(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024

Professor Pedro Bambil Souza, pré-candidato a prefeito de Bela Vista, escolhido pelo Diretório Municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), para representar o partido e suas propostas nas eleições do dia 6 de outubro deste ano.

O professor Pedro Bambil, nasceu em Caracol, filho de peão de fazenda, mãe cozinheira e lavadeira de roupas, tem 53, tem uma filha, é formado em História, especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Mestre em Ensino de História.

Serviu o Exército Brasileiro, como Policial do Exército, foi seminarista Redentorista, foi agente da Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco, ministrou aulas no Magistério de Férias, na Escola Família Agrícola, para professores de assentamentos e quilombolas, na Comunidade Tia Eva em Campo Grande, é militante das causas sociais, é sindicalista atuante, em 2021 foi homenageado “em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Educação no Estado de Mato Grosso do Sul”, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em Sessão Solene Comemorativa ao Centenário de Paulo Freire. Atuando há mais de 25 anos no magistério, é atualmente professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Da mesma maneira que o PT e o presidente Lula, é defensor da Democracia, que é o sistema que assegura à população o direito de escolher os seus governantes. Defende a legalidade e a legitimidade das urnas eletrônicas, testadas e aprovadas inúmeras vezes. Em 2000, quando elas foram adotadas em Bela Vista, nenhum candidato local questionou o resultado da votação.

Na última eleição para prefeito, a diferença do 1º para o 2º lugar foi de 84 votos. Mas, quem ganhou levou! Na condição de democrata, se opõem a ditaduras que defendem interesses de pequenos grupos e impedem, pela repressão, a participação popular. É contrário ao Golpe de Estado, que é um crime previsto na Lei º 14.197/21 do Código Penal, punível com reclusão de 4 a 12 anos, sem contar a pena correspondente à violência.

Leia  Empretec apoia indígenas da Aldeia Pirakuá na estruturação de negócios a partir de potencialidades locais

O nosso projeto é Administrar com o povo por meio do orçamento participativo, se é para mudar, a participação da população é indispensável não apenas nas eleições, mas principalmente depois delas. Para isso vamos implantar o Orçamento Participativo, que está previsto no artigo 44 da Lei 10.257/01 (Estatuto da cidade). A lei determina que participação popular na elaboração do orçamento é obrigatória para que a Câmara Municipal aprove o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que definem a estratégia financeira de curto e médio prazo do município, estabelecendo metas e como serão gastos os recursos públicos nas diferentes áreas de atuação (como saúde, educação, assistência social, obras públicas, etc.).

É o povo que deve decidir, por exemplo, quais ruas deverão ser asfaltadas. A maioria da população depende de serviços públicos gratuitos, grande parte da população de Bela Vista é de baixa renda. Daí a necessidade de fortalecer e ampliar os serviços públicos gratuitos prestados pelo Estado à população. O Estado, como chamamos, é o Poder Público, nas suas três instâncias: federal, estadual e municipal e seu fortalecimento é fundamental para o desenvolvimento do País e defesa dos direitos dos cidadãos.

Na área de Educação, por exemplo, o município conta com 22 escolas públicas (municipais e estaduais), somando aproximadamente 4.400 alunos (mais de 20% da sua população). Além dos alunos, os pais e responsáveis de baixa renda também são beneficiados. Somados, são cerca de 10.000 pessoas.

Na área de Saúde, por sua vez, de cada 10 Bela-vistenses, 7 dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) para tratamento, e mais de 70% da população não têm nenhum tipo de plano privado de saúde, dependendo exclusivamente da rede pública para atendimento hospitalar, tratamentos e demais serviços de saúde.

Leia  Missa em Ação de Graças será celebrada na Igreja Matriz Santo Afonso nesta quinta-feira

Grande parte da população depende também de outros benefícios, como a Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada) entre outros, que auxiliam na alimentação, moradia, vestuário, higiene e transporte. Defesa dos direitos trabalhistas, sociais e humanos.

Outro compromisso meu e do Partido dos Trabalhadores é a defesa da Agricultura Familiar e dos direitos trabalhistas, incluindo a aposentadoria, férias integrais, 13º salário, jornada de trabalho digna etc. Apoiamos também, sem dúvida, o pleno exercício dos direitos sociais e humanos que assegurem a cidadania e melhores condições de vida para todos os Bela-vistenses.

Pré-candidatos a vereadores

Radialista Douglas Gomes

Professor Ernesto Pommer

Professor Waldir Cardoso

Toco do PT

Marco Lóris

Raimundo Roda

Psicóloga Maria Celita

Dona Elena

Dona Isabel

Professora Mabel

Sirlene Técnica de Enfermagem

Dr. Gustavo Ramão

Redação – Fronteira News