa relação, então para mim é sempre uma honra participar do Prêmio MS Industrial”, disse.

 Outros vencedores do interior

 Na categoria fotojornalismo do Interior o vencedor foi o jornalista Ademir Almeida, do site Douranews, de Dourados. “Estou sem palavras por receber este prêmio hoje, só Deus sabe o quanto que eu me esforço dentro do fotojornalismo. Esse prêmio veio em uma excelente hora porque de dois anos para cá eu venho passando uma situação bem complicada de saúde com a minha esposa, então esse valor vai ajudar muito”, disse o vencedor.

Glarin Bif, do Tá Na Mídia Naviraí, disse que receber o Prêmio MS Industrial de Jornalismo significou muito para sua carreira profissional. “Ter o trabalho reconhecido dessa forma e ainda mais poder falar da indústria, mostrar coisas boas apesar de um ano atípico, para mim representa muito poder mostrar esse serviço da imprensa que é tão importante para Mato Grosso do Sul”, comemorou a vencedora da categoria Internet do Interior.

 Confira a lista completa dos vencedores na modalidade Capital:

 GRANDE VENCEDOR CAPITAL

Aliny Mary Dias (Portal Correio do Estado): “Inovação Industrial: Empresas de MS aliam crescimento com criatividade”

CATEGORIA TELEJORNALISMO

 1º lugar – Rodrigo Grando (TV Morena): “Indústria Sul-Mato-grossense: desafio e novas oportunidades”

 2º lugar – Edevaldo do Nascimento (TV Morena): “Cooperativas Evolução”

CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO

1º lugar – Oswaldo Junior (Correio do Estado): “Em MS, um trabalhador sofre acidente a cada 15 minutos”

2º lugar – Lucia Morel (Correio do Estado): “No caminho, havia uma pinguela: trabalhadores enfrentam dificuldades para chegar a polo industrial”

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

 1º lugar – Cleber Gellio (Midiamax): “No calor da crise, fábricas locais de sorvete põem a mão na massa e driblam dificuldades”

2º lugar – Anderson Viegas (G1 MS): “Ampliação de fábrica de celulose consome 3 maracanãs em concreto”

CATEGORIA INTERNET

1º lugar – Aliny Mary Dias (Portal Correio do Estado): “Inovação Industrial: Empresas de MS aliam crescimento com criatividade”

2º lugar – Cleber Gellio (Midiamax): “No calor da crise, fábricas locais de sorvete põem a mão na massa e driblam dificuldades”

Confira a lista completa dos vencedores da modalidade Interior:

GRANDE VENCEDOR INTERIOR

 Jota Menon (Jornal Maracaju Hoje – Maracaju): “Independência de municípios do interior do MS veio com a Industrialização”

CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO

1º lugar – Jota Menon (Jornal Maracaju Hoje – Maracaju): “Independência de municípios do interior do MS veio com a Industrialização”

2º lugar – Valdecir Antônio (Revista Jornal do Povo – Três Lagoas): “Liderança ao comércio exterior”

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

1º lugar – Ademir Almeida (Douranews – Dourados): “Marta Campos Underwear mantém produtividade, enquanto mais de mil empresas fecharam as portas este ano em Mato Grosso do Sul”

2º lugar – Flávio Verão (Jornal O Progresso – Dourados): “Indústria Investe em tecnologia para aumentar a produtividade”

 CATEGORIA INTERNET

 1º lugar – Glarin Bif (Tá Na Mídia Naviraí – Naviraí): “Pensamento Sustentável da prática industrial”

 2º lugar – Rayani Santa Cruz (Portal de Nótícia Radio Caçula – Três Lagoas): “Depois de pronto Horizonte 2 vai gerar 3 mil novos postos de Trabalho em Três Lagoas”

Prêmio MS Industrial de Jornalismo homenageia profissionais da área

Prêmio MS Industrial de Jornalismo homenageia profissionais da área

????????????????????????????????????

Prêmio MS Industrial de Jornalismo homenageia profissionais da área

Campo Grande (MS) – Uma noite de alegria e emoção: assim pode ser resumida a cerimônia de entrega do Prêmio MS Industrial de Jornalismo, realizada nesta sexta-feira (18/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). Além da premiação em si, o evento foi criado para homenagear nomes importantes do jornalismo sul-mato-grossense e, em 2016, os escolhidos foram Arlindo Florentino, Silvio Andrade e Roberto Higa e, in memorian, Michel Lorãn, Marcos Silvestre e Marcos Cordeiro.

Roberto Higa, fotojornalista que registrou o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, declarou que a homenagem o deixou extremamente emocionado, principalmente por ter visto a Fiems “nascer” e “crescer”. “Foi totalmente inesperado. Eu me considero parte da Fiems, por ter trabalhado junto à Federação todos esses anos, e ter esse reconhecimento traz uma felicidade inexplicável”.

