(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Bonito, Jardim, Bodoquena e Aquidauana recebem Semana do MEI

Bonito, Jardim, Bodoquena e Aquidauana recebem Semana do MEI

Semana do MEI.DivulgaçãoEvento terá série de orientações gratuitas ao microempreendedor individual, de 08 a 12 de maio

Campo Grande (MS) – Começa no dia 8 de maio, segunda-feira, em todo o Brasil, a Semana do MEI, evento direcionado a quem quer se tornar um microempreendedor individual, ou então que já está em atividade e deseja formalizar e melhorar o próprio negócio. A ação é totalmente gratuita e será realizada até o próximo dia 12, sexta-feira, pelo Sebrae, em 15 municípios de Mato Grosso do Sul.

Na região oeste (Bonito, Jardim, Bodoquena e Aquidauana), além do atendimento ao MEI durante o dia, serão promovidas palestras e oficinas presenciais no período noturno, bem como orientações online, por meio do “Fale com um Especialista”; e Papos de Negócio e Facebook Live, disponíveis mediante cadastro no Portal de Atendimento do Sebrae Nacional.

As inscrições para as capacitações presenciais serão realizadas na hora e as vagas são limitadas. A instituição de apoio aos pequenos negócios orienta que os interessados cheguem ao local com antecedência para garantir lugar nas salas. Em Bonito, todas as atividades serão realizadas no escritório regional do Sebrae (Rua Cel.Pilad Rebuá, 2480). A programação completa, com os horários e locais de cada ação, está disponível no Portal do Sebrae Mato Grosso do Sul – www.ms.sebrae.com.br.

Quem participar da iniciativa terá atendimento especializado para tirar dúvidas sobre como se tornar um MEI e quais alvarás são necessários após a formalização do próprio negócio. Além disso, haverá capacitações sobre planejamento, controle financeiro, formação de preço, e estratégias de compra e venda de mercadorias. No dia 11 de maio será realizado ainda em Bonito, das 9 às 12 horas, o Dia do Crédito, em que cinco instituições bancárias oferecem orientação sobre as melhores linhas de financiamento disponíveis para o pequeno negócio.

“É fundamental que o microempreendedor individual busque informações confiáveis e de especialistas, para que desempenhe suas atividades de forma legal, segura e competitiva”, destaca Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS. Segundo o Portal do Empreendedor, existem hoje 100,4 mil MEIs em Mato Grosso do Sul.

MEI

Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar no máximo média de R$ 5 mil por mês e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Pode-se ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

O MEI é automaticamente enquadrado no Simples Nacional e está isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, paga apenas o valor fixo mensal de R$ 47,85 (comércio ou indústria), R$ 51,85 (prestação de serviços) ou R$ 52,85 (comércio e serviços) – destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS -; montante atualizado anualmente, conforme o salário mínimo.

Entre as vantagens da atividade estão o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) – o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos, a emissão de notas fiscais e a participação em processos licitatórios -; além de acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria; entre outros.

Parceria

São parceiros da Semana do MEI no estado: Associações Comerciais, Prefeituras Municipais/ Salas do Empreendedor, Amems, Agenfa, Corpo de Bombeiros, Sescon/MS, Receita Federal, IMAM, INSS, Senac/MS, instituições bancárias e cooperativas de crédito.

Programação completa e mais informações: 0800 570 0800 ou Portal do Sebrae Mato Grosso do Sul.

Funcionários da Fertel homenageiam “um repórter do seu tempo” que completa 60 anos

Funcionários da Fertel homenageiam “um repórter do seu tempo” que completa 60 anos

IMG-20170427-WA0051

Funcionários da Fertel homenageiam “um repórter do seu tempo” que completa 60 anos

Bosco Martins, Diretor Presidente da Fertel, Fundação   que congrega as emissoras públicas de MS, Portal, Rádio e TVE foi surpreendido na manhã desta quinta-feira (27) com uma homenagem dos funcionários recebeu carinho dos colegas sendo homenageado, pela passagem de seus 60 anos, e ficou emocionado.  Apesar de dirigir as emissoras públicas de MS pela terceira vez o jornalista ainda se denomina “um repórter de seu tempo” e não faz conta “de ser tratado como autoridade”.

