(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Comércio de MS deve contratar  5 mil trabalhadores temporários

Comércio de MS deve contratar 5 mil trabalhadores temporários

????????????????????????????????????

Comércio de MS deve contratar 5 mil trabalhadores temporários

Campo Grande (MS) – A contratação de trabalhadores temporários para o comércio de Mato Grosso do Sul, que começou em novembro, para reforçar as vendas de final de ano, deverá fechar o mês de dezembro com cerca de 5 mil novas contratações, dando oportunidade para novos profissionais desempregados ou que estão entrando pela primeira vez no mercado de trabalho. A estimativa é de Pedro Lima, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, filiado à Força Sindical.

Cinco mil trabalhadores temporários, segundo Lima, representa 5% do cerca de 100 mil comerciários efetivos do comércio nos 79 municípios do Estado e deverão ser contratados até meados de dezembro. “Em outros anos, fora dessa crise econômica que assola o País nesses últimos tempos, a média de contratação de temporários para as vendas de final de ano era de 10% desses 100 mil empregados. Hoje, nossa realidade é outra e estimamos em apenas 5% de contratações nesse período”, explicou.

Pedro Lima, que preside também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados disse que lideranças sindicais dos comerciários dos demais municípios de MS, na sua maioria, está otimista com as vendas de final de ano e a consequente contratação de mão de obra para reforçar as vendas.

Divino José Martins, presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Porã, por exemplo, afirma que as vendas estão boas na cidade, mesmo antes desse período de final de ano. Segundo ele, com a alta do dólar, houve uma inversão do comércio na fronteira, ao longo desse ano: “Foram os paraguaios que vieram para o comércio brasileiro comprar de tudo, alimentos, eletrodomésticos e outros produtos.

Com esse desempenho do comércio em Ponta Porã, a contratação de temporários começou mais cedo. Muitos foram efetivados para adequar o quadro de funcionários para receber os vizinhos paraguaios que continuam comprando na cidade.

Em Corumbá, o líder sindical dos comerciários, Orlando Terredor Pinto também está bastante otimista. Tem observado inúmeras contratações e acredita que até meados de dezembro, deverão ser contratados em torno de 500 temporários para suprir a demanda local.

Hoje, Corumbá conta com cerca de 5.500 empregados efetivos o líder sindical acredita que muitos desses temporários serão efetivados, “já que 2017 sinaliza positivamente para nossa economia”, afirma.

Em Campo Grande, Idelmar da Mota Lima, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, prevê a contratação de 2 mil trabalhadores temporários para este ano. Esse número também representa 5% dos 40 mil empregados efetivos do setor. “Também estamos otimistas com a recuperação gradativa da economia e acreditamos que 2017 será muito melhor que este ano.

O presidente da Fetracom, Pedro Lima, também acredita que muitos desses cinco mil temporários acabarão sendo efetivados no comércio já que o próximo ano deverá ser melhor que 2016. “Além disso, é preciso lembrar que muitos desses empregados temporários acabam se revelando bons funcionários, que acabam conquistando um lugar definitivo na empresa”, explica.

Pedro Lima lembra também que grande parte dos empregados no comércio  ganham comissões nas vendas e isso contribui para que tenham um desempenho maior no exercício de suas funções e isso, consequentemente, repercute também na sua permanência na empresa e não só como empregado temporário, para suprir o movimento de dezembro.

A diretoria da Fetracom/MS tem acompanhado o desenvolvimento do comércio, por intermédio de suas lideranças sindicais da base, que estão ligadas diretamente aos empregados, “por isso temos essa visão otimista  que tempos melhores virão e que a  crise econômica nacional será superada dessa forma: com a força do trabalho dos empregados em todos os setores de desenvolvimento deste nosso País”, afirmou Pedro Lima.

Prêmio MPE Brasil conhece vencedores estaduais nesta terça-feira

Premiação acontece no Sebrae, a partir das 19 horas

Campo Grande (MS) – Os vencedores da etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas – serão conhecidos na noite desta terça-feira (06), em solenidade que acontece a partir das 19 horas, na sede do Sebrae em Campo Grande.

A iniciativa reconhece o trabalho de pequenos negócios, que durante este ano passaram por avaliação e debaterem diversos processos internos de gestão, com o objetivo de implementar melhorias e aumentar a competitividade da empresa no mercado.

O MPE Brasil é uma promoção do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Grupo Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e apoio institucional da Rede QPC (Qualidade, Produtividade e Competitividade).

Na edição deste ano, 68.898 micros e pequenas empresas de todo país se candidataram ao prêmio em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, mais de mil pequenos negócios se inscreveram para o ciclo. 

