(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024

Transformar a realidade em que se vive por meio da educação exige que o profissional se reinvente constantemente e esteja em sintonia com as mudanças ao seu redor. Com o objetivo de trazer novas ideias aos docentes, o evento “Professor Transformador” aconteceu na última sexta-feira (15), em Miranda, e reuniu mais de 500 docentes e profissionais da educação.

Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda via Secretaria de Educação da cidade. A iniciativa foi promovida na Escola Municipal Urbana Maria Henriqueta Rebuá Siufi (CAIC) e trouxe para o público a palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, fundador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.

A secretária de Educação do Município de Miranda, Ivanir Duarte da Silva, acredita que as informações fornecidas através da palestra serão de grande valia para todo o corpo docente da cidade. “O tema da palestra será extremamente útil e valioso para ser implementado com nossas crianças, o que é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade. A parceria entre o Sebrae e o município é de grande importância, e ficamos muito satisfeitos com a palestra ministrada pelo Edgar. O apoio da equipe do Sebrae foi sensacional e reunimos mais de 500 profissionais da educação centralizando esforços para um objetivo comum”, destaca a secretária.

Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar ao empreendedorismo nas escolas. “Queremos que os professores possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatiza a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.

Leia  Dudu Nobre encerra edição de 2024 do MS ao Vivo com samba e celebração à Consciência Negra

O palestrante Edgar Andrade abordou a importância da mudança pessoal como meio de impactar positivamente o ambiente profissional e social onde os profissionais atuam, e trouxe questões como vencer o receio de cometer erros para promover a inovação em ambientes escolares, bem como o papel dos docentes no desenvolvimento e preparação dos alunos para as carreiras que surgirão no futuro.

“É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.

William Macedo de Almeida, professor desde 2006, e há dois anos na rede municipal de Miranda na Escola Stanislau, relata que a palestra foi uma inspiração para que os professores sejam distintos e a partir disso estimular os alunos a serem diferentes também nas salas de aula. “Acredito que os conceitos que ele explorou de maneira divertida, contando histórias, fez a gente pensar que as ferramentas que a gente tem são apenas ferramentas. Elas não são responsáveis por entregar o resultado. Depende muito do que nós fazemos com elas”, explica o professor.

Já, Eva Nilda Rodrigues, que há 8 anos atua no ensino fundamental da Escola Indígena Pila Colo de Extensão Artemis na Aldeia Passarinho, conta que em sua comunidade sempre buscou autonomia para ter aulas diferenciadas. “Nós, professores, somos verdadeiros pesquisadores da nossa própria função, principalmente, da comunidade indígena. Por exemplo, nós usamos bastante a natureza, o solo, a floresta, o rio para ensinar. Hoje tivemos oportunidade de olhar diferente para as matérias-primas encontradas na natureza. Foi uma luz no fim do túnel”, comenta a professora.

Leia  Esteja alerta às tentativas de golpes enviadas em nome do Corpo de Bombeiros Militar de MS

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.