(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026
Aumento de acesso àinternet banda larga foi incentivado por pequenos prestadores

Aumento de acesso àinternet banda larga foi incentivado por pequenos prestadores

Em Mato Grosso do Sul, provedores de pequeno porte dominam o mercado e levam inclusão digital a regiões afastadas

Ter acesso à internet é requisito praticamente obrigatório para trabalhar, estudar e até mesmo relaxar nos dias atuais, e os números desse setor crescem a cada ano. De 2015 a 2019 houve um aumento de mais de 37% nos acessos à rede em Mato Grosso do Sul segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e boa parte da responsabilidade por esse crescimento é das chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que no Estado representam 60% da internet fornecida e estão presentes nos 79 municípios.

“O cenário que temos hoje aqui no Mato Grosso do Sul é muito positivo pro nosso segmento. Alguns fatores contribuem com isso, como por exemplo o agronegócio, que depende muito de tecnologia mas as grandes operadoras não chegam nas fazendas, nas indústrias e em áreas que são mais afastadas, e os provedores regionais conseguem chegar até lá e atender com qualidade”, explica Dário Burda Júnior, presidente da APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a Anatel, em janeiro desse ano o serviço de banda larga fixa registrou 31,1 milhões de contratos ativos, um crescimento de 6,1% em doze meses (mais 1,8 milhão de assinantes). Cerca de 90% desse aumento foi registrado pelas PPPs, empresas que detêm menos de 5% de cada mercado de varejo em que atuam. As Prestadoras de Pequeno Porte totalizaram 7,4 milhões de contratos ativos, aumento de participação de 28,5%. “As grandes operadoras (Oi, Tim, Claro, entre outras) estão presentes em não mais que quatro municípios do nosso Estado, e isso favorece que os provedores regionais façam um trabalho mais próximo, levando a comunicação de forma mais abrangente e fazendo com o que o mercado tenha um crescimento”, completa Dário.

Segundo o presidente da APIMS, os provedores regionais conseguem atender todos os segmentos em diferentes cenários, tanto em áreas urbanas como rurais, desde clientes residenciais, que buscam um serviço com bom custo-benefício até indústrias de grande porte, como usinas e fazendas.

“Estima-se que de 60 a 62% do crescimento da comunicação hoje é graças aos provedores regionais. Há um reconhecimento muito forte,até mesmo do governo, de que quem faz inclusão digital hoje no Brasil são as PPPs, então essa inclusão que está acontecendo e se fortalecendo todos os dias é graças às empresas que prestam serviço de forma regional. Nós estamos presentes atualmente em 100% do cenário voltado à comunicação, mas sabemos que ainda há um longo caminho e muito trabalho para ser feito”, finaliza.

Sobre a APIMS:A Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul foi fundada em 2016 com o objetivo de valorizar o segmento dos Provedores de Acesso à Internet na sociedade, buscando fomentar um segmento muito importante mas ainda pouco explorado.

Bancada evangélica pode derrubar decreto de armas de Bolsonaro, diz jornal

Bancada evangélica pode derrubar decreto de armas de Bolsonaro, diz jornal

Saulo Cruz/Agência Câmara

Bancada evangélica pode derrubar decreto de armas de Bolsonaro, diz jornal

A bancada evangélica da Câmara, embora integre o governo, engrossa o coro junto à oposição e articula tentar derrubar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte armas. As informações são do O Globo.

O decreto publicado na quarta-feira (8), altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, além de facilitar o porte para várias profissões, se tornou umas das principais discordâncias dos 195 religiosos em relação ao atual governo.

A oposição, formada pelo PSOL, PT e Rede, já apresentou projetos de decretos legislativos que pedem a revogação integral da medida. Os deputados evangélicos, porém, querem apresentar um projeto próprio.

Um dos principais articuladores é o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), ligado à Assembleia de Deus Vitória em Cristo, igreja liderada pelo pastor Silas Malafaia. “Estou conversando com vários deputados, e já temos vários que vão apoiar sim o decreto legislativo, desde que não seja apresentado por partidos de esquerda. Não apoiamos nada do PT. Se for do PT não terá nosso apoio”, disse.