Sedhast apoia campanha “Compartilhe o Natal” com doação de materiais para divulgação

Sedhast apoia campanha “Compartilhe o Natal” com doação de materiais para divulgação

Campo Grande (MS) – Lançada em 21 de outubro, a campanha “Compartilhe o Natal”, do Ministério Público Estadual, vai beneficiar crianças com deficiência assistidas por entidades da Capital. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), como parceira da campanha, além da caixa para arrecadação dos brinquedos, doou 100 cartazes e 30 mil folhetos para divulgação. Na tarde de ontem (29), a titular da Sedhast, Elisa -Cleia Nobre e o secretário-adjunto, Adriano Chadid,  entregaram as doações para promotora de Justiça e idealizadora da campanha, Jaceguara Dantas da Silva Passos.

“É muito gratificante abraçarmos essa causa que leva alegria para crianças que esperam um presente neste natal. A nossa união faz a diferença na vida das pessoas e não mediremos esforços para ajudar nesse ato de solidariedade. Onde tem criança, tem alegria”, ressaltou a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.

Segundo a coordenadora e idealizadora do “Compartilhe o Natal”, promotora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva Passos, toda parceria é bem vinda e fundamental para o sucesso da campanha. “Contamos com os parceiros mais uma vez proporcionar um natal mais alegre, e neste ano especificamente, temos o desafio de contemplar as crianças com deficiência. Nossa meta é ultrapassar a marca de 10 mil brinquedos arrecadados ano passado”, disse a promotora.

SONY DSC

As instituições que serão beneficiadas com os brinquedos são: AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), Apae, Cotolengo, ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), CEADA/MS (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação), Pestalozzi, Sociedade Educacional Juliano F. Varela, e ainda as crianças do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação.

Postos de Arrecadação – Sedhast, Águas Guariroba, Assembleia Legislativa, Banco do Brasil, Rádio Blink 102, Comando Militar do Oeste – Exército Brasileiro, Famasul, Ministério Público do Trabalho, Plaenge, Gráfica Pex, Sertão, SESC, Shopping Campo Grande, UCDB, UFMS, TCE.

A campanha “Compartilhe o Natal” está com uma plataforma na internet com informações e orientações sobre os tipos de brinquedos adequados e informações como idade e sexo das crianças para que a pessoa escolha para quem quer destinar a doação. O endereço é o www.compartilheonatal.com.br, e para quem está conectado às redes sociais, a campanha conta ainda, com a página no facebook/compartilheonatal.

Solange Mori – Sedhast |fotos: Ana Paula Oliveira

PMDB só espera a reeleição de Mochi para lançar candidatura ao governo

Junior Mochi abriu espaços importantes para o PMDB no Legislativo e deve ampliar ainda mais essas posições no período pré-eleitoral.

Campo Grande (MS) – O PMDB de Mato Grosso do Sul decidiu que terá candidato próprio nas eleições de 2018. O partido só aguarda a reeleição do deputado Junior Mochi, presidente da legenda na presidência da Assembleia Legislativa para por em prática o projeto. Mochi já iniciou as conversações no Legislativo, tentando atrair o PSDB inicialmente, mas está falando na surdina com o PT e com alguns deputados isoladamente.

A trincheira no Legislativo é considerada fundamental para o partido, uma vez que dá projeção para o presidente estadual do PMDB, que é pré-candidato a deputado federal, e mantém nos seus cargos vários assessores peemedebistas que trabalham pelo projeto do partido.

O PMDB tem dois possíveis candidatos, o ex-governador André Puccinelli e a senadora Simone Tebet. Puccinelli está envolvido na investigação da “Lama Asfáltica”, teve bens bloqueados e foi pego em gravações. Sua candidatura depende do desdobramento do caso. Se sair ileso, poderá ser o candidato.

Simone ainda não declarou sua intenção, mas é apontada pelo próprio Mochi como um nome novo e mais leve para ser carregado. Mas, tudo isso está em compasso de espera no aguardo da reeleição de Mochi na presidência da Assembleia Legislativa.

Apesar de críticas ao seu comportamento proclastinador de decisões, Mochi abriu espaços importantes para o PMDB no Legislativo e deve ampliar ainda mais essas posições no período pré-eleitoral.

Evento na Capital discute políticas públicas voltadas para o envelhecimento ativo

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social, realiza na próxima quarta-feira (23), às 9h, no auditório da Escola do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) “Mariluce Bittar”, na Capital, o evento “Dialoga SUAS” que discutirá o Termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo.