Campo Grande (MS) – “É muito bom ter o reconhecimento, ser lembrado, pelos nossos colegas de trabalho, de dia a dia, é sinal de que alguma coisa estamos deixando de bom”, disse aos presentes um emocionado Bosco martins após ser homenageado pelos funcionários, receber cumprimentos e cantar os parabéns. Um programa denominado “Memórias da Imprensa” produzido em parceria com a “Umas e Outras Produções”, do cineasta Cândido Alberto da Fonseca e que contará estórias, histórias e causos dos 45 anos de carreira do jornalista, agora sexagenário.

 Bem-humorado como sempre o jornalista brincou com sua nova idade ” Na verdade nem desconfiei que o tempo passa tão depressa e eu já cheguei até aqui.  É uma satisfação, jamais imaginei que chegaria aos 60 anos cercado de tanta gente boa como vocês ao meu lado.                Só chegamos até aqui porque vocês, os amigos e a minha família, sempre me apoiaram, muito obrigado”, disse ele a reportagem.

Sempre destilando seu bom humor Bosco Martins brincou“ Agora sou um jornalista do século passado, de priscas eras, um repórter de antanho e só posso mesmo é agradecer vocês e a Deus pela saúde que me tem dado e pelo que ainda quero e posso fazer que é transferir experiência para a nova geração”, finalizou.

IMG_20170427_141514

Bosco Martins recebe festa surpresa

O “Memórias da Imprensa “ com o jornalista   destacará   alguns dos principais momentos da carreira do jornalista na TV, rádio e imprensa escrita.  A reportagem ouviu companheiros de trabalho ainda em outras emissoras e empresas que Martins atuou. Além da sua carreira ligada a reportagem onde ganhou fama de “repórter perguntador” e “repórter conflito”, pelas reportagens em causas indígenas e dos brasiguaios, nos anos 90, o jornalista também se notabilizou à época em reportagens políticas, quando trabalhou na Globo/RJ com perguntas sempre pertinentes ao assunto dando origem a outra denominação que recebeu.

Estes e outros assuntos sobre sua carreira são abordados programa que ainda não tem data de exibição e está sendo finalizado.  O supervisor operacional da Fertel Cesar Sabino Roriz FERTEL que trabalha há anos com o jornalista e o supervisor de operações da TV Morena,  Ronaldo Bala, que trabalhou com ele em reportagem de rua, como cinegrafista, relembram o seu jeito de espontâneo de atuar:

” Foram bons tempos de profissionalismo de convivência”, detalha Ronaldo.

“Ter o Bosco como colega é contar não só com a garantia de um trabalho bem feito, mas com a certeza de dias mais leves. Ele nos alegra com seu bom humor, impressiona por sua experiência sem igual e encanta com sua paixão pela profissão”, comentou Cesar Sabino Roriz, que já trabalhou om Martins, além da TVE, no SBT/Campo Grande e TV Morena, nos anos 2000.

Justiça proíbe abertura de  Supermercados nos  feriados em Campo Grande

Justiça proíbe abertura de Supermercados nos feriados em Campo Grande

Diretoria do sindicatod os comerciários

Justiça proíbe abertura de Supermercados nos feriados em Campo Grande

A decisão da 7ª Vara de Campo Grande foi tomada hoje pela manhã e já vale para o feriado de segunda-feira, 1º de maio

Campo Grande (MS) – Os supermercados de Campo Grande estão proibidos de abrir nos próximos feriados se não conseguirem acordo coletivo com os trabalhadores, por intermédio de suas respectivas categorias sindicais. A decisão foi tomada hoje pelo Juiz do Trabalho substituto Izidoro Oliveira Paniago, da 7ª Vara de Campo Grande.

A decisão foi comemorada pelos empregados nesse setor do comércio e pela diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, autora da ação, impetrada depois que os supermercados se recusaram a fechar a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2017/18, com salários dignos aos trabalhadores.

“Foi uma grande vitória nossa junto à Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul. A lei é muito clara, sem convenção coletiva, os supermercados não podem abrir nos feriados. Eles burlaram a lei no feriado de Tiradentes no dia 21, por isso entramos com ação na justiça”, afirma Idelmar da Mota Lima, presidente do SECCG.

Os assessores jurídicos do sindicato, Dr. Cláudio Guimarães e Raphaela Modeneis entraram com ação na justiça antes do dia 21 de abril, numa tentativa de impedir que os supermercados abrissem naquele feriado sem amparo legal. A decisão tomada hoje pelo juiz Ididoro Oliveira Paniago especifica inclusive os feriados que esse segmento do comércio não poderá abrir. São as seguintes datas: 01.05.2017, 13.06.2017, 15.06.2017, 26.08.2017, 07.09.2017, 11.10.2017, 12.10.2017, 02.11.2017 e 15.11.2017, até que obtenham autorização em ajuste coletivo para tal, sob pena de multa de 02 (dois) salários mínimos em prol de cada empregado que trabalhe em ocasiões tais, sem prejuízo de autuações a cargo da fiscalização do trabalho (CPC/2015, art. 139, IV c/c CLT, art. 769).

Além disso, o juiz determinou também a comunicação, com urgência, aos órgãos de fiscalização do trabalho para garantir o cumprimento da determinação.

Na decisão , o juiz menciona as seguintes empresas comerciais e entidade de classe como réus no processo: Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande; Atacadão S/A; Companhia Brasileira de Distribuição, Comercial de Alimentos Carrefour LTDA; Dipalma Comércio Distribuição e Logistica def Produtgos Alimentícios LTDA, EBS Supermercados LTDA, Havan Lojas dfe Departamentos; Mercado Pag Poko, SDB Coércio de Alimentos, Sendas Distribuidora S/A e Wal Mart Brasil.

PROPOSTA INDECENTE – A falta de acordo coletivo se deu depois que os supermercadistas ofereceram apenas metade do INPC acumulado nos 12 meses que antecederam a data base da categoria. Em percentuais oferecidos foram pouco mais de 2% de “reajuste”. Como se não bastasse isso, os empresários foram mais longe, tentaram acabar com outros direitos conquistados pelos empregados como uma folga depois de ferido trabalhado e acabar também com o descanso de intervalos. Além disso, segundo Idelmar da Mota Lima, os supermercadistas de Campo Grande propuseram outras medias indecentes que foram consideradas um desrespeito aos empregados e seus familiares.

 

Consultor da OIT visita MS e confirma ações positivas do Governo do Estado no combate ao trabalho infantil

Consultor da OIT visita MS e confirma ações positivas do Governo do Estado no combate ao trabalho infantil

SONY DSC

Consultor da OIT visita MS e confirma ações positivas do Governo do Estado no combate ao trabalho infantil

Campo Grande (MS) – James Ferreira (foto de destaque), consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, e também do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social (MDSA), se reuniu com a equipe da Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), na última semana, para confirmar o destaque de Mato Grosso do Sul no combate ao trabalho infantil.

O sucesso de MS se deu com ações articuladas e intersetoriais, parcerias estabelecidas via Governo do Estado, e atitudes positivas como as constatadas em Três Lagoas, distante 326 quilômetros da Capital, e que resultaram numa diminuição da incidência do trabalho infantil na cidade. O desempenho nas Ações Estratégicas do PETI (AEPETI) é baseado em cinco eixos: informação e mobilização; identificação; proteção social; defesa e responsabilização; e monitoramento.

