(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 29 de Novembro de 2024

O Distrito de Camisão, em Aquidauana (MS), vem despertando o interesse de turistas à procura de conexão com a natureza. Na outra ponta, empresários se preparam para atender a demanda e proporcionar experiências diferenciadas. A chácara “Sonho Meu” é um desses empreendimentos. Localizado na região, o espaço funciona como pesqueiro há mais de 20 anos e, recentemente, também está se estruturando para promover serviços voltados ao turismo sensorial e afetivo, como rodas de conversa para mulheres e a venda e produção de óleos essenciais com plantas cultivadas na propriedade. Essa virada de chave ocorreu após a empresa participar do programa Transforma Turismo, do Sebrae/MS.

O Transforma Turismo visa o desenvolvimento dos empreendimentos do segmento, a partir de um acompanhamento para a formatação de produtos e experiências atrativas. A empresária e psicóloga Fernanda Ferrari, da chácara Sonho Meu, participou do programa no ciclo de 2023 e relata que a iniciativa transformou de fato o seu estabelecimento, auxiliando desde a estruturação física dos espaços já existentes, além do estímulo à construção de novas experiências para ampliar o perfil de clientes.

“Quando eu fiz o Transforma, percebi que tinha muito mais possibilidades de fazer da chácara uma marca realmente e de transformar os meus produtos. Em vários exemplos, a consultora foi me ajudando a delimitar espaços, ocultar o que eu não precisaria mostrar dos nossos bastidores e melhorar a decoração, porque aqui somos uma zona rural. Ela me ajudou a decorar com simplicidade, mas com aconchego, além de organizar as cores, padronizar dentro da minha logomarca. Consegui ver tudo o que a gente desejou acontecer realmente, com muito menos esforço e com mais direção”, pontuou.

Para os empreendedores de Mato Grosso do Sul que querem melhorar seus empreendimentos turísticos, o programa Transforma Turismo está com inscrições abertas para um novo ciclo. Serão até 25 participantes e a capacitação terá início no dia 4 de março e finalização em 30 de agosto. A ação é conduzida a partir de quatro pilares de atuação: “Arrumando a Casa”; “Formatando Produtos Turísticos”; “Inovando em Negócios Turísticos”; e “Divulgando e Vendendo em Ambientes Físicos e Digitais”.

Leia  Esteja alerta às tentativas de golpes enviadas em nome do Corpo de Bombeiros Militar de MS

São oito etapas de acompanhamento e orientação através de palestras, consultorias e oficinas, sendo algumas coletivas e outras individuais, e de forma on-line e presencial. Os participantes recebem um relatório com parecer técnico, estágio do negócio, plano de ação e, após a finalização das consultorias, e-books com o conteúdo aplicado.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio, enfatiza as vantagens do acompanhamento e mentoria que o programa oferece aos empreendedores. “O Transforma Turismo apoia os empresários a ofertar seus produtos e seus serviços às agências especializadas, a formatar produtos e experiências atrativas, a organizar roteiros e a inserir o negócio nas plataformas digitais. De maneira geral, o objetivo é alavancar para a mudança ou para o posicionamento do negócio”, disse.

Como se inscrever

As inscrições para este ciclo do Transforma Turismo devem ser realizadas na Loja Virtual do Sebrae até o dia 23 de fevereiro, com um investimento de R$1000,00. Essa e outras iniciativas do Sebrae podem ser consultadas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.