mar 21, 2019 | Brasil

Marun afirmou que o juiz que concedeu a prisão é um “aprendiz de Mussolini” e “sabotador da nação”
O ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, hoje conselheiro da Itaipu, Carlos Marun, criticou a prisão do ex-presidente Michel Temer, nesta quinta-feira (21). Em entrevista à Jovem Pan, ele declarou que o juiz Marcelo Bretas, que expediu o mandado de prisão, quer transformar o Judiciário em uma ditadura. “Ele é o líder de uma organização que tenta fazer o Judiciário se tornar uma ditadura nesse país”, disparou.
Segundo o canal, Marun afirmou que o juiz é um “aprendiz de Mussolini” e “sabotador da nação”. “[A prisão de Temer] É um absurdo que derruba a bolsa, faz o dólar subir, torna mais difícil o processo político”, disse. “Isso está me lembrando o 17 de maio, quando conseguiram levar ao chão a Reforma da Previdência”, continuou.
O ex-ministro ainda diz estar confiante em um habeas corpus para Michel Temer. “É um absurdo que não soma nada neste momento para o país”, disse. “Tenho dúvidas se o grande objetivo disso não é atrapalhar o país. Isso é um atentado à democracia, ao estado de direito”, replicou.
Fiel escudeiro do ex-presidente, que o nomeou no conselho da Itaipu com gordo salário, Marun ainda garantiu que coloca as mãos no fogo por Temer. “É um homem honrado. Convivi com sua simplicidade, você não vê absurdos e abusos praticados pelo ex-presidente”, destacando que o emebedista supostamente tem um patrimônio compatível à renda das últimas cinco décadas.
Fonte: Top Midia News
mar 19, 2019 | Brasil

Reforma da Previdência dos militares vai economizar R$ 13 bilhões em 10 anos, diz Mourão
BRASÍLIA — O presidente em exercício, Hamilton Mourão, se reuniu nesta terça-feira com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, para discutir a reforma da Previdência dos militares, entre outros assuntos. Após o encontro, Mourão disse que a proposta elaborada pelo Ministério da Defesa está pronta, e que falta agora apenas o aval do presidente Jair Bolsonaro, que deve receber o texto na quarta-feira, após retornar dos Estados Unidos. Segundo Mourão, a previsão é que a proposta economize R$ 13 bilhões em dez anos.
— Já está tudo ajustado, ele (Azevedo) vai apresentar para o presidente amanhã, para o presidente fechar esse pacote. Não tem nada faltando definir por parte do ministério da Defesa, só a decisão presidencial agora — disse Mourão.
Na véspera, Bolsonaro, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, chegou a afirmar em rede social que a proposta seria aperfeiçoada. De acordo com Mourão, a alíquota de contribuição passará para 14%, sendo 10,5% do salário e 3,5% do plano de saúde.
— Vai aumentar para 14% ao longo dos próximos dois anos, 10,5% mais 3,5% do plano de saúde. Em torno de R$ 13 bilhões, (a proposta) vai economizar das Forças Armadas.
O número apresentado por Mourão é bem diferente do exposto pelo secretário da Previdência, Rogério Marinho, que disse que a previsão é economizar R$ 92 bilhões em dez anos. Marinho ressaltou, contudo, que essa esitmativa não inclui gastos com a reestruturação da carreira.
Fernando Azevedo e Silva disse que o texto será entregue a Bolsonaro na parte da manhã, e que pode ser enviado à Câmara dos Deputados ainda na quarta-feira.
— Conversamos sobre o projeto de lei que será apresentado ao presidente amanhã, e deverá, possivelmente, ser entregue no Congresso Nacional ainda amanhã. Estamos fazendo os ajustes finais para apresentação ao presidente da República amanhã ainda na parte da manhã.
CALCULE O TEMPO QUE FALTA PARA VOCÊ SE APOSENTAR
mar 19, 2019 | Brasil

Decreto de Bolsonaro corta 13,7 mil cargos em universidades públicas
O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro extingui 21.000 cargos comissionados no serviço público federal inclui ao menos 13.710 que estavam sob a guarda de instituições de ensino. O número corresponde a 65% do total do corte.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última 4ª feira (13.mar.2019). No entanto, a relação das áreas mais afetadas foi omitida pelo governo. As informações só vieram à tona em uma reportagem do jornal Folha de S.Paulopublicada nesta 3ª feira (19.mar.2019).
De acordo com o jornal, foram extintos cargos de direção, funções comissionadas de coordenação de cursos e outras gratificações concedidas a professores. Ou seja, uma espécie de adicional pago a servidores que exercem uma função extra, como 1 posto de coordenação, chefia de departamento ou direção.
O argumento do governo é que a medida economizará cerca de R$ 195 milhões aos cofres públicos. A alteração faz parte das 35 medidas prioritárias de Jair Bolsonaro para os 100 primeiros dias de gestão.
mar 18, 2019 | Brasil
– Evento será dia 08 de abril e pretende viabilizar a troca de experiências e avaliar o mercado de trabalho –
Considerada um elo estratégico para as cadeias produtivas brasileiras, a imprensa do agronegócio estará reunida em São Paulo (SP), no próximo mês de abril, para o Encontro Internacional de Jornalistas Agrícolas. Apesar da denominação “agrícola”, o evento pretende agrupar os profissionais de comunicação de todos os segmentos agropecuários, sem restrições. A realização é da Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ) com apoio da Rede Brasil de Jornalistas Agro.
O evento está agendado para o dia 08.04.2019, no período das 13 às 17 horas na Avenida Nações Unidas, 18001 (ao lado do Hotel Transamérica). Estão confirmadas as participações de jornalistas de países como Canadá, Estados Unidos e Argentina, que estarão, ao longo de uma semana, percorrendo e conhecendo regiões produtoras brasileiras. O ponto final da agenda será justamente o encontro com profissionais brasileiros em São Paulo.
O objetivo do evento é fundamentalmente a troca de experiências através de relatos sobre os ajustes profissionais mais recentes adotados na atividade jornalística agroindustrial destes países. Um representante de cada nação apresentará um painel neste sentido. As tecnologias digitais e as novas mídias devem tomar conta das discussões de avaliação de mercado e de novas ferramentas de trabalho.
Apesar do segmento do jornalismo agro ser formador de opinião e canal ativo no agronegócio (a maior atividade econômica do Brasil), até o momento apenas a Syngenta confirmou sua presença como patrocinadora oficial do Encontro. A organização ainda espera a confirmação de outros apoiadores. Mesmo com uma programação enxuta, o evento está sendo aguardado com expectativa, pois pode significar o embrião de uma organização institucionalizada deste segmento do jornalismo brasileiro.
Encontro Internacional de Jornalistas Agrícolas
08 de abril de 2019, das 13h às 17 h.
Local – Av. Nações Unidas, 18001.
Inscrições gratuitas (Em breve informações e programação)
Realização: Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ)
Apoio: Rede Brasil de Jornalistas Agro
mar 16, 2019 | Brasil
Um grupo de moradores protestou contra buracos em ruas da zona norte de Sorocaba (SP), na quinta-feira (14), com fotos do prefeito José Crespo (DEM) em plaquinhas.
As fotos foram instaladas nos bairros Casa Branca, Laranjeiras, Paineiras, Santo André e Santa Maria. De acordo com os manifestantes, a intenção era evidenciar 20 buracos em um protesto com humor e crítica.
A prefeitura afirmou que está ampliando a equipe de tapa-buraco para atender a grande demanda devido às chuvas. Ainda segundo a prefeitura, nesta sexta (15) existe uma equipe na região realizando a manutenção das solicitações.
A Urbes, empresa responsável pelo trânsito na cidade, orienta que este tipo de manifestação pode causar acidentes.
Placas foram colocadas em buracos no asfalto em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal
Fonte: G1
mar 16, 2019 | Brasil

CTG Brasil solta 570 mil peixes no rio Paraná
Solturas, que fazem parte de programa ambiental da empresa, contarão com uma ação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água.
A CTG Brasil promove a partir de segunda-feira (18) a soltura de 570 mil peixes das espécies pacu-guaçu, piapara e curimbatá nos reservatórios das Usinas Ilha Solteira e Jupiá, operadas pela empresa, no rio Paraná.
No dia 20, a ação será realizada em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A soltura de alevinos ocorre a partir das 15h, no Grandes Lagos Thermas, em Santa Clara D’Oeste (SP), na região do reservatório de Ilha Solteira, com a presença de autoridades e de 65 alunos da Escola Municipal Prefeito Oswaldo Montanari, de Santa Clara d’Oeste. Nesse dia, serão soltos 110 mil peixes da espécie pacu-guaçu.
“A CTG Brasil tem como um de seus pilares a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, e o trabalho de conscientização ambiental com as crianças é fundamental para garantir um futuro mais sustentável”, afirma Aljan Machado, diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.
Outras duas solturas, de 220 mil peixes da espécie pacu-guaçu, estão programadas para os dias 18 e 25 na região do reservatório de Ilha Solteira – na Ponte Rio São José e na Fazenda Esmeralda. Já o reservatório da Usina Jupiá recebe 240 mil peixes, sendo 120 mil da espécie piapara, no dia 27, na Ponte Rio Tietê, e outros 120 mil da espécie curimbatá, no dia 29 de março, na Vila dos Operadores.
A ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela CTG Brasil com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Os peixes utilizados nas solturas são produzidos na Estação de Piscicultura, mantida pela CTG Brasil em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. Desde o início do programa, mais de 34 milhões de peixes foram soltos nas bacias dos rios Paranapanema e Paraná.
CTG Brasil
Criada em 2013, a CTG Brasil é uma empresa da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em energia limpa. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,28 GW. Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.