(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Coca-Cola brasileira é a que possui a maior concentração de substância possivelmente cancerígena, diz estudo

Coca-Cola brasileira é a que possui a maior concentração de substância possivelmente cancerígena, diz estudo

Segundo uma pesquisa realizada pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) foi apresentado que a Coca-Cola brasileira apresenta vários índices de produtos cancerígenos.

A substância em destaque é 4-metil-imidazol, também conhecida como 4-MI. Presente no corante de caramelo IV, seu uso foi proibido até nos Estados Unidos. O limite máximo do uso do corante nos Estados Unidos é 10 vezes menor do que os utilizados no Brasil, tal medida obriga a empresa a adicionar no máximo 39 ml da substância que contém o 4-MI na bebida.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, ativistas na Inglaterra tentam fazer com que a medida também seja implantada no país. O Idec Brasil fez um levantamento que 267 cmg de MI-4 está presentem em 350 ml do produto. No Quênia, país que ficou em segundo lugar, a bebida apontou 177 cmg em 355 ml.

O Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest) em Washington realizou um teste das quantidades de latas vendidas no Canadá e em outros 4 países. Entre eles se encontram México, Grã-Bretanha e Brasil, mas ainda não se manifestou sobre o resultado.

Em nota, a empresa disse que a quantidade de MI-4 no Brasil é “altamente segura”, e segundo a nota do Idec está correspondendo aos padrões pré-estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A empresa ainda afirma que não pretende mudar sua composição e que qualquer alteração no caramelo IV mudaria a cor e o sabor da bebida. Complementa que, com o passar dos anos, alguns processos de fabricação foram alterados, porém sem alterar a “fórmula secreta”.

Há hipóteses de que a Coca-Cola Brasil ande em busca de informações para convencer os consumidores de que os produtos produzidos pela marca são absolutamente seguros e que os mesmos estão dentro das normas da Anvisa. Em nota final: “A qualidade e a segurança de nossos produtos permanecerão sendo as mais altas possíveis”, afirma a empresa.

Pai reza a Deus diante do filho recém-nascido e arrepia as redes sociais

Pai reza a Deus diante do filho recém-nascido e arrepia as redes sociais

Victor Calmon

“Veio um medo de não dar conta. Tinha uma vida para cuidar. Então me despi de toda vergonha, me ajoelhei e conversei com Deus”

m jovem pai, de joelhos, ao lado do berço do filho recém-nascido, em oração a Deus.

Esta é a cena que está emocionando milhares de internautas desde que foi compartilhada na rede social Instagram pelo seu próprio protagonista, Victor Calmon, 33 anos, pai do pequeno Ivan, nascido em julho. A imagem, da fotógrafa JanaBrasil, é da mesma época, mas tem repercutido agora porque foi republicada por diversos sites.

Victor escreveu na legenda:

“Aquele momento que a ficha cai, que a mão treme e você realmente descobre o motivo de estar neste mundo. A Deus digo obrigado, à minha mulher falo eu te amo e ao meu filho digo seja bem-vindo!”

Entrevistado pela revista Crescer, Victor contou que o gesto aconteceu com naturalidade:

“Me vi numa situação complicada, sabe, em que tudo era novo, e veio um medo de não dar conta. Afinal, não iria mais me preocupar apenas comigo; tinha uma vida para cuidar. Então me despi de toda vergonha, me ajoelhei e conversei com Deus, pedi a Ele que me ajudasse a evoluir, a ser um homem melhor, um bom pai, um bom marido e me desse mais vontade de crescer, de trabalhar, para não deixar nada faltar”.

bênção de ter um filho está fazendo com que Vitor e a esposa Luanalidem bem com os naturais temores pelo bem do bebê. Completa ele:

“Não tenho mais tempo pra mim. Além de trabalhar, sempre que posso ajudo minha esposa Luana a dar banho e trocar fralda. Mas tudo vale a pena quando chego em casa e vejo o sorriso do Ivan!”

Bolsonaro posta vídeo obsceno para criticar blocos de rua no Carnaval e gera polêmica

Bolsonaro posta vídeo obsceno para criticar blocos de rua no Carnaval e gera polêmica

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criou polêmica ao postar, nesta terça-feira (5), um vídeo com conteúdo obsceno em sua conta oficial no Twitter, atribuindo as imagens a blocos de rua de Carnaval.

Nas imagens, é possível ver um grupo de jovens dançando em cima de uma banca de jornal. Durante o vídeo, eles se tocam em suas partes íntimas diversas vezes. No fim, um deles parece urinar no cabelo do outro. Bolsonaro não comentou a origem das imagens e nem onde elas foram gravadas, segundo o site Yahoo.

“Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões”, escreveu o presidente.

Veja o tweet:

Vídeo incorporado

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conslusões:

Padres Zezinho e Gabriel Vila Verde reagem a desfile blasfemo da Gaviões da Fiel

Padres Zezinho e Gabriel Vila Verde reagem a desfile blasfemo da Gaviões da Fiel

m seu desfile carnavalesco deste ano, a escola de samba Gaviões da Fiel, ligada ao clube paulista de futebol Corinthians, apresentou a figura do diabo supostamente enganando Santo Antão. A representação do santo, porém, se baseia nas características tipicamente atribuídas a Jesus Cristo em Sua Paixão, o que gerou grande debate entre os cristãos. Foi com as características de Jesus que o santo dos primeiros tempos do cristianismo teria sido derrotado pelo diabo, de acordo com a “releitura” da escola de samba.