Silvio Andrade foi repórter especial em Corumbá e, atualmente, trabalha para o Governo do Estado. Para ele, a iniciativa da Fiems de valorizar os profissionais da área é fundamental. “Isso mostra que vale a pena se dedicar, trabalhar com afinco para produzir materiais de qualidade”. Arlindo Florentino seguiu pelo mesmo caminho e afirmou que a sensação é de alegria plena. “Ver o trabalho de uma vida inteira sendo reconhecido é muito gratificante”, declarou.

In Memorian

Michel Lorãn era repórter da TV Morena em Corumbá quando faleceu, em outubro, vítima de um aneurisma cerebral. Segundo a mãe, Maisa Amaral, ser repórter era um sonho de infância do filho e ela teve a oportunidade de ver esse sonho realizado. “Essa homenagem é fruto desse trabalho, que foi feito por pouco tempo mas resultou em frutos muito gratificantes”.

Fabiana Silvestre, sobrinha do locutor esportivo Marcos Silvestre, declarou que a homenagem àqueles que já partiram representa um importante reconhecimento a quem dedicou a vida a fazer um jornalismo de qualidade. “Meu tio tinha 62 anos quando faleceu e foi um dos pioneiros da comunicação no Estado. Então penso que é um estímulo para quem está na área, inclusive para mim, que também sou jornalista”.

Antônio César Cordeiro faleceu aos 48 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. César Cordeiro, como era conhecido, atuou na mídia impressa e na televisão, mas foi como radialista que gravou seu nome na história do jornalismo sul-mato-grossense. Quem recebeu a homenagem foi a esposa, Izabel Cristina Pereira Dias, e a filha, Carol Cordeiro. “Ficamos extremamente emocionados. Meu pai é muito merecedor deste reconhecimento”, frisou Carol.

Pecuaristas da capital vão debater resultados econômicos dentro e fora da porteira

Pecuaristas da capital vão debater resultados econômicos dentro e fora da porteira

Campo Grande (MS) – Na próxima segunda-feira (20) o Sindicato Rural de Campo Grande receberá cerca de 100 pecuaristas e técnicos do setor, com a finalidade de debater a intensificação dos investimentos na pecuária e seus resultados econômicos. O debate será guiado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Sergio Raposo de Medeiros, durante a palestra “Limites da intensificação na pecuária”. O evento acontecerá no auditório do Sindicato, a partir das 18h30.

Doutor em nutrição animal, Medeiros, apresentará exemplos de propriedades que investem de diversas formas, avaliando e interpretando os resultados dessas fazendas. Em seguida, pecuaristas de Campo Grande e região, farão os apontamentos e poderão questionamentos sobre o retorno dos seus investimentos realizados.

Para confirmar presença é necessário o envio de e-mail para cadastro@srcg.com.br ou via telefone (67) 3341-2151 em horário comercial. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Pesquisador, Sergio Raposo de Medeiros

MPMS lança a campanha “Isso dói em mim” nesta sexta-feira

A campanha marca os 10 anos de criação e de luta das Promotorias de Justiça Especializadas na Lei Maria da Penha, no âmbito do MPMS

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do NEVID (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) com o apoio da FIEMS (Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso do Sul) realiza nesta sexta-feira (18/11) o lançamento da campanha “Isso dói em mim”.

A abertura oficial do evento ficará a cargo do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e do Procurador de Justiça e Coordenador do NEVID, Francisco Neves Júnior.

A campanha “Isso dói em mim” marca os 10 anos de criação e de luta das Promotorias de Justiça Especializadas na Lei Maria da Penha, no âmbito do Ministério Público Estadual. Considerado pioneiro, o MPMS criou duas Promotorias Especializadas logo após a entrada em vigor da Lei Maria Penha, ou seja, abraçou a causa de início quando a lei ainda era pouco conhecida e muito contestada.

Ao trazer frases fortes e reais, encontradas no cotidiano das ações penais, aliadas à imagem de pessoas públicas, a campanha pretende convidar toda a sociedade à reflexão sobre a relevância de se compreender o fenômeno da violência de gênero como grave violação aos direitos humanos das mulheres, cujo enfrentamento depende tanto da ação do poder público quanto do engajamento da coletividade.

A campanha contou com a participação do Marcelo Loureiro, Nando Rodrigues, Pelezinho, Camila Gebara, Ten. Cel Sandra Alt e Maria Cecília e Rodolfo. As imagens foram registradas pelo fotógrafo Mohamed Soken Dalloul com a colaboração da cineasta Dayana Sokem Dalloul. Todos os artistas da campanha fizeram o trabalho gratuitamente.

Programação

Após o lançamento oficial da campanha será realizada a palestra: “Violência – Relações de gênero e raça” ministrada por Tânia Mara Campos de Almeida, Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB, Pós-Doutora pela UnB, pela Université de Provence e pela École des Hautes Études en Science Sociales – EHESS (França). A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos participa como facilitadora.

