(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Caravana atraiu milhares de pacientes, em Paranaíba - Foto: Valdenir Rezende / Correio do EstadoPela primeira vez em sete anos, idosos de Paranaíba voltaram a enxergar depois de fazerem gratuitamente a tão esperada cirurgia de catarata, durante a Caravana da Saúde, estratégia de regionalização do Governo do Estado.

A iniciativa, que já fez cerca de 7.500 operações desde março, promete por fim à “fila da vergonha”, na qual 14 mil sul-mato-grossenses aguardam há dez, quinze anos pelo procedimento. Para a população carente, uma solução urgente e bem recebida. Para os mais velhos, a esperança de uma política permanente de atenção ao idoso.

Leônidas Antonio Secato, 73 anos, era carpinteiro, tem cinco filhos e sofria de um tipo grave de catarata, a chamada catarata rúbia, que forma uma carne de cor escura sobre o olho, impedindo a visão. Há sete anos não enxergava nada do olho esquerdo, e o pouco que ainda via, era fosco no olho direito. No ano passado, seu Leônidas conseguiu marcar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) uma cirurgia para voltar a enxergar, mas teve um problema no coração e o procedimento foi cancelado. No último dia 17 de junho, fez um ano desde essa cirurgia para colocação de uma ponte de safena.

Ele entrou na carreta onde o procedimento acontece nervoso e desconfiado. Quinze minutos depois desce pela escada do veículo, coloca o óculos escuro de proteção e para encantado: “Estou vendo! Está tudo bonito, iluminado”, diz com lábios trêmulos. A reportagem acompanhou seu Leônidas até a casa onde mora com a esposa – tábuas de madeira, terra batida no quintal, um poço para retirar água, um fogão à lenha para cozinhar. Ele chora de felicidade ao rever os detalhes de seu equipamento de consertar panelas, seu amigo e meio de trabalho, abandonado desde que a doença apareceu. “Meu filho, fazia dois anos que eu não fazia nada em casa; eu que sempre trabalhei. Eu estou muito feliz [respira para recobrar do choro], e tenho fé em Deus e em Santa Luzia. Agora eu sou feliz de novo”, disse emocionado.

Leia  Planejamento participativo do INCRA em MS define estratégias para Reforma Agrária  

(*) A reportagem, de Lairtes Chaves, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.