(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024

Artistas e amigos, os dois preparam um repertório com músicas sul-mato-grossenses a fim de aproximar os alunos das belezas e das histórias por trás de cada composição. Uma forma de valorizar a cultura e o acesso à arte.

O projeto “Pop & Poesia”, protagonizado pelos talentosos músicos e amigos, Ju Souc e Jerry Espíndola, está de volta para mais uma série de apresentações, desta vez acontecendo de 2 a 5 de abril, em Campo Grande, sempre a partir das 19h30. Após passar por quatro escolas e realizar uma apresentação especial, na AACC/MS, para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, o trabalho chega, agora, em outras quatro escolas municipais, oferecendo uma experiência única aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Com um repertório selecionado, a plateia tem a oportunidade de ouvir as canções e interagir com os artistas no decorrer da apresentação. Isso porque a proposta do projeto é envolver as pessoas em torno da cultura regional e trazer curiosidade por trás das composições – histórias que, geralmente, ficam restritas ao meio artístico quanto a origem e inspirações que deram formato a cada obra.

Ju Souc conta que, nas escolas, têm tido muita receptividade e, por diversas vezes, os alunos cantaram e brincaram. “Tem sido maravilhosa a experiência. Uma troca de conhecimento que, diante da diversidade de público, idades diferentes, desde jovens até pessoas idosas cantando junto, e alguns só observando e absorvendo a nossa música”.

A dupla chega aos colégios a partir da terça-feira (2), na E.M Thomaz Guirardelli (Parque Lageado). Em seguida, na quarta (3), é a vez da E.M Consulesa Margarida Maksoud Trad (Estrela Dalva). Já na quinta (4) e sexta-feira (5), a música toma conta das escolas Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão (Parque Novo Século) e Profª Ione Catarina Gianotti Igydio (Jardim Noroeste), respectivamente.

Leia  Dudu Nobre encerra edição de 2024 do MS ao Vivo com samba e celebração à Consciência Negra

Aos que aguardam a chegada do projeto, como os diretores André Moretti (Escola Thomaz) e Orlando Peralta (Consulesa), a expectativa é das melhores já que é “importantíssimo levar a música e a cultura regional aos alunos da EJA, especialmente, aqueles na faixa etária dos 15 aos 25 anos. São jovens, que perderam o tempo certo de escolaridade por vários motivos. E quando você perde isso, muitas das vezes perde o acesso à cultura”, argumenta Moretti.

“A avaliação desse projeto é muito positiva e de extrema relevância porque valoriza o aluno da EJA. Muitos não tiveram a oportunidade de estudar, são pais e avós de família. A proximidade com os artistas é o momento em que o aluno tem para estar em contato com a cultura regional, saber a origem das músicas e conhecer mais do próprio Estado”, frisa o diretor Orlando.

Opiniões essas que se alinham com quem já teve a oportunidade de receber a iniciativa. “Na AACC/MS foi uma experiência maravilhosa porque trazer músicas para nossos assistidos, nesse processo do adoecimento, uma doença tão grave como o câncer, é uma ação magnífica porque traz alegria e prazer de viver. E, com músicas regionais melhor ainda , pois lembram de suas cidades, origens e cultura”, avalia a presidente e fundadora da Associação das Crianças com Câncer de MS, Mirian Comparin.

De Délio e Delinha, Almir Sater, Paulinho Simões, Geraldo Rocca, Tetê Espíndola até músicas autorais dos próprios proponentes do projeto, a playlist tem envolvido o público, como explica Jerry Espíndola.

“O que marca dessa vez é que estamos fazendo para alunos do EJA que é mais variado, com a presença da terceira idade, por sinal muito animados com a apresentação”, enfatiza o músico que viu no trabalho a oportunidade de estender para mais pessoas. “Estar na AACC foi algo gratificante. Uma instituição que realiza um trabalho ímpar na ajuda das famílias que têm crianças com câncer”

Leia  Unidade Móvel do Hospital de Amor atende na Aldeia Sassoró e na cidade de Tacuru

 O “Show Musical – Pop e Poesia” é um projeto contemplado com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de edital da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).  Informações pelo Instagram (@jerryespindola) e (@soucju).

A secretária da Sectur, Mara Bethânia Gurgel, pontua a importância do projeto lembrando que o acesso à arte e a cultura também estão entre os direitos sociais básicos. “ Pop e Poesia leva conhecimento da música sul-mato-grossense aos estudantes da rede pública. É uma forma de democratizar o acesso às artes, além da valorização e desenvolvimento da cultura local levando à população mais vulnerável, transformando locais públicos em espaços culturais”.

Serviço:

“Show Musical – Pop e Poesia” – Ju Souc & Jerry Espíndola

Horário: A partir das 19h30

 E.M Thomaz Guirardelli – 2 de abril (terça-feira) – Rua Lúcia dos Santos, Parque do Lageado.

E.M Consulesa Margarida Maksoud Trad – 3 de abril (quarta-feira) – Rua do Leão, S/N. Estrela Dalva I.

E.M Profª Maria Regina de Vasconcelos Galvão – 4 de abril (quinta-feira) – Rua José Pedrossian, 1270, Parque Novo Século, região do Jardim Paulo Coelho Machado.

E.M Profª Ione Catarina Gianotti Igydio – 5 de abril (sexta-feira) – Rua Dois Irmãos, 591. Jardim Noroeste.

Aline Lira – Lucas Arruda