(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Agência fluvial presta homenagens pelo Dia do Marinheiro em Murtinho

Porto Murtinho (MS) – Dia do Marinheiro é celebrado no dia 13 de dezembro com cerimônia militar e homenagens na sede da Agência Fluvial de Porto Murtinho. A data é em homenagem ao aniversário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil.

A cerimônia teve como destaque o tradicional canto do hino nacional e a condecoração de personalidades com a medalha “Amigos da Marinha”. Um militar da Marinha do Brasil foi homenageado com a Medalha “Mérito Tamandaré”. O laureado foi o militar que esta servindo na Agência de Murtinho, o SO-CN Tomaz Delmiro Mallorquin da Silva.

Teve ainda a premiação de estudantes vencedores do concurso de redação da “Operação Cisne Branco” e a entrega de certificados para a instituição escolar por participarem do concurso de redação Cisne Branco que é uma atividade de relações pública conduzida pela Marinha do Brasil, com o propósito de despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao poder naval, poder marítimo, Amazônia azul e história naval do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população brasileira.

A solenidade reuniu parentes dos homenageados, autoridade da Marinha, da Polícia Militar, Policia Militar Ambiental, Policia rodoviária Federal e Exercito Brasileiro, representado pela Sentinela do Pantanal, a 2ª companhia de Fronteira.

O estudante Marcus Vinicius Saucedo, da Escola Municipal Nossa Senhora de Caacupê.

A medalha “Amigos da Marinha” homenageia quem divulga e apoia o trabalho da Marinha. O laureado com este certificado foi o Sr. Paulo André Poliano Valejo.

O capitão-tenente Sandro silvestri, comandante da Agência fluvial de Porto Murtinho, destacou o esforço conjunto da Marinha na região. “A gente aproveita para prestigiar aqueles militares que se destacaram durante o desempenho de seus serviços. É um momento que a gente procura comemorar, trazer toda a população murtinhense, trazer os amigos para próximo da agência e assim perto da Marinha do Brasil”, falou.

Leia  Na menor cheia da história, nível do Rio Paraguai recua em pleno mês de março

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente em 13 de dezembro e homenageia a profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos. Eles são responsáveis ainda por defender a nação brasileira, nos rios e oceanos. A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, assim como a Aeronáutica e o Exército.

Agencia Fluvial de Murtinho

A Agencia fluvial tem 98 anos de instalação no município, desde 1919, e abrange 39 municípios de Mato Grosso do Sul onde fiscalizam, emitem documentos e orientam a população com relação as atividades marítima do Brasil no Estado.