“O sucesso de uma ação como essa é conjunta e envolve tanto Governo do Estado como município no alcance de um bom resultado”, disse o consultor se remetendo ao fato de que campanhas preventivas, ações diretas e monitoramento do que está sendo feito em cada localidade, são essenciais para um bom resultado contra a exploração.

No Brasil apenas outras nove cidades e suas esferas estaduais se destacaram no sucesso dessas ações, sendo elas localizadas nos estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espirito Santo.

A pesquisa para sistematizar e avaliar experiências nos municípios é coordenada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) junto com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), e deve ser publicada completamente ainda no primeiro semestre desse ano.

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira

Cantora campo-grandense, Marina Peralta mostra seu talento em show na Cidade Morena

Cantora campo-grandense, Marina Peralta mostra seu talento em show na Cidade Morena

17884647_1290836647664863_9145634679824371468_n

Cantora campo-grandense, Marina Peralta mostra seu talento em show na Cidade Morena

Campo Grande (MS) – Com voz marcante e um estilo todo particular, a cantora e compositora campo-grandense, Marina Peralta volta a se apresentar na Capital Morena, no próximo dia 6 de maio, a partir das 22 horas, no 21 – Music Bar. O show faz parte da turnê de divulgação do seu primeiro CD, intitulado AGRADECE, lançado recentemente.

No repertório, músicas autorais que têm chegado a muitos lugares onde a artista ainda não pisou. Destaque no cenário musical em Mato Grosso do Sul e no Brasil, as canções transmitem mensagens de luta por igualdade, amor, empoderamento feminino e outros assuntos de cunho social.

O baile, como ela mesma se refere, será regado, principalmente, de muita música reggae. “Vai ser uma noite especial, de encontros, compartilhamentos, principalmente por ser aqui em Campão, na minha cidade, onde tudo começou. Tenho certeza que vai ser intenso”, fala Marina, deixando escapar que mostrará algumas canções inéditas.

Além de Marina Peralta, sobem ao palco, Original Cerrado Dub – OCD Sounds (diretamente de Cuiabá e Florianópolis) e Rockers Sound System, de Campo Grande.

Ingressos – A venda de ingressos antecipados é exclusiva pela internet, por meio do link:http://migre.me/wuVeN (o pagamento pode ser feito por boleto bancário, débito em conta ou cartões de crédito e débito) ou no dia do evento.

 Serviço – O 21 Music Bar está localizado à Rua São Vicente de Paula nº 160 – Chácara Cachoeira.

 Reportagem: Evllyn Rabelo

Mato Grosso do Sul dá claros sinais de recuperação diante da crise

Mato Grosso do Sul dá claros sinais de recuperação diante da crise

Firmeza nas ações, uma reforma administrativa e a renovação dos incentivos ajudaram a colocar o Estado em primeiro lugar na geração de postos de trabalho nos últimos doze meses

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul é um dos primeiros Estado a dar sinais claros de recuperação diante da crise. A afirmação é do Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Ricardo Senna, que participou na manhã desta segunda-feira acompanhando o Governador Reinaldo Azambuja, da solenidade de abertura da semana do trabalhador, na sede da Fundação de Trabalho (Funtrab), na capital.

Abertura da Semana aconteceu na manha desta segunda-feira, na Funtrab

Segundo Ricardo, com a recuperação dos postos de trabalho perdidos durante a crise Mato Grosso do Sul começa a colher os bons resultado das politicas publicas implementadas desde o inicio de 2015 que implicaram inclusive em ajustes fiscais e importante cortes. “Num primeiro momento elas foram consideradas medidas amargas, contudo, hoje, vemos que o resultado dessas ações é um Governo com as finanças equilibradas, podendo, diferente da maioria dos outros Estados, manter os salários dos servidores e o pagamento de fornecedores em dia e que nos possibilitam comemorar resultados positivos de crescimento do Estado de um modo geral”.