À tarde a programação será exclusiva para os Membros do Ministério Público Estadual e contará com o lançamento do Manual de Atuação dos Promotores de Justiça nos Casos de Feminicídio.

Em seguida será apresentada as Diretrizes Nacionais sobre o Feminicídio e o Manual – Promotores de Justiça Luciana do Amaral Rabelo – Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos – Eteocles Brito Mendonça Dias Junior.

Vereador Francisco tem como prioridade a construção de um Hospital Veterinário

Vereador Francisco tem como prioridade a construção de um Hospital Veterinário

vereador-francisco

Veterinário Francisco adverte que “sem a união de todos o Aedes aegypti continuará vitimando pessoas”. Foto. Roberto Costa

União de forças é fundamental no combate a dengue, zika vírus e chikungunya

Campo Grande (MS) – Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho foi eleito Vereador de Campo Grande pelo PSB na coligação JUNTOS POR CAMPO GRANDE II. Recebeu 3.005 manifestações de apoio, ou seja, 0,72% dos votos válidos. Ele explica agora quantas eleições disputou, quais são os projetos para a Capital do Estado, e os cuidados que a população deve tomar com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Até conquistar a votação suficiente para ter acesso a uma das 29 vagas na Câmara Municipal de Campo Grande, Veterinário Francisco já havia participado de duas campanhas políticas. “Eu sempre soube que ‘o tempo é o senhor da razão’”, comentou o agora eleito Vereador.

Sobre o diferencial em relação às campanhas anteriores, argumentou que está relacionado ao trabalho apresentado nos últimos 35 anos na área da saúde pública, especialmente nos cuidados que sempre teve com a saúde animal (cães e gatos), principalmente.

Hospital Público Veterinário

Sobre as propostas que irá defender assim que assumir a cadeira de Vereador, explicou que dentre as prioridades está à construção do Hospital Veterinário Municipal. “Vou gestionar junto ao prefeito eleito Marquinhos Trad para transformar essa ideia em realidade”, argumentou, explicando que sabe perfeitamente bem quais são as atribuições de um parlamentar, acrescentando ser esta sua principal bandeira de luta durante o período de quadro anos.

Ao declarar que a sua atuação priorizará a saúde animal, Veterinário Francisco realça que o projeto que irá defender no Parlamento campo-grandense é muito mais abrangente, lembrando que passou 30 anos prestando serviço à Secretaria Municipal de Saúde no controle das zoonoses.

Combate à dengue

Falando na condição de médico veterinário que por muitos anos comandou o Centro de Controle de Zoonoses, o Vereador do PSB comentou sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Essa é uma questão muito séria que precisa contar com a participação de todos”, destacou, lembrando que até bem pouco tempo a saúde pública trabalhava para conter o avanço da dengue tipos I, II, III e IV, e que agora a realidade é muito mais preocupante.

Segundo ele, quando o país se preparava para colocar no mercado uma vacina contra dengue, outras duas doenças surgiram e criaram um alvoroço na saúde pública: zika vírus e chikungunya, que, conforme o Vereador deve ser o grande problema da população neste verão.

O parlamentar do PSB defende a união de forças, o engajamento de todos os segmentos da sociedade para conter o avanço dessas duas doenças. “A população e os serviços de saúde somente conseguirão controlar essas doenças se unirem forças”, adverte o Veterinário Francisco.

Texto e Foto: Roberto Costa

 

 

 

Motorista de ônibus é flagrado com droga escondida em mala

Motorista de ônibus é flagrado com droga escondida em mala

3055fcc0-9532-4fce-8fbd-76cb7b38f2071

O motorista auxiliar do veículo afirmou que receberia R$ 2.500 para fazer o transporte até São Paulo

Campo Grande (MS) – Após receber denúncia anônima de que o motorista de um ônibus, itinerário  Santa Cruz – Bolícia/Rio de Janeiro,  estaria com entorpecente escondido nas malas, uma equipe do Batalhão de Choque realizou rondas pelo distrito do Indubrasil e localizou o veículo na saída do município de Terenos.

Os policiais deram ordem de parada e pediram ao motorista Roland Velasco Jaillita que abrisse o bagageiro do veículo. Ao revistar as bagagens dos motoristas, os policiais encontraram 5 tabletes de cocaína e ao ser questionado sobre a droga, Roland afirmou a mala, onde a cocaína foi encontrada, pertencia a Hugo Guido, que seria o motorista auxiliar.

Hugo assumiu que seria dono da mala onde os tabletes foram encontrados e explicou que receberia R$ 2.500 para fazer o transporte até São Paulo. O ônibus e o autor foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, que realizou outras buscas no veículo com o apoio de cães de faro CANIL/BPCHOQUE, mas nenhuma outra substância foi encontrada.