(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Junho de 2026
Aposentados realizam Carnaval de Protesto na Avenida Paulista

Aposentados realizam Carnaval de Protesto na Avenida Paulista

Aposentados realizam Carnaval de Protesto na Avenida Paulista

São Paulo (SP) – O presidente nacional do Solidariedade e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, participou na manhã da última terça-feira (30), do “Carnaval de Protestos dos Aposentados”. Com o objetivo de barrar a Reforma da Previdência, foi montada uma escola de samba do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), filiado à Força Sindical, a qual passou pela avenida Paulista, no coração financeiro da capital de SP com cartazes e bandeiras, para chamar a atenção da população e dos governantes sobre a precariedade dos aposentados.

Cansados de serem invisíveis para governantes e políticos, o Sindicato resolveu inovar na forma de protestar e montou uma verdadeira escola de samba para expor suas reivindicações à sociedade. O tema central do Carnaval de Protesto 2018 foi contra a Reforma da Previdência.

A escola de samba “Unidos dos Aposentados”, se concentrou na Praça Oswaldo Cruz e entrou na avenida com seis alas temáticas, formadas por manifestantes que empunhavam cartazes e bandeiras expondo as reivindicações da categoria, onde seguiram até o vão livre do MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Animados pelo samba de enredo “Quem lutou a vida inteira, exige mais respeito”, com direito até a carro alegórico e aproximadamente 2.000 integrantes, acompanhados por 60 ritmistas que integravam a bateria e duas lindas passistas, os participantes foram divididos em seis alas, identificadas por cores e com 300 componentes cada. A Comissão de Frente (amarelo) abriu caminho para as alas dos Direitos e Reivindicações (amarelo), Saúde (branco), Enterro da Previdência (preto), Custo de Vida (vermelho) e Injustiça (roxo).

Crédito das Fotos: Renato Cipriano / Zuleika Ferreira – Divulgação
Corinthians marca logo no início e vence clássico contra o São Paulo

Corinthians marca logo no início e vence clássico contra o São Paulo

O primeiro Majestoso de 2018 é do Corinthians. No estádio do Pacaembu, o Alvinegro do Parque São Jorge fez valer o mando de campo e diante de 34.358 superou o São Paulo por 2 a 1 na tarde amena desse sábado na capital paulista. Longe de ter sido um dos tantos clássicos memoráveis já realizados pelos rivais, o confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista mostrou o já conhecido bom entrosamento entre Jadson e Rodriguinho no meio de campo do Timão e um Tricolor ainda ineficiente no ataque. Diego Souza pouco participou do jogo.

Com o terceiro triunfo seguido no Estadual, os comandados de Fábio Carille chegam a nove pontos, tranquilos na ponta do grupo A. Por outro lado, Dorival Júnior tem com o que se preocupar depois de somar apenas quatro pontos. Ponte Preta, São Caetano e Santo André podem levar o Tricolor à lanterna do Grupo B com o complemento dos jogos.

A dica de que tarde seria alvinegra veio logo no primeiro minuto de jogo. Enquanto alguns torcedores ainda passavam pelas catracas, Juninho Capixaba resolveu se lançar ao ataque. Rodriguinho recebeu do lateral na entrada da área e só deu um tapa por cima da zaga tricolor. Jadson entrava com total liberdade e, mesmo de pé esquerdo, soube aproveitar dúvida de Sidão no lance para bater de primeira, abrir o placar e levar o Pacaembu ao delírio.

O São Paulo sentiu o golpe. Atordoada, a zaga de Dorival Júnior pouco pouco não viu Rodriguinho marcar um golaço, passando por três adversários com direito a ‘drible da vaca’. Rodrigo Caio interceptou na hora H.

Timidamente, aos poucos os visitantes foram se encontrando dentro de campo. Uma cabeçada de Militão por cima do travessão após cobrança de escanteio foi a primeira chegada um pouco mais perigoso, já aos 14 minutos.

Diego Souza, apagado entre Balbuena e Pedro Henrique passou a aparecer nas pontas em busca de espaço. Em compensação, Jadson e Rodriguinho causavam frisson com suas tabelas de toques rápidos e cirúrgicos no meio de campo. Após uma delas, Sidão teve de trabalhar para evitar o gol de Rodriguinho.

O Majestoso se apresentava ao Corinthians quando Shaylon resolveu arriscar chute da entrada da área. A bola explodiu na trave esquerda de Cássio, que havia acabo de tomar um remédio para pressão.

O mal-estar do goleiro corintiano deve ter piorado aos 25 minutos, momento que sua defesa parou para assistir Militão cruzar a bola por toda a extensão da área até Brenner. O garoto chegou fuzilando e colocou o São Paulo no jogo de novo.

