(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Domingo, 28 de Junho de 2026
img_2466

Porto Murtinho: Solenidade marca troca de comando na 2ª Cia Fron, a Sentinela do Pantanal

Passagem de comando: O Exército Brasileiro promoveu na manhã de quarta-feira, 07, solenidade de troca de comando da 2ª Companhia de Fronteira, a Sentinela do Pantanal, o General de Brigada João Denison Maia Correia comandante da 18ª Brigada de Fronteira presidiu a cerimônia de transmissão de cargo.

Depois de quase dois anos no comando da gloriosa Sentinela do Pantanal, o Major de Infantaria Carlos Otávio Macedo de Sousa deixou o cargo. Assume em seu lugar o Capitão de Infantaria Édyno Marques Alves Branco. Estiveram presentes na cerimônia prefeito de Murtinho, vereadores, o prefeito eleito de Murtinho Derlei Delevatti (PSDB), além de autoridades civis, militares, religiosos e convidados.

A primeira parte da cerimônia foi realizada nas dependências do gabinete do comando quando na ocasião foi inaugurado a foto na galeria de ex-comandantes da unidade, em seguida, o comandante substituído recebeu homenagem da câmara de Vereadores com o titulo de honra ao mérito, depois houve a troca de presentes e flores entre as esposas do ex-comandante com o atual. Depois os convidados se dirigiram ao “Pátio Soldado Simeão Fernandes” onde aconteceu o ato de transmissão de cargo para o substituto. Neste ato o General de Brigada João Denison Maia Correia enalteceu os trabalhos desenvolvidos pelo ex-comandante Macedo a frente dessa gloriosa e vitoriosa unidade militar do exército fincado em terras pantaneiras desde 1942.

O prefeito eleito Derlei Delevatti lamentou a partida de um grande parceiro do município, também desejou boas vindas ao novo comandante e comentou o desejo que a parceria entre o município e o Exército continue no próximo ano quando em janeiro ele assume como Executivo Municipal. “Para nós murtinhenses é um capitulo cheio de alegrias, parcerias e momentos importantes das relações institucionais do Exército Brasileiro com a comunidade e esperamos renovar essa parceria com o novo comandante. Para o Capitão Alves Branco, desejamos sucesso para que possa cumprir a sua missão com o mesmo brilhantismo do Major Macedo e para que possamos continuar com a nossa parceria que é tão importante para a nossa cidade. Digo isso porque testemunhei ao longo destes  anos os trabalhos prestados pelos militares do Exército Brasileiro para a nossa gente”, enfatizou Delevatti.

Leia  Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar

O Major Macedo, que segue para a Escola de Comando e Estado Maior do Exército na cidade do Rio de Janeiro, afirmou ter cumprido seu papel de garantir a proteção da nação numa área fronteiriça, “Durante todo esse tempo concretizei junto aos meus companheiros diversos projetos dentro da transformação da força terrestre. Nesses últimos anos a Companhia recebeu variados materiais de emprego militar que proporcionam um grande salto ao que diz respeito a operacionalidade. Agora deixo ao meu sucessor a responsabilidade de empregar esse sistema de combate”.

O ex-comandante agradeceu o apoio das autoridades locais, da comunidade, dos militares do país vizinho, que durante seu comando estreitaram mais ainda os laços de amizades, agradeceu a todos que juntos realizaram as operações em beneficio das famílias menos favorecidas da sociedade local, como por exemplo, as Operações Ágatas.

“Foi com imensa satisfação que recebi a designação para assumir a 2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal, o Exército tem uma participação nacional, vamos além da defesa da Pátria. Aqui vivenciamos a missão principal da defesa da Pátria e vamos dar continuidade ao nosso papel juntos com os Guerreiros do Pantanal”, enfatizou o novo comandante da 2ª Cia Fron, Capitão de Infantaria Alves Branco.

img_2415 img_2422 img_2426-1 img_2426 img_2437 img_2443 img_2450 img_2455 img_2466 img_2471 img_2478 img_2486 img_5559 img_5583 img_5607 img_5613 img_5672 img_5696 img_5712

 

Reportagem e Fotos: Toninho Ruiz