Um momento que incomodou e ofendeu particularmente muitos cristãos que se manifestaram na internet foi a hora em que o suposto Santo Antão cai ao chão com os braços estendidos em forma de cruz. É quando o intérprete do diabo impõe sobre ele o seu tridente, em postura vitoriosa do mal.

A alegação da escola de samba de que a figura caída ao chão era a de Santo Antão e não a de Cristo passou longe de “colar” para os cristãos – até porque havia no mesmo desfile uma enorme alegoria do santorepresentado como um homem careca e de roupas longas, sem qualquer semelhança com o passista coroado de espinhos e trajando apenas um tecido enrolado ao quadril.

carnaval 2019 Santo Antão Jesus

Captura de Tela / YouTube (Reprodução)
Segundo a “justificativa” da escola de samba, estas duas figuras seriam a mesma pessoa: Santo Antão

Católicos e evangélicos reagiram com severas críticas nas redes sociais. Entre os comentários que mais repercutiram estão os de dois sacerdotes bastante queridos pelos brasileiros: o pe. Zezinho, muito famoso pelas suas catequeses e composições musicais católicas, e o pe. Gabriel Vila Verde, muito ativo no Facebook em defesa da fé e dos valores da família e da vida.

Eis os comentários destes dois sacerdotes:

Pe. Zezinho: “Fizeram, fazem e farão”

 Transcrição:

Quem lê minhas páginas entende porque tomo ou não tomo posição diante de temas polêmicos. É que lecionei comunicação por 32 anos e leio Sociologia e História Universal. E sei o suficiente de Código Civil e Penal para saber se vale a pena repercutir o que vai pelas novelas ou pelo carnaval.

O episódio do desfile da GAVIÕES DA FIEL, que não vi, mas que alguém me mostrou, é uma dessas polêmicas criadas para conseguir debates, como algumas novelas da Globo. Fizeram, fazem e farão. E quanto mais protestos houver, mais eles serão lembrados.

O Governo, os Juízes e a PF nada farão. Por isso, mostrar Jesus sendo derrotado pelo demônio, embora não seja Jesus, mas Santo Antão, e no final, alguém vence e o povo se dividirá entre vitoria do diabo ou de Jesus… é bem isso que o carnavalesco queria.

Estão falando da sua ousadia. E os Gaviões da Fiel serão lembrados. E era isso que queriam.

Sugiro que, se debate ou discussão houver, que os cristãos orientem seus fiéis para saberem como reagir. Mas nada acontecerá a quem bolou este desfile. E se alguém procurar um juiz, perderá a causa!

Já fizeram isso com filmes sobre Jesus, Maria, Maria Madalena, Judas, o Papa e os padres e também pastores e rabinos. Protestar vai dar mais ibope para o carnavalesco.

Fez, faz e fará! Como nas novelas da Globo, a arte é desafiar e ganhar um pouco mais de Ibope. Isto, a longo prazo pode funcionar: mudar de canal ou de torcida pode dar certo para católicos e evangélicos irados. Mas acontecerá aos poucos. O povo às vezes se cansa de ofensas contra sua fé ou contra a sua família. Mas leva tempo!

A maioria não reagirá, como tudo neste Brasil. E daí? Foi apenas um teatro de sambódromo…

Pe. Gabriel Vila Verde: “Sabe onde está tua fé e o teu temor a Deus? Na lata do lixo!!!”

Em seu perfil no Facebook, o popular sacerdote compartilhou uma sequência de comentários críticos ao desfile:

Transcrição:

Todos os anos, é comum encontrar figuras de demônios nas escolas de samba. Esse ano eles foram mais longe: dramatizaram a vitória de satanás sobre Cristo. O cristão que acha isso normal pode rasgar o batistério, queimar a Bíblia e cuspir na Cruz.

Todos os anos, “ele” tem o seu lugar de honra. Para os céticos e atualizados, é só uma brincadeira inofensiva e mal interpretada pelos “fanáticos” cristãos.

Quem vier na minha página defender essas encenações do diabo no carnaval, vai ser bloqueado SIM. Vá defender suas incoerências no seu perfil. Não estou no Facebook para ter seguidores nem curtidas, mas para falar o que penso e o que creio. Fica aqui quem gostar do que eu publico! Está avisado? Beleza!

Se falarem mal do político de estimação, vira bicho. Se falarem mal do time preferido, se zanga. Se vê uma paródia com Jesus no carnaval, acha lindo e normal. Sabe onde está tua fé e o teu temor a Deus? Na lata do lixo!!!

Militarização do governo atinge 2º e 3º escalões

Militarização do governo atinge 2º e 3º escalões

Bolsonaro em cerimônia de passagem de cargo no Exército com o general Edson Leal Pujol (Foto: Divulgação)

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) vai ampliar a militarização na máquina pública federal, com a entrega para a Marinha de postos de comando nas superintendências de portos, no Ibama  (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e no ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Após a nomeação para ministérios importantes, os militares agora são chamados a ocupar também cargos no segundo e terceiro escalões.

