Dia do Marinheiro: A Agência Fluvial de Porto Murtinho, unidade da Marinha do Brasil em solo pantaneiro fincado neste rincão desde 1919, realizou cerimônia de uma hora nas dependências da agência, onde celebrou nesta terça-feira, 13, o “Dia do Marinheiro”. A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
A solenidade militar, presidida pelo comandante da Agência Fluvial Capitão Tenente Sandro Silvestri, presenciados por diversas autoridades civis e militares do município e da região sudoeste, além de população da cidade.
“O almirante Tamandaré deu exemplo, viveu numa época conturbada e foi um herói da Pátria. Se temos hoje um país desse tamanho e único é graças às autoridades que ele fez com a nossa Marinha, à época, para mantermos um país soberano. A Marinha não é só nossa, que usamos branco, é de todo o povo brasileiro. Cada cidadão tem que ter orgulho. Somos uma instituição permanente e uma Marinha invicta. Não somos invencíveis, mas nossa Marinha é invicta. Em todas as guerras que participamos ou vencemos ou estávamos do lado do vencedor. É um orgulho que devemos ter como brasileiro”, afirmou Silvestri resumindo a leitura emitida pelo presidente Michel Temer e pelo comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.
Personalidades – entre militares e civis – foram condecorados com a medalha “Mérito Tamandaré”, “Amigo da Marinha” e “Prêmio APA – Nabileque, pelo comandante da Agência Fluvial. “Porto Murtinho tem grandes parcerias com a Marinha do Brasil, essas medalhas é um reconhecimento à parceria com essas personalidades que com certeza Juntos somos fortes.
A Medalha Mérito Tamandaré foi criada em agosto de 1957 para condecorar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
Foram agraciados – Mérito Tamandaré – militar Tomaz Delmiro Mallorquin da Silva. Prêmio Apa-Nabileque – Crisanto Martel da Costa Pires de Lima.
Com medalha de amigo da Marinha foram agraciados Elvércio Rudney Brizuela Froés, João Batista Frnandes Dultra e Léio Dziecinny.
Houve ainda a premiação aos estudantes vencedores do concurso Redação “Operação Cisne Branco 2016”. Alunos da rede municipal e estadual de ensino receberam a premiação.
A futura primeira dama do município Nádia Simone Delevatti representou o prefeito eleito Derlei Delevatti (PSDB) na cerimônia ao Dia do Marinheiro. Derlei tomará posse dia 01 de janeiro de 2017.
Texto e Fotos: Toninho Ruiz