O problema é que a equipe do Morumbi não soube aproveitar seu melhor momento. O gol, ao invés de abater, acordou o Corinthians. Em lances subsequentes, Kazim teve gol anulado por dominar a bola com o braço, Rodriguinho obrigou Sidão a trabalhar, até que Balbuena teve toda a liberdade do mundo para aproveitar cobrança de escanteio e cabecear para o fundo do gol. O segundo tento alvinegro no clássico, mesmo número de gols do zagueiro paraguaio na temporada.

Diferentemente do primeiro tempo, a etapa final começou com um Corinthians sonolento e são-paulinos a mil. Em apenas cinco minutos, Juninho Capixaba falhou duas vezes. Na primeira, o lateral foi salvo por Balbuena, que tirou a bola de Brenner em cima da linha. Em seguida, Marcos Guilherme chegou a botar a bola na rede. Sorte do Timão e de Capixaba que o meia estava em posição irregular e foi flagrado pelo auxiliar.

Em busca de pôr fim a apatia de seus comandados em campo, Fábio Carille resolveu sacar Kazim e apostar em Júnior Dutra. A torcida, que comemorou a troca, ao menos também fez questão de aplaudir o turco em forma de reconhecimento por seu esforço.

Naturalmente, tanto o ímpeto do São Paulo quanto o ritmo do Corinthians caíram no último terço do clássico. O condicionamento físico e técnico dos jogadores ainda longe do ideal com menos de um mês de trabalho ficou evidente.

Por cansaço ou não, Fábio Carille ainda sacou Rodriguinho para a entrada de Maycon e deu chance a Guilherme Romão no lugar de Juninho Capixaba. Dorival Júnior mandou Paulinho e Reinaldo a campo nas vagas de Shaylon e Edimar, respectivamente.

Na prática, nada mudou. Pelo contrário, os minutos finais foram marcados até por um certo marasmo. Sendo assim, festa da Fiel, que viu seu time emendar a terceira vitória seguida no Paulistão e, simultaneamente, levando o rival a uma situação delicada já nesse início de temporada.

Agora as equipes terão uma semana para fazer ajustes e recuperar seus atletas. O São Paulo volta a campo pelo Estadual no sábado, às 17 horas, para encarar o Botafogo-SP no Morumbi. No dia seguinte, às 19h30, o Corinthians será visitante contra o Novorizontino. Mas, antes disso, na quarta-feira, o Tricolor enfrentará o Madureira pela estreia na Copa do Brasil. A partida está marcada para às 21h45, no estádio do Café, em Londrina, já que os cariocas resolveram vender o mando.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 SÃO PAULO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 27 de janeiro de 2018, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Luiz Alberto Nogueira
Público: 31.972 pagantes / 34.358 total
Renda: R$ 1.278.027,50

Cartões amarelos: Romero, Gabriel, Júnior Dutra (Corinthians); Jucilei, Diego Souza, Petros (São Paulo)

GOLS:
Corinthians: Jadson, a 1 minuto, e Balbuena, aos 33 do 1T.
São Paulo: Brenner, 24 minutos do 1T

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Juninho Capixaba; Gabriel, Romero, Jadson, Rodriguinho (Maycon) e Clayson; Kazim (Júnior Dutra)
Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Rodrigo Caio, Anderson Martins e Edimar (Reinaldo); Jucilei; Marcos Guilherme, Petros, Shaylon (Paulinho) e Brenner (Caíque); Diego Souza
Técnico: Dorival Júnior

Fonte: Gazeta Esportiva

Perguntas e respostas sobre o julgamento do recurso de Lula no TRF-4

Perguntas e respostas sobre o julgamento do recurso de Lula no TRF-4

Perguntas e respostas sobre o julgamento do recurso de Lula no TRF-4

Condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá seu recurso julgado na quarta-feira (24) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), segunda instância das ações da Operação Lava Jato.

A condenação de Lula por um crime comum foi a primeira imposta a um ex-presidente no Brasil. Tanto o petista quanto o Ministério Público Federal (MPF) recorreram da decisão: a defesa pede a absolvição de Lula, e o MPF solicita o aumento da pena.

Na sentença, Moro sustenta que a OAS pagou R$ 2,2 milhões em propina a Lula por meio da entrega do triplex e reformas realizadas no imóvel. O ex-presidente nega ser dono do apartamento. Nesse mesmo processo, Lula foi absolvido da acusação de ter se beneficiado irregularmente do armazenamento de seu acervo presidencial, pago pela empresa.

Na segunda instância, o caso será analisado pelos três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, em Porto Alegre. O processo possui outros seis réus. O G1 vai transmitir o julgamento ao vivo.

Do que Lula é acusado?

O ex-presidente foi denunciado na 13ª Vara Federal de Curitiba por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido da empreiteira OAS um triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Segundo a denúncia, o imóvel e sua reforma seriam propina da OAS a Lula por favorecimentos à empreiteira em contratos com a Petrobras.

