(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Em segunda votação e por unanimidade, os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, aprovaram nesta quarta-feira (10), o projeto de Lei de autoria do deputado Professor Rinaldo que inclui o tipo sanguíneo e o fator RH nos documentos de identificação expedidos pelo Estado, tais como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação e Carteira de Identidade Funcional.

Conforme professor Rinaldo, a importância do projeto é “eliminar riscos desnecessários, agilizando o atendimento médico emergencial e por fim, salvando vidas, que é o bem mais precioso”.

O Ministério da Saúde recomenda a cada cidadão o conhecimento do seu tipo sanguíneo e Fator RH, mas apesar dessa recomendação, muitos brasileiros não sabem informar seu tipo sanguíneo. A informação é extremamente relevante numa emergência médica e a ausência dessa informação pode definir o falecimento de um paciente.

O projeto segue agora para sanção do Governador Reinaldo Azambuja e deve entrar em vigor 1 (um) ano após sua publicação.

Ely Silveira  

 

Leia  Em MS, nove prefeituras são premiadas por projetos inovadores