Trata-se de uma nova fase do movimento crescente de escolha de oficiais da reserva das Forças Armadas para posições estratégicas e setores historicamente envolvidos em denúncias de corrupção.

Levantamento feito pelo Estado contabiliza pelo menos 103 militares na Segundo analistas, fatores como o desgaste da classe política e uma estrutura partidária ainda frágil do presidente Jair Bolsonaro permitem o avanço dos militares na burocracia federal.

Na última semana, foram escolhidos os almirantes da reserva da Marinha Francisco Antônio Laranjeiras e Elis Triedler Öberg para comandarem os portos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte, respectivamente. Para o cargo de diretor-presidente da Companhia Docas de São Paulo, que controla o Porto de Santos, o governo nomeou o engenheiro naval civil Casemiro Tércio Carvalho.

Ele, no entanto, terá a seu lado um militar da Marinha para “sanear” o órgão e acabar com “entraves” burocráticos.

Em defesa desse movimento do governo, um oficial do Alto Comando das Forças Armadas disse que a escolha de militares para cargos de confiança tem por objetivo conferir credibilidade aos postos com base em “um modo eficiente de administrar”, com “zelo pelo dinheiro público”. Deputados que procuram o governo para pedir cargos nos Estados relatam que recebem de ministros um pedido: “Você tem um militar para indicar?”…

‘VERDE-OLIVA’ 

Estudioso da relação entre as Forças Armadas e a sociedade brasileira, o cientista político Eliézer Rizzo de Oliveira afirmou que a participação de dezenas de militares em um governo eleito democraticamente é uma situação inédita no Brasil. E é resultado, segundo ele, da combinação entre a descrença que abateu a classe política e a inexperiência administrativa do novo presidente.

“É natural que ele queira se apoiar em pessoas da área dele e que respondam a essa espécie de ‘regime civil com governo verde-oliva’ que se instaurou no poder e tomou conta da máquina pública”, afirmou. Ainda assim, para Oliveira, o movimento atual não pode ser comparado a um aparelhamento

IR 2019: Fique de olho nas principais novidades para a declaração

IR 2019: Fique de olho nas principais novidades para a declaração

governo divulgou nesta sexta-feira, 22, as regras para declaração do Imposto de Renda 2019, ano-base 2018. Entre as principais mudanças, estão a inclusão do CPF de todos os dependentes e o detalhamento maior para bens, como carros e imóveis. Além disso, o prazo para declaração neste ano será uma semana mais curto que o usual.

Segundo Ahmed Khatib, professor do curso de Ciências Contábeis da FECAP, as mudanças vieram no sentido de evitar fraudes. “A ideia do Fisco é ficar mais preventivo com relação a eventuais desvios e fraudes no IR”, conta.

Já Samir Choaib, sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, destaca que foram poucas mudanças esse ano. “Elas vêm sendo menores a cada ano. O que a Receita tem feito é ajustar os controles e a troca de informações, para que ocorram os cruzamentos necessários.”

Para além disso, os especialistas chamam a atenção que a tabela novamente não foi ajustada causando algumas aberrações, como pessoas que não deveriam declarar o fazendo. Apesar de ter sido promessa de campanha pelo novo governo, essa mudança só poder ser feita para o próximo ano.

Confira as mudanças:

CPF de dependentes

Neste ano, é preciso incluir os CPFs de todos os dependentes na declaração. Em 2017, era obrigatório a partir dos 12 anos e no ano passado, dos 8 anos.

Verificação 24 horas depois

Agora o contribuinte vai poder verificar no site da Receita se tem alguma pendência 24 horas depois da entrega da declaração. “Isso facilita, porque dá tempo das pessoas checarem o erro. Embora o prazo de retificação seja de cinco anos, determinados erros podem gerar multa, por exemplo”, explica Choaib.

Tempo diminuiu

A declaração deve ser apresentada entre os dias 7 de março e 30 de abril. Tradicionalmente esse prazo é de dois meses. Assim, o contribuinte tem uma semana a menos em 2019 para fazer a declaração.

Para os especialistas, a medida é inexplicável, mas também não é uma grande interferência e não deve causar maiores problemas. “Não tem explicação, mesmo se levarmos em conta o carnaval. Isso porque, tudo é digital. Deve ter sido um atraso da Receita mesmo”, opina Choaib.

Informações mais detalhadas

O contribuinte também vai ser obrigado a dar mais informações detalhadas sobre seus imóveis e automóveis. Número de matrícula, código do IPTU e Renavam, por exemplo, estão nessa lista a partir deste ano. “A ideia é ficar em cima de quem eventualmente oculte valores”, conta Khatib.

Mudança de valores

O limite de abatimento do INSS do salário do empregado doméstico aumentou de 1.711,84 reais para 1.200,32 reais. A ideia é incentivar a formalização e o registro da profissão. Outros abatimentos como de dependentes e despesas médicas não sofreram alterações.