(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Propriedade do senhor Luís Carlos Vilalva, assessorado pelo Programa Mais Leite do SenarMS.

Propriedade do senhor Luís Carlos Vilalva, assessorado pelo Programa Mais Leite do Senar/MS. (Foto: Senar)

O setor agropecuário é, sem dúvidas, o orgulho do Brasil e de todo produtor rural. Entretanto, seja o produtor pequeno, médio ou de grande porte, precisa de assistência técnica para melhorar e desenvolver aspectos da propriedade como gestão, qualidade do que se produz, aprimoramento de manejos e plantios, investimento em infraestrutura, adequação às determinações legais estabelecidas pelos órgãos regulamentadores e fiscalizadores, e outros aspectos que envolvem a cadeia produtiva do agronegócio.

Os produtores do município de Bela Vista, no interior de Mato Grosso do Sul, vêm aderindo a programas de assistências técnicas que fortalecem a produção local. É o caso do pequeno produtor Luís Carlos Vilalva, que atualmente é assessorado pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Mais Leite do Senar/MS, e que, por meio das orientações recebidas pelo técnico Thiago Toigo Camara, encontrou uma alternativa para alimentar as vacas no inverno. “O técnico do Senar veio aqui e nos orientou com o plantio do sorgo para produção de silagem. Foi assim que no inverno passado conseguimos manter a produção de leite, as vacas continuaram produzindo bastante, não perdemos mais. Já aumentamos a nossa área de silagem e pretendemos fazer um confinamento do gado leiteiro”, conta. Para ele, a tecnologia e a assistência passaram a ser fundamentais na propriedade. “Não conseguimos trabalhar mais sem as técnicas, esse pessoal estudou para melhorar nossa vida. O técnico sabe o que está falando e quer nos ajudar. Nós temos que ter a boa vontade de aplicar o que nos ensinam e apenas trabalhar”, complementa.

As propriedades rurais atendidas pela ATeG Mais Leite do Senar já estão recebendo orientação de manejo e conhecimentos relacionados à nova regulamentação referente ao setor de leite. As instruções normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) trazem novas regras sobre produção, transporte, acondicionamento e armazenamento, e passam a valer a partir do dia 30 de maio de 2019.

Além do Mais Leite, que atualmente atende 26 produtores na região, o Senar/MS disponibiliza técnicos que assessoram produtores cadastrados no programa Hortifrúti Legal, Mais Inovação e ABC Cerrado. Este ano, o Senar/MS também iniciou no município o projeto piloto para apicultura. Os programas duram em média dois anos, podendo ser prorrogados por mais um ano, de acordo com a necessidade do produtor.

O mobilizador do SENAR/MS em Bela Vista, Élvio Ferreira Rodrigues explica que o primeiro passo para o produtor receber assistência técnica é a participação no Programa Negócio Certo Rural. “Nesse programa, o produtor passa a ter uma visão geral da sua propriedade, vai saber se ela é rentável ou não. Vai aprender técnicas de empreendedorismo. Hoje em dia, o produtor que não tem essa visão e que não conta com assessoria não evolui”.

As ATeGs e os cursos oferecidos pelo SENAR/MS acontecem em parceria e com o incentivo do Sindicato Rural de Bela Vista. Em 2018, 55 produtores no município foram assistidos pelas ATeGs e cerca 800 pessoas participaram dos 98 cursos de capacitação ofertados. O presidente do Sindicato Rural, Leandro Mello Acioly, destaca que a “Assistência Técnica e Gerencial está garantindo o futuro do setor rural. Não dá mais para produzir sem técnicas, sem conhecimento, especialmente porque nossos mercados são cada vez mais exigentes e as leis mais duras. Por isso, nós do sindicato estamos sempre oferendo informação ao produtor”, disse.

Por Laura Samudio Chudecki – Assessoria de Imprensa