A posição dos evangélicos, segundo parlamentares ouvidos pelo GLOBO, seria uma forma de retaliação a iniciativa do governo tributar igrejas, além de manter o grupo – que ajudou a eleger Bolsonaro – excluído da composição do Executivo. A bancada ainda não deliberou formalmente sobre o tema.

O presidente Jair Bolsonaro já admitiu para lideranças evangélicas que o tema vai ser estudado, disse a coluna de Bela Megale.

Presidente da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PR-SP) não gostou da iniciativa da bancada evangélica, e disparou: “Aí é fogo amigo”.

Tristeza é o sentimento que mais predomina no mundo, diz pesquisa

Tristeza é o sentimento que mais predomina no mundo, diz pesquisa

Tristeza, raiva e medo. Este são os sentimentos que predominaram em 2018 em todo o mundo, indica relatório global produzido pelo Instituto Gallup. De acordo com o documento, estas três emoções atingiram níveis recordes pelo segundo ano consecutivo. Entre os países mais tristes estão Chade, Níger, Serra Leoa, Iraque e Irã – nações afetadas por crises políticas e/ou econômicas. Apesar disso, a América Latina parece estar mais sorridentes do que nunca, especialmente a população do Paraguai, que recuperou o título de país mais positivo e feliz do mundo.

O levantamento ainda apontou que apesar das emoções negativas terem predominado em 2018, os níveis de stress apresentaram um leve declínio – exceto nos Estados Unidos, cuja porcentagem chegou a 55% dos entrevistados. A média global foi de 35%. Diante dos dados, a pesquisa concluiu que o nível de infelicidade no mundo é semelhante ao encontrado em 2017.

Negatividade

De acordo com o relatório, em 2018, cerca de 4 em cada 10 pessoas disseram ter se sentido preocupada no dia anterior à entrevista, enquanto 3 em cada 10 revelaram sentir muita dor física. Além disso, 33% dos participantes contou estar estressado e 25% experimentou tristeza. Já 22% das pessoas sentiram raiva.

Nos últimos 12 meses, o país que mais apresentou sentimentos negativos foi o Chade, localizado no continente Africano. Por lá predomina a recessão econômica desde 2014 e o padrão de vida está em queda livre. A pobreza extrema afeta 6 dos 15 milhões de habitantes: 72% dos entrevistados revelaram dificuldades para conseguir comprar alimentos básicos em algum momento do ano passado. Segundo o texto, “a pontuação geral do país reflete, pelo menos em parte, a violência, o deslocamento e o colapso dos serviços básicos que afetaram milhares de famílias”. Além disso, durante a maior parte de 2018 o governo proibiu o acesso à internet.

Em 2017, o ranking da tristeza foi liderado pela República Centro-Africana, que não foi pesquisada neste relatório. No top 10 das nações mais triste do mundo ainda estão: Níger, Serra Leoa, Iraque, Irã, Benin, Libéria, Guiné, Palestina e Congo. Todos esses países enfrentam conflitos armados, crise econômica e/ou política.

Ruim, mas positivo

Entre a população mundial também existem pessoas felizes e sorridentes, apesar das dificuldades: 87% das pessoas disseram que foram tratadas com respeito no dia anterior à pesquisa, 74% sorriram ou riram muito, 72% sentiram-se bem descansados ​​e 71% experimentaram muito prazer. A única experiência positiva relatada por menos da metade dos entrevistados foi aprender ou fazer algo interessante no dia anterior (49%). Entre os continentes, a América Latina foi a que mais se mostrou positiva, tendo o Paraguai no topo da lista global.

Países latinos que enfrentam altos níveis de pobreza e violência também enfrentam as adversidades com um sorriso no rosto, incluindo panamá, Guatemala, México, El Salvador e Honduras. O levantamento explicou que a positividade na região reflete a tendência cultural do latino de se concentrar no pontos positivo da vida. “As pessoas na América Latina nem sempre avaliam suas vidas da melhor forma, mas elas riem, sorriem e desfrutam de prazer como ninguém no mundo”, escreveu Jon Clifton, sócio da Gallup, em relatório.

Fora das Américas, a Indonésia foi a nação mais positiva.

E na Escandinávia?

Relatório da ONU, divulgado em março, mostrou que os países escandinavos estavam entre os mais felizes do mundo, com Finlândia, Dinamarca, Noruega e Islândia no topo da lista. No entanto, segundo o relatório da Gallup, os últimos dados coletados têm apontado repetidamente para níveis mais altos de realização na América Latina.

