maio 17, 2019 | Brasil
Em Mato Grosso do Sul, provedores de pequeno porte dominam o mercado e levam inclusão digital a regiões afastadas
Ter acesso à internet é requisito praticamente obrigatório para trabalhar, estudar e até mesmo relaxar nos dias atuais, e os números desse setor crescem a cada ano. De 2015 a 2019 houve um aumento de mais de 37% nos acessos à rede em Mato Grosso do Sul segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e boa parte da responsabilidade por esse crescimento é das chamadas Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs), que no Estado representam 60% da internet fornecida e estão presentes nos 79 municípios.
“O cenário que temos hoje aqui no Mato Grosso do Sul é muito positivo pro nosso segmento. Alguns fatores contribuem com isso, como por exemplo o agronegócio, que depende muito de tecnologia mas as grandes operadoras não chegam nas fazendas, nas indústrias e em áreas que são mais afastadas, e os provedores regionais conseguem chegar até lá e atender com qualidade”, explica Dário Burda Júnior, presidente da APIMS (Associação de Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul).
De acordo com a Anatel, em janeiro desse ano o serviço de banda larga fixa registrou 31,1 milhões de contratos ativos, um crescimento de 6,1% em doze meses (mais 1,8 milhão de assinantes). Cerca de 90% desse aumento foi registrado pelas PPPs, empresas que detêm menos de 5% de cada mercado de varejo em que atuam. As Prestadoras de Pequeno Porte totalizaram 7,4 milhões de contratos ativos, aumento de participação de 28,5%. “As grandes operadoras (Oi, Tim, Claro, entre outras) estão presentes em não mais que quatro municípios do nosso Estado, e isso favorece que os provedores regionais façam um trabalho mais próximo, levando a comunicação de forma mais abrangente e fazendo com o que o mercado tenha um crescimento”, completa Dário.
Segundo o presidente da APIMS, os provedores regionais conseguem atender todos os segmentos em diferentes cenários, tanto em áreas urbanas como rurais, desde clientes residenciais, que buscam um serviço com bom custo-benefício até indústrias de grande porte, como usinas e fazendas.
“Estima-se que de 60 a 62% do crescimento da comunicação hoje é graças aos provedores regionais. Há um reconhecimento muito forte,até mesmo do governo, de que quem faz inclusão digital hoje no Brasil são as PPPs, então essa inclusão que está acontecendo e se fortalecendo todos os dias é graças às empresas que prestam serviço de forma regional. Nós estamos presentes atualmente em 100% do cenário voltado à comunicação, mas sabemos que ainda há um longo caminho e muito trabalho para ser feito”, finaliza.
Sobre a APIMS:A Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul foi fundada em 2016 com o objetivo de valorizar o segmento dos Provedores de Acesso à Internet na sociedade, buscando fomentar um segmento muito importante mas ainda pouco explorado.
maio 10, 2019 | Brasil

Bancada evangélica pode derrubar decreto de armas de Bolsonaro, diz jornal
A bancada evangélica da Câmara, embora integre o governo, engrossa o coro junto à oposição e articula tentar derrubar o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibiliza o porte armas. As informações são do O Globo.
O decreto publicado na quarta-feira (8), altera as normas sobre o direito ao porte de armas e munições, além de facilitar o porte para várias profissões, se tornou umas das principais discordâncias dos 195 religiosos em relação ao atual governo.
A oposição, formada pelo PSOL, PT e Rede, já apresentou projetos de decretos legislativos que pedem a revogação integral da medida. Os deputados evangélicos, porém, querem apresentar um projeto próprio.
Um dos principais articuladores é o deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), ligado à Assembleia de Deus Vitória em Cristo, igreja liderada pelo pastor Silas Malafaia. “Estou conversando com vários deputados, e já temos vários que vão apoiar sim o decreto legislativo, desde que não seja apresentado por partidos de esquerda. Não apoiamos nada do PT. Se for do PT não terá nosso apoio”, disse.
A posição dos evangélicos, segundo parlamentares ouvidos pelo GLOBO, seria uma forma de retaliação a iniciativa do governo tributar igrejas, além de manter o grupo – que ajudou a eleger Bolsonaro – excluído da composição do Executivo. A bancada ainda não deliberou formalmente sobre o tema.
