(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
40 anos de MS: Secretaria de Cultura e Fertel destacam papel das emissoras públicas no aniversário de MS

40 anos de MS: Secretaria de Cultura e Fertel destacam papel das emissoras públicas no aniversário de MS

IMG_20170406_143831

40 anos de MS: Secretaria de Cultura e Fertel destacam papel das emissoras públicas no aniversário de MS

Campo Grande (MS) – O secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, e o diretor-presidente da Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e Televisão (Fertel), Bosco Martins, despacharam nesta quinta-feira (06) no gabinete itinerante instalado no stand do Governo do Estado no Parque de Exposições Laucídio Coelho, que sedia a 79ª edição da Expogrande. 

 Para Nery, o aniversário de Mato Grosso do Sul é momento especial para seguir valorizando as emissoras públicas, que segundo ele, têm o papel de reconhecer e exaltar os diversos povos que compõem nosso estado.

“Do desbravamento pelos bandeirantes às guerras que estão registradas em nossa história.  Temos que nos apropriar de tudo isso, lembrar dos nossos artistas como Helena Meireles. Nossa fronteira com estados estimula esse povo mesclado. Italianos, japoneses, libaneses, alemães. Vamos revelar essa construção diversificada, mostrar as exuberâncias, as qualidades da terra em que nosso povo vive e ganha seu dinheiro, estimular o senso de pertencimento”, disse Athayde, que lembrou que todas essas ações já contam com o apoio do governador Reinaldo Azambuja.

Durante os despachos com o diretor-presidente da Fertel, além de vereadores e outras lideranças políticas do interior, o secretário de Cultura lembrou ainda que as emissoras públicas, que retornam para a SECC após a reforma administrativa do executivo estadual, são as responsáveis por propor essa reflexão de quem é e o que quer ser o povo sul-mato-grossense. “Queremos que MS apareça para o mundo, que sejamos reconhecidos por nossas belezas. Nossa diversidade é nossa unidade”, lembra Nery.

Diretor-presidente nesta nova fase das emissoras públicas, o jornalista Bosco Martins celebra o retorno da Fertel à Cultura. Essa valorização dos diversos aspectos que formam a essência do nosso estado, que é uma orientação do governador Reinaldo, se une a uma nova forma de fazer Comunicação. “Vamos andar mais juntos, mostrar nossa cultura, nossos artesãos. O marco regulatório dessa mudança, que já foi lançado pelo governador, teve o diálogo como fiador desse processo de sucesso”, afirmou Martins.

BBB versus programação cultural da TVE 

Rádio e TV Educativa lançarão em maio a nova programação para a população de Mato Grosso do Sul. “Teremos o Roda Fora, programas de parceria, sem esquecer dos já existentes na nossa grade, como o Spoiler, o Cult.E, o Giro do Esporte, o Jornal da TVE, que é também um de nossos principais noticiários. A rádio nestes dois anos do governo de Reinaldo adquiriu e ampliou seu público aumentando sua qualidade sonora e noticiosa, a cultura do estado faz parte da programação”, pontuou Bosco.

A TVE está desde o ano passado está retransmitindo a programação da TV Cultura de São Paulo, que é considerada uma das melhores de todo o mundo em Canal Aberto. Martins lembrou ainda que nesta última terça-feira quando parte do Brasil e de MS, parou para assistir o BBB um reality show de péssima qualidade, alguns telespectadores assistiam como opção uma programação cultural. Naquele momento exibimos um programa de cultura, cinema e arte apresentado pela Patrícia Hadlich e com o historiador Valmir Batista Correa, numa crônica espetacular sobre os 40 anos de MS. Assim mesmo com menos telespectadores mais tão importantes, nos orgulhamos com a aceitação dos nosso programas regionais, levando qualidade bairros longínquos da capital ou mesmo na área central em canal aberto. Muita gente discute a qualidade dos canais abertos, mais quando tem essa opção preferem ver essa programação mais lixo, a TVE é grátis, não precisa pagar pra assistir é só mudar de canal. Temos   a melhor programação infantil em parceria com a TV Cultura, o melhor jornalismo enfim, oferecendo entretenimento sem esquecer da cultura de nossa gente”, finalizou Martins. 

Ministério Público Estadual premia nesta sexta-feira os vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo Jorge Góes

Ministério Público Estadual premia nesta sexta-feira os vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo Jorge Góes

image10574 – É com alegria e satisfação que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar do Passos, e da Procuradora de Justiça e Supervisora da Assessoria de Comunicação, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, anuncia, nesta sexta-feira (07/04), os vencedores do “1º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

O evento acontece no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça, às 8h.

O Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes foi lançado em outubro (28/10) e vai premiar matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas à atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em defesa dos direitos relacionados aos temas: Meio Ambiente, Patrimônio Público, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Criminal e outros temas referentes à defesa dos interesses difusos e coletivos. Será concedido um valor total de R$ 23.000,00 (vinte e dois mil reais) em prêmios.

Participaram do concurso, profissionais de comunicação que tiveram matérias publicadas em jornal, rádio, web ou televisão e com registro profissional da função de jornalista (DRT).

Os vencedores receberão prêmios no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para os primeiros lugares de cada categoria (Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Web), quatro prêmios no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para os segundos lugares de cada categoria (Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Web), quatro prêmios no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para os terceiros lugares de cada categoria (Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Web), e um prêmio no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) para o primeiro colocado da categoria Acadêmico.

Miss Campo Grande 2017 será coroada hoje

Miss Campo Grande 2017 será coroada hoje

IMG-20170331-WA0031

Miss Campo Grande 2017 será coroada hoje

Campo Grande (MS) – Acontece hoje (5), às 19 horas, no Espaço Plataforma Cultural localizado na Avenida Calógeras s/n esquina com Av. Mato Grosso, coroação da bela representante da capital, Jaqueline Arantes, como Miss Campo Grande Be emotion 2017.

Na mesma oportunidade, serão apresentadas as representantes de Corumbá, Jaraguari e Aquidauana e marcará também o lançamento da 48ª edição do concurso Miss Mato Grosso do Sul Be Emotion 2017 que será disputado no mês que vem.

A etapa estadual será realizada em Costa Rica no dia 6 de maio, e terá a presença de Raíssa Santana, Miss Brasil 2016 que representou o país no concurso Miss Universo realizado em janeiro, nas Filipinas, quebrando um jejum de 30 anos sem que uma negra triunfasse no concurso e se tornou a segunda representante da etnia a conquistar a honraria nos 63 anos da competição. A brasileira ficou entre as 13 finalistas.

É a primeira vez que a jovem de 21 anos Jaqueline Arantes participa de um concurso de beleza. A estudante do nono semestre de Arquitetura e Urbanismo e técnica de segurança do Trabalho mora na cidade morena há 4 anos.

“É uma honra, representar a capital do estado, uma coisa que nunca imaginei que poderia acontecer”, revela Jaqueline

De acordo com a Coordenação estadual do concurso conduzida por Warner Willon, Jaqueline preenche todos os requisitos para representar a capital e disputar a classificatória do estado.

Além de autoridades, o evento contará com a presença da Miss Mato Grosso do Sul Be Emotion 2016 Yara Deckner, estudante de jornalismo, 20 anos, que conquistou o título no ano passado. Yara participou da etapa Nacional no concurso Miss Brasil em São Paulo realizado em outubro de 2016.

Há quase 1 mês de passar a coroa para sua sucessora, a atual Miss Mato Grosso do Sul  espera que a vencedora represente da melhor forma possível  o estado. “Espero que a próxima Miss Mato Grosso do Sul tenha tantas oportunidades quanto eu tive, e no que eu puder ajudá-la, pode ter certeza que farei, porque é muito importante representar bem o estado”, ressalta Yara.

Coroação Miss Campo Grande Be Emotion 2017

Quarta-feira dia 5 de Abril, às 19h

Local: Espaço Plataforma Cultural, Avenida Calógeras s/n esquina com Av. Mato Grosso

Reportagem: Mara Riveiros

Dagoberto tomará medidas legais em relação à decisão do STJ

Campo Grande (MS) – O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) afirmou nesta sexta-feira (31) que recorrerá da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou uma multa por uma suposta promoção pessoal quando ele estava no comando da secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em 2003. A divulgação de um material educativo e sem qualquer vínculo com o parlamentar ensejou esta ação desproporcional e descabida.

À frente da Secretaria, Dagoberto tinha o dever institucional de implementar as políticas de combate da perniciosa combinação de álcool e direção. O panfleto distribuído não continha nenhuma referência ao então Secretário e não faz sentido vinculá-lo à campanha eleitoral pois esta foi feita de maneira completamente independente de qualquer instituição pública.

“Em primeiro lugar, nós não praticamos nenhum crime. Os folhetos que foram impressos na época não tinham qualquer intuito eleitoral. Eles tinham apenas um caráter educativo relacionado à aplicação da lei seca. Além disso, eu não tinha pretensão de ser candidato a prefeito. Só o fiz no meio do percurso da campanha eleitoral por um acordo da frente partidária. Naquele momento, os panfletos sobre a Lei Seca já estavam em circulação. Tenho absoluta convicção de que eles não não interferiram no pleito eleitoral. Uma condenação de R$ 5,8 milhões com base neste mal entendido é abuso de poder e fere o principio da razoabilidade que é um dos pilares da Justiça”, afirmou Dagoberto.

