(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 19 de Maio de 2024

Petistas vão comandar Agraer e secretarias executivas, conforme combinado com governador

O PT fechou na manhã desta sexta-feira (13) acordo para integrar a gestão do governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel, do PSDB. Os petistas concordaram com a proposta do tucano, anunciada já no início do mandato, para chefiar secretarias executivas e subsecretarias.

Ficou acertado que os petistas ficarão com o comando da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais e outras oito subsecretárias temáticas dentro da SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

“Afunilamos para isso [espaço]. Primeiro, acho importante ressaltar, é a capacidade da leitura do momento, da conjuntura política. Nós já tivemos divergências com o PSDB, mas no campo das ideias. O PT deve apoiar o governo, fizemos acordo neste sentido”, afirmou o deputado Amarildo Cruz (PT).

O ex-governador e deputado estadual eleito Zeca do PT, que recentemente teceu fortes críticas a Eduardo Riedel pela falta de diálogo e desprestígio com a cúpula petista do Estado disse após o acordo fechado que “o resultado foi o melhor possível, Riedel é um homem inteligente e sabe que precisa da bancada federal e nós na Assembleia com votação de projetos. Ele precisa dessa relação e harmonia para canalizar recursos de lá. Essas secretárias tem o papel de articular e aplicar boas políticas para a agricultura familiar”, disse o deputado.

Conversaram com o governador os deputados Vander Loubet (federal), Zeca do PT e Amarildo Cruz e o vereador em Campo Grande, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro, que assume mandato no dia 1º de fevereiro. Os nomes indicados para os cargos, segundo os petistas, devem ser anunciados semana que vem.

Leia  Seminário vai discutir ação climática e turismo sustentável em Mato Grosso do Sul

De acordo com Riedel, “recebi hoje aqui a bancada do PT para conversar especialmente em relação a temas ligados a área de cidadania, agricultura familiar e outros interesses do Mato Grosso do Sul”.

Já o deputado federal Vander Loubet avaliou de maneira positiva a audiência com o governador: “vamos construir políticas públicas importantes para o Estado, sempre destaco que hoje nós temos mais pontos convergentes, do que divergentes. Quem ganha com isto são aqueles que estão lá na ponta e precisam da mão do Estado”.

Fonte: Folhadecg