 

Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta

Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta

Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta

Alexandre Max Nunes da Silva e Mariluce de Oliveira, pai e madrasta de um menino de cinco anos, que foram presos, nesta semana, por torturar a criança em Jataí (Goiás).

Conforme informações, eles usavam um elástico para amarrar o pênis do garoto, como forma de punição por ele urinar na roupa. O órgão genital do garoto estava ‘em carne viva’, conforme constatou a Polícia Civil.

O menino, ao ser encontrado pelos investigadores no bairro Pedra 90, mal conseguia andar, porque não era alimentado. Ele tinha ferimentos por todo o corpo, além de marcas de queimaduras causadas por cigarro.

As investigações foram coordenadas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente (Deddica). As prisões aconteceram após uma testemunha fazer uma denúncia anônima, relatando que a criança vinha sendo torturada pelo casal.

O pai agredia o filho com socos e a madrasta usava um pedaço de madeira para agredir o garoto. Ele também era obrigado a ficar de joelhos em grãos de arroz e no concreto quente, como forma de castigo. O menino estava passando fome e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

De acordo com a Polícia Civil, o casal foi interrogado na delegacia e confessou as torturas. O Conselho Tutelar investiga o caso.

Alexandre Moraes recua e retira censura a sites que citaram Dias Toffoli

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, na tarde desta sexta-feira (18), retirada de proibição de veiculação de reportagem na Revista Crusoé e no site O Antagonista. A matéria, intitulada ”O amigo do amigo de meu pai”, citava o presidente do STF, Dias Toffoli.

Trecho da decisão de Moraes diz:

”A existência desses fatos supervenientes – envio do documento àPGR e integralidade dos autos ao STF – torna, porém, desnecessária amanutenção da medida determinada cautelarmente, pois inexistentequalquer apontamento no documento sigiloso obtido mediante supostacolaboração premiada, cuja eventual manipulação de conteúdo pudesse gerar irreversível dano a dignidade e honra do envolvido e da própria Corte, pela clareza de seus termos.Diante do exposto, REVOGO a decisão anterior que determinou ao site O Antagonista e a revista Crusoé a retirada da matéria intitulada “Oamigo do amigo de meu pai” dos respectivos ambientes virtuais”.

O site O Antagonista classificou a medida como ”retirada de censura” e ”vitória da democracia”.

Ainda de acordo com o site, assim que chegar a notificação oficial, o conteúdo, antes proibido, será republicado.

A proibição determinada ao site e à revista foram classificadas como censura por diversas associações que representam jornalistas e dezenas de veículos de comunicação.

O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, fez duras críticas ao que também chamou de censura.

Corintiano oferece esposa por uma noite em troca de ingressos para final do Paulista

Corintiano oferece esposa por uma noite em troca de ingressos para final do Paulista

A escolha ficará a critério da esposa, que não gosta de homens afeminados; o contemplado também não pode ser bem dotado e somente dois homens ao mesmo tempo

Um morador de Guarulhos, na grande São Paulo, fez um anúncio incomum e suas redes sociais. Wellington Machado, de 37 anos, é torcedor roxo do Corinthians e fará de tudo para ver as finais do seu time no Campeonato Paulista contra o São Paulo.

Como está desempregado e sem dinheiro, Wellington, que é casado, resolveu oferecer a esposa, Michelle, de 26 anos, por uma noite. Ele quer, em troca, 4 ingressos para os jogos da final, para ele e a esposa, que também é corintiana.

Michelle, casada com Wellington há 6 anos, diz que ficou surpresa com a proposta do marido, mas aceitou sem reclamar, pois, pra ela, qualquer sacrifício é válido para fazer seu marido feliz.

Apesar da proposta inusitada, Wellington impôs algumas regras para os homens que queiram participar.

  • Não pode ser torcedor do Palmeiras, maior rival do seu time;
  • Não pode ser bem dotado, para não ‘estragar’ a mulher;
  • Máximo de dois homens ao mesmo tempo, nada mais que isso.

Até o momento, mais de 400 pessoas já haviam se oferecido para fazer a troca. A escolha ficará a critério da esposa, que afirmou não gostar de homens afeminados.