A longevidade provoca uma discussão sobre o futuro: Como será o amanhã? É baseado neste questionamento que se espera promover por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas idosas.

Os avanços e desafios no Estado de Mato Grosso do Sul e a atual conjuntura da política de atendimento à pessoa idosa, assim como a definição de ações referente ao tema serão discutidos com todas as representatividades do segmento.

Um dos pensamentos do evento é de que políticas intersetoriais podem contribuir para a qualidade de vida da população idosa sendo necessário repensar a maneira de como são implementadas essas políticas públicas voltadas para o envelhecimento.

O evento contará com a participação de Conselhos de Direitos, Ministério Público e outros parceiros diretamente envolvidos com a questão no Estado, como a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Educação (Sed).

Envelhecimento Ativo – O Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo prevê, entre outros pontos, a promoção do envelhecimento ativo, por meio de criação de ambientes propícios e favoráveis à sua efetivação; a afirmação de direitos e do protagonismo da pessoa idosa na promoção de sua autonomia e independência; articulação intra e intersetorial, para assegurar atenção integral às pessoas idosas e às suas famílias e a integração de serviços em áreas socioassistenciais e de saúde, com fortalecimento da proteção social, da atenção primária à saúde e dos serviços de notificação e prevenção da violência.

Serviço

Evento: “Dialoga SUAS” – Envelhecimento Ativo

Data: 23 de novembro, às 9h

Local: Auditório da Escola do SUAS “Mariluce Bittar” – Rua André Pace, nº 630 – Bairro Guanandi.

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Foto: divulgação

 

Livro que une conto, crônica e poesia será lançado nesta quarta-feira

Livro que une conto, crônica e poesia será lançado nesta quarta-feira

foto-jean-lucy_credito-raquel-de-souza-3

Jean Lucy. Foto. Raquel de Souza

“Fragilidades e Fortalezas” combina gêneros literários para tratar sobre o cotidiano com beleza e simplicidade

Campo Grande (MS) – Falar sobre vivências, mergulhar em nossas origens, conduzir o leitor a uma maior aproximação de si mesmo, esses são alguns dos desafios a que Jean Lucy Vieira se propõe no livro “Fragilidades e Fortalezas”, que será lançado nesta quarta-feira (23), às 19h30, no Fran’s Café. Através da união de gêneros literários, o autor trata de temáticas profundas com sutileza e busca provocar reflexões sobre fatos rotineiros. “Não é um livro autobiográfico, ao mesmo tempo em que não deixa de ser. Um fato, um lugar, uma experiência, um olhar, tudo pode se tornar matéria-prima para a literatura”, conta Jean Lucy.

Os textos presentes no livro abordam sentimentos, sensações, lembranças, encontros e desencontros, e aparecem na forma de crônicas, poemas e contos. “O livro nasceu com essa intenção de transmitir a mensagem das fragilidades e fortalezas, o título expõe essa bipolaridade. Nós nem sempre somos só o positivo, o belo, mas mesmo na nossa fragilidade sentimentos e situações podem se tornar aprendizados para o futuro”, explica o autor. “Somos fragilidades e fortalezas – que precisam conviver em harmonia. Negar um ou outro aspecto é negar nossa identidade”, completa.

“Fragilidades e Fortalezas” é o terceiro livro do autor, foi escrito durante pouco mais de um ano, mas alguns textos são bem mais antigos, datam de 10 anos atrás, e foram revisitados e inclusos na versão final. A obra transparece a maturidade alcançada depois de uma década de dedicação à educação e à escrita. “O livro nos embriaga com textos que, para além da organização poética, nos transformam do interior para o exterior, são capazes de despertar em nós sentimentos diversos, por vezes antagônicos. Difícil não ser tocado na alma, não se emocionar”, define o filósofo Dennys Christian Santos.

Serviço: O lançamento do livro “Fragilidades e Fortalezas” (Life Editora), do autor Jean Lucy Vieira, será realizado nesta quarta-feira (23), às 19h30, no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. O livro será vendido na ocasião por R$ 25.

Sobre o autor

Jean Lucy Toledo Vieira é autor de outros dos livros, “Fragmentos” (2008) e “Entreolhares” (2015), e organizador do livro “Espiritualidade Franciscana” (2014). É professor, diretor administrativo da ONG Centro Social Dom Bosco e trabalha também com cursos, palestras e Constelação Familiar Sistêmica. Formado em Pedagogia e Teologia, tem especialização em Psicopedagodia, Educação Infantil e Ensino Fundamental e cursa pós-graduação em Literatura e Cultura.