(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Artigo: Nefasta busca – Por Alci Massaranduba

Quem seria louco a ponto de falar mal do dinheiro? Ele é o item mais desejado em todas as classes sociais. Em defesa dele há inúmeros argumentos e a afirmação de que o dinheiro em certo sentido pode ser considerado como algo nefasto talvez lhe cause repulsa. Não fique tão chocado, mas há várias afirmações que condenam enfaticamente o dinheiro como o grande causador dos males da humanidade. Deixemos tais argumentos para os pensadores e vamos nos ater a uma única linha de pensamento.

Reflita por um instante sobre a real motivação que o leva a agir no seu ambiente de trabalho. Profissionalmente falando, das opções abaixo qual é a que reflete mais os seus anseios:

  • Unicamente a busca por melhores salários;
  • Reconhecimento profissional;
  • Desejo ardente de enriquecer;
  • Conseguir um mínimo de conforto para a família;

Talvez você tenha optado por mais de uma alternativa ou mesmo não escolheu nenhuma delas por achar que não refletem a sua realidade, mas as afirmações acima não foram colocadas com a pretensão de esgotar a complexa dinâmica dos motivos que o levam a ação. Uma pessoa mais ambiciosa com certeza quer o pacote completo já para outros apenas fazer o seu trabalho corretamente já é motivo suficiente de satisfação, mesmo que ele seja muito simples com remuneração baixa. O dinheiro não é o grande fator motivador para muita gente, mas não negamos o que parece ser a escolha pessoal da maioria, principalmente quando falamos de uma economia capitalista como a nossa.

Os trabalhadores estão clamando ardentemente por melhores condições de trabalho e por melhores salários e exigem ser tratados com ética e respeito aos direitos humanos e isso é algo extraordinário. As empresas estão atentas a essa nova realidade e muitas delas possuem projetos específicos para atender a essa demanda.

Há uma frase outrora muito utilizada que está caindo em desuso com grande rapidez. Na verdade, você talvez nem a tenha escutado e muito menos a pronunciado ultimamente. A frase diz: “Vestir a camisa da empresa”. Ultimamente quem tem a coragem de pronunciar publicamente tais palavras será taxado de forma pejorativa como “puxa saco”. Espalha-se a ideia errônea de que no trabalho se deve fazer o mínimo possível e esperar como consequência o máximo de reconhecimento. Naturalmente que todos querem crescer profissionalmente, mas quando o foco único é somente um salário mais gordo no final do mês os problemas começam a surgir, pois se a remuneração não é a esperada ou se o sucesso está demorando mais do que o previsto a postura adotada por muitos é unicamente falar mal da empresa fazendo gratuitamente propaganda negativa. Será realmente que alguém pensa que apenas falando mal irá ajudar de alguma maneira? Por que não procurar outro lugar para trabalhar que traga mais satisfação e reconhecimento? Agir é bem mais difícil do que meramente criticar. Para se tornar um crítico nem é preciso ter nenhum talento, para isso, basta apenas soltar as palavras ao vento. Simples assim.

Vivendo numa época de tanta impaciência não é de admirar ver tantas fisionomias demonstrando claramente a insatisfação. Infelizmente, ela aumentará assustadoramente se nada for feito. Haverá injustiças, mas elas serão melhores do que o simples murmúrio.

Alci Massaranduba

Autor dos livros “Minha Vida de Carteiro” e “Pensamentos de um Carteiro”. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela UEMS e Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios pela UNIGRAN.