(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Com foco no educar pela pesquisa, Secretaria de Educação realiza a terceira edição do encontro “Teia da Educação”

Com foco no educar pela pesquisa, Secretaria de Educação realiza a terceira edição do encontro “Teia da Educação”

Convite_Jardim

Com foco no educar pela pesquisa, Secretaria de Educação realiza a terceira edição do encontro “Teia da Educação”

Com foco no educar pela pesquisa, Secretaria de Educação realiza a terceira edição do encontro “Teia da Educação”

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza nesta segunda-feira (24), em Jardim, o encontro da terceira edição da “Teia da Educação – Educar pela Pesquisa”, na Escola Estadual Coronel Juvêncio, às 13h30. Com a participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul dos municípios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque e Porto Murtinho, o evento propõe a aproximação e apropriação da prática pedagógica com foco na Escola da Autoria, no protagonismo juvenil e na educação por meio da pesquisa, visando à formação do estudante como autor de seu próprio conhecimento.

Nesta edição da Teia, a secretária de Estado de Educação e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Cecilia Amendola da Motta, apresentará os avanços conquistados pela educação de Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos; o consultor da SED, Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), abordará as propostas e as possibilidades de trabalho no educar pela pesquisa; e o professor José Gomes Pereira relatará sua experiência com essa metodologia na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, de Campo Grande, uma das primeiras a implementar a proposta de educar pela pesquisa no Estado.

Em 2017, a Teia da Educação está sendo realizada nas cidades-sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A primeira CRE a receber o evento foi Dourados e, em seguida, Aquidauana. Depois de Jardim, a Teia segue para Campo Grande, dividida em quatro encontros, nos dias 25 e 26 de abril.

Teia da Educação

A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o SED vai às Escolas, que em 21 encontros reuniu mais de 20 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores da Rede Estadual de Ensino.

Na programação, a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.

Em 2016, na Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, as escolas apresentaram para a equipe da SED, composta pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, superintendentes, coordenadores e técnicos de diferentes áreas, os Planos de Trabalho elaborados para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, com base na Avaliação Institucional Externa, o Projeto Político Pedagógico e o Projeto de Gestão Escolar apresentado à comunidade no período da campanha eleitoral da direção escola.

Serviço:

Teia da Educação em Jardim:

Data: 24/4/2017

Horário: 13h30

Local: EE Coronel Juvêncio – Av. Duque de Caxias, 160, Centro.

Contato: Marcelo Winckler – (67) 99245-1914

Imóvel urbano com 43,5 hectares vai a leilão  por R$ 9 milhões em Campo Grande

Imóvel urbano com 43,5 hectares vai a leilão por R$ 9 milhões em Campo Grande

Foto_01

Imóvel urbano com 43,5 hectares vai a leilão por R$ 9 milhões em Campo Grande

Campo Grande (MS) – Uma área de pouco mais de 43,5 hectares (ha), composta por cinco chácaras, localizada junto à Avenida Reino Unido, no Jardim Inápolis, na zona oeste de Campo Grande, MS, vai a leilão nesta quarta-feira (26.04) com valor inicial fixado em R$ 9 milhões. O imóvel é de propriedade de João Júnior Gomes de Santana e foi adquirido em leilão judicial do Banco do Brasil em 30 de junho de 2000. O pregão presencial está marcado para 9 horas na sede da Casa de Leilões, localizada na Rua Jaboatão, 271, bairro Sílvia Regina (distante 800 metros do Aeroporto Internacional de Campo Grande). Os lances também podem ser efetivados via Internet pelo portal www.casadeleiloes.com.br.

Caso haja inexistência de lances para a área total, será aberto novo pregão, também no dia 26, desta vez às 9h30min, para a venda das chácaras em separado. Caso isso ocorra, serão cinco lotes  com as seguintes áreas e valores iniciais para lances: 8,25 ha ( R$ 1.706.000); 8,47 ha (R$ 1.750.000); 8,745 ha (R$ 1.812.000); 8,895 ha (R$ 1.838.000) e 9,18 ha (R$ 1.897.000).

O leilão será comandado pelo leiloeiro oficial Tarcílio Leite. Podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas de qualquer parte do Brasil. O cidadão interessado deverá apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Para as empresas são exigidos contrato social e CNPJ além de carteira de identidade e CPF do representante legal. Caso a pessoa jurídica envie representante este deverá apresentar também instrumento público de procuração com delegação de poderes para oferta de lances e demais decisões relativas ao pregão.

Para o caso de lances via Internet o interessado deve acessar o portal www.casadeleiloes.com.br e fazer seu cadastro atendendo os documentos solicitados em até 24 horas antes do final do arremate. Após a liberação do cadastro o cliente deverá solicitar habilitação para sua participação online. Mais informações sobre o leilão e orientações quanto à participação podem ser solicitadas diretamente com a equipe da Casa de Leilões pelos fones: 67-3363-5399 e 67-3363-7000.

