O curso acontece entre os dias 19 de junho e 14 de agosto de forma gratuita
O Projeto Bocaiuva abriu inscrições para o curso gratuito de Criação e Confecção de Moda Inclusiva, com início em 19 de junho. O curso, apoiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul, ocorrerá às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h02. A iniciativa visa oferecer oportunidade para pessoas interessadas em desenvolver habilidades na criação de moda acessível e inclusiva. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/4aRKPQJ.
Com o objetivo de difundir a moda inclusiva em Mato Grosso do Sul, o Projeto Bocaiuva realiza cursos e atividades de capacitação para pessoas com deficiência, profissionais da moda e demais interessados neste nicho. Desta forma, indivíduos com mobilidade reduzida tem a possibilidade de se vestirem com conforto, autonomia e estilo.
Um dos idealizadores do projeto, Eduardo Alves, explica que a proposta é facilitar o acesso a peças adaptadas, que não costumam ser oferecidas no mercado da moda. “Com o curso de criação e confecção de peças acessíveis, nós trabalhamos um nicho alternativo do mercado que, muitas vezes, não é visto pela indústria de massa da moda. Essa é uma demanda de mercado que se expande cada vez mais, visto que pessoas com deficiência, idosos, dentre outros indivíduos com necessidades específicas também querem comprar peças de qualidade, nas quais se sintam confortáveis e estilosos”, ele salienta.
Também idealizadora do projeto, Luane Sales, reitera a importância da representatividade em iniciativas como essa, que trazem um novo olhar para as pessoas com mobilidade reduzida. “A moda é muito mais do que vestir peças que fazem parte das tendências do momento. É sobre se expressar e sentir-se bem consigo mesmo. As pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção devem poder trabalhar a sua autoestima por meio do vestuário, elas precisam se sentir representadas”.
O curso será ministrado pelos idealizadores do Projeto Bocaiúva, Eduardo Alves e Luane Sales, e tem como público-alvo quaisquer pessoas que tenham interesse em aprender mais sobre moda inclusiva, independente do grau de conhecimento sobre costura.
Currículo dos ministrantes do curso
Eduardo Alves é designer de Moda, técnico em Beneficiamento Têxtil e pós-graduado em Moda, Comunicação e Mercado. Iniciou como auxiliar de Visual Merchandising, atuou no chão de fábrica de marcas de moda infantil e de vestuário feminino. Foi instrutor e coordenador técnico do Vestuário na Faculdade SENAI Campo Grande. Trabalha com Moda Inclusiva desde 2016, participando por três edições seguidas do Concurso Internacional de Moda Inclusiva, no qual foi 1º, 2º e 3º colocado. Atualmente, é sócio-proprietário do Ateliê Escola Alinhavo, onde ministra cursos e presta consultorias para marcas e confecções.
Luane Sales é designer de Moda, técnica em Confecção do Vestuário e pós-graduada em Design de Produtos de Moda. Iniciou sua carreira na moda trabalhando no chão de fábrica de moda feminina, feminina plus size, infantil e masculina. Trabalha com Moda Inclusiva desde 2016 e, em 2017, foi finalista da 9ª Edição do Concurso Internacional de Moda Inclusiva. Atua desde 2013 como instrutora e atualmente é coordenadora do Vestuário na Faculdade SENAI Campo Grande. Também é sócia-proprietária do Ateliê Escola Alinhavo.