Reinaldo Azambuja abre a Semana do Trabalhador

A recuperação a que se refere o Secretário Ricardo foi destacada pelo Governador Reinaldo Azambuja ao falar dos números que levaram o Estado a ficar em primeiro lugar no País na geração de empregos se considerarmos os números alcançados de abril de 2016 a março de 2017. Foram gerados 1.063 novos postos de trabalho neste período em Mato Grosso do Sul, o que deu ao Estado status de único a ter números positivos neste período.

Segundo dados destacados por Wilton Acosta, diretor Presidente da Funtrab, 5065 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho no Estado no três primeiros meses de 2017, contra 3.800 do ano de 2015, uma evolução de 33%.

Ricardo Senna participou da abertura da Semana do Trabalhador

A renovação dos incentivos oferecidos pelo Estado, que o Governador Reinaldo resumiu como sendo a troca de impostos por empregos também foi apontada por Ricardo Senna como um dos elementos que devem assegurar que Mato Grosso do Sul mantenha os patamares alcançados até agora e que o colocam entre as primeiras posições na recuperação de postos de trabalho neste período de crise por que passa o País.

A reforma administrativa realizada pelo Governo do Estado e que o colocou como sendo a maquina administrativa mais enxuta do País, resultado da redução do numero de secretarias, superintendências e diretorias e de cargos de confiança, também foi apontada por Ricardo como sendo medida essencial para garantir que Mato Grosso do Sul tenha o que comemorar quando o País atravessa uma crise das mais importantes e que envolvem inclusive a descrença das pessoas nos políticos. “Esse momento difícil que atravessamos serve para possamos diferenciar os bons dos maus gestores. O Governador Reinaldo tem tido firmeza na condução da maquina e o resultado é o equilíbrio das contas e um crescimento dos postos de serviços, ao contrário do que vemos sendo noticiado m relação outros Estados”. Finalizou.

Semana do Trabalhador

A partir desta segunda-feira (24) até o dia 1º de maio, a Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) realiza a “Semana do Trabalhador”, em homenagem ao Dia do Trabalhador, com palestras de manhã e a tarde com temas como: motivação, orientação profissional, empreendedorismo, além de atividades durante todo o dia, como exposição e mini cursos de artesanatos, apresentações culturais, orientações sobre currículos, entrevista de emprego, microcrédito e sorteio de brindes. Confira a programação:

Dia 24 de abril (segunda-feira)

8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Morenão

13h – Palestra motivacional – Local : prédio da Funtrab – 1º andar

Dia 25 de abril (terça-feira)

7h30 às 17h30 – Palestra sobre Economia Solidária e Empreendimento Econômico Solidário, exposição e comercialização dos produtos da Central de Comercialização, workshop de geração de renda com EVA, massoterapia e sorteio de esmaltação. Local : prédio da Funtrab.

8 às 12 horas – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal General Osório

Dia 26 de abril (quarta-feira)

7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo/MS

8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Júlio de Castilho

9h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional.  Local: prédio da Funtrab

13h – Palestras de Qualificação Social e Profissional, Orientação Profissional.  Local: prédio da Funtrab

Dia 27/04 (quinta-feira)

7h30 às 17h30 – Oficina de Economia Solidária (Projeto MS Solidário) em Ribas do Rio Pardo

8h às 12h – Atendimento da Unidade Móvel de Atendimento no Terminal Bandeirantes

9h – Palestra sobre Orientação Profissional  – Local : prédio da Funtrab

13h – Palestra sobre Orientação Profissional  – Local : prédio da Funtrab

Dia 28 de abril (sexta-feira)

9h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab

13h – Palestra sobre Microcrédito – Local : prédio da Funtrab

Dia 1° de maio (segunda-feira)

7h30 às 15h – Atendimento na Praça do Rádio, localizada entre a avenida Afonso Pena e Rua Barão do Rio Branco

10h – Entrega de certificados dos cursos de qualificação profissional (Auxiliar Administrativo, Depilação, Desenvolvimento Social, Manicure e Pedicure)  – Local: Casa de Qualificação –Rua 7 de setembro, 912.

Kelly Ventorim, Semagro