(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 27 de Abril de 2024

 

Agraer solicita apoio do Ministério da Pesca para projeto de fomento

Campo Grande (MS) – Em busca de disseminar a produção de peixe dentro da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) apresentou a Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA/MS) um projeto na área, que visa arrecadar recursos federais na ordem de R$ 900 mil para o fomento do setor.  O trabalho foi entregue em mãos, nesta quarta-feira (19), pelo diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini ao dirigente federal Luiz David Figueiró, que recebeu o documento em seu gabinete.

“Se aprovado, o projeto destinará todo o dinheiro na aquisição de computadores, equipamentos e maquinários próprios para a psicultura e capacitações dos trabalhares rurais que exercem ou tem interesse de atuar dentro do cultivo de peixes”, detalha o diretor da Agraer, Enelvo Felini.

O intuito, agora, é que o MPA represente a Agraer em Brasília, no intuito de pleitear os recursos da União. O superintendente do Ministério em MS, Luiz David Figueiró, se comprometeu de fazer frente à instituição, mas explicou que o valor recrutado dependerá muito da aprovação do projeto. “O dinheiro pode vir de duas formas, uma pelo sistema orçamentário direto do Ministério, ou através de uma emenda parlamentar. Mas, só será possível saber a quantia liberada após a avaliação do trabalho”, informou Figueiró.

Outras ações

Em paralelo a esse projeto, a Agraer em parceria com o MPA estuda um mecanismo para viabilizar, de setembro a novembro, um curso de psicultura para técnicos da Agência e trabalhadores rurais. A previsão é de que a capacitação seja executada dentro das dependências da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Leia  Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS