(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026

Pecuária orgânica é alternativa para aumentar produtividade em MS

Campo Grande (MS) – Alunos do curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS), por meio do Sindicato Rural de Campo Grande, constataram que o uso de nutrição e medicamentos homeopáticos podem alavancar a produtividade e o lucro nas fazendas de MS. Neste sábado (12), em visita técnica a uma fábrica de Campo Grande, que fomenta a pecuária orgânica em todo País, foi confirmada a viabilidade de produtos de origem animal, vegetal e mineral, em grandes rebanhos, e o crescimento de criadores de gado adeptos no Estado.

“Quando trabalhamos com homeopatia conseguimos produzir leite e carne sem resíduos, além de aumentar a produção. E quando se utiliza de forma populacional, garantindo a dosagem mínima necessária e a continuidade de uso, estimulamos não só a produção, como também a lucratividade do produtor”, afirma o coordenador de relacionamento da Real H, Ulisses Penaforte, ao destacar a homeopatia como alternativa para o avanço na produtividade nas fazendas.

Além de descartar efeitos colaterais os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados em animais de todos os portes, de forma preventiva, como na nutrição, ou com finalidade medicamentosa. “Quando falamos em homeopatia populacional, nos referimos a uma terapêutica do bem, que preza pelo bem estar animal e pelo desenvolvimento sustentável. A pecuária orgânica preza por essa qualidade do alimento, de que não se pode ter produto químico”, ressalta o coordenador ao sinalizar o avanço dessa prática na região de Mato Grosso do Sul.

Questionado em relação aos custos dos produtos homeopático na pecuária, Penaforte afirma que trabalhada a dosagem preventiva, torna-se um investimento interessante, levando em conta a dispensa da medicação alopática. “Usando como exemplo a bovinocultura de corte, em determinadas situações, evita-se a retirada do animal do pasto, o que levaria à perda de peso, dispensamos também banhos químicos nos animais e reduzimos o manejo. Com isso, o produtor consegue economizar dentro da propriedade,” exemplifica ao ressaltar que na pecuária leiteira o produtor ainda poderá ser bonificado pela qualidade.

Os alunos do curso Técnico em Agronegócio analisaram a estrutura da fábrica e os processos de toda produção, com o objetivo de adquirir noções relacionadas à qualidade e segurança alimentar, bem como a responsabilidade social e ambiental no agronegócio, disciplinas pré-requisitos para obtenção do título.

Digitalização da TVE: Emenda parlamentar garante compra do transmissor e antena

Digitalização da TVE: Emenda parlamentar garante compra do transmissor e antena

img_20161109_182331

Emenda parlamentar garante compra do transmissor e antena

Campo Grande (MS) – Uma emenda parlamentar articulada pelo governador Reinaldo Azambuja, junto ao deputado federal    Resultados da pesquisa Elizeu Dionizio (PSDB), vai possibilitar a troca do transmissor e da antena analógica da TVE pela Digital para exibição de imagens em Campo Grande.

A troca faz parte do processo que atende o marco regulatório da TV-digital e atinge todas as emissoras de televisão no Brasil. Segundo o diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, são várias etapas que serão cumpridas e Campo Grande está em  estágio avançado: “ no começo do governo do instalamos o controlemáster queé o“coração” da TVE e que agora já temseu decodificador de sinais do satélite ativado, juntamente com a direção de TV eque estão prontas para retransmissão no sistema digital.

Faltavam o transmissor e a antena que levarão as imagens da central da emissora até a casa do telespectador da Capital”, disse Martins. O governador Reinaldo se reuniu esta semana com o Deputado  Elizeu Dionizio em Brasília quando fecharam a parceria.Para a transmissão do sinal digital a TVE para outros municípios o processo de troca de transmissor e de antena é o mesmo e consta do processo de digitalização para os 79 municípios, sendo que 22 já estão autorizados e os outros em andamento no Ministério das Comunicações.

Além da programação local, a TVE fechou parceria com a TV Cultura de São Paulo, considerada a terceira melhor programação de TV do mundo e disponibilizou para os sul-mato-grossenses em canal aberto (4) e fechado (15 da net.), podendo ainda ser assistida pelo Portal da Educativa.  A TVE se uniu a TV Cultura de SP ea TVE do Paranápara aadesão aomulticanal, requerendo autorizaçãoao Ministério das Comunicações.

