(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 18 de Maio de 2024

A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Principalmente no fim de ano. Cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos apresentam pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos. São 300 mil mortes por ano.  Os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.

Outros comumente usados são os remédios alfa-agonistas de ação central agem diretamente no cérebro nas áreas que controlam a pressão arterial e, assim, promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos permitindo com que o sangue circule com mais facilidade, o que reduz a pressão alta. Os principais medicamentos dessa classe  são metildopa, clonidina, guanabenzo, moxonidina e rilmenidina. Por outro lado temos os bloqueadores adrenérgicos que incluem duas classes de remédios para pressão alta, os beta-bloqueadores como propranolol, atenolol, carvedilol, metoprolol e nebivolol, e os alfa-bloqueadores como doxazosina, prazosina e terazosina.Os beta bloqueadores, geralmente são indicados para pessoas jovens ou que tiveram ataque cardíaco, pois ajudam o coração a bater mais devagar e com menos força, o que diminui a pressão arterial. Já os alfa-bloqueadores, ajudam a diminuir a pressão arterial porque impede o hormônio norepinefrina aperte os músculos das paredes das artérias e veias, o que faz com que os vasos sanguíneos relaxem, melhorando o fluxo de sangue no corpo e reduzindo a pressão arterial.

Ainda podem ser indicados os  vasodilatadores diretos promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, evitando que se contraiam, o que faz com que o sangue circule de forma mais fácil pelos vasos e o coração não precise fazer muita força para bombear o sangue para o corpo, e por isso, ajudam a diminuir a pressão arterial. Os principais vasodilatadores indicados pelos médicos são os compostos de  hidralazina Outra classe de remédios são os bloqueadores dos canais de cálcio que reduzem a pressão arterial, porque impedem que o cálcio entre nas células do coração e das artérias, permitindo que os vasos sanguíneos relaxem e se abram, o que melhora o fluxo sanguíneo no corpo e reduz o esforço do coração para bombear o sangue. Citem-se o anlodipino, nifedipino, felodipino, nitrendipino, manidipino, lercanidipino, levanlodipino, lacidipino, isradipino, nisoldipino e nimodipino.Alguns bloqueadores dos canais de cálcio, como verapamil e diltiazem, têm o benefício adicional de diminuir a frequência cardíaca, o que pode reduzir ainda mais a pressão arterial, aliviar a dor no peito e controlar o batimento cardíaco irregular.

Por fim podem ser indicados os inibidores da enzima conversora da angiotensina impedem que seja produzida angiotensina, um hormônio que causa estreitamento dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão sanguínea, forçando o coração a trabalhar mais. Ao impedir a produção desse hormônio, essa classe de anti-hipertensivo ajuda a relaxar as veias e artérias e reduzir a pressão arterial. Os principais inibidores da enzima conversora da angiotensina são captopril, enalapril, ramipril e lisinopril, que podem causar tosse seca como efeito colateral.

Uma outra classe de medicamentos com efeitos semelhantes a estes, porém sem o efeito  colateral de tosse seca, são os antagonistas do receptor da angiotensina que reduzem a pressão arterial por impedirem os efeitos do hormônio angiotensina,e incluem os medicamentos losartana, valsartana, candesartana e telmisartana. Ressalto que se você tem uma pessoa querida, busque aferir sua pressão com regularidade. Ajudar alguém a ter saúde é um gesto de carinho. Incentivar a prática de exercícios físicos e a promoção de uma dieta equilibrada são fundamentais.

  • Articulista