(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Semana na Assembleia Legislativa começa com debate sobre o aumento da fatura de energia em Mato Grosso do Sul. A discussão, que ocorrerá às 18h30 do dia 12 de março, próxima terça-feira, tem o objetivo de desvendar o aumento e a composição da fatura de energia elétrica no Estado e a efetivação da tarifa social de energia elétrica.

A proposta é do líder do Governo na Casa, deputado José Carlos Barbosa (DEM), o Barbosinha. Os representantes do Executivo estadual foram convidados, bem como os responsáveis pela direção da Concessionária de Energia Elétrica Energisa, da Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), empresários e sociedade civil organizada.

O assunto já foi debatido na Câmara Municipal de Campo Grande e vereadores até chegaram a pedir a criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para que o problema fosse resolvido.

Na ocasião, defensora pública Eni Diniz declarou que algumas contas de energia tiveram aumento de até três vezes mais, no meses de dezembro e janeiro. Diante desse reajuste, a defensora pediu que os consumidores que se sentiram lesados entrem com ação contra a concessionária de energia.

PENALIDADE

No dia 3 de março a empresa foi multada pelo Procon por ter “rompido com boa fé e abusado da vulnerabilidade do consumidor, o que caracteriza prestação irregular dos serviços”. No total foram 14 autos de infração, sendo que as multas aplicadas somam R$ 101.393,25 o que equivale a 3.675 Uferms (Unidades Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), cujo valor atual é de  R$ 27,59.

TARIFA SOCIAL

Além do aumento do valor da tarifa de energia elétrica, outro tema que será debatido nesta audiência pública é a divulgação do cadastro social da tarifa de energia. Isto porque, 171.487 famílias que têm direito ao benefício ainda não estão cadastradas.

Leia  Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS

Durante sessão realizada no mês de fevereiro, o deputado Barbosinha, cobrou a criação de uma força tarefa para fazer a divulgação do benefício. Em Mato Grosso do Sul, 292.984 famílias têm direito e apenas 121.497 estão cadastradas.

Na Capital, 49.245 têm direito e não fizeram cadastro. Em Dourados 10.143 também não estão cadastrados e em Corumbá são outras 8.555 famílias. Uma Lei Federal, número 12.212/2010, garante o benefício.

Em resposta ao pedido de Barbosinha, da criação da força tarefa, representantes da Energisa disseram que, contam com o apoio da Assembleia Legislativa para isso.