O governador, Reinaldo Azambuja assinou documento solicitando ao Ministério das Comunicações o reconhecimento da legitimidade da equiparação das entidades públicas de radiodifusão com os canais da União para transmitir sinais em multiprogramação. Isso já ocorre de forma experimental na TV Cultura de SP, com os canais Univesp TV e Multicultura Educação. O multicanal da TV Cultura está aberto desde 2009.

A “afiliação” da TVE,  à TVE Paraná  e TVCultura/SP de acordo com o contrato  assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, tem  o compromisso com a missão-prima de “promover a formação crítica do homem para o exercício da cidadania, através da educação, cultura e entretenimento”.

Segundo o Governador Reinaldo Azambuja: “É apenas o começo do processo de digitalização do sistema, que é um trabalho técnico, mas enquanto cumprimos o marco regulatório estamos buscando o alinhamento de conteúdo, que também é uma exigência da mudança de comportamento e consumo do público.

A TV digital é interativa e permite a programação simultânea por mais de um canal”, lembrou o governador. O deputado Elizeu  Dionizio justificou sua emenda   no transmissor e na antena digital esclarecendo: “ Estamos diante de um processo irreversível no uso diverso dos receptores de TV e os dispositivos móveis, cada vez mais voltados para a necessidade e demandas do usuário, principalmente da nova geração, os chamados nativos digitais. Nosso desafio se resume em buscar a melhor e mais eficaz forma de transmitir conteúdos de qualidade como os produzidos pelas emissoras públicas de MS”, finalizou deputado.

Feira oferece mais de 300 vagas de estágio e emprego

Oportunidade é direcionada a profissionais e acadêmicos de todas as Instituições de Ensino de Campo Grande

Campo Grande (MS) – Acontece nos dias 7 e 8 de novembro, das 19 às 21h30, na Faculdade Estácio de Campo Grande, a III Feira Estágio & Emprego. Com stands de empresas e instituições de Recursos Humanos, o objetivo é a formação e o recrutamento de profissionais e acadêmicos para oportunidades em diversas áreas.

O evento contará com a presença do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, IEL – Instituto Euvaldo Lodi, ABRE – Agência Brasileira de Estágio e Emprego, SKILL Recursos Humanos e SICREDI – Cooperativa de Crédito. Haverá também um espaço para atendimento e orientações sobre como elaborar currículo e de como se portar durante uma entrevista. A programação prevê também palestras sobre planejamento de carreira e empreendedorismo.

Para a administradora Laura Gomes, coordenadora do Estácio Carreiras, a proposta visa à empregabilidade de universitários, mas também dos profissionais que estão em busca de uma vaga na área de formação. “A ideia é trazer o mercado de trabalho para o ambiente acadêmico, reunindo em um só lugar várias empresas e instituições de recrutamento de Mato Grosso do Sul. É uma forma de oportunizar ao candidato o contato direto com o contratante”, explica.

 PALESTRAS

07/11 – 19h – PATRÍCIA LANDOLFI SCHEFFER

Graduada em Administração e Analista Comportamental, Certificação Internacional em Coaching pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, Pós-graduanda em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Resultados pelo IPOG. Com experiência de 9 anos em Recrutamento e Seleção, atualmente responsável pelo serviço de Recrutamento e Seleção do IEL.

07/11 – 20h RENAN MOHR

Gerente de Unidade de Atendimento – Sicredi.

08/11 – 19h – VALESKA FERREIRA

Coach licenciada pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) e Institute of Coach (IOC) – Harvard Medical School, Trainer em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL, Farmacêutica Mestra em Ciências da Saúde pela UFMS, Docente de pós-graduação e Consultora Senac MS.

 Mais informações: Coordenadora do Estácio Carreiras, Laura Gomes: (67) 3348. 8829.

Horário: das 19h às 21h30.

Local: Faculdade Estácio de Campo Grande, Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 – Jardim TV Morena.

Membros do Conselho Estadual de Direitos do Negro tomam posse

Membros do Conselho Estadual de Direitos do Negro tomam posse

Campo Grande (MS) – Foram empossados na manhã desta sexta-feira (04), na Capital, os membros do Conselho Estadual de Direitos dos Negros (Cedine/MS), que atuarão no biênio 2016-2018. A posse foi efetivada pelo secretário-adjunto da Sedhast, Adriano Chadid.