Na sentença, Moro sustenta que o ex-presidente ocultou a propriedade do triplex.

Por que o processo foi parar neste tribunal?

O TRF-4 tem jurisdição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com sede em Porto Alegre. Os desembargadores da Corte julgam recursos em causas decididas por juízes federais de primeiro grau. É o caso do processo de Lula, visto que as ações da Lava Jato são julgadas pela Justiça Federal em Curitiba.

Quem vai julgar os recursos de Lula?

Formam a 8ª Turma do TRF-4 três desembargadores: João Pedro Gebran Neto, relator das ações da Lava Jato na segunda instância; Leandro Paulsen, revisor do processo e presidente do colegiado; e Victor Luiz dos Santos Laus, decano do colegiado.

Como será o julgamento do recurso de Lula no TRF-4 nesta quarta-feira (24) (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)Como será o julgamento do recurso de Lula no TRF-4 nesta quarta-feira (24) (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)

Como será o julgamento do recurso de Lula no TRF-4 nesta quarta-feira (24) (Foto: Infografia: Alexandre Mauro/G1)

O que alega a defesa de Lula na apelação?

A apelação tem 491 páginas. Os advogados alegam que Moro agiu “de forma parcial” no julgamento e defendem que não há provas contra Lula.

A defesa diz, ainda, que “a OAS sempre foi e continua sendo a proprietária do triplex”.

O que pede o recurso do MPF?

O MPF pede o aumento da pena aplicada por Moro a Lula. De acordo com o recurso, Moro considerou apenas um ato de corrupção passiva na sentença, mas o MPF argumenta que foram três atos autônomos.

O MPF solicita, ainda, a aplicação do regime fechado a Lula.

O julgamento pode ser adiado?

Qualquer um dos magistrados pode pedir vista do processo, ou seja, mais tempo para analisá-lo. Se isso acontecer, não há data para a retomada do julgamento.

O processo acaba com este julgamento?

Não. Ainda há possibilidade de novos recursos.

Como a defesa de Lula ainda poderá recorrer?

Caso a condenação seja mantida na segunda instância, Lula poderá apresentar dois tipos de recurso no próprio TRF-4, dependendo do resultado do julgamento:

Embargos de declaração (3 a 0 pela condenação):

  • Os embargos de declaração não têm o poder de reverter a condenação
  • Este recurso é usado apenas para esclarecer pontos da decisão judicial
  • A defesa deve entrar com embargos de declaração até 2 dias após a publicação do acórdão
  • O recurso é julgado pela mesma 8ª Turma, e o trâmite costuma ser rápido

Embargos infringentes (2 a 1 pela condenação):

  • Os embargos infringentes podem reverter a condenação
  • Esse tipo de recurso é usado quando a decisão não é unânime no julgamento da apelação, ou seja, quando há divergência entre os votos dos desembargadores
  • A defesa deve entrar com embargos infringentes até 10 dias após a publicação do acórdão
  • O recurso é julgado pela 4ª Seção do TRF-4, formada pelos integrantes da 7ª e da 8ª Turmas (seis desembargadores no total)

Após essas etapas, a defesa de Lula ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O que ocorre em caso de absolvição?

Se o TRF-4 derrubar a sentença de Moro e absolver Lula, o MPF poderá, eventualmente, recorrer aos tribunais superiores em Brasília.

O MPF também poderá recorrer com embargos de declaração no próprio TRF-4.

Lula poderá ser preso logo após o julgamento?

Não. O TRF-4 e o MPF já anunciaram que só haverá prisão quando todas as possibilidades de recurso se esgotarem no tribunal.

Se Lula for condenado, quais são as consequências para uma eventual candidatura?

Se todas as possibilidades de recurso se esgotarem no TRF-4 e a condenação for mantida pelo tribunal, Lula poderá ter o registro de sua candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, que prevê que condenados em segunda instância não podem se candidatar.

Há, no entanto, uma exceção prevista na própria lei: o condenado pode tentar obter uma liminar (decisão provisória) no STJ ou no STF para suspender a condenação e garantir o registro de sua candidatura.

O processo, nesse caso, teria prioridade nos tribunais superiores, para acelerar uma decisão definitiva.

Além de Lula, quais outros réus no caso do triplex terão recursos julgados no TRF-4?

Há outros dois réus que recorrem no mesmo processo: o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, condenado em primeira instância a 10 anos e 8 meses de prisão; e o ex-diretor da área internacional da OAS, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, condenado a 6 anos.

Paulo Okamotto, ex-presidente do Instituto Lula, foi absolvido em primeira instância, mas a defesa solicita a troca dos fundamentos da sentença.

O MPF, por sua vez, recorre das absolvições de três executivos da OAS: Paulo Roberto Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fábio Hori Yonamine.