O presidente Jair Bolsonaro já admitiu para lideranças evangélicas que o tema vai ser estudado, disse a coluna de Bela Megale.
Presidente da bancada da bala, o deputado Capitão Augusto (PR-SP) não gostou da iniciativa da bancada evangélica, e disparou: “Aí é fogo amigo”.
abr 25, 2019 | Brasil

Tristeza, raiva e medo. Este são os sentimentos que predominaram em 2018 em todo o mundo, indica relatório global produzido pelo Instituto Gallup. De acordo com o documento, estas três emoções atingiram níveis recordes pelo segundo ano consecutivo. Entre os países mais tristes estão Chade, Níger, Serra Leoa, Iraque e Irã – nações afetadas por crises políticas e/ou econômicas. Apesar disso, a América Latina parece estar mais sorridentes do que nunca, especialmente a população do Paraguai, que recuperou o título de país mais positivo e feliz do mundo.
O levantamento ainda apontou que apesar das emoções negativas terem predominado em 2018, os níveis de stress apresentaram um leve declínio – exceto nos Estados Unidos, cuja porcentagem chegou a 55% dos entrevistados. A média global foi de 35%. Diante dos dados, a pesquisa concluiu que o nível de infelicidade no mundo é semelhante ao encontrado em 2017.
Negatividade
De acordo com o relatório, em 2018, cerca de 4 em cada 10 pessoas disseram ter se sentido preocupada no dia anterior à entrevista, enquanto 3 em cada 10 revelaram sentir muita dor física. Além disso, 33% dos participantes contou estar estressado e 25% experimentou tristeza. Já 22% das pessoas sentiram raiva.
Nos últimos 12 meses, o país que mais apresentou sentimentos negativos foi o Chade, localizado no continente Africano. Por lá predomina a recessão econômica desde 2014 e o padrão de vida está em queda livre. A pobreza extrema afeta 6 dos 15 milhões de habitantes: 72% dos entrevistados revelaram dificuldades para conseguir comprar alimentos básicos em algum momento do ano passado. Segundo o texto, “a pontuação geral do país reflete, pelo menos em parte, a violência, o deslocamento e o colapso dos serviços básicos que afetaram milhares de famílias”. Além disso, durante a maior parte de 2018 o governo proibiu o acesso à internet.
Em 2017, o ranking da tristeza foi liderado pela República Centro-Africana, que não foi pesquisada neste relatório. No top 10 das nações mais triste do mundo ainda estão: Níger, Serra Leoa, Iraque, Irã, Benin, Libéria, Guiné, Palestina e Congo. Todos esses países enfrentam conflitos armados, crise econômica e/ou política.
Ruim, mas positivo
Entre a população mundial também existem pessoas felizes e sorridentes, apesar das dificuldades: 87% das pessoas disseram que foram tratadas com respeito no dia anterior à pesquisa, 74% sorriram ou riram muito, 72% sentiram-se bem descansados e 71% experimentaram muito prazer. A única experiência positiva relatada por menos da metade dos entrevistados foi aprender ou fazer algo interessante no dia anterior (49%). Entre os continentes, a América Latina foi a que mais se mostrou positiva, tendo o Paraguai no topo da lista global.
Países latinos que enfrentam altos níveis de pobreza e violência também enfrentam as adversidades com um sorriso no rosto, incluindo panamá, Guatemala, México, El Salvador e Honduras. O levantamento explicou que a positividade na região reflete a tendência cultural do latino de se concentrar no pontos positivo da vida. “As pessoas na América Latina nem sempre avaliam suas vidas da melhor forma, mas elas riem, sorriem e desfrutam de prazer como ninguém no mundo”, escreveu Jon Clifton, sócio da Gallup, em relatório.
Fora das Américas, a Indonésia foi a nação mais positiva.
E na Escandinávia?
Relatório da ONU, divulgado em março, mostrou que os países escandinavos estavam entre os mais felizes do mundo, com Finlândia, Dinamarca, Noruega e Islândia no topo da lista. No entanto, segundo o relatório da Gallup, os últimos dados coletados têm apontado repetidamente para níveis mais altos de realização na América Latina.
abr 22, 2019 | Brasil

Criança tinha o pênis amarrado com elástico e era torturada pelo pai e a madrasta
Alexandre Max Nunes da Silva e Mariluce de Oliveira, pai e madrasta de um menino de cinco anos, que foram presos, nesta semana, por torturar a criança em Jataí (Goiás).
Conforme informações, eles usavam um elástico para amarrar o pênis do garoto, como forma de punição por ele urinar na roupa. O órgão genital do garoto estava ‘em carne viva’, conforme constatou a Polícia Civil.
O menino, ao ser encontrado pelos investigadores no bairro Pedra 90, mal conseguia andar, porque não era alimentado. Ele tinha ferimentos por todo o corpo, além de marcas de queimaduras causadas por cigarro.
As investigações foram coordenadas pela Delegacia Especializada de Defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente (Deddica). As prisões aconteceram após uma testemunha fazer uma denúncia anônima, relatando que a criança vinha sendo torturada pelo casal.
O pai agredia o filho com socos e a madrasta usava um pedaço de madeira para agredir o garoto. Ele também era obrigado a ficar de joelhos em grãos de arroz e no concreto quente, como forma de castigo. O menino estava passando fome e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa).
De acordo com a Polícia Civil, o casal foi interrogado na delegacia e confessou as torturas. O Conselho Tutelar investiga o caso.
abr 18, 2019 | Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, na tarde desta sexta-feira (18), retirada de proibição de veiculação de reportagem na Revista Crusoé e no site O Antagonista. A matéria, intitulada ”O amigo do amigo de meu pai”, citava o presidente do STF, Dias Toffoli.
Trecho da decisão de Moraes diz:
”A existência desses fatos supervenientes – envio do documento àPGR e integralidade dos autos ao STF – torna, porém, desnecessária amanutenção da medida determinada cautelarmente, pois inexistentequalquer apontamento no documento sigiloso obtido mediante supostacolaboração premiada, cuja eventual manipulação de conteúdo pudesse gerar irreversível dano a dignidade e honra do envolvido e da própria Corte, pela clareza de seus termos.Diante do exposto, REVOGO a decisão anterior que determinou ao site O Antagonista e a revista Crusoé a retirada da matéria intitulada “Oamigo do amigo de meu pai” dos respectivos ambientes virtuais”.
O site O Antagonista classificou a medida como ”retirada de censura” e ”vitória da democracia”.
Ainda de acordo com o site, assim que chegar a notificação oficial, o conteúdo, antes proibido, será republicado.
A proibição determinada ao site e à revista foram classificadas como censura por diversas associações que representam jornalistas e dezenas de veículos de comunicação.
O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, fez duras críticas ao que também chamou de censura.
abr 11, 2019 | Brasil

A escolha ficará a critério da esposa, que não gosta de homens afeminados; o contemplado também não pode ser bem dotado e somente dois homens ao mesmo tempo
Um morador de Guarulhos, na grande São Paulo, fez um anúncio incomum e suas redes sociais. Wellington Machado, de 37 anos, é torcedor roxo do Corinthians e fará de tudo para ver as finais do seu time no Campeonato Paulista contra o São Paulo.
Como está desempregado e sem dinheiro, Wellington, que é casado, resolveu oferecer a esposa, Michelle, de 26 anos, por uma noite. Ele quer, em troca, 4 ingressos para os jogos da final, para ele e a esposa, que também é corintiana.
Michelle, casada com Wellington há 6 anos, diz que ficou surpresa com a proposta do marido, mas aceitou sem reclamar, pois, pra ela, qualquer sacrifício é válido para fazer seu marido feliz.
Apesar da proposta inusitada, Wellington impôs algumas regras para os homens que queiram participar.
- Não pode ser torcedor do Palmeiras, maior rival do seu time;
- Não pode ser bem dotado, para não ‘estragar’ a mulher;
- Máximo de dois homens ao mesmo tempo, nada mais que isso.
Até o momento, mais de 400 pessoas já haviam se oferecido para fazer a troca. A escolha ficará a critério da esposa, que afirmou não gostar de homens afeminados.