“Certamente a existência e a atuação deste conselho só vem engrandecer cada vez mais a luta no combate ao racismo e qualquer tipo de discriminação contra o negro, ainda mais em nosso estado em que os dados oficiais apresentam mais de 48% de negros e pardos. Vocês, que estão sendo empossados nesta manhã, tem uma bela missão de dar continuidade a essa luta que certamente fará de nosso mundo um lugar melhor para vivermos, dando igualdade de condições não só a garantias básicas, mas também na cultura, educação, trabalho, entre outros exemplos”, destacou Chadid.

cimg4495
Adriano Chadid (paletó preto) empossando membro do Cedine/MS

O Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul (Cedine/MS) é um órgão Colegiado de caráter deliberativo, vinculado ao Órgão Estadual responsável pela Assistência Social (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast).Tem por finalidade promover, em âmbito estadual, políticas públicas que visem eliminar as discriminações que atingem o negro e defender seus interesses.

Na oportunidade foram empossados oito representantes de entidades governamentais e oito de entidades não-governamentais de todo o Estado. Os empossados tem o compromisso de bem cumprir os deveres ao cargo.

Clique aqui e confira a relação dos empossados publicada no Diário Oficial do Estado (DOE/MS) em 25/10/2016.

Texto: Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Leonardo Melo, Subsecretaria da Igualdade Racial

Otávio Trad integra a Comissão Especial de Transição e elogia iniciativa de Marquinhos em manter harmonia com o Poder Legislativo

Otávio Trad integra a Comissão Especial de Transição e elogia iniciativa de Marquinhos em manter harmonia com o Poder Legislativo

de15868466f1479ff2d490aa1730b03c

Otávio Trad integra a Comissão Especial de Transição e elogia iniciativa de Marquinhos em manter harmonia com o Poder Legislativo

Campo Grande (MS) – “É de se elogiar a postura do prefeito eleito em buscar os poderes municipais e estaduais em prol de Campo Grande. A sua visita ao prefeito, ao governador e aos vereadores nós dá a esperança de que Campo Grande possa novamente ter a harmonia necessária para voltar a crescer’’. Essa foi a afirmação do vereador Otávio Trad (PTB), ao destacar a importância da visita do prefeito eleito Marquinhos Trad (PSD) à Câmara Municipal de Campo Grande, um dos vereadores que irá participar da Comissão Especial de Transição, por integrar a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ).

Sicredi comemora Dia Mundial da Poupança

Campo Grande (MS) – Dia 31 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Poupança. Em 2016, o tema ganha uma relevância ainda maior, devido ao decréscimo da carteira da caderneta de poupança em função do cenário econômico do País. No Sicredi, o produto vem tendo uma evolução expressiva. Nos últimos quatro anos, a carteira de poupança do Sicredi cresceu 230%, saltando de R$ 1,9 bilhões para R$ 6,5 bilhões. Só este ano, o aumento já é de 27%, o que representa um incremento de R$ 1,37 bilhões na carteira.

Um dos diferenciais de uma instituição financeira cooperativa como o Sicredi é que os recursos captados são aplicados na própria região, fortalecendo o desenvolvimento econômico local. No Sicredi, os recursos captados em poupança são aplicados, em sua maioria, em linhas de crédito rural. Nos últimos quatro anos, a concessão de crédito rural com recursos vindos exclusivamente da poupança aumentou 507%, chegando atualmente a R$ 5,3 bilhões do total de R$ 8,6 bilhões que compõe a carteira de crédito rural do Sicredi.

Como produto de investimento, a poupança tem características que beneficiam os poupadores, como isenção de tributação para pessoa física e liquidez diária. Outro atrativo é a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para depósitos em bancos, ou do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), para depósitos em cooperativas de crédito, ambos até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.

Em relação ao rendimento, no Sicredi é igual ao das demais instituições. No entanto, os poupadores têm duas oportunidades de ganhos: com o rendimento normal da aplicação e a segunda com a distribuição das sobras (como é chamado o resultado positivo das cooperativas), caso sejam associados da Cooperativa.

 Assessoria de Imprensa – Gabriela Borsari