Enquanto este processo judicial está em andamento, o deputado federal não perderá seus direitos políticos e não está em análise qualquer ação relacionada a uma suposta improbidade administrativa. Segundo o advogado do parlamentar, André Borges, “agora serão adotadas as medidas legais competentes que o caso merece, especialmente quanto ao valor estipulado como multa que é claramente abusivo”, declarou Borges.

Governo e Sanesul recebem estudos técnicos destinados à universalização do sistema de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (24/3), foram entregues ao Governo do Estado e à Sanesul os estudos técnicos realizados pelas empresas Aegea Saneamento e Participação S.A e Andrade Gutierrez Concessões S.A. referentes ao projeto de universalização do sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado operados pela Sanesul.

As empresas foram autorizadas pelo Estado a desenvolverem os estudos, após publicação do Edital de Chamamento Público de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI nº 01/2016, que estabeleceu diretrizes para a participação de interessados na elaboração dos estudos técnicos.

As autorizadas tiveram o prazo de 170 dias para a elaboração dos estudos, tendo sido franqueado acesso às instalações para visitas técnicas em cada município, bem como disponibilizados informações e dados técnicos, financeiros, contábeis, operacionais, jurídicos e ambientais. Foram ainda realizadas inúmeras reuniões técnicas para discussão e acompanhamento das propostas.

Os estudos servirão para modelagem do projeto de futura parceria público-privada que objetiva acelerar os investimentos em infraestrutura de coleta, tratamento e disposição de esgoto sanitário, concluindo em dez anos a universalização dos serviços, que levaria aproximadamente 40 anos se fossem considerados somente investimentos públicos.

A Secretária Especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), órgão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eliane Detoni ressalta que “os estudos técnicos determinam as possibilidades de arranjos econômicos, financeiros, jurídicos e institucionais para viabilizar o projeto que tem investimentos de aproximadamente R$ 3,9 bilhões, somando as obras de infraestrutura, operação e manutenção do sistema e considerando um contrato entre a Sanesul e o parceiro privado de 30 anos”.

O Diretor-Presidente da Sanesul, Luiz Rocha, destaca que os investimentos e as despesas de operação e manutenção realizados pelo parceiro privado serão remunerados pela Sanesul, que também continuará responsável pela gestão comercial e pelos controles de qualidade dos serviços prestados.

O projeto de parceria público-privada coloca o Estado de Mato Grosso do Sul em posição de vanguarda no país, ao propor a universalização dos serviços de esgotamento sanitário em 68 dos seus 79 municípios.

Texto: Jéssika Machado (Segov) e ACOM/ Sanesul.

Expogrande 2017: Senar/MS lança 50 novos cursos durante evento

Expogrande 2017: Senar/MS lança 50 novos cursos durante evento

????????????????????????????????????

Expogrande 2017: Senar/MS lança 50 novos cursos durante evento

Campo Grande (MS) – Mais de cinquenta novos cursos foram acrescentados ao catálogo do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural. O lançamento dessas capacitações, que atendem tanto a população urbana como a rural, acontecerá durante a Expogrande 2017 – Exposição Agropecuária de Campo Grande, no Parque de Exposição Laucídio Coelho, entre os dias 30 de março a 09 de abril.

“Com isso, a instituição passa a oferecer mais de 200 capacitações, cumprindo o seu papel de levar conhecimento tanto à população do meio rural, como do meio urbano. Realizar o lançamento na Expogrande, um dos principais eventos do nosso Estado, é começar com o pé direito neste novo caminho trilhado pelo Senar/MS”, afirma o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito.
De agricultura urbana a artes em tecidos, a nova grade de cursos movimentará os sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul.  Segundo Saito, a lista foi preparada para atender a demanda da população em capacitações que podem elevar o conhecimento profissional e incrementar a renda. “Os cursos atendem à demanda de mão de obra qualificada em setores em expansão, como o sucroenergetico e o florestal”. Na lista, apenas na área florestal, contam dezoito cursos de mecanização.
Sobre a Expogrande – O evento acontece entre os dias 03 de março a 09 de abril, promovido pela Acrissul – Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul. Durante a exposição, o Senar/MS terá um stand com as informações e apresentações dos novos cursos, destacou o jornalista Lile Corrêa, ao vivo na emissora Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS).