Em bilhete, Lula se diz orgulhoso por Zeca Dirceu chamar ministro Paulo Guedes de ‘tchutchuca’
O PT divulgou nesta terça-feira um bilhete manuscrito cuja autoria atribui a Lula e no qual o ex-presidente parabeniza o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) por chamar o ministro da Economia Paulo Guedes de “tchutchuca”. A imagem do papelzinho com o texto foi publicada no Twitter do partido.
“Querido Zeca, estou muito orgulhoso da sua Bancada do PT, que teve um papel extraordinário no debate sobre a Previdência com o Guedes, ‘o destruidor os pobres’. Zeca, parabéns por compará-lo a uma ‘tchutchuca’ na relação dele com os empresários”, escreveu Lula, que está preso há um ano na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. “Eu fiquei tão orgulhoso de você, que vou aprender a música da ‘tchutchuca e o tigrão’. Kkkk Abraços, Lula. 04/04/2019.”
No dia 3 de abril, durante audiência pública sobre a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça, na Câmara, Paulo Guedes caiu em uma provocação de Zeca Dirceu, que o acusou de ser “tigrão” com os aposentados, idosos de baixa renda e agricultores, mas “tchutchuca” com privilegiados.
O ataque do petista, filho do ex-ministro, José Dirceu, também condenado na Lava Jato, levou à explosão final de Guedes que reagiu com destempero fora do microfone. “Eu não vim aqui para ser desrespeitado, não. (…) tchutchuca é a mãe, é a avó, respeita as pessoas. (…) Isso é ofensa. Eu respeito quem me respeita. Se você não me respeita, não merece meu respeito”, afirmou o ministro na ocasião.
Zeca começou as críticas perguntando a razão pela qual Guedes começou as reformas com a da Previdência e não alterações que afetassem os banqueiros. A partir daí, o clima ficou insustentável e o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), teve que acabar com a audiência.
Atacante de recursos técnicos limitados, o uruguaio venceu Fernando Prass com um toque sutil na bola e ajudou o Tricolor a avançar à decisão do Paulistão depois de 16 anos.
Veja abaixo como a torcida reagiu ao lance:
TRI! CÔ! VÔ! (NOVA CONTA)@tricovotweets
·
Carneiro • jamais criticado • 2019 HD
Silvio Ferreira @silvinhords
Era a única coisa que ninguém imaginava que ele ia fazer, ele pediu pra bater o pênalti foi e meteu a cavadinha, el loco carneiro!!! Chamou a responsabilidade!!! Ganhou pontos comigo!!!
Assaltante sem uma das pernas baleado em confronto é menor e tem seis passagens pela polícia
O homem que, mesmo sem uma das pernas, assaltou um motorista em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e foi baleado na noite na noite desta sexta-feira tem 17 anos e seis passagens pela polícia. O menor foi atingido no momento em que, acompanhado de comparsas, realizava um arrastão em uma via em Anchieta, na Zona Norte do Rio, numa localidade conhecida como passagem de nível, uma espécie de ligação entre a Avenida Nazaré e a Estrada Marechal Alencastro.
De acordo com testemunhas, ele integrava um bando armado, que estava roubando motoristas na região. Após a abordagem do bando houve confronto. O menor foi baleado e levado para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, de onde recebeu alta na manhã deste sábado, por ter sido atingido apenas por estilhaços da bala.
Segundo agentes do 41º BPM (Irajá), ele foi levado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho), de onde foi encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro do Rio. Lá ele aguardará manifestação do Juizado da Infância e da Juventude, que decidirá qual medida socioeducativa será aplicada.
Homem foi baleado em Anchieta Foto: Reprodução
Uma das vítimas do bando armado foi um policial militar, de folga.
— Ele estava com vários comparsas. Na hora que atirou em minha direção, eu me joguei, cai no chão e fiquei até um pouco ralado. Teve um confronto. Antes, estavam fazendo um arrastão. Os comparsas, depois do tiroteio, conseguiram fugir — disse o PM, que pertence ao Grupo de Ações Táticas do 24º BPM (Queimados).
Imagens do local mostram um carro com marcas de tiros oriundos dos disparos. Com o assaltante, foram recuperados aparelhos celulares e uma arma, além de unidades de munição.
Carro do PM ficou com marcas de disparos após confronto
Crime na Baixada
O menor ficou conhecido após câmeras de segurança registraram o roubo de um veículo no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O crime aconteceu próximo ao número 44 da Rua João XXIII, no bairro Jardim Tropical, no último sábado. As imagens flagraram dois assaltantes: um deles — o que aponta a arma na direção da vítima — é o que não tem uma das pernas. As imagens do roubo foram enviadas para o WhatsApp do Extra (21 99644-1263).
O caso foi registrado na 58ª DP (Posse). A vítima já prestou depoimento na unidade policial.
Na ocasião, por conta da deficiência, o assaltante armado se desloca, aos pulos, na direção da vítima. Na abordagem, o comparsa desarmado abre a porta do automóvel e expulsa o motorista. A vítima, na sequência, sai do veículo com as mãos para cima e foge do local.
O presidente Jair Bolsonaro disse que este ano o Brasil não terá o horário de verão e sinalizou que para o futuro a tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do país. “Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão”, disse Bolsonaro nesta sexta-feira, 5, durante café da manhã com jornalistas.
Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema. O material será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no país.
Kajuru afirma que reação da sociedade frente à corrupção está mudando as instituições
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apoiou nesta segunda-feira (1º), em Plenário, declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para quem a reação da sociedade contra à corrupção está mudando as instituições do país. Ao participar do debate na sede do jornal O Estado de S.Paulo, nesta segunda, para discutir as operações Lava Jato, do Brasil, e a Mãos Limpas, da Itália (do início dos anos 1990), Barroso disse que “ninguém assume culpa no Brasil e todo mundo se diz perseguido pela Justiça”, relatou Kajuru.
— Segundo suas palavras, entre aspas: ‘O arrependimento sincero é o pressuposto da salvação. Eles não se arrependem. O sujeito é fotografado, filmado e diz que está sendo perseguido’, fecha aspas — disse Kajuru.
Para o senador, a sociedade reagiu e passou a exigir a punição dos corruptos pela “demanda por integridade, por idealismo e por patriotismo”.
Bolsonaro
Kajuru respondeu a questionamentos feitos por internautas sobre a falta de críticas dele ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo o senador, o presidente passa por problemas físicos, em razão do atentado que ocorreu ainda nas eleições, no ano passado, e por isso enseja uma postura menos crítica em relação à gestão.
O senador informou que, após os primeiros 100 dias de governo, essa postura mudará. Ele disse que elogiará o que for bom e criticará aquilo que não for positivo para o povo brasileiro.
— E permito, desde já, fazer ao presidente da República uma humilde recomendação. Está na hora, presidente, de deixar para trás a campanha. O momento agora é o de superar divergências e buscar consensos — afirmou.
Bandeira tarifária em abril será verde, sem custo para os consumidores
A bandeira tarifária de energia elétrica em abril de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Abril é um mês de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional).
A previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios. Essa conjuntura favorável aponta para a manutenção da produção hidrelétrica e do nível de risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o perfil de bandeira verde.
Essa perspectiva também se reflete no preço esperado para a energia (PLD), em valor inferior ao registrado nos dois últimos meses. O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.
Mesmo com o anúncio da bandeira verde é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.