Fonte: G1

Collor anuncia que é pré-candidato à Presidência da República pelo PTC

Collor anuncia que é pré-candidato à Presidência da República pelo PTC

Gazeta Web

O senador Fernando Collor de Mello (Foto: Divulgação )

O senador Fernando Collor de Mello anunciou, em entrevista a uma rádio de Arapiraca nesta sexta-feira (19), sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PTC, sigla da qual ele faz parte. Segundo Collor, o assunto será tratado na convenção do partido, antigo PRN, pelo qual se lançou candidato em 1989.

Durante a conversa com o radialista Isve Cavalcante, o ex-presidente ressaltou que coloca o nome à disposição do PTC, já que, na avaliação dele, há um vácuo entre os possíveis concorrentes ao Palácio do Planalto, com extrema-esquerda de um lado, representada por Lula, e extrema-direita do outro, com Jair Bolsonaro.

Fernando Collor também destacou que o anúncio na cidade de Arapiraca tem um significado especial devido à estima pela cidade, para a qual ele já destinou vários recursos federais. “Fiz questão de fazer este anúncio aqui em Arapiraca, por se tratar de uma cidade muito querida e que quero bem”, afirmou.

Ele apontou, ainda, que deve seguir com o programa de governo já conhecido pela população. “Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o País. Meu partido todos conhecem. Todos sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para a melhoria de sua qualidade de vida”.

Na entrevista, o senador lembrou também os momentos difíceis pelos quais passa o Brasil. Ele lembrou a importância da realização de reformas, principalmente a política, que deve diminuir o número de partidos no País. A grande quantidade, na opinião de Collor, dificulta a governabilidade.

“Alguns avanços vêm sendo atingidos, mas muitas outras reformas precisam ser executadas, sobretudo a política, para que possamos ter um conjunto de partidos que representem as faces ideológicas de uma sociedade. Não podemos conviver com 38 partidos, dos quais 27 têm representação no Congresso Nacional. Isso traz uma possibilidade de ingovernabilidade muito grande”, expôs.

Dinheiro público recuperado após desvio pode fortalecer Saúde e Educação

Dinheiro público recuperado após desvio pode fortalecer Saúde e Educação

Dinheiro público recuperado após desvio pode fortalecer Saúde e Educação

Brasilia (DF) – A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisará proposta que destina às áreas da Saúde e Educação os recursos públicos que tenham sido desviados e recuperados por meio de ação judicial. Do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 303/2013 já foi aprovado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Sociais (CAS).

Em Maracaju 150 jovens vão debater liderança e sucessão no agronegócio

Em Maracaju 150 jovens vão debater liderança e sucessão no agronegócio

Maracaju (MS) – Na próxima sexta-feira (19), a partir das 14h, jovens sul-mato-grossenses se reunirão para debater temas ligados ao agronegócio, entre eles o processo de sucessão, em propriedades e empresas rurais, e liderança no setor. Esta será a segunda edição do Encontro Jovens da Agropecuária, etapa Maracaju, que tem por finalidade, a apresentação de alternativas para os jovens sobre os entraves que ocorrem no campo. O evento que tem expectativa de reunir 150 pessoas, acontecerá durante a Showtec 2018.

Com inscrições gratuitas os interessados em participar do Encontro Jovens da Agropecuária, etapa Maracaju, devem realizar as inscrições online no evento Showtec (portalshowtec.com.br). O evento é uma realização do Senar/MS, Famasul Jovem e MNP Jovem, com o apoio da Fundação MS. “A mobilização do evento é de um grupo de jovens voluntários que se dedicam na busca por melhorias no setor. Eles querem fazer algo pelo meio rural, que faça a diferença, e nada melhor no momento do que levar informação”, destaca o presidente o Movimento Nacional dos Produtores (MNP), Rafael Gratão.

O presidente do MNP será moderador do evento que tem como tema “Liderança Estratégica e Sucessão no Agro”. A programação inclui duas palestras: “Herdeiro, sucessor e líder – Sucessão, um desafio possível”, que será ministrada pela administradora, coach e consultora, Beatriz Brito. A segunda será “Cases de sucessão familiar” tema que será abordado pelo palestrante Ricardo Goulart, agrônomo e produtor rural em Terenos (MS).

“Nosso objetivo é passar informação de forma clara, observando casos de sucesso. Também queremos reunir os jovens de Mato Grosso do Sul, que tenha certa ligação com o agronegócio e mostrar que podem fazer mais pelo segmento. Em oportunidades como esta, além de incentivarmos, conseguimos identificar histórias que já dão certo, apoiar projetos inovadores e dividirmos conhecimento”, esclarece a membro da comissão executiva da Famasul Jovem e uma das organizadoras do evento, Maiana Couto Cavalheiro.