(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Agência Fluvial de Murtinho comemora 100 anos de criação

Solenidade nas dependências da Agência Fluvial de Porto Murtinho marca aniversário de 100 anos da criação desta unidade militar da Marinha do Brasil em rincão pantaneira.

Na presença de autoridades civis e militares, convidados e amigos da Marinha, o atual comandante da Agencia, Capitão-tenente Leonardo Bomfim Taranto realizou uma cerimônia para marcar a data de fundação e instalação desta importante unidade. Para sublinhar a data autoridades foram convidados pelo comandante a descerrar uma placa comemorativa que marca o centenário da unidade.

História

Por meio do Decreto n° 13.495, de 12 de março de 1919, há exatos 100 anos era criada a Agência da Capitania dos Portos dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em Porto Murtinho, a qual teve sua denominação alterada por meio da Portaria n° 276, de 19 de setembro de 1997, do Ministro da Marinha, para Agência Fluvial de Porto Murtinho.

A presença da Marinha neste rincão foi por motivo que se destacava no cenário nacional devido às exportações pelo seu porto, com o crescimento progressivo na navegação da hidrovia Paraguai/Paraná, passando por ciclos econômicos importantes, contribuindo para aumentar as atividades econômicas do Estado como o ciclo da exportação da erva-mate, do charque e do tanino, além de ter sido palco de uma série de acontecimentos importantes para a história do Brasil.

A história desta Agência sempre caminhou junto com a história do município de Murtinho, pois a sua criação se deu quando a cidade contava com apenas seis anos de sua emancipação, devido ao aumento da navegação da hidrovia que se consolidava como a única via de escoamento de produção citada anteriormente, então necessária a criação dessa unidade da Marinha do Brasil nesta região.

Leia  Porto Murtinho ganha Prêmio Sebrae em inclusão produtiva com projetos inovadores

Área de Abrangência

A Agência fluvial de Porto Murtinho abrange 39 municipios sob a sua jurisdição, responsável por diversos rios navegáveis, compreendida por toda a região sul de Mato Grosso do Sul, com uma área aproximada de 100.000 km², incluindo ainda o norte da região do baixo Pantanal e micro-regiões de Bodoquena, Dourados, Nova Andradina e Iguatemi. Na calha do rio Paraguai abrange uma extensão que vai da foz do rio Nabileque até à foz do rio Apa, um trecho de 172 km de águas com soberania compartilhada com o pais vizinho Paraguai.

Ao final da solenidade o comandante agradeceu a presença de todos com destaque aos dois ex-comandantes da agencia que estavam presentes.

“A nossa missão em período de paz e se integrar com a comunidade desta região e principalmente com com os murtinhenses, estamos aqui cumprindo a missão de salvaguardar a soberania e proteger a riquezas naturais desta exuberante Pantanal e Serra Calcaria de Bodoquena. Temos ainda a missão de oferecer serviços de responsabilidade da Marinha do Brasil como emissão de documentos de navegação e acima de tudo fiscalizar a segurança das pessoas que navegam neste caudaloso rio Paraguai”, diz Bomfim.

Autoridades constituídas do município estavam presente como o prefeito Derlei Delevatti, o presidente do Legislativo Flávio Abreu, os vereadores Miltinho Abrão, Sergio Bacha, Fátima Vidotte e Marciana Brito, a promotora de Justiça da Comarca, Dra Juliana Vieira, os comandantes da 2ª Cia Fron, Ten-cel França, representantes da Policia Militar Ambiental, da Policia Civil, da Policia Militar e a presença do Oficial da Armada Paraguaia Bogarim.

Reportagem e Foto: Toninho Ruiz