(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Atividade industrial no Estado continua sem sinais de recuperação

A Sondagem Industrial, realizada em agosto deste ano pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, aponta que a atividade industrial segue fraca e sem apresentar sinais de recuperação no curto prazo. “Quando comparado com o mês imediatamente anterior, agosto de 2015 marcou o 15º resultado consecutivo sem crescimento da produção. Nesse período, os índices ficaram abaixo da linha indicativa de expansão, que é a partir dos 50 pontos”, destacou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele acrescenta que a indústria estadual segue com elevada capacidade ociosa. “Para 51,4% dos respondentes a utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual para o mês. O índice marcou 37,7 pontos em agosto, queda de 2,6 pontos no comparativo com igual mês de 2014. Mantendo o resultado muito abaixo do patamar considerado adequado para o período, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos”, explicou, completando que a ociosidade média no mês de agosto em Mato Grosso do Sul foi 33%.

Ezequiel Resende reforça que as expectativas do industrial sul-mato-grossense segue sem chance de recuperação nos próximos seis meses. “Os índices que medem a expectativa em relação à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matérias-primas ficaram, mais uma vez, abaixo dos 50 pontos, indicando que os empresários da indústria estadual não acreditam em melhoras significativas para estas variáveis nos próximos seis meses a partir de agosto”, analisou.

ICEI

Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) segue nos mais baixos patamares da série histórica com setembro de 2015 marcou o 14º mês consecutivo com o índice inferior aos 50 pontos. “O ICEI marcou 38,3 pontos em setembro. O resultado permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos, principalmente, pelo pessimismo apresentado em relação às atuais condições da economia brasileira, sendo a variável de pior desempenho, marcando somente 18,5 pontos”, analisou Ezequiel Resende.

Em setembro, para 86,1% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 73,2% dos participantes. Com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 55,5% dos respondentes, enquanto para 37,5% elas não se alteraram. Para os próximos seis meses, 61,1% dos respondentes mostraram-se pessimistas em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual o pessimismo foi apontado por 47,9% dos participantes da pesquisa.

Com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 36,7% dos respondentes mostraram-se pessimistas, patamar ainda próximo aos dos que acham que a situação permanecerá igual, que chegou a 31%. Além disso, quase três quartos dos empresários industriais do Estado não pretendem investir nos próximos seis meses. “O industrial sul-mato-grossense mostra-se pouco confiante em relação aos investimentos, 73,9% dos respondentes disseram que não pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses a partir de setembro. Por fim, o indicador de intenção de investimento marcou 35,7 pontos em setembro, recuo de 27,7% sobre igual mês do ano passado”, afirmou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

 Reportagem – Daniel Pedra