Ariosto Mesquita

Governador participa de comemorações militares e homenagens a autoridades

Governador participa de comemorações militares e homenagens a autoridades

FotocapaCampo Grande (MS) – Prestigiando os 367 anos do Exército Brasileiro, comemorado ontem, o governador Reinaldo Azambuja participou da entrega de medalhas a autoridades que contribuem com o desenvolvimento da instituição, no Comando Militar do Oeste. E em reverência ao patrono das polícias militares e civis do Brasil, também participou da outorga da medalha Tiradentes, com formação de novos cabos e lançamento do programa de policiamento ostensivo e preventivo aéreo da Capital, no Centro de Convenções Albano Franco.

No primeiro evento, Reinaldo destacou a importância do Exército Brasileiro, ‘que sempre foi um parceiro de Mato Grosso do Sul. Segundo o governador, a união entre o Estado e as forças policiais ‘fortalece nossos ideais e beneficia toda população’.

O general Gerson Menandro, comandante do CMO (Comando Militar do Oeste) também reforçou o papel da instituição, destacando que o Exército não só protege as fronteiras do país, mas atende a população em locais onde o Estado não chega, como o Pantanal ou em áreas de conflito, garantindo segurança e levando saúde, mantimentos e educação.

“Estivemos presente em grandes momentos da história do nosso país, ajudando o povo brasileiro em todas as necessidades, seja em uma crise de segurança pública, incêndio, ou até mesmo garantindo vacinas, proteção ao meio ambiente”, afirmou.

Durante a cerimônia a senadora Simone Tebet (PMDB), o senador Pedro Chaves (PSC) e o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins receberam a medalha de Ordem do Mérito Militar, que homenageia personalidades que se destacam por seu trabalho em favor da instituição.

“É uma honra muito grande ter meu trabalho como educador e senador da república reconhecido por uma das instituições mais respeitadas do nosso país. Sou muito grato ao Comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, e ao general Menandro Garcia de Freitas, por tão honrosa distinção. Vou continuar trabalhando com muito afinco em favor do Exército, que tem papel fundamental não só na defesa da pátria mas também na prestação de serviços à comunidade”, agradeceu Pedro Chaves.

Bosco Martins agradeceu a homenagem em nome da equipe TVE, afirmando que a medalha é reconhecimento de um trabalho conjunto. “O governado do Estado, através da Rádio e TV Educativa, tem parceria e de suporte ao Exército Brasileiro, por meio do SISNACC (Sistema Nacional de Comunicação Crítica). Os equipamentos de transmissão e recepção de dados via satélite do Exército estão instalados na torre da TV Educativa”, detalha.

Ainda segundo o jornalista, essa parceria viabiliza um plano piloto do Exército Brasileiro no compartilhamento de informações com alta capacidade de transmissão de dados e vídeos nessa plataforma de comunicação. “Isso significa mais mobilidade, respostas rápidas e eficácias no gerenciamento de incidentes”, afirma.

O SISNACC é um dos suportes do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que disponibiliza faixas de radiofrequência em pelo menos 50 % do território nacional para monitoramento das fronteiras.

Após as comemorações ao Dia Exército, o governador participou da Outorga da medalha Tiradentes da Polícia Militar de MS, com a formatura de 368 novos cabos e lançamento oficial do programa de policiamento ostensivo e preventivo aéreo.

Na ocasião também foram entregues medalhas a pessoas que se destacam na parceria com a Polícia Militar, entre eles o prefeito de Bonito, Odilson Soares (PSDB), que destacou a importância dos policiais militares junto à população, não apenas para Bonito, mas para todo o MS.

“O governador tem garantido profissionalização e transformado as forças policiais de MS em uma das melhores de Brasil. Não somente pelo investimento em equipamentos, como carros e hoje esse helicóptero, que será de grande importância no policiamento ostensivo, preventivo e repressivo da cidade de Campo Grande, mas também no respeito que o cidadão tem hoje ao ver um policial nas ruas, nos bairros na cidade”, afirmou.

O prefeito de Bonito compareceu a homenagem acompanhado do comandante PM de Bonito, major Espíndola.

Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha terá homenagem especial às mães

Festa do Cordeiro do CTG Farroupilha terá homenagem especial às mães

Governador de MS diz que quanto mais prefeitos na Marcha à Brasília melhor

Governador de MS diz que quanto mais prefeitos na Marcha à Brasília melhor

fala rei

Governador de MS diz que quanto mais prefeitos na Marcha à Brasília melhor

Campo Grande (MS) – Defensor do municipalismo, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), aconselhou os prefeitos participarem maciçamente na XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que ocorrerá de 15 a 18 de maio como forma de fortalecer o movimento promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Ex-prefeito da cidade de Maracaju, época em que também presidiu a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Azambuja disse que foi a partir dessas mobilizações anuais promovidas pela entidade municipalista que houve várias conquistas, como o incremento de percentuais extras no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), a elevação dos recursos do ITR (Imposto Territorial Urbano), cuja arrecadação fica 100% com as prefeituras, entre outras.

O governador foi até a sede da Assomasul, em Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (20), assinar com o presidente da entidade, Pedro Caravina (PSDB), e demais prefeitos, convênios destinados à manutenção do transporte escolar com os municípios e com a rede Siconv (Sistema de Convênios).

Em discurso, enalteceu o trabalho que vem sendo feito há anos pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, em favor das causas municipalistas.

“O Caravina me falou que já tem 50 prefeitos inscritos, mas se der para os 79 prefeitos do Estado participarem da Marcha melhor ainda, é muito importante, porque mostra a força da Assomasul e fortalece o municipalismo. Foi através das marchas que tivemos muitas conquistas, muitos avanços, e muitos prefeitos que, como eu participaram, sabem da importância que tem esse movimento”,  sugeriu o governador.

Durante o ato, o governador falou da importância das parcerias institucionais em torno da execução de projetos importantes para os municípios, lembrando que esta semana mesmo lançou 14 editais de licitação para obras de infraestrutura urbana (pavimentação e drenagem de águas pluviais), que contemplarão Campo Grande e outros 11 municípios.

A política de regionalização da atual gestão atende os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com importantes obras estruturantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

De acordo com os editais serão contemplados o Bairro Aero Rancho (etapa “G”), em Campo Grande; a Vila Beatriz, em Nova Andradina; Rua Machado de Assis e adjacências, além da Rua Barão do Rio Branco em, Sete Quedas, Rua Maria Augusta de Carvalho e adjacências, em Água Clara; Avenida do Porto, em Aparecida do Taboado; Bairro Morada da Serra, em Sidrolândia; Bairro São Sebastião, em Ribas do Rio Pardo; Rua Largo da Saudade e distrito de Piraporã, em Itaporã; Rua Coronel Alfredo Alfredo Pinto e Camalotes, em Porto Murtinho; Vila Pequim, em Coxim; Rua Santos Dumont, em Caarapó; e Rua Minas Gerais, em Jardim.

Ainda durante seu discurso, Reinaldo Azambuja falou da crise econômica do país, no entanto, destacou a importância de os agentes públicos se empenharem com adoção de medidas visando o enxugamento da máquina como ele teve que fazer para tornar o Estado viável.

Segundo ele, é possível superar essa situação crítica que teve reflexo negativo não apenas no governo, mas principalmente nos pequenos municípios, a partir de ações de contenção de gastos para então tornar a máquina viável e retomar os investimentos.

O chefe do Executivo também defendeu um novo pacto federativo de modo que os recursos não fiquem somente centralizados no governo federal, ou seja, venham a contemplar de forma justa estados e municípios.

Reinaldo Azambuja defendeu ainda a reforma previdenciária, desde que seja adotada pelas três esferas da administração pública. Segundo ele, é inadmissível que a União adote o um novo sistema previdenciário e cada município tenha o seu próprio. “Desse jeito não funciona”, ponderou.

Reportargem: Willams Araújo

 

 

Jovem de 17 anos lança amanhã primeiro livro de série de mistério

Jovem de 17 anos lança amanhã primeiro livro de série de mistério

Foto Edson Júnior_crédito Raquel de Souza (2)

Foto Edson Júnior_crédito Raquel de Souza (2)

Obra é trama adolescente cheia de segredos e reviravoltas

Campo Grande (MS) – Escrever ainda é um desafio complicado para alguns, mas Edson Alves Júnior sempre encarou essatarefa com naturalidade. Desde muito pequeno ele usa suas histórias preferidas, de livros, filmes e séries, para compor narrativas inéditas, criar personagens e viajar por realidades alternativas. Agora com 17 anos, o estudante irá lançar amanhã (18), às 19h30 no Fran’s Café, seu primeiro livro, intitulado “Criminosos”, um romance de mistério que conta a história de seis adolescentes que cometem um assassinato e precisam esconder a todo custo o que fizeram.

“Marcos, Ester, Clara, Bianca, Victor e Alex acabam assassinando uma menina chamada Eva, se arrependem e tentam esconder isso da polícia e de todos ao redor deles, mas guardar um segredo tão grande se torna um fardo”, revela Edson. Apesar da pouca idade, ele se preocupou em usar a obra para discutir de maneira sutil assuntos que considera importantes, como amor, religião, homossexualidade e aborto. “Não vejo os personagens como vilões, mas como seres humanos capazes de qualquer coisa para conseguir o que querem, até mesmo cruzar certas linhas”, comenta o autor.

E esse livro é só o começo, pois Edson pretende que ele seja o primeiro de uma série de mistério com sete outras obras que serão lançadas nos próximos anos. Agora ele está prestes a viajar para os Estados Unidos para estudar cinema, e quem sabe futuramente realizar mais um sonho e transformar sua história em uma série de televisão. “Sempre gostei bastante de escrever, e decidi publicar um livro porque não queria ter essa história guardada só comigo, queria deixar uma marca e mostra-la para o mundo”, completa o estudante.

Serviço: O lançamento do livro “Criminosos”, do autor Edson Alves Júnior, publicado pela Life Editora, será realizado amanhã, 18 de abril, às 19h30 no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro.